Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

Giselle 30/03/2024

A história de um povo inteiro
Fernando Morais traz, com detalhes, toda a trajetória de Lula, desde Pernambuco até a maior fraude da justiça brasileira.
É impossível falar da história do Lula sem falar da história do Brasil, do povo brasileiro, do trabalhador brasileiro e todos os enfrentamentos de uma população sempre deixada à margem.
Esse livro é um patrimônio!

Lucas Brito 19/03/2024

A leitura de biografias é sempre uma surpresa. De alguns eu esperava muito e recebi pouco, de outros eu esperava pouco e recebi muito, mas aqui a expectativa atingiu um patamar perfeito entre expectativa e realidade.

Sabemos que Lula é um marco, um ícone. Lula representa uma classe que precisa lutar com muito mais força e contar com muito mais "sorte" de que outros. Lula representa a população geral, que só possui sua força de trabalho e nada mais.

Não há ilusão, precisamos nos aprofundar em estudos, precisamos nos conscientizar sobre as camadas sociais e entender os seus impactos. Precisamos saber onde estamos!

Rodrigo 13/01/2024

Aguardando o volume 2
A cronologia me deixou um pouco confuso de início, mas depois se encaixa. Ele começa em 2021 discorrendo os acontecimentos até a prisão de lula em 2019, o tempo preso e sua libertação em 2021. Depois disso vai pra sua prisão em 1980 e depois volta discorrendo sobre os acontecimentos até a prisão e então fecha com o tempo que permaneceu preso e brevemente cita a primeira eleição a governador de SP que perdeu e a segunda que foi eleito.

Fiquei com a sensação que faltou muita coisa no livro, que ele foi muito superficial e o próprio autor explica isso no posfácio: "... Seria impossível contar tudo isso em apenas um volume. Foi assim que decidimos, autor, personagem e editor, publicar essa história em dois tomos."

Aguardo o volume 2

05/01/2024

Leitura pouco fluida
Particularmente não foi um livro que me envolveu, apesar do interesse em conhecer a história de Lula. A falta de linearidade cronológica me incomodou e senti que houve superficialidade na narração de alguns fatos relevantes e principalmente na construção da personalidade de Lula. Apesar dos acontecimentos narrados, uma das grandes características de Lula é sua habilidade de conquistar as pessoas e convencê-las de suas ideias, algo que foi revelado apenas através de resultados ao invés de processo. Diferente do que acontece em Olga, do mesmo autor, que é uma leitura que te convence que conheceu a personalidade e o impacto que ela teve ao seu redor, em Lula faltou entender como ele conseguiu se tornar a personalidade cativante que ele era quando começou sua carreira política, mesmo sendo um trabalhador simples de origem.

Rita Nascimento 28/12/2023

Lula, volume 1: biografia
Para um livro de não ficção é uma leitura muito fluida e imersiva, só não conseguiria ler tudo de uma vez porque a quantidade de informação e qualidade do material é absurda, além do trabalho impecável, Fernando Moraes, tem jeito de contar a história como quem conta para um conhecido algo que acabou de presenciar. O livro começa narrando a prisão de Lula quando era o favorito para a disputa eleitoral de 2018, em seguida narra fatos da sua infância, adolescência, formação profissional, a resistência à política, o envolvimento com o sindicalismo, a perseguição nos anos de chumbo e a construção do PT no período de abertura política. O texto definitivamente detém um capítulo importante da história do nosso país. E embora seja uma biografia autorizada, não há aqui um endeusamento do personagem, antes sim a sua humanização, com relatos de suas falhas, defeitos, fraquezas, dores, amores, esperanças, virtudes e acertos.

Rafaela Rezende 25/12/2023

Interessante
Não foi uma leitura simples, são muitas informações e acontecimentos do passado, mas gostei da leitura, sempre será interessante ler biografias.

Rafael Persan 12/12/2023

Uma obra-prima
Não sou o maior fã de biografias, mas sou a favor de biografias de pessoas vivas - homenagear morto é pra museu. E o Fernando Morais é um excelente escritor.

Amei todos os detalhes! E quero a parte 2 logo.

Livia1107 10/11/2023

Lendo com amor e senso crítico
Neste primeiro volume, o experiente biógrafo e jornalista Fernando Morais apresenta Lula sob um olhar muito positivo, e mesmo eu, admiradora e eleitora do metalúrgico que se tornou três vezes presidente do Brasil, desconfio que há facetas do personagem que poderiam ser mais expostas, para conferir ainda mais credibilidade à obra. Porque essa biografia é, com certeza, uma reportagem muito bem feita, com apuração detalhada e contextualizações históricas importantes para a compreensão da trajetória do sindicalista que mudou o Brasil, e escrita com linguagem bastante dinâmica, às vezes até coloquial, que dá muita velocidade ao texto. A história não é contada de forma cronológica, o que torna a narrativa muito interessante: da prisão, em 2018, às dificuldades da infância e juventude, depois a vida de sindicalista, com a introdução aos os porões e gabinetes da ditadura militar, as grandes greves por melhores salários, o início do PT e de sua vida política.

As páginas nos tornam íntimos de personagens sobre os quais ouvimos falar o tempo todo na imprensa, e a história brasileira se coloca numa perspectiva diferente, pertinho do chão de fábrica, dentro de casas simples sem banheiro, na frente de delegacias em busca de parentes desaparecidos, em assembleias de trabalhadores que demandam melhores condições de trabalho. Trata-se de realidade de primeira. Mas, como toda história, tem vieses e reveses, caminhos escolhidos, aprofundamentos e retrações.

Morais escolheu iniciar a biografia pelo tortuoso e corrupto processo político-judicial que levou à prisão do então ex-presidente: desde a descrição detalhada de todas as tensas horas no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo até Lula ser levado de avião para a sede da Polícia Federal em Curitiba, passando por seus 580 dias preso e seu cotidiano de visitas, leituras e articulações políticas, sendo saudado diariamente pelo Acampamento Lula Livre.

As minúcias relatadas sobre esse período demonstram a capacidade investigativa do autor, o que me faz questionar, por exemplo, a superficialidade da exposição de todo o processo desencadeado por Walter Delgatti Neto, que ficou conhecido como “Hacker de Araraquara”, o responsável por invadir os celulares de Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e outros integrantes da Lava-Jato, expor toda a farsa jurídica e, em última instância, acabar com todas as acusações contra Lula e colocá-lo novamente no centro do tabuleiro político. Na biografia, o hacker foi descrito quase como um ingênuo que, apenas por estar muito interessado nas falhas dos aplicativos de mensagens, vasculhou a intimidade dos tubarões da Lava-Jato e soube exatamente para quem entregar o precioso butim. Para um exímio contador de histórias, achei que Fernando Morais poderia ter explicado melhor esse processo, sem amenizar as tintas para descrever um rapaz interiorano com um histórico, digamos, irregular. Quem sabe o autor retomará a questão no segundo volume?

Nesta biografia, como em outras que publicou, Fernando Morais foi um exímio contador de fatos. E, na maneira como são descritas as ações e reações de Lula acerca desses fatos, podemos montar uma imagem da personalidade deste personagem. No entanto, acredito que o escritor poderia ter aprofundado sua investigação e descrição das características que fazem de Lula ser quem é – amado, respeitado, idolatrado por uns, odiado e rejeitado por outros: quais são as possíveis causas do seu carisma, como ele lida com as pessoas, o que o irrita, o que o amedronta, o que o entristece, o que o deixa impaciente, o que o deixa feliz, o que o diferencia de todos os outros? Faltou, talvez, traçar um bom perfil e perguntar aos(às) inúmeros(as) entrevistados(as) – entre amigos(as) e inimigos(as) – sobre quem é, para cada um deles(as), o Lula.

Há muita história e muitas lacunas a serem preenchidas, e quero sem dúvida saber como Fernando Morais vai abordar em seu segundo volume questões polêmicas como o Mensalão e figuras como José Dirceu e outros petistas que efetivamente foram presos por corrupção, a questão da “governabilidade”, a escolha de Dilma para sua sucessão, o relacionamento com Michel Temer. Mesmo acreditando no projeto político representado pelo Partido dos Trabalhadores e reconhecendo todas as mudanças sociais implementadas por Lula, não posso deixar de esperar um relato justo, mesmo que não tão lisonjeiro, do político que já entrou para a história do Brasil para tentar fazê-lo, de fato, um país de todos. Estou muito ansiosa pela segunda parte dessa biografia.

site: www.365livias.com

Serena12 04/11/2023

Grandioso.
Durante muito tempo da minha vida, eu fui alheia à política, sempre acreditando que a política brasileira não tem solução. Mesmo sendo curiosa sobre o assunto, sempre o deixei de lado. Só abri meus olhos para o tema e entendi sua importância em 2016. Mas somente no governo de Bolsonaro, decidi realmente estudar mais. Sempre ouvi comentários de que a política e a democracia na América Latina são semelhantes: todas estão à beira do colapso. Ao ler esta biografia, consigo entender a importância do Lula, não apenas para o Brasil, mas para o continente. Um nordestino, pobre, metalúrgico, sindicalista, fundador do PT e das greves sindicais, perseguido na ditadura militar e além, de deputado a maior presidente do Brasil. De um homem simples, que não gostava de política, a um presidente assertivo elogiado por sua política externa. Não há ninguém maior do que ele no Brasil ou na América Latina. O livro é realmente muito bom, além de abordar o início de sua vida política até a Lava Jato. Também mostra como os jornais brasileiros foram cruciais para esse ódio em relação a Lula e ao PT. Sempre odiado por quem? Pois é...

Amaurijbarros 22/10/2023

A situação que o povo brasileiro vive provoca o surgimento de pessoas que não estando ligado aos estamentos que são a formação dos donos do poder no Brasil, alivia e provoca uma esperança de dias melhores. Não quero com isso falar de esquerda e direita mas sim de democracia pois a outra forma não é boa.
Recomendo a leitura

Carlos.Pery 01/10/2023

O livro ficou ainda mais importante depois do resultado das eleições de 2022. Necessário conhecer a trajetória de Lula para entender a luta dos trabalhadores no Brasil.

Sofia124 07/09/2023

Muitoooo bom!!! incrível o quanto a narração - 100% realidade - se parece com o realismo fantástico em vários momentos. leitura leve e envolvente, era difícil largar o livro. superou minhas expectativas e já quero logo o segundo volume. lula é gigantesco. muita admiração e muita honra viver pra vê-lo governar uma terceira vez.

Lizandra.Mirelle 06/09/2023

De torneiro mecânico a presidente da República
A história de um trabalhador que através da luta do sindicato para trazer melhorias a vida dos trabalhadores, virou Presidente da República 3 vezes.
Leitura excelente, bem fluída e envolvente, você acompanha uma boa parte da vida de Lula.
Recomendo que leia o apêndice desse livro.

xoxomilly 31/08/2023

Lula
A biografia de uma figura política como Luiz Inácio Lula da Silva, popularmente conhecido como Lula, é crucial para compreendermos a história e o impacto que esse líder exerceu sobre o Brasil. Em "Lula: Biografia - Volume 1", o renomado jornalista e escritor Fernando Morais nos presenteia com uma obra que retrata com profundidade a vida e a trajetória do ex-presidente brasileiro.

Dividido em capítulos temáticos, o livro conduz o leitor por um caminho cronológico, desde a infância pobre de Lula até sua ascensão política como presidente do Brasil, no final do primeiro volume. Morais mergulha nas raízes familiares, expondo as dificuldades e desafios que Lula enfrentou desde cedo e que moldaram seu caráter e visão de mundo.

O autor conduz a narrativa de forma envolvente e imparcial, tomando o cuidado necessário para separar os fatos da parcialidade. Morais entrelaça habilmente o contexto político-social do país com a biografia de Lula, fornecendo uma perspectiva ampla e significativa aos eventos retratados. Ele também destaca a importância do líder sindicalismo e sua contribuição para a luta dos trabalhadores e a democratização do país.

Um dos pontos fortes do livro é a capacidade de Morais em criar personagens vivos e complexos. Ele dá voz não apenas a Lula, mas também a uma série de personagens envolvidos em sua vida e carreira política. Isso permite ao leitor ter uma visão mais abrangente das pessoas que moldaram o contexto histórico e influenciaram as decisões e trajetória do protagonista.

Além disso, "Lula: Biografia - Volume 1" traz à tona questões polêmicas e relevantes da história recente do país, como a relação entre sindicatos e política, a ascensão e queda de governos, as tensões sociais, além de destacar os desafios enfrentados pelo Brasil e suas consequências nas vidas dos cidadãos comuns.

No entanto, é importante mencionar que o livro não deixa de ser uma obra de não ficção e, portanto, está sujeito à visão e interpretação do autor. Em alguns momentos, pode-se perceber uma proximidade entre Morais e Lula, o que pode gerar questionamentos sobre a imparcialidade do relato.

No geral, "Lula: Biografia - Volume 1" é uma leitura indispensável para aqueles que desejam compreender melhor a figura icônica de Lula e a história política recente do Brasil. Fernando Morais apresenta uma narrativa dinâmica e rica em detalhes, proporcionando ao leitor uma perspectiva profunda sobre a vida pessoal, as lutas e os triunfos de Lula. É um livro que provoca reflexões e nos faz compreender a complexidade dos eventos que moldaram a política brasileira contemporânea. Aguardamos ansiosamente pelo próximo volume desta fascinante biografia.

Vini Laux 21/08/2023

Muito envolvente
Bom pra 🤬 #$%!& . Melhores primeiras 130 páginas de todas, nmrl. Depois dá uma murchada, mas continua daorinha. Acho que é a primeira parte de 3 livros