Lotus

Lotus Jennifer Hartmann

Resenhas - Lotus: A Love Story

@Francielly 20/05/2023

"Vocês encontraram o caminho de volta um para o outro."
"- Lotus. A palavra soa estranha na minha língua: desconhecido. Não sei o que significa, mas acho.....Eu acho que isso significa tudo."

Oliver Lynch foi mantido cativo durante 22 anos, sequestrado quando tinha apenas 8 anos por um psicopata que dizia que o mundo havia sofrido um ataque nuclear e que o ar estava contaminado fazendo com que a maioria das pessoas estivessem mortas. O homem disse que o salvou, que o manteria seguro, Oliver ficou desolado, mas ele o alimentava, dava brinquedos, livros, tentava fazer a vida dele o mais normal possível dentro daquele espaço pequeno no porão, então, ele acabou se acostumando a viver naquele lugar.

Os únicos entretenimentos para diminuir a solidão, eram: Ler, o que o deixou extremamente inteligente. Desenhar, o que ele não era tão bom no início, mas acabou tornando-se a sua paixão e ele desenhou uma história em quadrinhos onde ele salvava uma menina de um homem sem rosto. Fazer exercícios físicos, um hábito que ele desenvolveu quando cresceu, por causa de todos os livros que leu sobre saúde. Ele viveu dessa forma durante muito tempo. Até que algo aconteceu com o homem que o sequestrou, Oliver precisava sair do cativeiro para buscar ajuda, e o que ele encontrou o deixou confuso e perdido ao descobrir que vivia uma grande mentira durante 22 anos. Ele foi levado para a casa do meio-irmão Gabe, o qual não se lembrava. E com a volta dele, a vizinha Sydinei que era sua melhor amiga na infância, foi visitá-lo, e ele acabou lembrando dela, não tudo, mas tinha a sensação de que ela era familiar, afinal ela era a garota que ele desenhava em seus quadrinhos.

Sydinei Neville é uma programadora de sites para autores, ela ama pintar, e às vezes aceita trabalhar como bartender no bar da cidade. Ela sempre procurou se manter ocupada, porque desde quando tinha 7 anos a sua vida passou a ter um enorme vazio, que ao crescer ela passou a preenchê-lo com pinturas e sexo casual. Um vazio que surgiu desde quando o seu melhor amigo de infância desapareceu, ninguém nunca conseguiu encontrá-lo. Até que ele voltou, e o vazio que sentiu por muito tempo, começou a ser preenchido aos poucos.

Com Oliver de volta ao mundo real, agora ele precisa aprender como o mundo funciona. Ele não tem a malícia que a maioria das pessoas adquirem com os acontecimentos da vida, precisa entender coisas simples para todos, como: tecnologia, as pessoas, os sentimentos e o que ele gosta de fazer para poder encontrar um emprego. E mesmo sem as memórias, ele está cada vez mais focado em se habituar, e possivelmente recuperar as memórias. O Gabe e a Syd são o seu alicerce para isso, a Syd ainda mais, pois é a única pessoa que ele tem uma sensação de familiaridade e em quem ele mais confia.

Então, Oliver e a Syd começam a passar muito tempo juntos, ambos em busca de recuperar o tempo perdido, eles fazem a maioria das coisas juntos, como: assistir filmes, sair parar passear, cozinhar, ou simplesmente passar um tempo um com o outro, seja na casa dela ou na casa do irmão do Oliver. E com isso, a conexão que eles sempre tiveram, voltou ainda mais forte.

Inicialmente era apenas um tempo de qualidade como amigos, sabe? Como eles sempre foram quando eram crianças, inseparáveis. Mas, depois do beijo "inocente" que eles trocam quando o Oliver pediu para a Syd ensinar ele a beijar, a tensão sexual aumentou e desencadeou outros sentimentos neles. E em um determinado momento, Oliver se pega cada vez mais apaixonado, apegado e fascinado pela Syd. A Syd sempre foi uma garota que não ligava para relacionamento e fugia de qualquer tipo de sentimento, até Oliver voltar. Ela percebe que o quer também, mas acaba o afastando, por medo, pois ela passou a vida toda bloqueando qualquer tipo de sentimento por medo de perder a pessoa, isso acaba fazem ambos sofrerem muito, o processo do entendimento do que ambos sentem é doloroso, mas o momento que eles aceitam que foram feitos um para o outro é recompensador.

"- Fazemos amor ali mesmo, no chão do escritório dela, cobertos de tinta, suor e beijos, nossos corações finalmente descansando."

O livro tem personagens secundários incríveis, o Gabe, a Clem que é irmã da Syd, a Thabita que é uma personagem que apareceu no livro "Enquanto o seu coração bater". Eles tornaram a estória ainda mais interessante e no livro podemos ver mais sobre a vida deles também.

Bom, o que posso deixar registrado aqui sem dar spoiler é que: aconteceu algo horrível que fez o Oliver ser sequestrado quando era apenas uma criança, não foi um sequestro aleatório feito por um maníaco qualquer, foi algo encomendado. Leiam para descobrir, juro que vale a pena.

Enfim, eu amei esse livro, recomendo muito! Descobrir tudo o que aconteceu me fez sentir raiva, muita raiva. Mas, o amor e o final feliz que todos eles alcançaram, principalmente o Oliver e a Syd compensaram todo o sofrimento, a família que eles formaram é linda, e com toda certeza eles foram feitos um para o outro.

"Pela primeira vez, estou verdadeiramente e excepcionalmente feliz. Eu tenho uma família. Tenho liberdade e possibilidade e ar fresco e sol. Eu tenho esperança. Eu tenho significado. Eu a tenho."
Angelica.Zilda 20/05/2023minha estante
Interesseeeei :D

BArbara910 20/05/2023minha estante
Já querooooo ?

Luiz Souza 21/05/2023minha estante
Oliver saiu da caverna kkkk

@Francielly 21/05/2023minha estante
@Angelica, que maravilha, espero que goste da leitura! ??

@Francielly 21/05/2023minha estante
@Barbara, amg, é incrível, tem algumas parte que dá raiva, mas tirando isso é muito bom! ??

@Francielly 21/05/2023minha estante
@Luiz, tipo isso amg kkkkkkkkkkk o coitado vivia em um buraco no chão.

Angelica.Zilda 23/05/2023minha estante
@Fran, só tem em inglês né? não achei a versão em português

@Francielly 23/05/2023minha estante
@Angelica, não, tem em português também. Você tem telegram?

julia776 29/05/2023minha estante
@Fran me envia no telegram também ?

Angelica.Zilda 29/05/2023minha estante
tenho sim fran... quero ele em portugues... como faço pra achar?

@Francielly 29/05/2023minha estante
@Chérie e @Angelica, me mandem um oi lá no telegram que envio para vocês. O usuário é "opsssfran"

Evandro.Junior 11/06/2023minha estante
Quase toda resenha sua acaba me deixando com vontade de ler o livro, mais um para a lista.

Angelica.Zilda 14/06/2023minha estante
Fran, te chamei no telegram! Muito obrigada

@Francielly 16/06/2023minha estante
@Evandro.Junior, a que bom! ? Acho que é porque descrevo um pouco da história de cada livro, mas sem revelar demais, e a curiosidade fala mais alto. kkkkk

Evandro.Junior 17/06/2023minha estante
É mais ou menos isso mesmo :) eu sei que vai dar vontade de ler se ler a sua resenha, mesmo assim acabo indo ler rs.

Mona 18/09/2021

Maravilhoso
Esse é um livro que eu esperei por bastante tempo pra ler por ter gostado muito de outro livro da autora, Still Beating. A história gira principalmente em torno de Sydney e Oliver, os dois eram melhores amigos na infância até o dia em que Oliver desaparece no dia 4 de julho de 1998. Ele foi mantido durante 22 anos em cativeiro por um homem que o alienava dizendo que o mundo não era mais habitável e todos estavam mortos. Devido a um acidente, Oliver acaba saindo do cativeiro e descobre que os 22 anos em que ele passou preso eram na verdade tudo uma mentira.

No tempo em que ficou em cativeiro, Oliver só se lembrava de duas coisas da infância: seu nome e uma palavra, Lótus. Quando ele se liberta de seu cativeiro e encontra seu meio-irmão e sua amiga Sydney, imediatamente a reconhece como a menina que ele desenhava em seus quadrinhos enquanto estava preso, mas não se lembra do seu irmão ou o quê levou ele a ser pego pelo homem que o sequestrou. Então, Oliver precisa se acostumar em um mundo que ele achava estar destruído, aprender a conviver novamente com as pessoas e tentar descobrir o que aconteceu duas décadas atrás.

Preciso dizer que o que tirou estrelas desse livro foi principalmente a Sydney. Até uns 20-30% do livro eu tava gostando bastante dela, mas depois disso a personagem ficou insuportável. Tudo era "não posso ficar com o Oliver, vou estragar nossa amizade pipipipopopo vou machucar ele" e CONTINUAVA EM CIMA DELE. Isso só deixava o coitado confuso e a amizade deles na merda.

Eu AMEI o Oliver, o tempo todo eu só queria entrar no livro e proteger o bichinho de todo o mal pra sempre, eu ri demais em vários momentos do livro com a falta de jeito dele com a tecnologia. Gabe foi um bom personagem também, me irritou em alguns momentos mas foi o único a tentar por um pingo de juízo na Sydney.

Outra coisa que me incomodou foi a falta de atenção que a autora deu ao trauma do Oliver, pra mim parecia que o livro era mais focado na Sydney, em como ela se sentiu quando ele desapareceu, como isso afetou os relacionamentos dela com as pessoas, e senti muita falta de um desenvolvimento melhor em relação ao que o Oliver passou.

Fora isso, o livro é ótimo e eu indico muito, adoro a escrita da Jennifer. Mas achei muito ruim ela não ter posto um aviso de gatilho na sinopse, pelo menos na Amazon não tem. Caso vc tenha interesse em ler, tenha em mente que tem gatilho pra abuso sexual infantil e algumas cenas de violência que podem gerar desconforto, não leia se não se sentir "confortável" ??

Sheila.m 01/10/2023

Uauu? que livroooo, segundo livro que leio da autora e pela segunda vez ela me deixa literalmente sem rumo, com toda certeza está na minha lista como uma das minhas favoritas, ela tem habilidade de criar personagens incríveis e doces, histórias de amor dolorosas, devastadoras, impressionantes que te fazem sorrir, chorar em meio a um vendaval de emoções, mas com a certeza que o final vai ser excepcional. Parabéns Jennifer Hartmann, vc é surreal.

É o tipo de livro que te faz sentir tudo e de tantas formas que fica difícil explicar em palavras, simplesmente perfeito.

Há vinte e dois anos atrás, uma criança desapareceu misteriosamente, seu nome era Oliver Lynch. Com o passar dos anos, todos presumiram que ele havia sido morto, até que um dia, um homem foi encontrado na beira da estrada.

Oliver Lynch é um fofo adorável, a história dele é triste, te faz ficar com os dedos cruzados torcendo e cheia de esperança que ele supere os traumas, encontre a tão merecida felicidade depois de ter sido privado de uma vida normal por tantos anos. Não tem como não sorrir com a inocência dele, em como ele tem uma alma pura e doce. Foi fofo demais ele com o guaxinim de estimação, lendo os romances da Sydney e achando que ela ia gostar que ele fosse parecido com os personagens que ela gosta de ler, querendo estar perto dela o tempo todo depois de tanto tempo perdido.

É incrível ver a sua transformação ao longo da história, ver ele derrubando barreiras , se encontrando como pessoa, lutando por sua felicidade e amor sem perder o jeitinho inocente? que personagem incrível!!!

Sydney tb é uma personagem incrível, gentil, sarcástica, divertida e até mesmo estranha, fugia de relacionamentos como o diabo da cruz. Quando Oliver desapareceu levou junto o seu coração e só quando ele voltou ela o teve de volta, entre perdas e traumas, ela morria de medo de perder novamente o melhor amigo, o garoto que nunca deixou de ser o dono do seu coração. Ela nunca deixou ter esperança e deixou de procurar o garotinho que era o seu melhor amigo, aquele que ela pediu em casamento e quando era uma garotinha que usava maria chiquinhas.

?Inclinando-me para fora da minha janela em uma manhã sufocante de verão, perguntei se ele também queria se casar comigo.
Oliver respondeu: ? Com quem mais eu me casaria?
Nosso futuro estava gravado em pedra. A vida era boa. E então ele se foi. Em um piscar de olhos, sem aviso, Oliver foi arrancado de minhas mãos.?

O relacionamento de Oliver e Sydney é o tipo de conexão que todos sonhamos em ter com alguém. Eles são almas que se completam, estavam destinados a isso, e mesmo ele não se lembrando exatamente dela, ela sempre fez parte dele enquanto esteve em isolamento, foi simplesmente linda a conexão deles.

"É difícil quebrar alguém que já passou pelo pior da vida. Tendemos a ser bastante resilientes."

"Sempre fomos nós."

Cons.Pontes 17/10/2021

História bem bacana, amei poder acompanhar o relacionamento de Syd e Olivere ir juntando as peças pra desvendar oq aconteceu, gostei bastante!!

Maria7506 19/09/2021

Jennifer Hartmann pode pegar meu coração, eu deixo!!! Essa mulher é sensacional!

Lotus nos conta a história de Oliver, um homem que desapareceu misteriosamente quando era criança. Nenhum rastro dele foi encontrado pela polícia nem pela família. Vinte dois anos depois, do nada, Oliver é encontrado na beira de uma estrada e a partir daí vamos acompanhar a inserção de Oliver no mundo. Ele está tão perdido, tadinho, mas não está sozinho. Tem um meio-irmão, Gabe, e a melhor amiga de infância e vizinha, Sydney.

Sinto que nada do for escrito nessa resenha vai realmente traduzir o que senti lendo esse livro.
Lotus é sobre sentimentos, não tenho muito o que dizer sobre o desenvolvimento da história, acho que a experiência desse livro é ler e sentir junto com os personagens. A dor da perda, a felicidade do reencontro, o sentir-se deslocado, confuso, os conflitos entre a verdade e a mentira? e assim vai. É um livro emocionante, mas não é triste.
Oliver e Syd formam aquele casal escrito nas estrelas, ou no caso deles, escrito nos fogos de artifício. São perfeitos um para o outro, Syd é tudo o que Oliver precisa para recomeçar e Oliver é tudo o que Syd precisa para avançar com a vida.

Eu amei os personagens, todos. Oliver é uma graça, da vontade de colocá-lo em um potinho. Quando usava palavras difíceis ou quando ficava perdido com o celular dava vontade de apertar as bochechas dele. Sydney é engraçada, espontânea, alegre. Uma artista que nunca desistiu do Oliver, mesmo quando todo mundo já tinha desistido. Agora vou seguir a minha vida esperando o dia do livro do Gabe e da Tabitha, eu precisa desse livro!!!

Lotus é um livro lindo, super recomendo a leitura e não precisa ter lido Still Beating para ler Lotus.

Nicole | @estanteliiteraria 20/09/2021

Chorando feito uma condenada
Dava um total de 0 expectativas pra esse livro e agora me encontro no momento com o coração quente cheio de tanto amor e chorando feito uma condenada pq OLIVER LYNCH VOCÊ É SIMPLESMENTE PERFEITO E O MUNDO NÃO TE MERECE, VOCÊ É MUITO PRECIOSOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
Lud @quoteseplots 22/09/2021minha estante
amiga, eu nem consegui escrever nada! Queria fazer uma resenha linda, mas ainda to imersa. Oliver merece o mundo

Elly 04/10/2021

O TANTO DE LÁGRIMA QUE EU PRODUZI NÃO TÁ EXPLICADO
"E é lá em nossa colina secreta que dançamos, choramos e nos apaixonamos novamente."

Chorei no começo, chorei no meio e chorei no final (inclusive acertei na metade com meu palpite sobre o vilão) passei raiva em alguns momentos mas nem isso tirou a magia que foi a minha experiência com esse livro. Quase não consigo encontrar palavras para explicar o quanto esse livro valeu cada segundo do meu tempo e o quanto eu tenho o Oliver Linch guardado dentro do meu coração assim como muitos outros personagens que foram sobreviventes. O amor que Oliver e Sydney sentem um pelo outro foi a coisa mais linda que eu pude ler e sentir.

C_R 05/12/2021

Gostei
Essa é outra autora que nos tira da zona de conforto e nos chacoalha.
Não sei onde ela arruma inspiração para escrever histórias tão bizarras e aterrorizantes e que são tão envolvente, mantendo o leitor cativo de cada linha.
É uma historia cheia de reviravoltas e por mais que algumas coisas sejam previsíveis, ainda consegue nos surpreende em algumas situações.
Segundo que leio da autora e apaixonada pela escrita dela.

Livro 97 de 2021

bibica3 21/05/2023

O
O slow burn é gostosinho e no início o mistério em volta do Oliver pega bastante a gente mas com o passar da história ele é desenvolvido de forma bem fraca e apesar do plot twist, não fica melhor, o romance acaba tomando o lugar 100% (o que tá tudo bem já que é para ser um romance), porém a justificativa pra tudo é meio sem sentido.

bia prado 19/02/2023

Esperava lágrimas ganhei bocejos
Não tem nada pior do que ficar indiferente aos personagens. neste livro o mocinho, Oliver, é raptado quando tinha 8 anos e fica 22 dois anos em cativeiro. a história começa quando ele volta pra casa e descobre que ele foi enganado a vida toda. então, o leitor vai acompanhar seu processo de adaptação ao mundo moderno, com suas tecnologias, e também conforme ele adquire mais habilidades sociais. como a memória dele ficou turva sobre os acontecimentos da noite que foi sequestrado, conforme o livro passa temos alguns flashbacks do passado, pra tentar entender melhor o que ocorreu realmente. e a única pessoa que ele lembra de sua infância é a mocinha, Syd. eles eram vizinhos quando criança, uma dupla inseparável, e quando ele volta a morar com o irmão, Gabe, ela ainda mora na mesma casa e eles começam a se reconectar.

é de se esperar que tendo um plot tão intenso, que esse livro seria super emocionante e tals. acho que a autora até tentou, mas não funcionou pra mim. o romance deles se passa durante 10 meses e é bemm lento. o Oliver precisa aprender várias coisas novas, principalmente como viver em sociedade e saber se relacionar com as pessoas e isso é compreensível. por exemplo, ele não tem malícia nenhuma e às vezes entende as coisas literalmente, então tudo é novidade pra ele, inclusive relacionamentos amorosos. os protagonistas vão desenvolvendo uma amizade, mas a partir de um momento, ele não quer ser só amigo da Syd e ela também gosta dele, porém ela tem medo de o machucar e é contra eles namorarem. e isso me irritou profundamente, porque parece que a autora não encontrou outro obstáculo pra retardar o romance deles e colocou esse motivo meia boca. e isso dura até uns 60% do livro. ele querendo ficar com ela e ela negando. e ela sabia dos sentimentos dele e ficava dando sinais ambíguos pra ele, beijando ele e não desgrudando. a Syd acaba machucando os dois e sinceramente? por nada. no final, eu já nem entendia mais por que ele gostava dela.

além de basicamente não gostar da mocinha, teve umas passagens bem estranhas com o irmão do Oliver, o Gabe. ele é vizinho e melhor amigo da Syd, mas eles também já ficaram no passado e achei muito estranho algumas falas dele. por exemplo quando ele comenta pra Syd “Your tongue is fantastic. But that’s what I’m worried about” ou depois que o Oliver e a Syd têm a primeira vez deles e o Gabe fica pedindo detalhes da noite pro Oliver?? creepy

a outra parte do romance é o mistério sobre o motivo do desaparecimento do Oliver e a autora só vai desenvolver isso no final do final do livro. eu já suspeitava sobre o vilão, então não fui surpreendida nem nada.

acho que a única coisa que gostei realmente foi do Oliver. ver ele aprendendo a viver foi bem interessante e é engraçado como ele é super sincero e não compreende as máscaras sociais das pessoas. pra ele as coisas são bem simples e não faz sentido as pessoas complicarem tudo e eles está certíssimo.

em suma, esperava me emocionar e no final estava indiferente a tudo do enredo. se você quer um livro com virgin hero, recomendo Archer’s Voice.

tropes/ conteúdo:

aviso gatilho: pedofilia

site: instagram.com/trechosdelivros

jess 27/07/2022

sn + ol
esse livro foi muito bom!! achei q eu gostaria dele mais por ter um tema mais pesado mas sinto que ele será o meu ?menos fav? de todos os livros da jennifer. O casal principal apesar de serem lindos não foi dos melhores.
sobre o plot central do livro eu achei espetacular apesar de ter sacado por volta de 60% mas foi bem inteligente.
e eu adorei a junção do gabe com a pp que aparece no livro still beating, sinto q posso seguir em frente depois disso e foi ótimo sentir um gostinho de como meus favs deancora estão

dessavii 20/11/2021

o que dizer dessa perfeição?
Depois de terminar "Still Beating", um dos meus livros fav da vida e também o meu primeiro contato com a autora, eu estava ansiosa para ler "Lotus".

Na história de "Still Beating", a Cora cita o nome de Oliver, pois após alguns meses da Cora e Dean conseguirem escapar do porão/sequestro, eles veem a notícia de um tal de Oliver que após 22 anos desaparecido, finalmente foi encontrado pois conseguiu escapar.

Como a história da Cora e do Dean, a história do Oliver e da Syd são cheias de traumas e tristezas. Imagina só, vc crescer com seu melhor amigo de infância e do nada aos 8 anos de idade ele simplesmente desaparecer? Imagina receber a notícia que após quase 22 anos seu melhor amigo de infância foi achado, e para piorar existe uma grande possibilidade de ele não se lembrar de vc?

A história da Syd com o Oliver é realmente linda. Existe tantos sentimentos e emoções intensas que não foram ditas (ainda) mas que vc vai sentindo no decorrer do livro. Então, confesso que chorei mesmo. Assim como "Still Beating", o livro possui alguns gatilhos, mas a escrita é incrívelmente perfeita.

Amei muito conhecer a Syd, uma mulher incrível, engraçada, autêntica e independente. Infelizmente, o desaparecimento do Oliver deixou marcas nela. Ela não consegue ficar em um relacionamento e tem inseguranças em relação a isso. Mas eu amei perdidamente essa mulher e toda a sua força.
Amei muito tbm conhecer o Oliver, eu juro que quis em todo momento o guardar em um potinho longe de todo mundo e de todo mal. Eu fui amando-o cada vez mais no decorrer do livro e juro, esse homem é TUDO P MIM.

Esse foi meu segundo livro que li da autora. E os dois ganharam muito meu coração. ?

PS: Assim como na resenha de "Still Beating", eu gostaria de falar novamente que se caso vc sofreu algum assédio/abuso sexual, por favor, fale com alguém e procure ajuda! Você é importante, vc é amado (a), vc é especial!

laris.booksuni 15/05/2022

Uma nova chance
Mais uma leitura emocionante.
Lotus foi algo muito diferente do que eu imaginava antes de começá-lo. Uma história muito pesada - sem dúvidas - mas que trazem muitas flexões importantes ao longo dos capítulos. Eu não consigo imaginar como deve ter sido para Oliver viver naquele lugar por tantos anos em meio de uma lavagem cerebral de Bradford. A volta dele foi um processo de cura, reconhecimento e adaptação ao mundo estranho. A maneira que a Syd foi sua rocha o tempo todo trouxe a leveza que precisávamos nessa história.
O amor deles é puro, bonito e vem de uma amizade de infância que foi tirada deles há anos atrás.
Foi muito reconfortante ver a Tabitha novamente, para quem leu ?Still Beating? sabe a história dela e ela merece tanto ser feliz! As menções de Cora e Dean também fizeram meu coração ficar aquecido e bateu uma saudade imensa desses dois.
Essa autora é sensacional, mais uma história arrebatadora!