Axioma Cora Menestrelli

Resenhas - Axioma

Alane.Sthefany 22/03/2022

Axioma - Cora Menestrelli
Achei a forma como é narrada a história muito ruim, é narração o tempo inteiro, pouquíssimos diálogos, somente o narrador a todo instante descrevendo o que está acontecendo, além disso, tinha momentos que parecia que eu apertei no vezes dois (2x), pulando de cena em cena, do nada estava em um cenário, com um diálogo, depois pulava para outro.

Sem contar que foi muito demorado o romance em si, e eu até gosto na maioria das vezes (no entanto, quando é bem desenvolvido), eles estavam mais para amigos.

Outra coisa que não gostei, foi desse vai e volta, por eles morarem em cidades diferentes, também devido as competições; e por ela supostamente "não querer" nada com ele, mas aparentemente, tratava-o de uma forma que ninguém faria, se não tivesse algum interesse;

Essa leitura não funcionou comigo, estava já sem paciência, criando expectativas, para quando eles dessem um beijo, e no final, vim a bendita da "narração novamente", às vezes, tão sem graça, sem transmitir nenhuma emoção, que era a mesma coisa de simplesmente escrever: "... e beijo-a(o)"
Tanta enrolação, para depois isso?

Eu gosto de livros que me fazem sentir, seja o nervosismo, a ansiedade, a felicidade quando o casal fica de mãos dadas ...

Amo essas coisas. Mas nesse livro, eu só senti a ansiedade, no sentido de criar expectativas que logo foram frustradas.

Sem contar o relacionamento anterior da Jade, que foram simplesmente jogadas de qualquer forma na história pela autora, muito mal desenvolvido, já que tinha um grau de importância tão grande no enredo.

O início estava até bom, entretanto, do meio para o final desandou, muito parado; não acontece nada para prender o leitor, e mesmo sendo um livro curto, que eu leria em um único dia, demorei uns dois, de forma arrastada.

A verdade é que eu não gostei da protagonista (por ser bastante sem atitude, não saber o que quer, também por enrolar o Vinícius - não sei como ele suportou isso), em contrapartida:

Amei o Vinícius, ele é bem direto, não tem medo e muito menos tenta esconder o que sente, ele é bem transparente quanto aos seus sentimentos.

Além disso, é muito fofo, trata a Jade, ou Ruiva (como ele amava chamá-la - apelido), com o maior carinho e delicadeza do mundo ???

Literalmente, parecia ser a única mulher do mundo para ele ?

Trechos Preferidos ????

Ele era uma coleção de extremos.
Extremamente cuidadoso,
extremamente reservado, extremamente bonito, extremamente talentoso,
extremamente carinhoso.
Naquele instante, era visível o quanto estava
extremamente preocupado.

? Eu te admiro tanto, sabia? ? ele murmurou. ? Você é forte pra
[caralh*].
E lá estava ela. A mesma fé de anos atrás. Jade se encolheu entre os
braços tatuados de Vinícius, presa entre a sensação de conforto e surpresa.
Como podia mesmo ter passado tanto tempo sem aquela sensação tão
agradável, tão segura e delicada? Que a fazia querer se abrir sobre cada
mínimo sentimento dentro de seu coração e pensamento em sua mente.

Vinícius arrumou uma mecha de seu cabelo ruivo atrás da orelha,
pressionando os lábios sobre a sua têmpora. [Ele é muito fofo ??]

Como se não bastasse deixá-lo perdido em seus pensamentos, Jade o
beijou até que perdesse o que lhe restava de sua noção de espaço ou tempo.

[...] se afastar dela mais uma vez era uma possibilidade que
quase o machucava fisicamente.

[...] fitando os corrimões e
rampas como se fossem problemas matemáticos que precisava resolver.

Jade o fitou e não conseguiu conter um sorriso desajeitado e o
questionamento de nossa, de onde esse cara saiu? Parecia impossível que
alguém pudesse ser tão compreensivo e atencioso.
Ou, talvez, só tivesse procurado por todas aquelas qualidades nos
lugares errados durante todo aquele tempo.

[...] você não
consegue passar muito tempo sem mim.
? De fato ? Vinícius assentiu. ? E como eu poderia?

? Você mente muito mal. ? Jade passou os dedos entre os seus cachos,
afastando-os de onde faria o curativo. Vinícius quase fechou os olhos com o
toque. ? Ou eu só sei te ler muito bem.
? Um pouco dos dois, acho.

? Eu te amo ? ele disse, acariciando o rosto de Jade com a ponta dos
dedos. Não era uma declaração, mas um lembrete. ? E é um axioma.
De todas as verdades absolutas que poderiam existir, aquela era a sua
favorita.
Kleber 22/03/2022minha estante
Realmente essas andanças de cenas ou mesmo de linhas temporais são incríveis quando bem feitas, Machado de Assis que o diga. Mas quando são realizadas de formas atabalhoadas, sem conclusão ou mesmo sem uma finalidade, torna a narrativa uma bagunça, confusa e fraca. Ainda mais quando você fala que tem poucos diálogos e só um narrador correndo a história, parabéns por ter terminado, porque histórias assim costumam dar muito sono e raiva.

Alane.Sthefany 22/03/2022minha estante
O livro que é curtinho, se tornou uma labuta para terminar.

Até comecei a ler um clássico, mil vezes melhor, sem comparações (e olha que eu amo romance).

Ainda não li uma obra de Machado de Assis, mas prendendo.

Ana Bernardes 02/08/2022minha estante
Entendi seu ponto de vista, mas achei que você mostrou bastante do livro de certa forma e talvez seria melhor colocar seu comentário com o "com spoiler"

Ana Bernardes 02/08/2022minha estante
Pelo menos eu que gosto de ser surpreendida durante a leitura penso assim, mas é só uma sugestão

Alane.Sthefany 03/08/2022minha estante
Ana,

No início eu só falei da minha experiência com a leitura, disse que não gostei desses encontros e desencontros e etc.

Quando eu separo a parte dos "Trechos" (do livro), eu já deixo separado da minha opinião. Se são trechos e citações do livro, com certeza terá "spoiler". Por isso deixo separado.

Eu nem leio sinopse, não gosto de ler algo sabendo o que vai acontecer. Sou igual a você, gosto de me surpreender com a leitura. Minha resenha é para qualquer um, seja para pessoas que já leram ou não, mas as partes dos "trechos", qualquer pessoa que ler, entenderá que ela correrá o risco de ter algum "spoiler", até porque são todas as citações que eu mais gostei do livro inteiro.

Isso fica da conta e risco de quem quiser ler essa parte.

@novasarmy 18/09/2021

?X é igual a X por que são incógnitas iguais e de mesmo valor?

Ler Axioma, o novo livro da @ocoraverso, foi uma mistura de emoções. Em alguns momentos fiquei nervosa, em outros chorei (nesse caso, coisa de gente emocionada mesmo rs), mas, principalmente, fiquei feliz. Arrisco dizer que se tornou a minha noveleta favorita.

Jade e Vinícius me deixaram apaixonada, pois é um casal muito simples e verdadeiro. Cada um tem sua história e problemas, mas eles são sinceros, mantém o diálogo e se perdoam, o que me deixou de coração quentinho. Eu literalmente amei todas as cenas ? minhas marcações podem confirmar!

?? Você caiu, Vinícius?
? Cai no soco? ? Arriscou.?

? ? Há algo que eu possa fazer?
???, ????? ??????.?

A leitura é super fluída e rápida. Eu adoraria dizer pra vocês lerem com calma e paciência, aproveitando cada mínimo detalhe antes que acabe, mas sei que é impossível, então vou ficar quietinha rsrs.

Ah! Lembrando que, mesmo sendo um livro conforto pra mim, assuntos muito importantes como relacionamentos abusivos, são tratados nesse livro. De forma responsável, devo ressaltar. Inclusive, acho um exemplo ótimo de como é possível falar sobre temas importantes em livros que são felizes, sem ser o foco principal.

?O único ponto que, infelizmente, me irritou um pouco, foi a quantidade de vezes em que a cor dos cabelos é usada para descrição. Ainda assim, admito que melhorou muito em relação a Metanoia, outro livro da mesma autora. A diferença é que, desta vez, a maioria das vezes foi usada para apelido carinhoso mesmo. No entanto, na cena extra é a mesma coisa de Metanoia.

? Por fim, lembre-se de se atentar aos gatilhos e classificação indicativa. Além disso, aceitem apenas amores que o sentimento seja como X = X.

lolo :) 17/02/2022

Axioma
Aah é um livro bem levinho, e bem rápido. Foi tão gostosinho ler a história deles que acho que vou ler outros livros do autor. Não tem grandes acontecimentos, mas tem uma história boa. Só não gostei que o narrador fala palavrão...

tete 18/01/2022

MORRI COM O VINÍCIUS SWIFTIE!!!!!!
ME SINTO ADORÁVEL.
NUNCA FUI TRISTE
A única parte ruim é que acaba :(
ingrydie 18/01/2022minha estante
eu AMO as suas resenhas!!!!

tete 18/01/2022minha estante
socorro amg KKKKKKKKK eu n levo nada a sério KKKKKKK eu juro

luh 08/10/2021

Axioma
mais um livro do coraverso que não tem nenhum defeito!!!
surtei esse livro inteiro, não tem como não surtar com um livro sobre uma ginasta e um skatista, e que se passa nas olimpíadas!!! confesso que eu fiz hora pra terminar esse livro, pq não queria que ele acabasse, perfeito demais.
também amei rever a mariana e o will, e conhecer mais um pouquinho da história do paulo e do fernando!!
sou fã da cora com orgulho, maravilhosa demais pls!!

KayIasmim 23/10/2021

?Mas existem coisas que são como são, e não devem ser mudadas. Por exemplo, x é igual a x porque são incógnitas iguais e de mesmo valor.?
X=X

?É um axioma.
?Um axioma.
?Um axioma?ela repetiu.?É uma verdade absoluta.?

luh 10/10/2022

axioma
que livro lindo! o desenvolvimento do relacionamento dos personagens foi incrível!

OBS: eu amei o Fernando falando sobre amor.

giu 10/10/2021

Medalha Olímpica pro casal
Matou a saudade das olimpíadas? romance com esporte é sempre prfto mas esse aqui superou!

O livro aborda muito bem sobre relacionamento abusivo e sobre como algumas pessoas deixam marcas na nossa vida.

Casal fofíssimo, diálogos de aquecer o coração e Taylor Swift.

Me apeguei muito na Jade e na trajetória dela, que essa personagem foi maravilhosa para essa história? é um verdadeiro axioma

analuizaasp20 24/08/2022

X=X
romance nacional super fofo com uma narrativa que eu nunca ?esperei?.

os personagens são bem legais, a história é boa mas achei que não foi tão bem construída, alguma coisas foram ?jogadas?.

fiquei um pouco confusa nessa divisão de capítulos, achei que poderia ter mais diálogo e menos narração, mas, fora isso, foi um livro mt gostosinho e leve de ler! pelo livro ser pequeno a leitura flui bem :)

tony 01/05/2022

macarrão ao molho branco e taylor swift às duas da manhã
mto bom. é mto fluido e fácil de ler.

nem tinha chegado nos 50% e eu já tinha sentido alegria, tristeza, dor, raiva, ri mto e fiquei mto reflexivo durante a leitura. o fernando me deixou mto pensativo com a reflexão sobre o amor.

pode parecer confuso mas é fácil de entender quando vc pega o ritmo de organização dos capítulos. não são em ordem cronológica, mas isso não me incomodou.

os temas discutidos são mto bem tratados, mesmo sendo pesados.

amei demais.

x = x

Glê - @estantedagle 03/02/2022

Eu amei o conto, foi meu primeiro da Cora!
Porém pelo que vi o pessoal falando, não é o melhor dela. Então talvez eu tenha sido bem emocionada de ter dado 5 estrelas hehe
beatriz 03/02/2022minha estante
eu toda amg kkkkk meu próximo dela é metanoia que dizem que é o melhorrrr

Milleprale 23/09/2021

Axioma
?Para todes que não querem ser um único valor. Vocês são muito.?
(Pág:06)

O terceiro e mais recente lançamento do ?coraverso?.

Jade Riva era uma excêntrica e promissora ginasta de 18 anos quando conheceu Vinícius Carvalho, um skatista que de alguma forma, compartilhava de sua excentricidade. Não demorou muito para que ambos soubessem que aquela conexão era para sempre, ou foi o que acharam.

As vezes, ?para sempre? são duas semanas.

Agora, quatro anos depois, a ginasta enfrentará uma nova batalha pela própria confiança nas olimpíadas de Tokyo.

As coisas não são mais como eram antes para nenhum dos dois, ninguém poderia imaginar os eventos que se sucederam à simples festa em que se conheceram, mas será que os sentimentos continuam os mesmos? X=X?

Jade esperava muitas coisas dessa viagem, mas nenhuma delas envolvia encontrar Vinicius em sua porta.

Sabe aquele livro que te deixa de coração quentinho e que você não queria que acabasse? Foi assim que me senti nessa leitura.
Amei as personagens (Vinicius é tão fofo e compreensivo que chega a doer e a Jade sempre me surpreende com sua força e coragem, sem nunca perder a leveza no jeito de ser) e surtei com a aparição daqueles ja conhecidos em ?Metanoia?.
(Além da cena extra que é agora dona da minha vida)

? Pausa necessária para eu expressar que meu coração explodiu com a explicação de ?o que é amor???

Os gatilhos desse livro foram um pouco mais sensíveis para mim do que em ?Metanoia?, mas a abordagem foi super necessária e a forma que os relatos foram apresentados me emocionaram.

Para todas as Jades: vocês merecem o mundo.

Ansiosa pelos próximos!

Gatilhos: violência doméstica e relacionamento abusivo.

?De todas as verdades absolutas que poderiam existir, aquela era a sua favorita.?
(Pág: 158)
Milleprale 30/09/2021minha estante
Disponível no Kindle Unlimited.*

samara_arajuo 26/07/2023

Axioma
Eu amei a temática esportiva, amo livros com atletas, e amei ainda mais se passar nas olimpíadas. A história é realmente muito boa, as referências incríveis (qualquer coisa que faça referência a loirinha e ao Shawn eu vou amar), mas acho que o que me fez demorar tanto nessa leitura foi a escrita, apesar da história ótima, a escrita não me prendeu, o que não me impediu de terminar o livro. Gostei bastante da forma como a autora abordou o tema violência doméstica, mostrando o quanto a Jade tinha sido forte, amei os personagens e a relação entre eles, enfim, um livro bom, mas esperava mais.

Maria.Clara 16/06/2022

X=X ??????
Que história INCRÍVEL!!! Cora não decepciona nunca!!!

Um livro que vai contar sobre a história de Jade e Vinícius com uma mistura de flashbacks do passado e no presente. É sensacional em como a autora consegue nos mostrar a amizade acima de tudo no relacionamento deles, porque você SABE que eles são um casal (ou serão um) mas mesmo assim o foco é muito mais na amizade deles.

Além da história desses dois, foi incrível poder rever meus amores e principalmente ver o desenrolar do casal Fernando e Paulo no extra de milhões ? ?

Clara 01/01/2022

Que livro bom!
Esse foi o primeiro livro do Coraverso que eu li, mas já estou louca para ler os outros (ainda mais pq eu sei que tem personagem de metanoia nesse livro). Mas enfim, esse livro é muuuito bom, a escrita é ótima, o livro flui muito e a história é ótima, eu AMEI a Jade e o Vini, esse livro é tudo de bom.