The Song of Achilles

The Song of Achilles Madeline Miller

Resenhas - The Song of Achilles

annjupace 18/01/2023

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
"Não sabemos. Somos apenas mortais, um breve lampejo de chama"
(......)
"— Você não tem outras lembranças?
É de lembranças que sou feito.
— Fale, então."

site: https://mobile.twitter.com/pdasupremacy/status/1354564160756080641

Triz 22/04/2023

O que dizer, não é mesmo?
Li esse livro pela primeira vez em 2021, e me apaixonei completamente. desde antes de ler essa história, já sabia que seria algo que me marcaria profundamente, e marcou. por conta da canção de aquiles comecei a estudar sobre mitologia, e hoje em dia é o meu campo de estudo. esse livro nao só me trouxe uma visão do meu lugar no mundo, mas fez com que eu me sentisse pertencente nele. obviamente o livro possui falhas, as quais eu entendo completamente quando são pontuadas, mas as partes positivas são tantas que pra mim, sobressaem qualquer falha. o livro é na visão do patroclo, o que explica completamente a ?romantização? do personagem do aquiles. já ouvi muito a crítica ?na ilíada o aquiles era um babaca arrogance, e o livro fez ele parecer legal?. no livro ele ainda é um babaca arrogante, mas a autora decidiu mostrar essa perspectiva de uma outra maneira, de alguém que o amava. a parte que me incomoda minimamente é o fato de patroclo não ter sido tratado como um soldado e somente representado na medicina, mas isso pode ser em grande parte por interpretação também. já li todos os livros possíveis em que o aquiles e o patroclo são apresentados, li todos os diálogos de todos os filósofos em que eles são meramente citados, fui atrás de todas as fontes histórias e descobri as minhas preferidas e as minhas mais odiadas. e se tem algo que eu amo em ?a canção de aquiles? é o fato do suposto ?calcanhar? não ser apresentado, porque esse ?mito? tão conhecido, é na verdade fruto de uma releitura da ilíada por um romano chamado Estácio no ano II d.c. não representa o personagem original, e sim uma versão do aquiles invernada pelo estácio.
sim, a obra é feita pela interpretação da madeline miller das fontes históricas, mas qualquer releitura também é. eu acho o livro brilhante, extremamente bem embasado considerando que ela é doutora em estudos clássicos, poético é simplesmente genial.
essa história, que me foi proporcionada pela primeira vez por meio desse livro, mudou a minha vida de todas as melhores maneiras, e eu vou ser eternamente grata por isso.
a canção de aquiles merece todas as estrelas possíveis.