A Última Cantada

A Última Cantada Raffa Fustagno

Resenhas - A Última Cantada

CPF1964 27/09/2021

Opinião
Sou admirador do trabalho de Raffa Fustagno faz algum tempo.

Li praticamente todos os seus livros.

Este novo conto teve como referência a vilã Ursula de A Pequena Sereia.

Escrito de forma fluída e cheio de referências e questionamentos.

Os fins justificam os meios ?

Relação Familiar. Interesse. Arrogância. Escolhas. Amadurecimento.

Um conto que devorei em uma única sentada.

Recomendo a leitura.
Raffafust 27/09/2021minha estante
Muito obrigada. Feliz em saber que gostou.

Michela Wakami 27/09/2021minha estante
Que bom que gostou, logo mais estarei lendo. ????

Michela Wakami 27/09/2021minha estante
Tá arrasando nas cinco estrelas!??????????

????

CPF1964 27/09/2021minha estante
Obrigada Raffa pelo seu comentário.

Jéssica 28/09/2021minha estante
???

Andreia.Kohut 30/09/2021

Uma jovem que tem uma voz incrível e participa de concursos de música no mundo inteiro! Mas por trás do sucesso há um segredo! Boa história!

Thaís Louzada 24/05/2022

A ultima cantada e o mundo da Ursione
Eu já conhecia a escrita da Raffa e não tinha dúvidas que seria conduzida em uma história gostosa e fluida nos prendendo do início ao fim. Eu amei o mundo do concurso musical a brasilidade e principalmente as referências usando os nomes do personagem da A Pequena Sereia! Dei boas risadas. A forma como a personagem Ursione foi desenvolvida nos mostra o amadurecimento do personagem e fica as lições sobre o que acontece quando tentando seguir “o caminho mais fácil”.
Indico muito a leitura.

Maysa 20/09/2021

Muito bom!
Você lê tão rápido que nem percebe, além de curtinho, a escrita da Raffa é maravilhosa e prende o leitor desde as primeiras páginas.
A protagonista é muito bem estruturada, amei por ter representatividade (assim como outros títulos da Raffa), acho extremamente importante ler uma história e ver características físicas (nesse caso) dos personagens que você também tem, assim quebrando o padrão que a sociedade e a mídia impõe, principalmente para nós mulheres.
Um conto muito bom que realmente vale a leitura.

Pâm Possani 19/09/2021

A última cantada é o terceiro volume da série Era uma Vez... Vilãs! E agora com Úrsula, da história da Pequena Sereia, tudo a ver com a relação da voz da história original, e achei sensacional o que a Raffa fez com a alusão ao programa musical, os personagens (SEBASTIÃO, GENTE, ERIC, AMEIIIIIIIIIIIIIII, SABIDÃO) peguei todas as referências e Raffa deixou lições muito importantes através de uma história leve e deliciosa!
Se você está acompanhando a série, não pode deixar de ler ♥
Obrigada Pam

Deborah Strougo 20/02/2022

Amei esse conto!
Além de uma escrita super viciante, eu amei todos as referências que a Raffa colocou! Especialmente porque A Pequena Sereia é meu filme favorito da Disney e fiquei super envolvida com a história!

Recomendo muito!

Clara938 11/04/2022

Nossa, esse livro foi totalmente diferente do que eu esperava, não teve nada de romance, mas sim sobre família toxica, pressão, uso de ?drogas?, cancelamento e principalmente humildade. Eu amei demais esse conto, perfeito.

Stefany 02/10/2021

GOSTEI MUITO!
Eu gostei bastante dessa história.
Rápida, fácil de ler, bem escrita.
Curta, mas que traz reflexões sobre sermos nós mesmo, sobe assumirmos as consequências das nossas escolhas, e nos diz muito sobre pessoas que só estão do nosso lado quando temos o que oferecer e sobre que a ajuda pode vir de onde menos esperamos.
Vale a leitura. Recomendo.

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 28/10/2021

Perfeito
Eu já conhecia a escrita da autora de outras obras. Mas essa foi de longe, a melhor. Eu estava bem curiosa para saber como seria essa mistura de Úrsula com Alcione, mas ficou ainda melhor do que esperava. Apesar de querer dar uns tapas na Ursione de vez em quando, não consegui julgar algumas atitudes dela. Fiquei feliz com o desenrolar do conto e o final foi digno. Curti bastante e recomendo. ?

Jéssica 16/09/2021

Extremamente gostoso de ler!
Preciso começar dizendo que a história é digna de adaptação da Disney!
"A Última Cantada" nos faz sentir um misto entre raiva e pena/comoção pela protagonista, a vilã Ursione.

Ursione é uma jovem que está acostumada a participar de muitos concursos de cantores, como por exemplo o formato do "The Voice". Sempre com o total apoio de seus pais e empresário, ela seguiu e segue seu sonho de cantar. Tem uma voz grave, muito bonita, mas sempre canta o que lhe pedem. Todo esse apoio que recebe, percebemos que se trata apenas de interesse no que os prêmios que ganha podem gerar de retorno financeiro para eles. Ursione nunca teve um apoio genuíno, um carinho, nada sentimental. Seus pais e empresário estão sempre com ela e querem que ela cada vez mais seja melhor, apenas pelo dinheiro e fama - para eles!
Talvez por isso, tem uma personalidade forte. Na frente das câmeras, ela é sempre muito simpática e atenciosa. Mas, se não estão filmando, ela é totalmente o contrário. Distrata a todos.

A autora tem uma escrita muito fluida e gostosa de ler. Percebemos que teve toda uma pesquisa por trás para poder escrever essa história. E isso a enriqueceu demais.
Raffa Fustagno consegue muito bem unir a criatividade com a realidade.
Cheio de referências ao mundo musical (principalmente com músicas da cantora homenageada, Alcione), podemos perceber algumas figuras públicas que tiveram seus nomes alterados de forma genial, como por exemplo o "Maunadio", e também questões atuais.

Super curtinho, você consegue ler "de um fôlego só". Por se tratar de um conto, acho melhor não falar muito sobre os acontecimentos da história, pois pode acabar entregando muito.
Então fica aqui minha opinião e recomendação de leitura :)
Muito obrigada Jess!!

EdMarrie 04/10/2021

Antologia Era uma vez... Vilãs
Ainda não li os outros livros da Antologia mas não posso deixar de ler o da Raffa. Adoro a forma como ela escreve e vai fazendo a gente "entrar" na história e com essa não foi diferente.
Nessa serie onde as vilãs são as protagonistas a gente percebe claramente às referências as histórias originais mas com traços de modernidade e eu particularmente gosto disso pois nos trás mais pra perto do personagem. E nessa história a gente acaba se perguntando se não somos um pouco como a Ursione e como os demais vilões das histórias que conhecemos. Ao "humanizar" essas histórias e fábulas a gente percebe que somos todos mocinhos e vilões em determinado momento de nossas vidas.

Uma história curta mas bem agradável. Recomendo

Juliana Fragoso 15/09/2021

Uma verdadeira montanha russa de emoções
Eu estava a espera desse lançamento! Amei demais a história! Amei que teve referências com a história da pequena sereia que eu amo demais! A história como um todo é uma tremenda montanha russa, cercada de reviravoltas!!! Raffa mais uma vez arrasou!
Muito obrigada Ju

Aline Cristina Moreira 23/09/2021

Adorei!
Amo releituras e vilões, então não podia deixar de ler essa coleção!

No terceiro volume da coleção "Era uma vez vilãs" conhecemos a Ursione, uma jovem que desde a infância se destacou por conta da sua voz; e que vem sendo explorada por seus pais e seu agente de maneira terrível e sem qualquer consideração.
Quando, ao participar de um concurso na Rússia, sua voz praticamente some, Ursione fica desesperada e, diante da rejeição que sofre por parte das pessoas que mais deveriam amá-la, acaba fazendo algo que pode levá-la a se arrepender muito.

Achei esse conto incrível, embora triste em muitos momentos. A Ursione leva uma vida voltada para a vontade dos outros e, sendo vista como alguém especial por seu talento, sem ninguém que lhe imponha limites e a ensine o que é verdadeiramente importante, acaba se tornando uma pessoa arrogante e que só pensa em si mesma.
Gostei muito de ver a evolução da personagem durante a história e da maneira como o conto nos leva a refletir sobre inúmeras questões sem deixar de ser envolvente.
Obviamente também amei a trilha sonora que permeia todos os capítulos. Fui ouvindo as músicas conforme lia e conheci melhor uma cantora com a qual tive pouco contato e que foi homenageada nesse conto. Com certeza vou ouvir muito mais Alcione daqui pra frente. Realmente adorei "A Última Cantada"!
Feliz que gostou, Aline! Muito obrigada

journalliterario 26/09/2021

Gostei bastante da história, mas senti que faltou alguma coisa emocionante. Não sei se foi quando ela decidiu assumir seu erro... mas algo ficou faltando.