O Som do Tapa

O Som do Tapa Carla Guerson

Resenhas - O som do tapa

leiturasdabiaprado 31/12/2023

O Som do Tapa já estava na minha estante desde o início do ano, e, justamente por eu já ter lido Fogo de Palha da Carla eu sabia que seria potente e que eu precisava de um momento especial para fazer essa leitura!
Ontem eu senti que era hora dos meus incômodos encontrarem os da Carla (e o de tantas mulheres), comecei a ler ontem à noite, li metade, fiquei com a garganta presa, um peso no peito e deixei para terminar hoje de manhã!
Acordei e terminei ainda na cama, ainda agora, com lágrimas nos olhos, ainda com o peso no peito e o nó na garganta... com aquela dor que só quem é mulher conhece, com o peso da vida, das multifunções, da cobrança, do menosprezo, do subjugar, mas também com a certeza do amor incondicional, da força, da luta e da garra!
Ser mulher não é das tarefas fáceis, ainda precisamos de muito luta para alcançarmos a tão sonhada igualdade, como já dizia Simone de Beauvoir: ?Nunca se esqueça de que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.?
Mas, falando de O Som do Tapa, são 28 contos sobre o que é ser mulher, que desnudam a alma feminina, atravessando gerações e classes sociais, é a essência do feminino, suas dores, anseios, medos, rotina...
O livro aborda temas insólitos (e tão presentes na vida das mulheres) como feminicídio, perda de filho, violência doméstica, alcoolismo, divórcio, mãe-solo... é um apanhado muito bem escrito do nosso universo!
É um livro para ser lido com o coração, ele vai vibrar no compasso de cada história, a gente se identifica com as personagens, entende as suas razões, seus sentimentos...
Na verdade o livro é como se fosse uma grande conversa sincera entre amigas, ou, da gente com o nosso interior, com a nossa deusa feminina!
Carla, muito obrigada, estou aqui transbordando de emoções e querendo que todas as mulheres possam um dia trazer os anseios e incômodos delas ao encontro dos seus, dos nossos! ??

gilmarpsicologo 22/11/2023

Com todo o caos que o cotidiano provoca, a autora nos mostra os infernos particulares que cada um nós vivemos e suas consequências.
Provocante, intenso e que nos permite refletir sobre questões sociais.

Carol 18/08/2023

A leitura do livro é fácil, com uma linguagem bem acessível.
Os contos são curtos (uma média de 3 páginas por conto), e a abordam temas diversos relacionados à realidade feminina.
Seria um livro excelente para ser utilizado com alunos de ensino médio, pois tem o potencial de incitar discussões sobre temas super importante e atuais.

Matheus656 16/05/2023

Quantas perdas cabem na vida de uma mulher?
Amo ler contos e amei este livro.

o texto é de fato chocante, e compila diferentes histórias que provocam muitos transtornos e que gera inúmeras reflexões.

as histórias que compilam a obra, embora curtas, são de significados absurdos. a autora foi audaz ao criar cada personagem e conseguindo colocar os sentimentos em cada ação que é retratada. tive vontade de chorar em vários momentos. breve, delicado e profundo

?o o som do tapa? é um livro excepcional, que cumpre muito bem o papel de deixar inúmeras reflexões e muita emoção. delicadeza bruta. lendo e sentindo junto. a escrita é fluida e simples. um daqueles livros que se leem rapidamente mas que deixam grandes marcas.

um texto muito intenso e reflexivo. super recomendo! (mas recomendo uma pesquisa prévia antes da leitura, já que no texto há alguns gatilhos). leiam literatura nacional (e independente!).

Julia Romão 27/12/2022

Amo ler contos e amei este livro. Alguns contos me tocaram mais que outros e acredito que são atemporais, são momentâneos e se conectam de acordo com o momento do leitor. Os que mais gostei e me surpreenderam foram "A parede", "Estragada" e "18 anos".

(Leitura: dezembro, 2021)

asaquebrada 15/08/2022

As mulheres que ali estão, a gente se vê nelas.

A Carla provoca, ousa, prende a gente em cada conto, em cada canto dessas mulheres.

Luly @projetocabeceira 09/06/2022

Gente do céu! Não tem um conto que não seja um tapa! Muita sensibilidade, polêmicas, finais inesperados em contos que falam de pontos de vista femininos, histórias tão bobas quanto revoltantes, tão surreais quanto reais. Muito bem escrito!

Talita | @gosteilogoindico 14/05/2022

Intenso!
28 histórias que envolvem mulheres. Não é apenas isso: ao longo do livro podemos ver vários cenários em que mulheres estão inseridas e pelas situações que passam: violência, relacionamento abusivo, perdas, maternidade, medos, entre outros.

Um livro muito intenso, reflexivo, que me deixou sem ar em muitos momentos e de uma profundidade inacreditável. Carla conseguiu me deixar desconfortável e vidrada nessa leitura (comecei e terminei hoje).

Super recomendo! (Há alguns gatilhos).

Henrique Pariz Filho 21/02/2022

O som do tapa RESENHA
?Quem quer a flor perfeita, afinal?? - Pág. 57

Quando iniciei a leitura vi um storie em que uma leitora indicava o livro a todos os homens e isso me ficou na mente, achei interessante e aguardava ansioso do porque da indicação.

?O som do tapa? que conta 28 histórias de 28 mulheres foi lançado em 2021 pela @patuá.

?Seu útero contraiu forte, a ponto de a fazer dobrar . Mas um aborto dolorido, dessa vez sem sangue, sem barriga, sem feto. Apenas a dor da perda, a mãe que ainda não era.? - Pág. 35

O mundo é cruel assim como as palavras de Carla que, em seus contos curtos, nos mostra a crueza que é viver sobretudo em corpos femininos.
A cobrança do ?corpo perfeito?, através da soberania do patriarcado e do padrão hetero normativo, que leva à pensamentos e sentimentos sabotadores sobre cada individualidade.

[Continua no IG @palavrasmargina_es]

Onyxia 18/02/2022

Meia hora de vida real
Contos maravilhosos. Alguns eu desejei saber mais, como por exemplo: O que ela fez depois disso? Outros como o caso do conto Querido pai, senti que muitas mulheres já desejaram aquilo e com isso cada conto consegue falar com o leitor de alguma maneira. Se não for diretamente por ter ocorrido uma identificação vai ser de algo que algum amigo já viveu ou você já ouviu falar. Recomendo a leitura.

Ps: A capa do livro é sensacional, me lembrou o quadrinho de Sandman

Bia França 12/02/2022

Esperava mais
Antes de qualquer coisa, que fique claro, falo da obra e não da autora como pessoa.

O livro é de fácil leitura e a premissa é muito boa.

Os contos no geral são escritos em primeira pessoa, há mudanças no foco narrativo porém eles são similares entre todos os contos. Parece ser sempre o mesmo narrador. Não há variedade na técnica estrutural dos contos.
Um leitor experiente com facilidade sabe para onde está sendo conduzido e, deduz facilmente o que se dirá de modo geral. Há clichês.
Aparentemente, a autora selecionou desgraças da vida feminina ( a premissa é boa), tenta desenvolve-los na narrativa, porém nem sempre tem um desfecho satisfatório. Os personagens são de modo geral planos, para temas tão densos.
O primeiro conto, o narrador é a parede de um banheiro; achei a narrativa um tanto infantil por si só, e fica mais evidente ante a desgraça prenunciada.

Mas é um bom livro de entrada para os novos leitores.

Enfim, esperava mais após ler o lindo prefácio de Aline Bei, e do burburinho na internet.

Michele 27/12/2021

Esse som vai reverberar por muito tempo na sua mente
É difícil eu me deparar com um livro de contos em que todos, sem exceção, mexem comigo a fundo.

O SOM DO TAPA da querida @carlaguerson é assim. Dá vontade de conversar sobre ele, de indicar para mais pessoas lerem e, com certeza, já tem um lugar guardado na minha lista de livros preferidos.

Como já comentei por aqui, eu tenho me dedicado a um projeto chamado “O que contam as mulheres?” em que faço um levantamento sobre as características da literatura produzida por escritoras.

Eu apoio que, se é para as mulheres escreverem, que seja contado tudo o que não foi dito até aqui. A nossa história é marcada pela opressão, e a literatura é uma forma de nos libertarmos.

Se eu tentasse elencar as principais características dessa literatura, encontraria todas no livro da Carla: o foco narrativo sob a perspectiva feminina, a abordagem do cotidiano da mulher, o destaque para os diversos tipos de violência sofridos pelo gênero feminino, a revelação de desejos oprimidos e a diversidade nos perfis das protagonistas, apenas para citar alguns.

O título não poderia ser mais apropriado. Cada conto é um tapa, uma revelação, um aprendizado de que a vida não é um conto de fadas e ser mulher não é algo simples e espontâneo.

A leitura nos faz refletir, repensar os nossos conceitos, querer romper padrões ou entender por que tais padrões devem ser rompidos.

Falando nisso, ser impactante é um efeito que revela o quanto essa leitura é necessária. Ficamos chocadas porque nos reconhecemos em cada conto, em trechos que contemplam os nossos maiores medos (estupro, violência doméstica, etc.), nossos segredos íntimos (maternidade não romantizada, por exemplo) e, ainda, a distância que estamos dos padrões que nos querem forçar a seguir.

Esse é um livro que, de fato, só poderia ser escrito por uma mulher. Isso porque a autora conseguiu destrinchar todas as faces do feminino. Consequentemente, é este o tipo de obra que nós, leitoras, precisamos.

Tenho muito orgulho de ser amiga dessa autora incrível e de ter feito parte da história de O SOM DO TAPA como revisora. Só posso dizer a todos que leiam!

Maria Amélia 05/12/2021

Tinha preconceito com livro de contos, mas depois da leitura desses 28 contos curtos e ao mesmo tempo tão profundos, não tenho mais.
O conto que mais gostei foi "18 anos".

Mary Manzolli 05/10/2021

A gente sente mesmo cada tapa.
Quando o livro da Carla chegou, dei uma rápida folheada e na minha ingenuidade imaginei que seria uma leitura rápida. Acho que nunca me enganei tanto com um pré julgamento de um livro, demorei quatro dias para ler.

São 28 contos, alguns bem curtinhos, mas de uma intensidade inimaginável e impossível de descrever numa resenha.

Os contos são impactantes, viscerais, repletos de verdades dolorosas e estórias psicologicamente cruéis porque sabemos serem, perfeitamente, possíveis. Um livro para ser digerido, va-ga-ro-sa-men-te, conto à conto, sem pressa e muita disposição para encarar inúmeros gatilhos

Não obstante o realismo incômodo, a escrita de Carla é absolutamente maravilhosa, pois consegue tratar de assuntos do universo feminino, como estupro, violência doméstica, perdas, maternidade, relacionamentos abusivos, sobrecarga feminina, conflitos familiares, sexualidade e crise de autoimagem, de forma a nos transportar para dentro da mente das personagens.

Mais uma adorável surpresa literária neste 2021 repleto de boas leituras.