Lotus

Lotus Jennifer Hartmann

Resenhas - Lotus: A Love Story

Mona 18/09/2021

Maravilhoso
Esse é um livro que eu esperei por bastante tempo pra ler por ter gostado muito de outro livro da autora, Still Beating. A história gira principalmente em torno de Sydney e Oliver, os dois eram melhores amigos na infância até o dia em que Oliver desaparece no dia 4 de julho de 1998. Ele foi mantido durante 22 anos em cativeiro por um homem que o alienava dizendo que o mundo não era mais habitável e todos estavam mortos. Devido a um acidente, Oliver acaba saindo do cativeiro e descobre que os 22 anos em que ele passou preso eram na verdade tudo uma mentira.

No tempo em que ficou em cativeiro, Oliver só se lembrava de duas coisas da infância: seu nome e uma palavra, Lótus. Quando ele se liberta de seu cativeiro e encontra seu meio-irmão e sua amiga Sydney, imediatamente a reconhece como a menina que ele desenhava em seus quadrinhos enquanto estava preso, mas não se lembra do seu irmão ou o quê levou ele a ser pego pelo homem que o sequestrou. Então, Oliver precisa se acostumar em um mundo que ele achava estar destruído, aprender a conviver novamente com as pessoas e tentar descobrir o que aconteceu duas décadas atrás.

Preciso dizer que o que tirou estrelas desse livro foi principalmente a Sydney. Até uns 20-30% do livro eu tava gostando bastante dela, mas depois disso a personagem ficou insuportável. Tudo era "não posso ficar com o Oliver, vou estragar nossa amizade pipipipopopo vou machucar ele" e CONTINUAVA EM CIMA DELE. Isso só deixava o coitado confuso e a amizade deles na merda.

Eu AMEI o Oliver, o tempo todo eu só queria entrar no livro e proteger o bichinho de todo o mal pra sempre, eu ri demais em vários momentos do livro com a falta de jeito dele com a tecnologia. Gabe foi um bom personagem também, me irritou em alguns momentos mas foi o único a tentar por um pingo de juízo na Sydney.

Outra coisa que me incomodou foi a falta de atenção que a autora deu ao trauma do Oliver, pra mim parecia que o livro era mais focado na Sydney, em como ela se sentiu quando ele desapareceu, como isso afetou os relacionamentos dela com as pessoas, e senti muita falta de um desenvolvimento melhor em relação ao que o Oliver passou.

Fora isso, o livro é ótimo e eu indico muito, adoro a escrita da Jennifer. Mas achei muito ruim ela não ter posto um aviso de gatilho na sinopse, pelo menos na Amazon não tem. Caso vc tenha interesse em ler, tenha em mente que tem gatilho pra abuso sexual infantil e algumas cenas de violência que podem gerar desconforto, não leia se não se sentir "confortável" ??