Lula

Lula Fernando Morais

Resenhas - Lula: Biografia

Tainateixeira92 24/06/2023

Da Infância Humilde à Presidência do Brasil
Essa biografia é de grande importância histórica. O livro apresenta uma narrativa envolvente ao detalhar sobre a vida do presidente Lula, começando pela Operação Lava Jato, narrando sua vida desde a infância humilde no Nordeste até se tornar líder sindical, presidente do Brasil, abordando temas controversos, como as acusações de corrupção. O autor utiliza diversas fontes, incluindo entrevistas, registros históricos e arquivos de notícias, proporcionando uma visão completa e detalhada da trajetória do líder político. Apesar de ser uma biografia autorizada, o livro aborda aspectos críticos, analisando a situação política e social do Brasil na época. Destaca-se a habilidade do autor em retratar a personalidade complexa de Lula, evidenciando seus pontos fortes, fraquezas, carisma e habilidades como líder sindical e político.

Além disso, o livro apresenta uma abordagem imparcial, deixando espaço para uma análise crítica do presidente, o que é uma característica importante de uma obra de não-ficção. Esse livro é uma contribuição valiosa para a compreensão da política brasileira e da história recente do país. O que torna essa uma visão ampla da vida e carreira do presidente. Não é exagero afirmar que Lula é uma das figuras mais importantes do Brasil e para o mundo, tendo impactado positivamente a vida de milhões de pessoas em todo o país e contribuído para uma sociedade mais justa e igualitária. Seu legado é, sem dúvida, um exemplo de liderança política e um modelo a ser seguido por outros líderes em todo o mundo.
kath.stolze 26/06/2023minha estante
amg vamos ser sinceras, com pontos fortes e fracos, lula É um dos melhores presidentes que o brasil ja teve!! ele realmente é um político sério

e, aliás, que resenha boa!

Tainateixeira92 27/06/2023minha estante
Kath muito obrigado pelo seu comentário e elogio à resenha.

Heros Pena 05/12/2021

Escrito por um dos maiores biógrafos do Brasil (Chatô, Olga, O Mago, a Ilha, etc...) o livro é perfeito para quem quer conhecer um pouco mais e melhor a trajetória de um dos maiores nomes da história de nosso país.

@calicedecirce 21/02/2022

O verdadeiro Mito
O verdadeiro mito, que pagou o preço pela ignorância do brasileiro. Vítima de lawfare (neologismo jurídico que junta as palavras "law" [lei] e "warfare" [estado de guerra], tudo para destruir sua reputação e deslegitimar suas argumentações. Mas Lula seguiu firme e forte sua caminhada, percorrendo o trajeto do herói, se entrega, mesmo aos gritos e portestos "Não se entrega! Lula livre!", tudo para protejer a multidão de pessoas que cercavam o Sindicato dos metalúrgicos do ABC. Começa então a jornada do nosso herói, da figura mais importante que o Brasil já teve. A biografia escrita por Fernando Morais é rica em detalhes e nos faz relembrar fatos importantes, e até mesmo desconhecidos por pessoas comuns, até porque, o que chega até nós são os veículos de mídia, muitos que lucraram e cresceram absurdamente com audiência no momento inglório. Resultado de quase 10 anos de pesquisa e entrevistas, Lula Biografia Vol 1 está entre os livros mais vendidos de não ficção, humilhando o livro do seu carrasco Sérgio Moro. Que ironicamente arruinou o seu nome e não consegue ao menos votos significativos em uma candidatura, o falso herói e mito brasileiro. Ao se entregar Lula parecia realmente saber o que estava fazendo, hoje vemos com clareza depois da fase caótica em que passamos. Um homem sábio! Amei a leitura, e a cada dia tenho mais certeza de que meu candidato merece o meu voto! ??

Stoinski 23/10/2022

Você pode não gostar do Lula, mas não pode deixar de ler este livro. Sua leitura apresenta a grandeza deste líder popular que, goste ou não goste, ficará eternizado na história brasileira.
Arthur.Franklin 23/10/2022minha estante
Concordo

Fer Paimel 08/09/2022

Muito bom!!
Particularmente, nunca fui muito fã de biografias... geralmente, acho-as meio maçantes, mas a escrita de Fernando Morais é muito rica e envolvente. Foi fácil visualizar os momentos marcantes de parte da vida de Lula.
A história não é apresentada muito linearmente, pois o autor começa com a prisão do Lula em 2018. Depois, "inicia a história" com o Lula já adulto e trabalhador, fazendo poucas menções à sua infância, focando no início da sua carreira de metalúrgico e sindicalista. Ademais, a narrativa para antes de o Lula assumir algum cargo político, isto porque como consta na capa, este é apenas o volume 1, de uma biografia que terá pelo menos outro volume. Se o Lula assumir a presidência em 2023, talvez seja o caso de uma terceira parte...
Encontrei muitas informações que eu desconhecia sobre Lula, como o fato de ele ter concorrido para o Governo de São Paulo e de ser amigo de Fidel Castro, pessoa esta que inclusive o incentivou a continuar na política após sua primeira derrota eleitoral.
Muito muito bem escrito e detalhado. A diagramação é perfeita, leitura bem confortável. Há várias imagens interessantes também! Dá para ver como Fernando Morais fez uma pesquisa extensa para esta obra, havendo todas as referências que ele consultou, demonstrando a seriedade de seu trabalho.
Goste dele ou não, é inegável que Lula teve uma vida digna de uma grande biografia como esta, vale a pena a leitura!
Joao 08/09/2022minha estante
Resenha sensacional, Fernanda. Essa parte da relação Lula/ Fidel me surpreendeu quando vi Lula falando isso em um podcast.
A escrita de Fernando Morais é mesmo maravilhosa e tô com muita vontade de ler esse livro.

Fer Paimel 09/09/2022minha estante
Obrigada, João! Foi a primeira vez que li Fernando Morais e já tô atrás de outros livros dele?
Vale a pena a leitura, tem muita informação interessante! Espero que vc goste!! Depois me diga o que achou!

Carolina.Gomes 10/09/2022minha estante
Fernando é excelente. Dele, só li Olga, mas assisti entrevistas e admiro demais o trabalho cuidadoso que ele faz. Amei a resenha.

mpettrus 10/09/2022minha estante
Fer, estava ansioso aguardando pela sua resenha sobre esse livro do Morais. Definitivamente, vou comprar um exemplar e embarcar nessa jornada!!!

Fer Paimel 10/09/2022minha estante
Gente, vale muito a pena ler! Não quis colocar mais informações para não dar spoiler kkkk mas foi uma das melhores leituras do meu ano, espero que vocês também gostem :)

Adriano 06/11/2022

O modo como Fernando Morais estrutura essa biografia de Luiz Inácio Lula da Silva é interessante, abrindo o livro com a recente prisão do presidente, e vários capítulos dedicados à Sérgio Moro, a Lava Jato e o injusto processo que culminou no já citado encarceramento. O biógrafo, em seguida, nos leva a 1980, para a primeira prisão do presidente durante a ditadura militar, e só então chegamos no que se imaginaria ser o primeiro capítulo de uma biografia tradicional: o nascimento, a infância cruel, a adolescência e a juventude repleta de tragédias de Lula. Também acompanhamos o início da vida política do presidente, o processo de criação do Partido dos Trabalhadores, e a importância de Fidel Castro nesse processo.
Embora em alguns momentos eu tenha sentido um certo cansaço, na maior parte do tempo a leitura fluiu bem, e eu me via lendo por longos períodos sem perceber.
Fico agora no aguardo do segundo volume, onde o autor já relevou que irá abordar os bastidores das três derrotas de Lula (uma para Collor e duas para Fernando Henrique Cardoso), as virtudes e os tropeços de seus dois períodos presidenciais, os dois governos Dilma e a crise em que o Brasil foi mergulhado a partir de 2013.

Kiki 01/03/2023

Fascinante
Fascinante a história de vida do Lula.
Minha admiração por ele só aumentou ao ler a biografia escrita por Fernando Moraes.
Super indico a leitura.
Janaina Edwiges 01/03/2023minha estante
Quero muito ler a biografia do nosso presidente! ??

Rafael.Augusto 02/05/2023

Super importante.
Recomendo todos os brasileiros e brasileiras a leitura desse livro. Independente de sua simpatia ou antipatia por Lula, você há de convir que esta é sem sombra de dúvidas a maior e mais importante personalidade política do Brasil do final do século xx e início do século xxi, senão de toda a história (o tempo dirá).
Gostei da maneira elucidativa como o autor esclarece todo esse período entre impeachment de Dilma Rousseff, lava jato, prisão de Lula, desmascaramento de Sérgio Moro e consequentemente a soltura do Lula.
Já estou ansioso pelo segundo volume.
Queila.Assis 03/05/2023minha estante
Peça importante nos movimentos sociais, na luta por direito.

Rafael.Augusto 03/05/2023minha estante
Sem dúvida.

Denise Ximenes 16/11/2022

"Que ninguém jamais ouse duvidar..."
Lula foi mais um egresso do conhecido quarto de despejo. Uma vida dura, daquelas em que se vende o almoço pra garantir o jantar.

Essa biografia conta as durezas vividas por Lula desde a meninice até a descoberta da farsa da Lava-Jato, quando foi, enfim, inocentado.

A história todos conhecemos... e meu destaque aqui é para a bandeira de toda a sua jornada - o combate à fome, traduzida pela luta por direitos trabalhistas; pela idealização de programas de incentivo à educação; e pela extrema importância dada aos programas sociais.

De operário a presidente, Lula é um brasileiro digno do nosso reconhecimento - gostemos dele ou não. Carolina de Jesus tinha razão quando disse que o Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. Do contrário, os pobres jamais migrarão do quarto de despejo para a sala principal da sociedade brasileira.
Joao 16/11/2022minha estante
Morrendo de vontade de ler essa biografia.

Janaina Edwiges 16/11/2022minha estante
Ótima resenha, parabéns!

Denise Ximenes 16/11/2022minha estante
Obrigada, Janaína! ?

Evelyn 16/11/2022minha estante
Adorei a resenha, professora! ??

Denise Ximenes 16/11/2022minha estante
Obrigada, Evelyn! ?

Paulo 08/12/2021

Imprescindível
Para a biografia de uma pessoa com trajetória de vida tão impressionante, só mesmo um biógrafo e escritor com a bagagem do autor para dar conta.
E o faz muito bem nesse primeiro volume que se encerra em meados dos anos 1980.
Nos capítulos iniciais, ele aborda todos os absurdos mais recentes daquele que deve entrar na história como maior caso de lawfare que se tem conhecimento.

"O juiz Moro e os procuradores de Curitiba utilizaram secretamente informações de autoridades do Departamento de Justiça norte-americano ? comprovadamente do fbi, a polícia federal dos Estados Unidos, e supostamente da cia, a agência de espionagem americana ? para fundamentar as acusações a Lula. Como nenhuma referência a essa cooperação estrangeira aparece nos processos contra o ex-presidente, Moro e os procuradores cometeram crime, segundo as leis do Brasil."

Arycia 19/06/2022

Uma biografia impactante
A história de Luiz Inácio Lula da Silva , até certo ponto, se confunde com a de muitos brasileiros. Nordestino, vindo de família pobre e criado pela mãe, Lula, possui uma trajetória peculiar muito bem desvelada nessa biografia. O ponto de partida é a prisão do petista em decorrência da lava jato. Após esse período, o autor adota a ordem cronológica perpassando pela migração da família Silva para SP até a primeira tentativa à eleição ao governo deste mesmo Estado em 1982. Um traço importante, é como sua trajetória de liderança se inicia no chão de fábrica com intensa participação no sindicato, e desemboca em sua entrada na política institucional, mais intrigante é acompanhar como quem detestava política fundou um partido e se tornou o primeiro presidente operário da história. Tudo parte de um árduo e longo processo - marcado por tragédias, prisões, mas também êxitos - que ainda perdura nos dias atuais com sua iminente ocupação na chefia do executivo este ano. Sem qualquer demagogia, é curioso pensar que vivemos na mesma época de Lula. A biografia terá um volume 2, já confirmado pelo autor.

Lucas1429 08/12/2022

À democracia
Traçar a cronologia do maior líder político brasileiro desde a redemocratização não caberia em apenas um volume. Fernando de Morais já prometeu o próximo, que deve fechar a saga de Lula, com posicionamentos de suas três derrotas e, conseguinte, a tríade de vitórias à presidência.

Morais contextualiza a introdução desta biografia pelo período político mais turbulento de Lula - não foi a greve do ABC nos anos 80, muito menos o contracheque do petrolão ou os indícios da Lava Jato - mas a retaliação óbvia de adversários justiceiros, culminando em sua prisão, no ano de 2018. A partir disto, relatos do passado e presente glorificados do líder social mais importante de nossa militância ganha contornos para entendermos quem o cerca, como se faz movimentos políticos, e ainda, a formatura de sua sobriedade coletiva.

Dada a conjuntura inicial, a emboscada jurídica parcial a Lula, após sua soltura e decisão de se candidatar a presidente (os ventos sopraram a nosso favor), Morais, a seguir, dá a ré na linearidade, conduzindo-nos à trajetória pregressa, seu nascimento e criação pobres, sua inserção no universo proletário e sindical até, enfim, o despertar de seu percurso nacional. São resgatados disciplinarmente familiares, amigos e parceiros que concatenaram no seu vulto constituído.

Não faltam excelentes reconstituições das construções partidárias, a guerra sangrenta contra o inimigo maior do Estado, a própria ditadura, e a luta "gradual e lenta" da retomada civil, com aporte de Lula à frente da comissão em favor do povo e da democracia.

Indiferente às paixões ou juízos (intercala acertos e erros do personagem verossímil), o autor se concentra e se compromete à singeleza de seu biografado; é sincero e justo, portanto, nos brindando com a legalidade deste grande símbolo e agente de brilho ímpar, único vindo do operariado, para confirmar que a favor da progressão e liberdade de um povo, três vezes nunca é demais.

João Paulo 08/02/2022

Essa não é uma biografia sobre toda vida do Lula, mas relatos sobre sua estreia na política , a criação do PT e sua vida no sindicalismo. O livros traz fatos que anteriormente não tive acesso em nenhum meio de comunicação. Ansioso para o próximo livro do autor!