La mort d

La mort d'Olivier Bécaille Émile Zola

Resenhas - La mort d'Olivier Bécaille

Simone Bruxelas 22/03/2022

Na minha opinião, Émile Zola é o melhor escritor francês que li até o momento. Consumi sua obra sem moderação, me falta uma dezena de livros para finalizar sua obra. Não teve um livro que me decepcionou.

Olivier Bécaille, como o próprio título diz, morre. O problema é que ele permanece consciente desde o momento que sua esposa desconfia de sua morte, a confirmação do médico e durante o velório. Ele acredita que está em um processo de catalepsia e o médico não conseguiu identificar.

Zola foi muito inteligente de dar esta direção para o livro porque a leitura fica mais interessante, mas o essencial da leitura é a reflexão que ela traz sobre o valor do ser humano quando sua vida acaba. O que o próprio morto pensaria sobre o seu fim se ele tivesse oportunidade. Como as pessoas que dizem nos amar se comportam, quais são de fato seus reais sentimentos. Depois que você se vai, qual a lembrança que fica.

Como disse, Zola está no pódio dos melhores (pelo menos na minha classificação) :-D