Eu, Lixeiro

Eu, Lixeiro Derf Backderf

Resenhas - Eu, Lixeiro

Luiz 13/03/2024

O ?ser? lixeiro
Essa é uma HQ bem tranquila e rápida de ler, traz uma comicidade do dia a dia dos lixeiros/coletores mas também satiriza, trazendo importantes informações e críticas à gritante produção de lixo e descarte inadequado. Além disso, mostra o quanto o trabalho destes indivíduos são desvalorizados, até por vezes, invisíveis dentro da sociedade. Vale a pena ler.

hmhenrique 28/02/2024

História interessante sobre um serviço tão necessário na sociedade, mas que sofre tanto descaso e preconceito.

Borboleta Metafórica 22/02/2024

Mto mais interessante do que nojento
Amei que cada caminhão de lixo tem um nome: eles usam a Betty, mas qdo quebra usam o Ciclope kkkk E os torpedos de ouro? Credoooooo hahahahaha

Essa HQ é muito top, pq além das situações cotidianas de um lixeiro, que eu nunca nem imaginei e que são retratadas com muito bom humor, tbm tem informações sobre coleta, reciclagem e aterros, que são um grande problema ambiental!

Tudo bem que fala da forma que os EUA lida com o lixo, mas no Brasil não é muito diferente não pelo que pesquisei.

Restam as reflexões: não deveríamos mudar nossa forma de consumo para diminuir o lixo produzido? Como reciclar mais? Como vai ser o mundo daqui à anos com tantos aterros? ???

Murillo Bertolini 30/12/2023

HQ sensacional sobre a produção de lixeiro e o cotidiano de um coletor
Em "Eu, Lixeiro", Derf Backderf traz uma autoficção documentária acerca do lixo e do trabalho de lixeiro nos Estados Unidos no início dos anos 2010, trazendo dados sobre a produção de resíduos do ser humano, o despacho em aterros sanitários e a rotina dos coletores.

Já tinha gostado bastante do trabalho de Backderf em "Meu Amigo Dahmer", também lançado pela Darkside, mas acho que esse trabalho aqui é ainda superior. Apesar de bastante estilizado, o traço do autor é perfeito para contar suas histórias, seja pelo ótimo uso de onomatopéias, expressividade e da narrativa gráfica em geral, seja pelo enquadramento das páginas, que segue em sua maioria um padrão regular, mas com splash pages e foco em momentos cruciais para a história contada.

E por falar na história, que belo trabalho de roteiro. No livro, o autor contextualiza o leitor de quando aterrador é o volume de lixo produzido pelo homem diariamente e como esse é um problema muito longe de ser solucionado, que na verdade só parece piorar a cada ano. O livro traz números e dados acerca da produção de resíduos, do descarte, do funcionamento da coleta, dos aterros e até mesmo dos caminhões compactadores. Mas se engana quem pensa que a obra é excessivamente didática. Pelo contrário.

Backderf consegue imprimir o humor de maneira certeira na trama contando a história de J.B., um jovem que trabalha como lixeiro por falta de opção e aos poucos vai conhecendo esse mundo pouco comentado por aí. A divisão da história em estações do ano é muito interessante para mostrar como o clima influencia diretamente na coleta e tratamento do lixo, enfatizando ainda mais os riscos e dificuldades de quem pratica a profissão.

Em suma, "Eu, Lixeiro" é um ótimo trabalho produzido pela Darkside, trazendo informações relevantes e explorando um mundo até então desconhecido por mim e provavelmente por muitos que leram o livro. Adoro quadrinhos que me ensinam algo, contando uma história bem amarrada e com fluidez e humor agradáveis, melhor ainda.

RobsBia 14/12/2023

Impactante e informativo. Achei incrível como ele conseguiu mostrar um mundo com o qual poucos estão familiarizados. Depois de ler Meu amigo Dahmer e ter amado, eu tinha que ler esse outro.

Ana Lee 09/12/2023

Muito bom!
Essa HQ não é somente uma história, tem informações muito interessantes sobre onde vai parar nosso lixo, o volume que descartamos, indicies de reciclagem... e mostra como é difícil todos os dias manter uma cidade limpa.
O trabalho do Derf é muito bom, já havia lido outra HQ dele: Meu amigo Dahmer. O cara é bom nos quadrinhos.

Gessyka.Loyola 06/12/2023

Eu não pensava sobre a importância dos lixeiros!
Eu amei essa grafic novel, nunca tinha parado para pensar na história do lixo.
Depois dessa HQ, comecei a ter mais consciência ainda de onde o consumo desenfreado está nos levando!
Fiquei pensativa sobre como as pessoas tratam uma pessoa que trabalha nessa função, que eu diria que é essencial para sobrevivência.
Uma HQ que vai te mostrar seu lixo de outra maneira.

bibicortez 16/10/2023

Esse livro me deixou um pouco de paranoia, não percebemos o tanto de lixo que produzimos no dia e muito menos o destino do mesmo, realmente tinha uma ideia mais utópica de reciclagem e que a situação do lixo estava melhor hoje em dia, mais ecológica, mas esse livro me abriu os olhos sobre a realidade

Same 04/10/2023

Esse tipo de hq deveria ser leitura obrigatória em escolas e em todo tipo de local de educação, informações que chocam e incomodam mas que no fim se não existir um esforço realmente coletivo, não mudaram nunca

Ricardo 19/08/2023

História Legal e cheia de dados e fatos sobre o Lixo que todos nós produzimos.
HQ muito interessante, história bem contada. Nas 256 páginas da HQ que fala sobre a coleta do lixo nos EUA ficamos sabendo como funciona o Sistema de Compactação do Lixo dentro do caminhão; como é estruturado um aterro sanitário moderno; vários dados sobre a composição do Lixo (dados de 2013), dentre outras coisas. No Brasil deve ser bem semelhante, só a população que é um pouco menor.

Emilly473 13/04/2023

É interessante ver uma como é uma das profissões tão importantes para a cidade e uma das menos valorizadas.
Os dados são interessantes de se saber e o fato do autor realmente saber como é trabalhar com isso deixa o livro mais intrigante.

Diessica 01/03/2023

Muito didático, possui muitas informações importantes
É ótimo para quem não entende o paradeiro e os problemas relacionados com o lixo. Possui desenhos muito bons, só achei um pouco lotado de texto, não tem muito do respiro que se espera das HQs

Mama 22/02/2023

Informações incômodas e relevantes para o futuro
O livro gira em torno do lixo, dos lixeiros e da destinação que é dada aos materiais que descartamos. É angustiante ver que é um problema que só cresce e ainda não tem uma solução 100% eficaz. Livro interessante!

Rodrigo 08/02/2023

Quadrinho obrigatório para todas as pessoas
Olha, pensei que seria só um quadrinho qualquer sobre lixeiros, mas a verdade é que isso aqui é uma aula social. Todas as pessoas deveriam ler esse quadrinho para entender um pouco mais sobre o nosso lixo e qual o destino dele depois que o jogamos fora. Sempre admirei essa profissão e após essa história, isso só se intensificou, além de que a partir de agora me torno muito mais consciente sobre o que fazer com todos os meus descartes. Uma leitura enriquecedora e com certeza vale super a pena. É divertido, engraçado, sério em determinados momentos e acima de tudo, educativo. Recomendadissimo!

Obs.: Achei infeliz a escolha da editora em colocar sotaque paulista nos protagonistas, é cansativo e me tirou da obra diversas vezes ter que ficar lendo "meu" em todo início e fim de frase, fora as gírias paulistas que sinceramente, são bem chatas de engolir. Quem puder, leia a versão original em inglês, acho que a experiência vai ser mais interessante.