O lobo e outros contos

O lobo e outros contos Hermann Hesse

Resenhas - O lobo e outros contos

Diego Rodrigues 25/10/2022

Cada conto, uma crise existencial
Vencedor do Nobel de Literatura de 1946, Hermann Hesse foi um dos mais célebres escritores alemães do século XX. Nascido em Calw, no seio de uma família de missionários protestantes, em 1877, teve uma juventude marcada por conflitos com os pais e fugas das instituições por onde passou. Refugiado na Suíça, em 1899, publicou seus primeiros trabalhos. Em 1911, com o intuito de se aprofundar em seus estudos religiosos, empreendeu viagens para países como Índia, Indonésia e China, onde entrou em contato com a cultura hindu e foi profundamente marcado pelo misticismo oriental. Críticas ao sistema de ensino tradicional, aos dogmas religiosos e ao militarismo marcam suas obras, bem como a investigação da alma humana e a busca pela iluminação e o autoconhecimento do indivíduo em detrimento às amarras sociais. Autor de clássicos como "O Lobo da Estepe" e "O Jogo das Contas de Vidro", faleceu na Suíça, em 1962.

Com organização e posfácio de Volker Michels, "O Lobo e Outros Contos" reúne vinte das melhores narrativas curtas de Hesse e cobre um período de 45 anos de sua produção literária. São histórias que abordam os mais variados temas, mas que têm em comum a narrativa primorosa e o poder de provocar verdadeiras crises existenciais. Elementos da natureza se fazem presentes e Hesse os descreve lindamente, seja num parque, numa floresta ou numa montanha coberta de neve, você irá se sentir completamente imerso. A infância, embebida de nostalgia, também é constantemente revisitada: a perda da inocência e do brilho nos olhos, o primeiro amor e a primeira perda rendem algumas das melhores histórias do volume. A passagem do tempo, de uma forma geral, é retratada de modo a evocar lembranças no leitor e, apesar de bela, pode causar melancolia.

O conflito indivíduo vs sociedade também surge ao longo a leitura: almas solitárias, personagens corrompidos pelo meio em que vivem, mergulhados em conflitos internos e em busca de sentido para sua existência, ou aqueles que simplesmente não se encaixam, deslocados no mundo, protagonizam narrativas repletas de melancolia e reflexão. Ajustes que fazemos ao longo da vida para nos encaixarmos em um meio, paixões as quais não nos entregamos, sonhos que deixamos de sonhar, a morte da criança interior, tudo isso vem à tona e pode, sim, transbordar em lágrimas. São contos que falam da condição de solitário perante a sociedade e a perda da conexão com o eu interior. Sim, é um livro triste, mas escrito de forma bela, e que pode mergulhar o leitor em uma crise existencial a qualquer momento, a qualquer virada de página.

Chama a atenção o alto nível dos contos reunidos aqui. É comum que essas coletâneas tenham altos e baixos, mas não senti isso durante a leitura. Particularmente, não teve sequer um conto que eu não tenha gostado. Claro, tiveram aqueles que me tocaram mais e outros menos, mas cada um falou comigo à sua maneira. A primorosa edição da Todavia conta com capa dura, fitilho, folhas amareladas e tradução de Sonali Bertuol. Sem dúvida, uma edição definitiva para os amantes de Hesse e a porta de entrada ideal para novos leitores. Dispostos de forma cronológica, os contos permitem ao leitor acompanhar a evolução do escritor ao longo dos anos e também sentir um gostinho de sua biografia, uma vez que muitos deles são inspirados em episódios autobiográficos. Fechando com chave de ouro, temos o belo posfácio de Michels, especialista em Hesse, que instiga a ir atrás de outras obras do autor e conhecê-lo mais a fundo.

site: https://discolivro.blogspot.com/
@quixotandocomadani 25/10/2022minha estante
Uau! Belíssima resenha de um autor que adoro!! Obrigada pelos detalhes e trechos que vc postou, estava mto curiosa para saber mais sobre o Hermann contista.

Diego Rodrigues 26/10/2022minha estante
Obrigado, Dani! Meu caso com esse livro foi de amor a primeira vista rs

jota 26/12/2022

MUITO BOM: vários textos notáveis de Hermann Hesse, com quem sempre passamos bons momentos, aprendemos alguma coisa
Lido entre 05 e 25 de dezembro de 2022.

Estava vendo e vi que 2022 foi o ano em que mais li Hermann Hesse (1877-1962), quatro livros no total: Francisco de Assis (1904), Peter Camenzind (1904), O Último Verão de Klingsor (1919) e agora essa coletânea com 22 textos, O Lobo e Outros Contos. São histórias publicadas entre 1903 e 1948 e reunidas em 2001 para uma editora de Frankfurt por Volker Michels, especialista na obra de Hesse. O posfácio é do próprio Michels, Os Contos de Hermann Hesse, e nele não apenas é feito o elogio do autor, destacadas suas qualidades e importância literária, também são apresentadas notas sobre Hesse e sua obra, como cada texto é ligeiramente resumido ou explicado, o que é muito útil para o leitor que pela primeira vez tem em mãos um livro do grande autor alemão (naturalizado suíço em 1923).

Gostaria de registrar que nem todos os textos são exatamente contos, como é o caso flagrante de Meditação (1918-9), que está mais para uma reflexão de Hesse, um balanço acerca de sua vida aos quarenta anos, do que outra coisa. Da mesma forma, não são contos, mas novelas, as três histórias publicadas em 1919, Alma de Criança, Klein e Wagner e O Último Verão de Klingsor, reunidos também num volume único com esse último título. De todo modo, Michaels tentou dar uma ideia do desenvolvimento da literatura de Hesse partindo de um texto mais antigo, O Lobo (1903) até um mais recente, O Mendigo (1948), mostrando que em todos eles, de um modo ou de outro, quase sempre há algum elemento biográfico presente ou algo, alguma ideia que depois será desenvolvida, aparecerá numa outra obra do autor.

Nem todas as histórias são profundamente interessantes, gosta-se mais de umas do que de outras, e tenho para mim que as que certamente permanecerão mais tempo em minha memória são as seguintes: O Lobo (1903), história baseada num acontecimento verídico; O Fim do Dr. Knölge (1910), sobre um vegetarista alemão e seu fim, um texto que chega até a ser meio humorístico; O Padre Mathias (1910), texto longo dividido em seis partes, que narra a vida dupla que levava um frade, dividido entre religião e diversão; e Alma de Criança (1919), que narra um roubo feito por um menino de doze anos (talvez o próprio autor), depois a culpa e a angústia decorrentes desse ato. Mas é claro que nas demais narrativas também sempre há algo curioso ou notável, uma palavra, uma frase, um parágrafo, uma ideia, um pensamento a se destacar. Porque estamos lendo não qualquer autor, mas Hermann Hesse. E como diz Volker Michaels, “Há livros cuja leitura é trabalho e rouba forças, e outros, muito poucos, que possibilitam repouso e regeneração ao leitor, sem que ele precise fazer concessões a modas e gosto editorial.” Assim são as obras de Hesse, assim é O Lobo e Outros Contos.

T.N.T.Rock 30/03/2024

Seleção dos melhores contos de Hesse
Uma ótima antologia dos contos de Herman Hesse, selecionados e organizados pelo editor alemão Volker Michels. Essa coleção reúne contos que abrange uma parte significativa da vida do autor, desde memórias da infância e adolescência, até mesmo aquelas que remetem o horror das duas grandes guerras.
Faço uma pequena lista dos meus contos preferidos desse livro:
O lobo
Da infância
O padre Matthias
O ciclone
O mendigo

Bruna 11/06/2023

O Lobo e Outros Contos
Entendo que a escrita do autor é de alta qualidade, mas pra ser sincera, não foi pra mim.
Senti muita falta de personagens femininas e em momento algum senti muita coisa com a leitura, só apatia.

Rodrigo 16/04/2023

Leitura obrigatória
Herman Hesse é um dos grandes escritores de literatura. Neste livro de contos ele nos mostra toda a sua genialidade nas descrições do mundo interior dos personagens onde sonhos, impressões e fantasias se misturam formando todo o amálgama que estrutura a alma humana. É um livro que surpreende ao mostrar toda a riqueza interior do homem.

Marcelo 26/01/2024

Boa leitura
Gostei de um modo geral da coletânea com algumas ressalvas em um ou outro conto, os quais tive dificuldade de apreciar. Possivelmente uma releitura no futuro poderá mudar minha opinião. Mas a maioria dos contos me cativou devido a narrativa agradável e a quantidade de detalhes com que o autor descreve os personagens e lugares, sentimentos e elementos e a delicadeza das histórias.

Paula 04/12/2023

O Lobo e outros contos
Mais um para a lista de favoritos de Hermann Hesse nesse ano! ?O lobo e outros contos? (2021) é uma coletânea de contos publicada pela editora Todavia, com organização e posfácio de Volker Michels e tradução de Sonali Bertuol. São vinte contos organizados em ordem cronológica - de 1903 a 1948- que abarcam temas como memórias de infância, a relação entre o homem e a natureza, a valorização da cultura, bem como seu declínio em decorrência da guerra.
Não há nenhum conto do qual eu não tenha gostado, mas tenho meus favoritos:

- [x] A cidade: não só o melhor conto da coletânea, como um dos melhores que li na vida. Trata da ascensão e queda da civilização. Séculos condensados em seis páginas!
- [x] O lobo: a relação homem - natureza tratada de forma muito sensível e, segundo Volker Michels, uma antecipação da problemática de O Lobo da Estepe.
- [x] O Padre Matthias: trata da vida dupla de um padre. Escrita primorosa.
- [x] A Olho-de-pavão noturna: lembrança de um incidente, ocorrido entre dois amigos, que envolveu uma coleção de borboletas.
- [x] A noite do autor: sobre a noite em que Hesse foi fazer uma leitura de seus poemas em público.
- [x] Se a Guerra durar mais dois anos: título auto explicativo, conto sufocante.
- [x] Alma de criança: crise de consciência de uma criança que cometeu um roubo.

Hesse é um dos meus autores favoritos. Escreve de forma simples, mas com muita sensibilidade. Ótima leitura!

Miriam 13/12/2023

Miriam Olivia impressões de “O lobo e outros contos” de Hermann Hesse
Após terminar o livro 'Desonra' de J.M Coetzee eu decidi procurar um livro que me agradasse. Pensei em ir para uns romances, mas decidi que iria procurar algum autor suíço que fizesse ~ boas descrições de paisagens ~
Procurei isso e em algumas listas da internet achei Hermann Hesse e na hora decidi ler “o lobo e outros contos”. Não parei muito para analisar o autor, eu escolho livro assim. Descobri depois que Hesse na verdade era alemão e se naturalizou suíço e que recebeu o Nobel de Literatura em 1946.
Esse livro é um compilado de contos em ordem de escrita, selecionados por Volker Michels. Eu descobri que amo compilações não feitas pelos próprios autores. Como no livro de poemas da Wisława Szymborska, quando há um toque de um pesquisador que entende a obra do autor é lindo de ver! Foi isso que Michels fez : um primoroso trabalho. No posfácio ele explica que Hesse foi muito criticado por “desperdiçar o som talento com a escrita, com temas tão banais”.
Hesse escreve sobre diversos temas, mas nada muito exageradamente fantasioso. É meio dia a dia mesmo. O enfoque que ele dá para os sentimentos humanos é onde está o elemento fantástico.
Dos contos eu amei alguns, outros eu realmente cheguei no “deu já”.
Eu amei como em “o lobo” ele consegue fazer com que eu me sentisse dentro do lobo, sua respiração, seu olhar e seu sofrimento. Fantástico.
Agora, em “da infância” eu chorei horrores, eu fiquei uns 3 dias falando desse conto para as pessoas a minha volta. Como ele consegue ser tão sensível ao apresentar o olhar de uma criança.
“Meditação” é tão intimista que parece que o autor está traduzindo o que sentimos. Fantástico.
Agora, a tal da história de “Klingsor”, não deu pra mim, foi literalmente “deu já”.

Eu fiquei tão impactada (e falei tanto dele) que Cladilson me deu a cópia física do livro quando eu ainda estava no segundo conto! Haha Normalmente eu compro a cópia física ao terminar e constatar que amei o livro!

Um ótimo livro que permeia muitos temas, muitos personagens, muitas paisagens, muitos sentimentos. Excelente. Ou melhor: Fantástico!