Figurante na família

Resenhas - Figurante na família

Lari 29/10/2021

Um livro maravilhoso
SUPER RECOMENDO!

Neste livro a autora nos apresenta a história da Helena, uma garota que se sente menosprezada em relação a Júlia (sua irmã), sua mãe que deveria ser a pessoa que mais apoiava fazia exatamente o contrário, preferindo sempre a Júlia a filha perfeita e menosprezando a Helena.

Helena faz magistério (por pressão dos pais) mas enquanto isso estuda para prestar vestibular. Mesmo sem o apoio dos pais ela não desiste dos seus sonhos e segue firme e forte em busca dos seus objetivos.

Ao esperar o ônibus, Helena sempre vê um cara (que lhe chama atenção) com uma criança. Pouco tempo depois ao serem apresentados ela descobre que o cara do ponto de ônibus é o Cristiano e que a menina com ele é a Joana, filha dele.

Cistiano é aquele tipo de personagem que nos cativa desde o momento em que o conhecemos e que não nos decepciona. Sempre incentivando e impulsionando a Helena na direção dos seus sonhos.

A escrita da autora é fluida, leve e envolvente. Os personagens são bem construídos e amei muito a construção do relacionamento deles. E o enredo? Maravilhoso.

Esse é o meu segundo contato com a escrita da autora estou ainda mais encantada e ver como ela conseguir consegue nos envolver em suas histórias.

Figurante na família é uma história incrível, mas que em alguns momentos nos deixa triste em ver o quanto a Helena foi figurante na família Gonzaga. Enfim, o título não poderia ser mais perfeito.

Super recomendo esse livro, uma história bem construída, fluida e envolvente que tenho certeza que vai te encantar e te fazer refletir.

Vitória | @livrosland 06/12/2021

Leitura emocionante e inspiradora
📖 Helena mantém uma péssima relação familiar, sua mãe diariamente destila ódio gratuito pela jovem e vive bajulando Júlia a irmã mais velha de Helena, o pai de ambas é omisso e fecha os olhos para o tratamento horrível que Helena recebe da mãe.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Não podendo contar com a própria família, desde muito jovem Helena percebeu que ela seria a única pessoa a lutar por ela mesma então passou a fazer isso com unhas e dentes, estudando, enfrentando os pais e almejando um futuro melhor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 No campo amoroso Helena também vai super mal, na tentativa de se afastar do ambiente tóxico em que mora a jovem se sujeita a terríveis relações. O que só muda quando ela conquista a amizade de Cristiano, um jovem pai solteiro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📝 “Figurante na Família” é um livro curto, mas definitivamente não é uma leitura rápida e muito menos fácil, Helena sofre muito nas mãos da mãe ao longo de todo o livro e a situação é tão abominável que se torna impossível concluir a leitura sem sentir raiva da megera que ela tem como mãe.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📝 Apesar de todas as situações horríveis pelas quais ela passa Helena é uma menina forte e se torna uma mulher forte também, muito centrada e focada em realizar seus objetivos, dessa forma ela nos dá uma baita lição sobre garra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 A história não tem o romance como foco, até porque Helena não tinha nenhuma intenção em depositar sua felicidade em um relacionamento, no entanto a forma bonita como ele foi construído encheu o meu coração. Terminei a leitura tão Feliz pela mulher que Helena se tornou e pelas conquistas dela também, ela é realmente uma mulher admirável em um livro admirável.

site: https://www.instagram.com/livrosland/

Anne.Presmanes 05/02/2022

Tive uma leitura incrível!!
??Falando de defeitos encontrei um livro perfeito. Sim, essa é a frase que poderia
resumir a minha relação com o livro "Figurante na família" da autora Raquel Oliveira Silva.

??Ambientado em Salvador nos anos 2000, nós conhecemos Helena, integrante,
melhor, uma figurante da família Gonzaga. Sempre sendo opacada pela irmã e menosprezada pela mãe que faz questão de colocar a filha mais velha em um pedestal,
Helena não se vê muita acolhida, já que até o seu pai não faz nada para defendê-la ante
os maus-tratos da genitora, então lhe restou somente estudar e lutar pelos seus sonhos,
almejando estar cada dia mais longe da sua tóxica família.

?Esse é um livro bastante delicado, pode conter alguns gatilhos para quem não
está acostumado a ler uma obra que retrata tanto a realidade ou somente para quem
busca romance fofinho. Não é isso que temos aqui, apesar de Helena viver alguns
amorinhos até encontrar o seu verdadeiro amor, o romance não é o foco da obra, e sim
um elemento para completá-la.

?Tenho que dizer que amei a escrita da autora e a forma que ela trabalhou temas
tão delicados. Também me encantou como ela construiu os personagens, os deixando
humanos e reais. Creio que poucas vezes li uma obra tão completa em toda a extensão
da palavra.

?A protagonista é uma garota forte, decidida, aguerrida, que rompe os padrões,
mesmo que estar fora deles seja um incômodo por culpa do frequente abuso sofrido por
uma mãe narcisista. Não posso garantir que foi a intenção da autora abordar o
narcisismo maternal na sua obra ou se foi apenas uma coincidência, no entanto, eu
adorei ver um tema tão pouco abordado nos livros, ou às vezes abordado
equivocadamente, nessa história, creio que se enquadrou perfeitamente ao enredo e os
traumas de Helena é exatamente os que carrega as vítimas. Também não sei se é
intenção da autora escrever a continuação dessa história, mas torço que sim, pois
adoraria seguir acompanhado a trajetória de Helena, que ganhou toda a minha empatia e
carinho.