Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho - DELUXE

Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho - DELUXE Lewis Carroll

Resenhas - Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho - DELUXE

JinhoColucci 21/04/2024

Nostálgico reler esse livro depois de tanto tempo, percebi o quanto amadureci desde a primeira vez que li, não entendia muito bem muitas coisas que hoje consigo entender, sentir a profundidade de cada palavra e o que Lewis Carroll quis transmitir! ?????????

Oh_maluca 21/04/2024

A irmã da Alice é uma queridaaa kk
Olha eu tive q ler esse livro como leitura obrigatória da escola, então o PDF foi disponibilizado pra mim, e sinceramente eu já queria ler mas queria ler o físico mas tá bom né ????

Eu gostei principalmente no início, é escrita é fluida e os acontecimentos são rápidos o q pra mim funcionou, as vezes ficava meio confuso de entender o q tava acontecendo ou aonde a Alice estava agora mas acho q esse era o objetivo kkkk.

Realmente é um livro q mostra um pouco do amadurecimento da personagem, e é fácil se indentificar pq td mundo passa por isso na infância e mal percebemos, e ver a pequena parte da irmã da Alice no final só me fez me perguntar se é assim q meus pais me olham sempre q me vêem passando pelo amadurecimento q eles já passaram kakak.

Enfim por mais q eu tenha gostado muito do livro ele n funcionou totalmente pra mim, talvez por estar sendo uma leitura obrigatória, mas enfim, eu sentia muito sono enquanto lia e ele n prendia a minha atenção na maior parte do livro, bom acontece ????

Fygiir 19/04/2024

Eu amo Alice no país das maravilhas só não dei 5 por que eu achei Alice através do espelho um livro muito confuso de resto amei

Carlos871 18/04/2024

Pesado
A leitura desse livro na minha experiência foi horrivel, tive que ouvir audiobook pra não abandonar, metade do tempo vc não entende o que ta acontecendo e quando vc entende não faz sentido porque é um livro muito nada a ver, diálogos non-sense é muito complexo, pra quem goste pode ser bom, mas pra mim foi horrível, nota 1,5/5.

Silver.Clara 18/04/2024

Todas as vezes que leio Alice eu acho uma coisinha nova para surtar. Alice me faz rir que nem uma criança, traz de volta meus sentimentos de calmaria, de longe meu confort book.
Realmente, vou falar o que falo em todas as minhas resenhas desse livro, você PRECISA ter um parafusinho a menos para entender o quão complexo e interessante pode ser. Vejo muitas críticas falando que a história é só uma sequência de acontecimentos desconexos, mas meu Deus, isso não é totalmente Alice?

Nemésia 16/04/2024

Se é para crianças, as do século XIX eram mais inteligentes!
Se é pqra crianças, as do século XIX eram mais inteligentes! Simplesmente porque não consigo imaginar as crianças e adolescentes de hoje que são viciadas em TikTok e coisas aleatórias que duram apenas minutos ou segundos entendendo uma imaginação tal complexa como a da Alice. Eu mesma tive uma certa dificuldade para imergir no livro e conseguir imaginar as cenas descritas para entender o que se passava na narrativa, mas, porém, contudo, entretanto, rssr quando aconteceu foi um acontecimento digno do país das maravilhas, eu tinha a quase absoluto certeza que estava entendendo o enredo sem entender verdadeiramente nada. ?

Montenegro, J. A. 14/04/2024

A alegórica realidade de Alice
Alice ?

?Comece pelo começo? e prossiga até chegar ao fim; então pare.???frase do livro

A obra clássica de Lewis Carroll, se traduz numa profunda e intrigante viagem ao mundo repleto de fantasias, delírios e questionamentos. É a expansão de um universo completamente desconhecido aos aventureiros que, assim como Alice, precisam aceitar a lógica, ou falta dela, que os parâmetros da realidade não fazem sentido algum nos sonhos. E de fato, são neles onde tudo deverá ser naturalmente aceito, e não por isso, excluindo os questionamentos da realidade. Sendo assim, nada deveria fazer sentido para que estes eventos de fato acontecessem, pois não é um mundo de verdade absoluta, onde deveria ter explicação para tudo que nele existe.

O título original Alice's Adventures Under Ground, ou em tradução direta, Aventuras de Alice no Submundo, nos explica o quão profundo o autor pretende ir com a história. Posteriormente, tendo seu título substituído pelo sugestivo: Aventuras de Alice no País das Maravilhas.

É por uma toca de coelho a um poço muito fundo, ou talvez, com ausência de fundo, como pareceu para Alice, onde despencava ?caindo, caindo, caindo? que ela começa a sua aventura. E esta queda não termina ?nunca?. O que nos faz lembrar quando caímos da cama sem nunca ter saído dela, mas temos a sensação de queda. Assim, foi para Alice ao cair naquele poço. Durante a queda, aparentemente sem fim, a personagem não demonstra medo da morte, como sendo o primeiro pensamento que surgiria na mente de um adulto. A sua única preocupação era ter a companhia de sua gatinha Dinah, para descobrir o que haveria no fundo daquele abismo escuro.

Durante toda a aventura Alice precisa crescer e diminuir para encaixar-se em algo, seja para atravessar ou ganhar confiança. Mostrando angústia devido as mudanças constantes, pois ela nunca sabe quando deve ser grande ou pequena, se está ou não do tamanho apropriado para determinada situação. Ora é grande demais ora muito pequena. E isto nos parece comum quando estamos saindo da infância para adolescência e da adolescência para vida adulta. Esticamos e diminuímos ao longo da nossa jornada. Essas mudanças são confusas para Alice e a fazem questionar-se, durante essa sua inexplicável jornada, se por acaso continuava a mesma de antes, chegando à conclusão de que era mais provável que tenha sido trocada por alguém, pois em algum momento questiona do porquê ela não consegue mais se reconhecer. Contudo, procura certifica-se se por acaso esse ?novo eu? é alguém que ela conheça na superfície, pois, assim poderia decidir se gostava ou não dessa nova pessoa que por algum motivo se tornara. Quando a Lagarta a pergunta ?De que tamanho você quer ser?? Alice responde ?Oh, não faço questão de um tamanho certo?, e continua, ?só que ninguém gosta de ficar mudando toda hora, sabe??. São os conflitos de personalidade que Alice só deveria experimentar quando estivesse passando pela adolescência, o que é para nós mais comum, sendo sempre algo confuso, mas impossível de evitar. Ainda no diálogo com a Lagarta ela afirma ?Como gostaria que as criaturas não se ofendessem tão facilmente!?. Além da sua própria personalidade instável também precisa lidar com a personalidade sensível das criaturas quando decide perguntá-las algo. A resposta da Lagarta não poderia ser mais simples e precisa ?Com o tempo você se acostuma?.

Na sua trilha, Alice encontra-se com o Gato de Cheshire e o pergunta que caminho ele a aconselharia seguir, pois na tentativa de sair dali se deparou com uma bifurcação. Desta forma, ele a explica ?Depende bastante de para onde quer ir?. Alice o responde ?Não me importa muito para onde, (...) contanto que chegue em algum lugar?. Assim como Alice passamos por fases na vida em que não sabemos muito bem que rumo seguir, onde o futuro torna-se imprevisível e incerto, quando não temos sabedoria suficiente para tornar o caminho óbvio, só queremos chegar no final do nosso destino. Sendo a resposta do Gato a mais simples e cruel possível ?Então não importa que caminho tome? certamente vai conseguir chegar aonde desejas, ?em algum lugar?. E desta forma, Alice começa a compreender que carrega consigo um pouco da loucura daquele lugar, e se confunde com ele e com suas criaturas, pois não será possível ser mais quem ela era. Na sua própria reflexão ele afirma ?mas não adianta voltar a ontem, porque eu era uma pessoa diferente?. Não podemos voltar no tempo, e até mesmo nos nossos sonhos nos tornamos pessoas diferentes, nos tornamos loucos e um pouco diferentes do que éramos ontem.

Assim como a irmã de Alice temos a percepção que aquele relato poderia ser apenas de um sonho de uma garotinha em crescimento, e que de olhos fechados quase seriamos capazes de alcançar o País das Maravilhas, contudo ?(...) bastaria abri-los e tudo se transformaria em insípida realidade...? pois ?que mais é viver senão sonhar??. ?

As duas histórias de Lewis Carrol, desta coletânea, vão tratar-se de transformação, solidão e solitude. E é em: Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá, onde percebemos a inquietude da infância quando não se tem muito claro quais são as suas obrigações na sociedade. E como as punições podem moldar o caráter de alguém. Os castigos cruéis para as crianças são experimentos da vida adulta. Até mesmo no mundo dos sonhos existe leis, mesmo que sejam um reflexo de outro mundo.

Aventuras de Alice no País das Maravilhas
Nota: ????????

Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá
Nota: ????

Autor: Lewis Carrol (Charles Lutwidge Dodgson)
Inclui ilustrações originais de John Tenniel
Editora: Clássicos Zahar (pockets)
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Edição: 27? reimpressão

Lavs.Simonavicius 12/04/2024

Falei mais da edição?
Não é a primeira vez que leio os dois livros de Alice, mas é a primeira vez que leio nesta edição comentada e ilustrada da Zahar.

Realmente, as anotações enriquecem o conhecimento da obra e esclarecem algumas partes da história, mas entendo que funcione muito mais para quem quer estudar Carroll, pois ao meu ver, a obra sozinha já basta para o entretenimento.

Confesso que algumas anotações eu pulei ou não li por completo, por não achar tão relevante/interessante, principalmente pelo fato de que parar a leitura no meio das frases para ler as anotações estava me tirando muito a imersão da história e logo se tornou algo chato. Então, comecei a ler os parágrafos completos para ver a anotação depois. Para mim, funcionou melhor assim.

Já em relação às histórias, eu gosto dos livros da Alice, mas não sou entusiasta rs Porém, ler pela segunda vez foi muito bom, já que entendi mais do nonsense dessa vez.

Nickygreenbriar 11/04/2024

Adorei o livro, só não consegui ler muito rápido. Mas é bem divertido e fantasioso. É bem diferente do que eu imaginei.

Emily.MontalvAo 10/04/2024

Não foi muito meu estilo
Por meio desse livro percebi que não me dou muito bem com a literatura non-sense. Simplesmente não fluiu, o que não significa que o livro seja ruim, muito pelo contrário, é um clássico.

Mas talvez pela minha falta de costume com uma linguagem mais diferente, eu senti um pouco de dificuldade de lê-lo, o livro todo eu fui me arrastando pelas paginas, os diálogos eram bons, mas muitas vezes sem sentido, a Alice era jogada o tempo todo de um lado pro outro, sentia falta da convencional linha temporal de começo, meio e fim, mas tudo isso é justificável porque é o estilo próprio do livro, então acabou que não me senti conquistada, talvez alguém que tenha mais paciência e costume do que eu consiga apreciar verdadeiramente essa obra, o que, infelizmente, não foi o meu caso.

Pedro.Sillos 10/04/2024

Cansativo
Esses dois livros (essa edição tem país das maravilhas e através do espelho) só sabem ir do nada pro lugar nenhum.

A história é 100% non-sense, o que eu odiei.

"Ah, mas é como a criança interpreta o mundo"
Tá, mas não gostei.

Ju_allencar 08/04/2024

Alice era bem esquizofrênica
O Alice no país das maravilhas é muito bom, agora o através do espelho eu vou fingir que ele não existe.

merciavilla 04/04/2024

Amo
Amo muito Alice no país das maravilhas, me traz uma nostalgia e uma sensação tão boa, amei demais reler?

Rayene2 04/04/2024

Eu agito esse clássico um livro que realmente vale a pena ser lido, que transporta a gente para um mundo mágico onde muitas coisas são possíveis .

bea 04/04/2024

Como que as crianças da epoca liam isso
Li alice no país das maravilhas. achei legal, mas muito maluco. aí li alice através do espelho. achei mais maluco ainda! avançado demais para meus meros conhecimentos, sigo me perguntando como as crianças liam isso de boa? acho que era historia pra dormir mesmo, daquelas que vc nem lembra o contexto pq na metade da leitura que seu pai fez, vc dormiu.
ja sei que vou precisar reler futuramente, mas mt bom, quebra tudo lewis carroll