A Máquina do Tempo

Resenhas - A Máquina do Tempo: First Edition

1 | 2 | 3 | 4

Alice 27/03/2024

O viajante
Viajante do tempo? avança a centenas de milhares de anos no futuro e passa a conviver com um grupo pacífico, remanescente dos humanos. Mas, apesar da vida paradisíaca, eles escondem um segredo terrível. A possibilidade da viagem no tempo sempre nos cativou, ganhou inúmeras representações na cultura pop, amplificou suas possibilidades em filmes, series, quadrinhos e animações durante várias gerações. Viagens no tempo são o ponto de partida de filmes como De Volta Para o Futuro, Donnie Darko e Primer, séries de tv como Jornada nas Estrelas, Doctor Who, 12 Macacos e Dark, histórias em quadrinhos como X-Men, Paper Girls e Castelo de Areia, romances como a trilogia Chronos e Uma Dobra no Tempo e animações como Rick and Morty, só para citar alguns exemplos. É graças à prodigiosa imaginação de Wells que hoje nos fascinamos com tais obras e foi com a sua A Máquina do Tempo que as viagens temporais dispararam em nossa cultura popular.
Jordão. 29/03/2024minha estante
Eu adorei esse livro.

Alice 02/04/2024minha estante
achei muito legal a leitura, foi o primeiro que li desse autor, tanto pela sua forma de contar a história, quanto pela edição achei muito envolvente.

Natalya2 21/03/2024

Livro bom
é um ótimo livro para passar o tempo, achei a narrativa instigante, só achei chato pois ele não procurou por outras aventuras apenas a que é narrada em 90% do livro e analisou apenas uma espécie do futuro, o livro não é ruim por isso, pelo contrário, é uma ótima narração de uma ficção científica pensada no futuro. a leitura é bem fluída e prende bastante, e a edição é muito linda também

Helena Dias 24/02/2024

DLL24: Um livro recomendado por um amigo

Essa, na verdade, foi a minha segunda leitura de H.G. Wells e gostei bastante. A introdução à Viagem no Tempo é colocada de uma forma muito interessante, ao passo que as explicações são entregues no decorrer da leitura.

Acompanhar o Viajante em suas aventuras pelo tempo é, ao mesmo tempo, intrigante e angustiante. Afinal, nos pegamos preocupados com o que pode acontecer com ele cada vez que ele entra naquela máquina. As "criaturas" e ambientes apresentados são bem curiosos e um tanto diferente, a meu ver.

Continuo gostando da escrita do autor e da maneira como ele interagiu com o leitor ao longo da história. A estrutura criada também é muito boa e, apesar de ser uma publicação de 1895, abraça críticas que permeiam até os tempos atuais.

A única coisa que achei que poderia ser melhor foi o desenvolvimento da história. Além disso, não consegui me conectar muito com o personagem, o que não me atrapalhou na história, vale ressaltar.

Sebostian 22/02/2024

Muito bom!
Por se tratar de um livro mais clássico, achei que a leitura seria mais difícil. No entanto, o que encontrei foi uma narrativa fluida e uma história muito maluca (apesar de alguns pesares). Nunca tinha visto um conceito de viagem no tempo de tal maneira, e achei muito legal.

Luana.Domanski 20/02/2024

A máquina do tempo de Wells foi uma leitura que me prendeu bastante.
Porém os demais contos que compõem o livro, não me agradaram da mesma forma.

A edição é linda.

Julio.Salinas 11/02/2024

Viagem no tempo é com certeza um dos assuntos que desperta muita curiosidade. Voltar ao tempo e/ou visitar o futuro permeia nosso imaginário com as inúmeras consequências que poderiam ocorrer. Seriam elas boas ou ruins?

Foi nesse contexto que descobri uma obra que se tornou referência e uma fonte de inspiração para inúmeras teorias, obras literárias, filmes, séries e etc, pois é a historia pioneira em falar sobre a viagem no tempo a partir de uma máquina criada e controlada pelo homem.

Estou falando de A Máquina do Tempo, do autor H.G. Wells, originalmente publicada no ano de 1895.

Nesta obra, H.G. Wells nos apresenta um cientista e estudioso chamado Viajante do Tempo, que discorrerá sobre a possibilidade de viajar no tempo e narrará a sua experiência de viajar para o futuro com o protótipo que ele mesmo construiu.

Mas não é uma viagenzinha qualquer, ele simplesmente vai para o ano 802.701!

Nesse futuro tão distante e inimaginável, o Viajante do Tempo se depara, além de um ambiente diverso, com duas raças distintas, adaptadas e descendentes dos humanos: os Elois, que são seres pequenos, infantilizados, que vivem na superfície de forma tranquila e possuem tudo fácil, sem obrigações e estresses; e os Morlocks, seres subterrâneos, pálidos, de olhos grandes, meio monstruosos, que possuem sensibilidade à luz e vivem para trabalhar. E ambas espécies se relacionam de forma cruel, representando uma evolução do que a luta de classes proporcionou aos homens.

É nesse contexto que o Viajante exprime suas observações sobre as diversas mudanças na superfície da Terra, nas interações sociais e de trabalho e principalmente na humanidade.

Ah! E como uma boa estória tem que desenrolar, diante dos perigos, o Viajante tem que planejar a sua sobrevivência e buscar um meio de retornar para o presente com poucos recursos disponíveis, logo após perceber que a máquina foi roubada.

Fiquei bastante surpreso com A Máquina do Tempo não ser apenas uma estória, pois nele se revelam críticas sociais e reflexões que são pertinentes em nosso tempo. Aqui, H.G. Wells mistura em um mesmo combo a teoria da evolução de Darwin, a luta de classes e a desigualdade social advindas do capitalismo e algumas discussões filosóficas sobre a sociedade, a decadência humana e o fim de todas as coisas.

Recomendo demais para quem pretende iniciar na ficção científica, pois é um livro curto e de leitura interessante e fácil.

lau.s 27/01/2024

Decepcionante?
Bom, devo começar dizendo que a edição gráfica deste livro é linda, as ilustrações, a diagramação é boa e etc. A proposta do livro é muito interessante, apresenta uma quarta dimensão, o tempo, onde é possível viajar em épicas passadas e futuras, é muito interessante como o autor constrói a forma como o viajante do tempo consegue viajar e como é o local da viagem. A narração do livro é bem interessante, pois é narrada por um dos colegas do personagem principal, que presencia suas experiências e histórias. O texto escrito por H. G. Wells é muito bom, quebra expectativas, tem críticas sociais e te prende atenção, apesar de que para mim, a narrativa é bem arrastada no momento em que o viajante conta como foi sua viagem ao tempo. Porém, tenho uma crítica, achei a escolha de colocar contos extras, inútil, pois a mim, pareceu ser feito só para encher linguiça e aumentar o número de páginas do livro, mas principalmente porque não gostei da maioria dos contos, acredito que o primeiro é divertido e coerente, o segundo é ok, mas os últimos dois são MUITO confusos, chatos e sem sentido, não terminei de ler os dois últimos contos e nem o farei. Em minha opnião não agregam a obra e me fizeram abaixar a minha nota ao livro (com todo o respeito e sem querer atacar nenhum dos autores que participaram da composição do livro, só acho que não foi de bom tom). E aí finalizo com uma pergunta, será que eu teria gostado mais do livro é da adaptação se tivesse comprado o livro de outra editora?

JAlia372 24/01/2024

3/5
Adorei o personagem principal, esperava mais da história.
O livro data de 1895 mas trás discussões muito atuais, uma crítica social muito interessante e que nos faz refletir sobre nosso lugar na sociedade.

isabela.Vicensio 22/01/2024

Impressionante vendo sua época e sendo o primeiro
Acho que seria injusto avaliar um livro do século XIX com uma visão atual, com o conhecimento das ciências da natureza atual. Expondo isso, acho que para sua época, e como um dos primeiros sobre viagem do tempo e do gênero de ficção cientifica, ele é excelente, e oferece uma visão que até hoje muitas vezes falta em livros e pessoas. Ele fez uma combinação de um assunto de ficção cientifica (viagem no tempo) com uma análise social perfeita mesclada e quase imperceptível de distinguir.
Além disso, não tenho o que falar da Darkside, editoria maravilhosa, livro maravilhoso, tradutor maravilhoso, tudo perfeito! Os contos alguns gosteis,
alguns achei confusos, um poderia ter sido mais desenvolvido, mas para uma leitura rápida não tenho o que falar.

Julião 12/01/2024

Que livro incrível!
Eu me recordo que durante a infância, onde frequentemente adormecia durante a exibição do filme da "Máquina do Tempo" na Tela de Sucessos do SBT, mas o filme me chamava bastante atenção pelo conceito, e agora, decidi dar uma chance ao livro quando ele foi sugerido pela Amazon. Inicialmente, buscava uma conexão nostálgica com a história do filme, mas a obra de H.G. Wells me surpreendeu de maneira inesperada!

Embora o tema das viagens temporais seja hoje explorado exaustivamente hoje em dia (inclusive, nos últimos anos ainda mais), é fascinante imaginar a originalidade desse conceito na época que foi escrita.

Durante boa parte do livro, eu fiquei entretido com a biologia das duas raças que ele apresenta. Só nos últimos capítulos pude perceber a genial analogia que o livro estava fazendo: A divisão das classes sociais geraria modificações biológicas nos seres humanos e isso faz muito sentido se pensarmos que o autor é inglês, berço da Revolução Industrial, momento histórico que havia ?acabado de acontecer?.

A real é que o livro ?A Máquina do Tempo" transcendeu minhas expectativas, e certamente o recomendarei. CLÁSSICO!

mica 11/01/2024

Amebas
Desabafo: esse livro aqui eu NÃO SEI se gostei ou não, simplesmente porque eu não conseguia imaginar as cenas. Tudo que eu lembro da história são as amebas aue minha cabeça assimilava com os personagens. Mas, apesar de tudo, acredito que deva ser um bom livro.

Thaci 03/01/2024

Eu vi várias resenhas sobre esse livro antes de ler e não havia entendido até de fato ler. No início eu achei bobo o relato da viagem no tempo e como tudo foi descrito até ver a coisa por cima e entender o que ele quis retratar com essas caractericas, o que a espécie franzina e abobalhada representa e a espécie aterrorizante, inteligente e habilidosa... A crítica ao operário e os empregadores, aqueles que vivem as custas deles, me fez refletir muito sobre como essas pessoas acomodas pouco exercitam o intelecto ou o corpo, no trabalho manual, e como os dois são importantes.

Raquel.Furchinetti 19/12/2023

Diferente do que eu esperava
Achei interessante por ser o livro que inaugurou a ideia de viagem no tempo, um tema que eu gosto muito. Mas depois do livro já foram criadas várias outras estórias mais interessantes ou com vários desdobramentos e implicações não pensadas. Mas se fosse apenas uma estória simples, ok, mas tem toda uma viagem ideológica que já vemos hoje em dia e isso é bem triste e chato. Mas valeu para conhecer o clássico.

Linhares 05/11/2023

O meu segundo do H.G Wells... É um romance curto (ou uma novela).

Eu já tinha assistido a adaptação cinematográfica há muitos anos, mas o livro é bem diferente.

Sem entrar em spoilers, eu imaginei que o personagem principal, ia viajar para várias épocas, mas não é bem assim...

É um livro ok, não é ruim, mas não chega a ser um livro excelente.

A edição da Darkside está impecável como sempre. A editora colocou nessa edição, alguns contos com a temática viagem no tempo de autores brasileiros, alguns funcionam, outros nem tanto.

Vale a pena conferir para quem é fã de ficção sobre viagem no tempo.
Raquel.Furchinetti 19/12/2023minha estante
Também imaginei que tivessem viagens para várias épocas diferentes.

1 | 2 | 3 | 4