Transadas

Transadas Elea

Resenhas - Transadas

Lethycia Dias 26/01/2022

Pluralidade em representação de relações sáficas
Conheci este livro por influência de algoritmos, que o recomendaram por ser parecido com outra leitura minha, e aproveitei a assinatura do Kindle Unlimited para ler. É uma coletânea de contos e contém 9 histórias com enredos bastante diferenciados entre si, tendo em comum apenas a presença de mulheres sáficas vivenciando experiências sexuais (novas ou já conhecidas).
Foi interessante perceber que as histórias têm enredos bem elaborados, independente de serem mais longas ou mais curtas. Numa delas, uma mulher se encontra com uma bruxa que vive em um lugar desconhecido; em outro, as personagens sobrevivem a um ataque de tubarão; outra apresenta uma trama de investigação de assassinato. Apesar disso, a forma como os enredos servem para sustentar as relações das personagens nem sempre é boa: numa das histórias, por exemplo, três desconhecidas se encontram por acaso na cidade de Paraty, sendo uma delas uma mulher trans que pretendia rever os pais que ela sabia que não a respeitavam - então por que ir até eles, só para ser maltratada? Achei esse fato muito negativo.
Por outro lado, as histórias têm uma multiplicidade muito boa de personagens e de relações: representam mulheres lésbicas, bissexuais e pansexuais, mulheres cis e trans, magras e gordas, com 20 e poucos anos ou acima dos 40; e também mostram relações casuais, namoro ou casamento, relacionamentos abertos e também relações poliamorosas de forma natural e muito positiva, o que é um ótimo ponto para se destacar no livro.
Também notei algumas inconsistências na linguagem utilizada: em alguns dos contos, as personagens conversam de maneira muito formal em situações que não pedem isso, o que não soa muito natural nos diálogos. Durante as descrições de cenas de sexo, alguns eufemismos são usados junto com palavras que dizem o que se pretende de forma mais direta, e isso me deixou com a pergunta: "por que o constrangimento aqui, e não ali?". Apesar disso, as cenas em geral são muito boas.
Gostei mais de alguns contos do que de outros, mas a minha relação com o livro fica meio a meio: tem aspectos positivos e também negativos. Mas a leitura valeu pela descoberta de uma autora que eu ainda não conhecia.

site: https://amzn.to/3fVgoiO

Salemme 14/09/2021

Recomendo!
São nove contos, todos com estilos diferentes (e com pitadas hot) que prendem do início ao fim.
Adorei todas as histórias!
Recomendo!

Anniemattos_ 18/03/2022

Mulheres que amam mulheres
Coletânea de contos perfeitas sobre mulheres que amam se encontrar em outras mulheres. Muito gostosinho e rápido de se ler com histórias muito legais e dinâmicas, umas com toque de humor perfeito.

Bel 28/09/2021

Querendo mais
São nove contos, e os nove me deixaram querendo mais... Mais de cada conto e mais contos... Leitura fluída, cada conto trata de um assunto, um tema, uma questão diferente, todos me trouxeram algum tipo de questionamento e reflexão. Eu simplesmente adorei e com certeza visitarei esses contos outras vezes.

Vanessa Freitas 28/09/2021

Se for, vá preparada para um mergulho profundo.
Esse livro vai mexer com sua cabeça. Perdi as contas de quantos casais (e trisais e muito mais) shippei durante a leitura.
Realmente mexeu muito comigo. Acho que não estava esperando o que encontrei e, vale ressaltar, foi uma surpresa maravilhosa.
Vou dar destaque ao meu conto preferido "Escaleno", que foi o que me tocou mais fundo. Também amei conhecer a bruxa, a Rosa e a Lídia, Diana e Zoé, Cacilda e Matilde, Verônica e a pobre Adélia...
Na maioria dos casos, ainda não estava preparada para me despedir quando a história acabou.
Gostaria de parabenizar a autora pelo trabalho excelente e a escrita maravilhosa. Esse livro é uma obra prima. Recomendo a todas as mulheres que um dia sentiram falta de se ver representadas nas artes e também a todas as pessoas com bom gosto para leitura.

notmuchcompany 21/01/2022

Resolvi ler esse livro depois de ver vários comentários e resenhas positivas. Sabia que tinha erótico como gênero, mas resolvi arriscar porque vai que esse era diferente?

Realmente, a escrita é diferente dos demais, porque é bem elaborada e a gente percebe o cuidado da autora na escolha das palavras, com a escrita, com a sonoridade e com o texto em geral. Gostei das várias formas de representatividade e configurações (ou falta de) de relacionamentos.

No entanto, erótico não é um gênero que eu aprecie meeesmo. Gosto de histórias com camadas eróticas e tals, mas quando sexo é o foco principal, ou quando a trama em si só serve pra desembocar em sexo, eu não curto. Ainda há o fato de que em Transadas as narrativas são curtas e sem punch, e temos pouco tempo para nos importarmos com as personagens (também porque as coisas são contadas, não mostradas), então, de uma maneira bem pessoal mesmo, eu não consegui me apegar aos contos como eu gostaria.

Como acho injusto avaliar uma obra com gênero, conteúdo e formato que eu não curto (sendo que eu comecei a ler sabendo disso), vou deixar 4 estrelas pela parte técnica mesmo.

AMANDA3038 12/01/2023

achei um livro bem interessante com histórias bem legais para passar o tempo, ele aflora a sexualidade feminina e possui uma narrativa dinâmica.