Introdução à Psicologia Junguiana

Introdução à Psicologia Junguiana Calvin S. Hall...

Resenhas - Introdução à Psicologia Junguiana

ToniBooks 07/02/2022

Jung é o cara! ??????????????????????????
Terminada a leitura da "Introdução à Psicologia Junguiana", de Calvin S. Hall e Vernon J. Norby, como sempre, fiz um pequeno resumo para expor aqui minhas impressões acerca da obra. Mas apaguei tudo e resolvi digitar como resenha um trecho do próprio livro, isso fiz em homenagem à clareza com que o parágrafo abaixo sintetiza as 208 páginas desse volume. In verbis:

"Os escritos de Jung representam uma fonte inexalrível de sabedoria e inspiração, à qual podemos voltar continuamente para aprender alguma coisa nova a respeito de nós mesmos e do mundo. Eis por que ler Jung constitui uma experiência singularmente enriquecedora e reanimadora" pg. 197.

Murillo 14/12/2021

Comece Psicologia Analítica por este livro
Sim. De fato é o melhor livro introdutório (faz jus ao seu título, né?)

Mas não se engane não, não é porque se trata de introdutório, que quer dizer ser raso.

O livro é profundo e carrega consigo as cisões que diferem Jung do resto do mundo. É claro, abranger a personalidade de um homem grandioso como Carl Jung é tarefa para bons escritores, e Calvin S. Hall e Vernon J. fazem isso muito bem.

As principais diferenciações deste livro são:

- As expressões cotidianas que usamos (O livro se mostra atual)
- Os exemplos práticos na vida comum (Para melhor entendê-lo)
- O guia de leitura para Jung no final do livro (Dica por onde começar e para onde ir)

Tive uma ótima experiência lendo este livro

Jack Zack 10/03/2023

Eu que nunca tinha lido nada mais direcionado sobre a linha de pensamento junguiana, me aproximou muito de conceitos como arquétipo, anina e animus ego, self que eu já tinha contado por ler as obras de Joanna de Ângelis.
Nesse livro, eu também descobri a razão de Joanna de Ângelis se deter nas ideias de Jung.
Estou seguindo com a leitura de outras obras que fazem referência a ele com satisfação.

Carol 06/12/2023

Como sempre, não avalio livros didáticos, então só vou dizer que achei bem básico (o que está ótimo para o seu propósito)

se quiser uma resenha mais detalhada, me segue no insta @psi.macarolina que eu estou sempre colocando minhas leituras de psico lá

Wilson 18/11/2022

Simples e claro
Livro excelente como introdução à psicologia analítica . É didático, simples, claro e de fácil entendimento.

Maikom.Abreu 12/07/2022

Boa introdução
Por se tratar de uma introdução esse livro atendeu bem minhas expectativas, todavia vale lembrar que os assuntos abordados são feitos de modo básico, sem que se aprofunde neles.

Cintia F. Leite 03/01/2022

Excelente Livro Para Iniciantes
Não subestime este livro pelo número razoável de páginas. Aqui você encontrará um apanhado dos principais conceitos junguianos teóricos e práticos, ensinados de forma clara, leve e didática, o que diminui qualquer insegurança diante do aprendizado e facilita muito o entendimento para os viajantes iniciantes pela Psicologia Analítica. Este é o primeiro volume da nova coleção Biblioteca Cultrix de Psicologia Junguiana e proporciona uma excelente base, estímulo intelectual e novas perspectivas sobre o entendimento da psique humana, a partir das contribuições de Carl Gustav Jung.

A Psicologia Junguiana também conhecida como Analítica, abordagem teórica e prática desenvolvida e criada por Carl Jung, visa compreender a psique humana para além do tratamento psicológico e dos transtornos mentais. Jung foi responsável por explorar e conceituar o inconsciente coletivo, padrões arquetípicos de personalidade e o significado dos sonhos. Introdução à Psicologia Junguiana ensina não só a teoria como também nos introduz à história de vida de um homem que pesquisou sobre a psique humana buscando respostas em si, no meio social e na conexão com a natureza. Saberemos como foi sua infância, juventude, formação acadêmica, iniciação na escola freudiana de psicanálise, a amizade e rompimento com seu mestre Sigmund Freud.

Para ler a RESENHA COMPLETA e saber todos os tópicos abordados neste livro, acesse meu blog @MELKBERG