A Gente Dá Certo

A Gente Dá Certo Pedro Poeira

Resenhas - A gente dá certo

@livresenhas 09/01/2022

Um reconto de ?Cartas para Julieta? bemmm abrasileirado
?A gente dá certo? é o livro perfeito para ler um dia e aquecer seu coração com a galera animada numa road trip. Sinceramente quem não ama filmes de viagem de carro pra ver uma tarde de chuva e decorar as piadas péssimas?

Pega uma pipoca, um café, coloca a playlist que o próprio autor fez e entra no clima de maratona desse livrinho de 200.

Vou admitir que não achei nada surpreendente mas esse é, assim como a maior parte dos romances clichês, feito para te deixar com o coração quietinho e não mudar sua vida. Tudo nesse livro é clichê MAS O MUNDO PRECISA DE CLICHÊS LGBTQIA+ SEMPRE.

PORÉM, e eu digo porém, esse clichê tem muito valor!!! Ele traz pautas históricas tão válidas, lugares nacionais, e personagens super carismáticos pra se apaixonar.

Pra mim o plot twist tava bem óbvio mas eu vou falar SIM QUE ENTREGOU TUDO E EU AMEI!

Se você ama ?Quinze Dias? já saiba que precisa ler esse livrinho aqui também e coloca na sua lista de comfort books hehe.

3,7?

TE AMO TE AMO TE AMO DONA CECÍLIA
Gð¤ 17/01/2022minha estante
Esse livro é tá perfeitinho

Aione 11/01/2022

Lançado pela editora Nacional, A gente dá certo é o romance de estreia de Pedro Poeira, cuja escrita já tinha me ganhado com a novela Adivinha quem não voltou para casa?, publicada em eBook de maneira independente.

Vó Cecília é a pessoa de quem Caetano é mais próximo. Por isso, quando ele ouve seus pais e tios conversando sobre enviá-la para um asilo, fica desesperado. Ao descobrir em cartas antigas da avó que ela teve um grande amor antes de se casar, Caetano decide embarcar em uma road trip com o melhor amigo, Júlio, em busca dessa paixão perdida, ansiando juntá-los para que dona Cecília tenha companhia e possa continuar morando em sua própria casa.

A gente dá certo é daqueles livros para se ler de uma só vez. Além dele em si não ser extenso, a escrita de Pedro Poeira é deliciosa e capaz de nos envolver em poucos parágrafos. Narrado em primeira pessoa por Caetano, o texto traz tanto as inseguranças e preocupações do jovem em início de vida adulta quanto uma narrativa muito bem-humorada, recheada de passagens divertidas que me provocaram o riso.

Além da dinamicidade em si da escrita, Pedro Poeira acerta na construção dos personagens. Caetano é gordo, e os reflexos da gordofobia que sofre impactam sua vivência, trazendo um importante tema para o enredo — ainda que esse não seja o foco da obra. Além dessa representatividade muito importante, A gente dá certo também entrega o romance LGBT, sendo uma comédia romântica entre melhores amigos com direito a alguns dos melhores clichês do gênero. Não só Júlio é um personagem encantador pelo apoio incondicional que oferece a Caetano, a tensão romântica e sexual entre os dois é presente desde o início, proporcionando um romance com gostosos frios na barriga. Ainda, outra personagem de grande destaque é Vó Cecília. Que figura incrível! Dona de algumas das passagens mais engraçadas da trama, a idosa quebra várias imagens pré-concebidas de pessoas na terceira idade, fazendo com que o livro também seja importante ao retratar as paixões e a sexualidade em uma época da vida em que, normalmente, não se assume ser possível a existência de ambas.

Recheado de referências da cultura pop, especialmente musicais — inclusive, o livro é acompanhado de playlist para embalar a leitura —, A gente dá certo tem como tema a coragem de se entregar ao que se ama, sejam relações, crenças ou propósitos. Caetano se vê obrigado a lidar com as mudanças, sempre tão presentes ao longo da vida, e descobre que tudo fica mais fácil quando existe amor, seja por se acreditar no que se faz, seja pelo apoio recebido. Também, Pedro Poeira nos lembra de que nunca é tarde para ir atrás do que desejamos, ou mesmo recomeçar. A fonte de amor pode ser inesgotável em nossas vidas, desde que estejamos abertos a ela.

De modo geral, A gente dá certo me proporcionou uma leitura leve e muito prazerosa, que fiz em poucas horas. Ao terminar, senti saudades dos personagens e tive a impressão de ter vivido com eles as aventuras a que se submetem. Mais do que tudo, fechei a contracapa sem pesos no coração e disposta a me lembrar de “aceitar o incrível”, porque, por mais difícil de acreditar que possa ser, “às vezes [algo] só é muito bom mesmo”.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/01/07/resenha-a-gente-da-certo-pedro-poeira/

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 07/10/2022

A gente dá certo
A gente dá certo, escrito por Pedro Poeira, publicado pela Editora Nacional, apresenta uma narrativa sobre a busca, o conhecimento e o amor. Um livro com uma carga emocional que prende o leitor até as últimas páginas.

De modo envolvente, a narrativa que começa tímida, tal como uma tarde após o almoço de natal, na casa de qualquer pessoa. À medida que avança vai ganhando peso e a cada capítulo, uma forma de enxergar a beleza da história, onde o leitor torce que independente do que aconteça, a aventura dê certo.

Caetano, personagem principal tem como seu melhor amigo, Júlio. E desde que resolveram embarcar para o litoral de São Paulo em busca do amor não correspondido de sua avó em um passado remoto, sua vida se embrenha na vida do amigo. E claro, a torcida aumenta para que a relação de ambos, dê certo.

Mesmo que tente passar despercebido a química entre eles é visível e latente. Basta dar o primeiro passo para se entregar à paixão.

Todavia, aquilo que é fácil, nem sempre é possível tê-lo para si. E uma conquista de alguém tão próximo, pode se tornar na maior barreira que poderá enfrentar para ambos.

Embora a história seja sobre os garotos, a vó de Caetano, Cecília, é o tipo de avó mais querida do mundo e, agora, da literatura brasileira. Um encanto de pessoa! Seu carisma é contagiante e por vezes é possível gargalhar com seu humor que pega o leitor de jeito. Sim, isso tem que dar certo.

Sem mais delongas para não soltar spoiler, o desfecho é improvável e muda toda a expectativa do leitor, pois, vai além da busca que Caetano esperava para si. Um plot twist muito bem feito.

A gente dá certo, é um livro que encanta e prende a atenção do leitor do início ao fim. Impossível não se emocionar com o desfecho da obra.

Recomendo!

Confira a resenha completa no blog Irmãos Livreiros.

site: https://irmaoslivreiros.com.br/a-gente-da-certo/

Booktoti 31/10/2021

Um livro que veio na hora certa
Se você gosta de cartas para Julieta esse livro é pra você, que comédia romântica gostosa e com personagens cativantes, esse livro veio para mim no momento certo, estava em crise por conta da pandemia e por sentir que não estava vivendo, ele chegou escancarando a porta e me dando uma lição sobre viver e se aventurar, além de ter um mensagem linda sobre amor, um livro leve, gostoso e rápido de ler
Thata 28/11/2021minha estante
E bom ?

Lizia.Yohanna 27/08/2023

Não gostei
Eu odeio criticar a literatura nacional pois vejo o quanto é difícil ser autor aqui no Brasil, mas também não vou mentir e dizer que gostei de algo sendo que não gostei.
É obviu que cada um tem uma opinião e o que é ruim pra mim pode ser ótimo pra outros, então sou vou dizer que para mim essa leitura não foi boa, não gostei de nenhum dos dois protagonistas e só continuei a leitura pela vovó que achei encantadora. Mais é isso deem uma chance e descubram essa leitura que pode ser incrível pra vocês.
Matheus1063 27/08/2023minha estante
Isso que falei no meu Facebook. Muitas pessoas elogiam ou então dão notas altas para coisas ruins só pq é nacional. E eu sou muito imparcial. Se não gostei eu vou falar e tem muitas muitas muitas coisas ruins no nosso meio nacional .

Nilsonln 14/04/2023

Não existe idade para o amor
História linda onde a amizade e o amor triunfam independente da idade ou situação. A escrita de Pedro Poeira é leve, fluida e deliciosa de ler. Bom demais, recomendo!

Laura.Roberta 30/01/2022

O livro é uma gracinha, só foi uma pena eu perceber que não estava no humor de ler romance depois de já ter começado esse. A leitura foi até bem rapidinha e a história é super tranquila. Gostei muito dos personagens e de toda a dinâmica que eles compartilhavam. Temos friends to lovers, temos "e só tinha uma cama", temos comédia e temos avós doidinhas e super fofas. Recomendo bastante, vale bem a pena.

Mateus Ferreira 30/08/2023

Amei
Comecei essa leitura achando que iria ser aquele enredo de sempre, porém, fui surpreendido de uma forma positiva pois ainda não tinha me aventurado em histórias em que o neto procura o amor de infância da avó, com seu melhor amigo e nesse decorrer acontecem momentos que nos fazem refletir bastante sobre o amor próprio e o companheirismo, entrou na lista de livros que vou indicar sem restrições ??

Andy 16/01/2022

Lucky I'm in love with my best friend!
AaaAaaaAa Ok, vamos lá:

Que história fofa vou explodir de amoorr AaAaAa!!!

Adorei muito, Dona Cecília tem todo o meu coração e foi minha personagem favorita! Que mulher lendária! Me lembrou minha avó em diversos momentos e fiquei com o coração quentinho, apesar de ter ficado sensível pela saudade que eu sinto dela.

Gostei muito da evolução do Caetano ao longo do livro, e a relação dele com a avó também me deixou com o coração quentinho.

Eu e Caetano dando as mãos por sermos os netos favoritos da vovó!

É um livro confortável, a parte final foi a que mais me cativou, me emocionei, ri, surtei, adorei muito! Estava com expectativas pela leitura e não me decepcionei. Senti falta apenas de ver mais dos meninos e talvez o começo do livro tenha ficado em um ritmo um pouco lento - mas bem pouco mesmo pra mim - mas de resto maravilhoso! Recomendo pra quem procura um livro leve com a vibe de um filme confortável da sessão da tarde. Muito bom!!

P.S: Acabei de ler o extra, que vem no brinde da pré-venda e AAAAAA QUE AMOR!!!!! Sério, tô soft, vou explodir!!

Clara 14/03/2022

a proposta do livro até q é boa porém o jeito q foi desenvolvida foi péssima, a escrita super confusa e o único personagem q eu gostei foi a dona Cecília

Vana 20/03/2022

Esse livro é uma preciosidade
A escrita do autor é muito gostosa e você se sente parte da história, vibrando e e sofrendo junto com os personagens, essa uma história que todo mundo devia ler, ja se tornou um dos meus livros de conforto. Leiam!!!

Giuly 10/02/2022

razoável
acho que li o livro no momento errado ?
o livro não me surpreendeu em nenhum momento, e também não consegui me identificar com as personagens; na verdade, as duas que eu mais gostei não aparecem sempre, então acabou que isso aconteceu
mas o livro em si não é ruim, só não me tocou.
gostei muito da escrita do autor, então pretendo ler outros livros dele

Paulo Henrique 26/06/2023

é um livro fofo cura ressaca
Mas o final é meio decepcionante, porque as coisas são feitas de forma rápida demais, tudo é aceito muito rápido e com facilidade e não há nenhum conflito que exija esforço algum de nenhum personagem.
é um livro muito bom, e eu me diverti, gostei dos personagens e dos acontecimentos de 70% da história
se o livro tivesse mais 30/50 páginas o autor conseguiria entregar um final mais satisfatório nos termos de desenvolvimento narrativo.

meulugarliterario 01/12/2021

Obrigada por existir, livro!
Melhor combinação entre a vovó casamenteira e o neto preferido que está na seca depois do ex ??? muito lindo quase chorei em vários pedaços importantes (nunca choro) e realmente é um livro muito lindo!

raphaeltf 02/01/2022

A primeira leitura do ano, trazendo felicidade para 2022!
Uma história fofa, leve e divertida que te faz sentir que você está assistindo a um filme de comédia romântica da netflix, todo boiolinha e que traz aquele quentinho no coração, sabe? A Gente da Certo foi uma surpresa da primeira à última página, tanto que devorei e li em uma madrugada. Uma história sobre dar as caras e se permitir, que te faz entender que o amor não tem idade e se mostra das formas mais inusitadas. Que delícia poder acompanhar a história de Caetano e Júlio na busca pelo grande amor da Vó Cecília, a figura misteriosa de Didi. Agradeço de coração ao autor pelo presente. E deixo a minha sincera recomendação a todos. Feliz 2022!