A monja e o poeta

Allan Dias Castro

Resenhas - A monja e o poeta

Joaquim 23/09/2021

Perfeito!!!
Que leitura inspiradora! Me encantei por cada letra produzida por essa dupla brilhante. Li em apenas dois dias. Recomendo MUITO!

Paulo.Henrique 24/03/2024

Felicidade
A resenha desse livro vai ser da parte que me marcou e ela tem nome: Felicidade.

?Então respeite e comemore cada conquista

Sua e do outro também.

Quando a felicidade traz a sensação de não caber em si,

Vc percebe que ninguém é maior do que ninguém.

É como se fosse uma fonte que só seca se vc não regar.

Não é pq os outros estão regando a deles que a sua vai secar.

Feliz daquele que sorri com a alegria do outro

Pq aprendeu a transbordar.?

Ricardo Tavares 13/01/2024

A Monja e o Poeta - Reflexões para toda a vida
Esse foi o primeiro livro que comecei a ler em 2024. Classificado como não -ficção ou auto-ajuda. Prefiro que seja incluído em espiritualidade e comportamento.

Temas: 1. poesia brasileira; 2. Vida espiritual - Zen-budismo; 3. Meditação - Budismo.

O livro é uma conversa entre o poeta e a monja. Cada capítulo tem 2 poemas. Como são 11 capítulos, no total temos 22 poemas misturando poesia com reflexões sobre temas do cotidiano: felicidade, perdão, medo, raiva, gratidão, etc.
Um livro de leitura leve e agradável, com um ritmo fluido. Ideal para ler sem pressa e, quando termina, fica aquele gostinho de quero mais.
Não é um livro sobre budismo ou religião. Trata-se de uma visão da vida por meio do budismo. A Monja Coen nos brinda com reflexões sobre a vida a partir de ensinamentos do Zen-Budismo.
Para complementar a leitura, deixo como sugestão, a página do Instagram de Allan Dias Castro (@allandiascastro)

Link do Instagram de Allan:

Link do Instagram da Monja Coen:

DanielaF 01/02/2022

Uma leitura fácil e leve.
Tive o prazer de ganhar este livro. Uma coletânea de poemas de Allan e pensamentos reflexivos da monja. Um livro com muita simplicidade e de fácil compreensão, e que faz refletir no que há de mais simples.
É intercalado entre ele e ela.
Foi uma leitura prazerosa.

Sextante arrasa.
manuella.rosasilva 05/02/2022minha estante
Muito bom mesmo ?. Até eu que nem li me apeguei a uma frase. ?Segura morreu de velho. Mas morreu.?

DanielaF 05/02/2022minha estante
Hahahha, ansiosa para as reflexões que vai ter o dia que ler...espero que leia né.

Sempre vou lembrar essa frase de você

Carla79 23/01/2023

Não sei muito o que dizer sobre esse livro, pois não tenho o costume de ler esse estilo, mas eu gostei e me fez ter
alguns momentos de reflexão haha curti
bastante, achei interessante :)

Lenon, André Lenon 20/10/2021

Leio e Releio
Todo ano eu releio 1 ou 2 vezes o Livro ?Voz ao Verbo? do Alan e 2 ou 3 livros da monja. Leio e releio todo ano pois seus livros, seus jeitos simples de escrever, suas palavras tocam nossos corações e reorganizam nossos sentimentos. Por isso para que não me perca nesta jornada da vida, estes são dois dos escritores que uso constantemente como faróis.

Mari 07/03/2022

Vida
Poemas e textos maravilhosos que nos fala/ ensina sobre a vida. Sua simplicidade, riqueza de apreciar cada momento.

Tatyana Casarino 20/10/2022

Um livro que desperta o monge e o poeta que vivem dentro de nós!
Palavras soltas que se conectam no mesmo fio de raciocínio para conduzir o leitor ao seu interior e acalmar a sua alma -- é assim que vejo o livro. O livro não tem estilo tradicional. Logo, não espere um conteúdo com início, meio e fim. O livro é uma reunião de textos do Allan e da Monja Coen que são intercalados e dialogam entre si.

Por vezes, as poesias do Allan são refletidas pelas ideias da Monja, formando um "mosaico" de beleza poética e filosofia budista em nossas mentes. Allan tem o raciocínio estruturado em versos enquanto a Monja deixa as palavras "voarem" para o infinito das possibilidades poéticas.

Vemos o respeito e o diálogo frutífero entre duas pessoas que compartilham da mesma sabedoria espiritual tão cheia de leveza e simplicidade. Um encontro cheio de luz e admiração mútua que transborda energia positiva em cada página. É um livro para relaxar e ficar mais sábio sem perceber.

Notamos o quanto é importante essa união literária com a Monja para o Allan e o quanto é surpreendente essa realização para ela. Além de reflexões sobre a vida, vemos um pouco da biografia e das lutas dessas pessoas incríveis nas entrelinhas.

Cada capítulo apresenta um tema que abrange poesias e reflexões de Allan seguidas por textos da Monja que combinam com o tema abordado e com as poesias dele. As poesias de Allan são bonitas, autênticas e repletas de trocadilhos inteligentes, assim como as palavras da Monja.

Costumamos pensar que os monges são disciplinados e que os poetas são livres, mas, nesse livro, vi o lado disciplinado do Allan e a essência livre da Monja Coen. É como se houvesse um monge sábio dentro do Allan e uma poetisa excêntrica dentro da Monja. As personalidades se intercalam até que um possa ser transformado no outro diante dos olhos do leitor.

Os assuntos cotidianos, os sentimentos humanos, a força, a coragem e a resiliência de Allan são refletidos sob a ótica espiritualista e budista da Monja, enchendo de emoção o coração do leitor mais sensível e místico.

Por vezes, tive a impressão de que faltava coesão nos textos da Monja, porque ela demonstrava os seus pensamentos "saltitantes" sem dar uma estrutura tradicional para eles. Assim, embora vários pensamentos da Monja combinassem com os temas das poesias do Allan, notei que ela fugiu do conteúdo proposto muitas vezes.

Contudo, longe de críticas, a minha observação sobre o estilo "excêntrico" da Monja nesse caminho literário pretende promover um elogio sincero: a genialidade da Monja estava na fluidez das suas ideias. A espontaneidade da escrita da Monja Coen talvez revele justamente a essência do Zen: a arte de simplesmente observar os pensamentos "saltitantes" e expressar o que está na mente sem necessidade de julgamentos.

Desse modo, em vez de falhas na coesão, encontramos uma conexão intuitiva entre os pensamentos dela e as palavras dele. A espontaneidade literária dos dois formou um encontro livre e repleto de surpresas poéticas.

Se você gosta de espiritualidade e poesia, o livro tocará a sua alma ainda mais profundamente, despertando insights místicos e revelando o monge e o poeta que vivem dentro de você.

Tatyana Casarino.

site: https://poetisataty.blogspot.com/2022/10/resenha-do-livro-monja-e-o-poeta.html

ju_pinho 24/10/2022

mais ou menos
algumas frases a gnt realmente reflete, mas a maior parte do livro é muito desinteressante. acho q ainda esse livro so n faz meu tipo

Ariska 04/10/2023

Adorei
Cada palavra toca o coração profundamente. Excelente, cativante. Esse livro abraça a gente desde a primeira palavra até os agradecimentos. Recomendo ?

Tati 11/05/2022

Leveza
Que leitura mais inspiradora e com uma leveza incrível. Tanto o Allan, quanto a Monja Coen nos passam em seus textos reflexões, pensamentos e muita sabedoria. Uma leitura gratificante!!! Recomendo!

talita 25/03/2023

?O mar ensina, mas é preciso remar.?
?A vida não dura para sempre, é durante. Quem tem apenas um instante para mudar uma vida inteira já tem tempo bastante.?
Que livro incrível, com conhecimentos riquíssimos e conselhos que são em formato de abraços. ?