Cinema Panopticum

Resenhas - Cinema Panopticum

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leonardo Lemes 19/07/2022

CINEMA PANOPTICUM
Literatura sueca, gráfica e de horror silencioso. O autor utiliza a metalinguagem visual para contextualizar e dar coerência em sua narrativa sequenciada e autoexplicativa. O livro traz o conceito do cinetoscópio, equipamento pioneiro capaz de registrar imagens em movimento, predecessor do projetor de cinema. Logo, toda a narrativa se resume a esses enquadramentos, trabalhando a semiótica e exigindo do leitor, o uso de uma leitura imagética, uma vez que, os quadros são isentos de qualquer tipo de fala, e quase com a inexistência verbal, salvo pela presença de textos que pertencem ao próprio universo da fotografia observada. A crítica central está fundamentada no sentido de manifestação da observação. A ideia de que todos estão sendo observados sem notar, e que todos observam sem que os outro notem. Um looping que encarcera a todos nesse espaço de controle, a encargos de uma sociedade disciplinar. Além das críticas sociais voltadas à ética, moral, carma, aceitação e misticismo. O autor, na produção de sua arte, ao invés de desenhar com instrumentos comuns, utiliza lâminas sobre o suporte escuro, criando por meio do arranhar, talhar. Conhecida como scratchboard, essa técnica amplia a sinestesia fria, horripilante e sombria que a obra causa.

Heitor 20/03/2023

TERROR MUDO
Confesso que quadrinhos mudos não são o tipo de leitura que estou acostumado, mas quando ouvi falar das obras de Thomas Ott me interessei bastante e decidi começar com Cinema Panopticum e não poderia ter escolhido melhor.
O quadrinho não possui nenhuma palavra, o que oferece ao leitor uma chance de apreciar melhor os quadros que aqui são literais obras de arte
O estilo de Scratchboard utilizado é um dos estilos mais legais que já vi, que cria um contraste maravilhoso e quadros de arrepiar, perfeitos para uma história de terror
A história é bem curtinha e simples, mas confesso que o jeito que foi contada foi muito inteligente, recomendo demais aos fãs de terror e de quadrinhos!

leiturasdaursula 09/01/2022

Um quadrinho de contemplação
Eu amei a arte e a técnica utilizada para criar as imagens do quadrinho! Se fosse analisar só as imagens seria 5 estrelas, mas eu senti falta de um contexto maior e o final aberto não é ruim, só que se tivesse uma imagem extra de epílogo (pra da um gostinho do que a garota viu no último filme) ia ficar perfeito. O quadrinho é de horror psicológico e ele cumpre o papel de deixar a gente apreensivo. Eu ficaria muito feliz em ver os originais de perto porque o traço do autor é realmente belo! Esse é um quadrinho silencioso para leitura de contemplação mais bem feito que já li!
Clarissa 18/06/2022minha estante
Ahhh! Fiquei interessada nesse com a tua resenha. Já tinha na minha lista, mas lendo o que vc escreveu aqui, me atraiu mais. Obrigada! Bjokas ?

Gabriel 19/07/2022

Olhar da garota
Sorria, você está sendo filmado na predileção de seus suspeitos gostos ao se juntar na dança da morte.

Ana Clara 19/02/2023

Impactante
Eu estou com uma meta de ler mais HQ esse ano, e comecei com o pé direito. Esse quadrinho é um terror muito visual (meio óbvio, pq é desenho), mas o fato de não ter balões de diálogo, pra mim, fez a leitura ser muito mais imersiva e muito mais visual do qie se tivesse. Você realmente analosa muito mais o traço, a forma do desenho e o jeito que o autor traz as ideias.
Você lê muito rápido mas é um livro que fica na sua cabeça por muito tempo.

Paula 26/05/2022

Incrível dizer tanto em tão poucas palavras!
Arte maravilhosa. Humor peculiar, historias assustadoras. O final pode incomodar alguns. A mim não incomodou, apenas me deixou mais intrigada. Leria mais deste autor!

Joi | @estantediagonal 20/01/2023

Cinema Panopticum | Thomas Ott
Mesmo que sejam histórias curtinhas, elas deixam sua marca no leitor e cumprem seu papel em causar a impressão do horror. O primeiro conto é O Hotel e já é bastante repugnante, o segundo, O Campeão é bastante sentimental na minha opinião, sem dúvida é meu preferido. O terceiro é O Experimento, que gostei muito e traz uma mistura de Junji Ito e Creepshow. E por fim temos O Profeta, que causa também uma certa estranheza. O último deixarei em segredo para não estragar a experiência de leitura de vocês, mas tenho certeza de que além de surpreendente ele te deixará de cabelo em pé.

Curti bastante conhecer essas histórias mudas, porém bastante creepies, então se você é fã do gênero, deve com certeza conhecer o trabalho de Thomas Ott e o que sua mente genial consegue fazer. Dá para perceber que a imaginação desse quadrinista é bastante sombria e as histórias que saem dela, apesar de silenciosas, são aterrorizantes, que causam incômodo e receio durante a leitura. Fica a cargo da nossa imaginação a atmosfera aterradora e a arte de Ott contribui com maestria com este efeito. Sem dúvidas ficarei ligada em outras obras do quadrinista por aqui!

> Confere a resenha completa lá no ED!

site: https://www.estantediagonal.com.br/2022/01/cinema-panopticum-thomas-ott.html

Mfarits 23/04/2022

Ensurdecedor
Gostei muito dessa Graphic novel.
O fato de ser sem falas acentua ainda mais o brilhantismo do horror nos desenhos. Muito bem feito.
Gostei demais.

Mlyiie 22/07/2023

Uma obra de arte em formato de livro
Pode até ser uma leitura rápida se você tem curiosidade além da conta, mas é um livro daqueles que você irá lembrar pelo resto da vida. Panopticum é silencioso, sombrio, é direto e surpreendente; embora não haja palavras a história é compreensível e requer muita atenção do leitor no decorrer do livro. O traço dos desenhos e as cores neutras trazem à história a atmosfera de suspense e jogo psicológico necessário para uma experiência imersiva e marcante.

Gabriela Paulino 26/12/2021

Não tenho o hábito de ler quadrinhos, mas esse lançamento da darkside chamou a atenção já pela capa. Não há diálogos, mas nem por isso a história perde o impacto. Adorei os traços, e mesmo sendo uma narrativa curta, ela deixa sua impressão do horror bem definida em quem a lê. Gostei demais do final!

Emerz 19/12/2022

Cinema Panopticum funciona como uma antologia de curtas de horror. Algo que lembra muito o grande seriado, Além da imaginação. Que abordava em cada EP uma situação. Aqui segue essa linha.

Com a introdução da personagem entrando no local, chegando na tenda onde assiste aos curtas. Cada curta uma história e no final a surpresa da personagem e seu assombro.

O Ott se destaca muito por conseguir manter um enredo sem precisar utilizar texto e com o seu desenho simplesmente fantástico. Com toda uma estética que te prende as páginas. Assim trazendo para suas páginas uma real sensação que você tá assistindo um curta animado e bizarro de horror que você não deveria está vendo.

MatthewsVianna 18/03/2023

É sempre muito enriquecedora se deparar com obras que, sem palavras, ainda conseguem transmitir a mensagem.

O autor explora os quadrinhos de maneira muito satisfatória. A arte salta aos olhos, inclusive.

MagicKhaos 04/04/2022

Fascinante
Mesmo sendo um livro curto, a arte e a narrativa prenderam bastante minha atenção, e ainda que seja uma narrativa sem palavras, passa sua mensagem perfeitamente.

Senti uma ansiedade de chegar logo ao final pra saber o que iria acontecer (:

"...nós, leitores, somos os olhos que tudo vemos, e será que nos saciamos com as tribulações alheias? ...E será que vai chegar a nossa vez de entrar nessa dança?"

Nando Borges 09/05/2022

Belíssimo!
HQ curtinha pra ler em 15 min. Praticamente sem texto, apenas rabiscos sombrios ao estilo Thomas Ott

1 | 2 | 3 | 4 | 5