Quatro contos bizarros

Quatro contos bizarros Nathaniel Hawthorne

Resenhas - Quatro contos bizarros

KelenDZ 11/03/2024

Não sou fã de contos, mas estes até que achei legal, principalmente o primeiro.
Já o último conto, apesar da lição que trás, achei sem graça.

becaesousa 28/02/2024

Bons contos
Esses contos sombrios foram muito bem escritos e, pelo o que pesquisei, ganharam muito espaço lá fora. A leitura foi proveitosa, apesar dos contos serem sombrios.

Pk_Affonso1408 24/07/2023

Uma pitada de terror, bizarrice e reflexão.
Nos é apresentado quatro contos escritos por Nathaniel Hawthorne, cada conto traz um toque bizarro em si e também nos mostram o comportamento humano que até hoje permeia a nossa sociedade.

O primeiro conto: A marca de nascença fala sobre a busca da perfeição inalcançável e consequências de tais feitos.

O segundo conto: O jovem mestre Brown trata-se de uma ilusão, um engano na percepção e confusão entre realidade e fantasia, onde resultou em um pacto com o maligno.

O terceiro conto: A filha de Rappaccini nos trás a mente nefasta de um cientista louco que usa em seus experimentos a própria filha, também mostrado uma relação de amor proibido onde a aproximação do suposto "casal" seria uma fatalidade ao meu ver comparado de certo modo a Romeu e Julieta.

O quarto conto; O véu negro do ministro - uma parábola, aborda a ideia do pecado e suas consequências. O véu causa nojo e repúdio da congregação e em todos que têm contato com o pastor, é mostrado apontamentos críticos de uma sociedade hipócrita, todos temos nossos pecados, mas é mais fácil apontar as falhas de outras pessoas do que refletir sobre os nossos próprios.

Peter.Molina 07/05/2023

Contos fantásticos
Pequeno livro com 4 contos do mesmo autor de A Letra Escarlate. O primeiro fala da obsessão do marido pela marca de nascença de sua esposa; o segundo narra uma história onde os moradores mais religiosos de uma vila participam de uma missa negra demoníaca, de longe o melhor conto do livro. O terceiro sobre um jardim cujos venenos atacam as pessoas e o último sobre um sacerdote e sua máscara negra,este também interessante pela mensagem reflexiva mas não pela bizarro.

GabrielMacambira 05/05/2023

Contos realmente bem macabros e rápidoa de ler. Muito mistério e referências envolvidas. Uma leitura bem rápida e tranquila.

Ana 10/04/2023

Um livro bem bacana de ler.Achei que os contos seriam mais aterrorizantes, mas mesmo assim, as histórias nos prende e nos faz querer saber logo o final.

Lucas1028 22/07/2022

Um pouco decepcionado.
O primeiro conto me agradou bastante, foi fluido e caminhou de forma tão gostosa que mal vi as páginas passarem. Entretanto, os outros três contos não funcionaram pra mim. Os achei excessivamente alegóricos e verborrágicos o que empaca muito a leitura. Eu espero que o romance do autor seja melhor do que seus contos.

Ale 23/05/2022

Definitivamente contos não são para mim. Sempre preciso de histórias mais encorpadas e não consigo me prender.

Luisa 05/04/2022

Eu duvido que exista algum filho de crente que não ame esses contos de Hawthorne. Que sabor a alegoria do jovem Goodman Brown, acho que minha favorita, você vai lendo achando que está entrando numa comunidade puritana e vem o plot twist amish que eu não via desde A Vila. Risco de escândalo para os sensíveis.

Sol 62 03/04/2022

Contos bizarros
Os quatro contos são muito bem escritos, trazem situações bizarras que nos fazem pensar como a fantasia que beira o terror está tão próxima da vida real.

Um médico/alquimista em busca da perfeição no corpo físico da sua esposa, não mede as consequências de sua ação nessa busca.

Uma ?alucinação? sobre um fenômeno sobrenatural, onde pessoas respeitáveis social e religiosamente são ?vistas? como coniventes com esses fenômenos. Alucinação que transforma para sempre a vida do jovem mestre Brown.

A ciência vista como finalidade última na vida de um cientista, que não vacila em transformar sua filha em objeto de seu experimento.

Por fim, o véu negro a encobrir a face do ministro, visto como a acobertar o pecado, como se o pecado só estivesse presente em quem tem a sua marca.

Enfim, são contos bizarros?

Natan 11/03/2022

Ótimos contos
Eu adoro estes livretos que o CLC manda de brinde, sempre têm boas histórias, e este em particular realmente são contos bizarros, todos têm um toque leve de terror.

Alecs.Folheto 16/02/2022

Teto de vidro
O livro ?Quatro Contos Bizarros? faz uma crítica a sociedade de todas as épocas, tratando de assuntos delicados como vaidade, fanatismo entre outros.
É, principalmente, uma crítica do autor ao seu país e sua família que teve um papel significativo nos julgamentos em Salem do século XVII.
Mas no fim, você sente que esses contos são um ensaio para algo maior. É apenas na ?A Letra Encarnada? que Nathaniel Hawthorne expõe todos esses sentimentos e ideias.
Enfim, tanto o livro principal, como os contos, são ótimas leituras e recomendo.

@otiobacca 22/01/2022

Neste compilado feito pela equipe do CLC, temos quatro contos inspirados no ritmo e nas transformações do século XIX. Os assuntos abordados nos quatro contos partem de dois pontos base: 1. Avanços da medicina da época; 2. Transformações no cristianismo a partir da vertente do movimento puritano; sempre acrescentando um ar sobrenatural à narrativa. Todos os contos são muito bem escritos, com um "quê" que lembra os contos de Poe (ao menos para mim).

Iasmim.Almeida 14/01/2022

Resenha contos bizarros.
O livreto apresenta quatro contos escritos por Nathaniel Hawthorne. São respectivamente, a marca de nascença, o jovem mestre Brown, a filha de Rappaccini, e o Véu negro do ministro - uma parábola. Cada conto traz pontos únicos e bizarros em si mesmo, mas de modo geral, todos apontam o comportamento humano que é facilmente induzido, corruptível e moldado, seja por inclinações boas ou ruins.

O primeiro conto; A marca de nascença fala sobre a personificação na perfeição em um ser humano, e de uma marca, estritamente feia, que mancha um ideal de perfeição.

O segundo conto; O jovem mestre Brown trata-se de uma ilusão, um engano na percepção e uma confusão entre realidade e fantasia, que resultou em um pacto.

O terceiro conto; A filha de Rappaccini trata-se de uma disfunção/ uma mutação do natural, em prol de um experimento horrendo, no mínimo.

O quarto conto; O véu negro do ministro - uma parábola - aborda de forma análoga o pecado e suas consequências; a morte. O véu espelha o pecado, este causa nojo e repúdio da congregação na medida que é exposto - posto ao rosto do pastor -. É um conto que vislumbrar à Cristo, o único capaz de nos limpar do pecado.