Elementais

Elementais Michael McDowell




Resenhas - Elementais


56 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Levovitch 13/03/2024

Uma boa história de casa mal assombrada, com personagens interessantes e seus dramas pessoais convincentes, o autor soube conduzir a trama e explorar o sobrenatural aos poucos, fazendo assim o leitor se acostumar com o que lê, até se deparar com seres bizarros e situações claustrofóbicas. Não senti medo lendo, fiquei intrigado pelo mistério da terceira casa, mas não senti nenhum calafrio ou apreensão, porém o enredo foi bom o bastante para suprir isso.
comentários(0)comente



Leite15 04/03/2024

?se alguma coisa acontecer, coma meus dois olhos??
Achei a leitura muito cativante, não queria parar de ler de jeito nenhum, gostei muito da forma como o autor desenrola o terror do livro e como as coisas funcionam nele, me deu aquele friozinho na barriga e o final me surpreendeu muito
comentários(0)comente



Vinicius39 04/03/2024

Gostei do livro mas achei ele mto lento e senti q ele dava umas enroladas, apresentou uns personagens irrelevantes e q não faziam nada kkkk, n sei pq mas o terror nesse livro não assusta e achei interessante os personagens gostarem de ir pro lugar em q eles passam a maior parte do livro e ao mesmo tempo terem medo da casa q é IGUAL a q eles moram kkkkkk, enfim recomendo!
comentários(0)comente



Christina.barcelos 27/02/2024

Aflição constante (de um jeito muito bom)
Que livro bom!!! A história é incrível, toda a trama e subtramas são bem trabalhadas e os personagens são muito bem apresentados e desenvolvidos ao longo da história.
Simplesmente a terceira casa: que aflição! Não conseguia parar de ler, senti medo do que estava por vir e tive uma ansiedade louca pra continuar lendo até o fim. Sério, vale MUITO A PENA!!
Darkside, como sempre, entregando os melhores livros de terror.
comentários(0)comente



Dony 06/02/2024

Que parada sinistra meu irmão, que parada sinistrissima. Achei um bom livro, prende bastante, vale a pena, é um terror bom de ler, tem um enredo diferente do normal.
comentários(0)comente



bitencourthaina 01/02/2024

Gótico
Eu adorei que mesmo sendo em tempo atual a história da família e os cenários tem muita referência vitoriana!!

Terrorzinho raiz

É muito bom!! Gostei!!
comentários(0)comente



Nicole710 28/01/2024

Atmosfera muito bem construída
Gostei muito pq o livro realmente me fez ter medo, tive até pesadelos e algumas vezes tive que parar a leitura pq estava de noite e eu não queria chegar a hora de dormir lendo. Os personagens são interessantes e a história não é massante, tem bastante coisa atípica pra esse tipo de livro, mas que nos leva bem as sensações propostas.
comentários(0)comente



Januska 30/12/2023

Maluco
Diferente de qualquer história de casa mal assombrada que já li, e já li alguma. Gostei porque os fantasmas fogem do padrão de fantasma que a gente é acostumado, achei que o final seria diferente e no geral gostei bastante da história. Não chega a ser uma Assombração na Casa da Colina, mas é um bom passatempo. India e Odessa melhores personagens.
comentários(0)comente



Cris609 29/12/2023

Um Terror Diferente
Fugindo totalmente da proposta de terror em um ambiente frio, escuro e nebuloso, esse livro nos mostra que o medo pode residir em um sol escaldante, em meio a areia. Acredito que acabou se tornando um dos meus livros de terror favoritos!
comentários(0)comente



Tiago737 21/12/2023

Pertubador e Cansativo, vamos la
Esse livro e o classico casa mal assombrada, tipo ele e bom, so de lembrar algumas cenas ja fico meio pertubado,mas tipo ele e bem massante pq fica bastante monotono mais pro meio e final dele, e vc realmente tem q usar mt a sua imaginacao pra que voce consiga imaginar certas cenas de terror pq elas nao sao narradas mt bem em certos pontos criticos da narrativa, minha opniao. Gosto do genero terror, li poucos mas adoro os que li, esse eu nao adorei mas gostei, nao sei se recomendaria paraumamigo meu,mas pelo preco dele na amazon vale dar uma chance se vc realmente gosta do genero. (desculpem pela falta de acentos, estou escrevendo pelo meu teclado e ele nao tem atalhos pra isso :(
comentários(0)comente



Alexia180 30/11/2023

Casa assombrada
Ainda não tenho uma opinião exata, preciso pensar mais sobre ele.
Esse não é o tipo de livro de terror que dá medo, apesar de falar sobre casa assombrada da mais foco para a deturpação da instituição da família.
comentários(0)comente



Luana.Domanski 19/11/2023

Recomendo a leitura.
Não é um terror padrão de casas assombradas, tem o suspense mas não é apavorante.
Gostei muito da tensão familiar, os personagens se desenvolvem de uma forma muito bacana
Jéssica Berton 22/11/2023minha estante
Olá, poderia me dizer se tem algo diabólico? Amo suspense, mas não gosto dessa vibe diabólica com possessões


Luana.Domanski 30/11/2023minha estante
Não, não tem uma vibe diabólica, nem nada de possessões


Jéssica Berton 05/12/2023minha estante
Obrigada por responder vou ler




Tarquini 31/10/2023

Baldame
Elementais de Michael McDowell subverte as convenções macabras das histórias de casas mal-assombradas ao invocar o gótico sulista para representar as realidades sociais da vida no sul dos Estados Unidos, utilizando o horror para discutir decadência familiar, mortalidade, segredos e pecados que perpassam gerações e a indiferença avassaladora, quase lovecraftiana, da natureza com relação aos seres humanos e suas aspirações. Os elementais desafiam a lógica de tudo o que você conhece sobre fantasmas, assombrações e espíritos, exceto que são incrivelmente poderosos e maliciosos. O horror, ao invés de se esgueirar em uma noite sombria e enevoada pelos corredores de uma mansão secular, rasteja em plena luz do dia ao longo de dunas de areia e pelo interior de casas de praia ensolaradas.

A história se passa em Beldame e seus arredores assombrados, a típica propriedade familiar com uma história sombria, uma área isolada em uma faixa de praia do sul do Alabama, que abriga três casas vitorianas. O isolamento é quase total, sem vizinhos próximos, as casas são acessíveis apenas por determinados meios de transporte e em momentos específicos do dia, devido à maré e seu terreno arenoso. Duas dessas casas são habitadas pelos McCray e pelos Savage, duas famílias intimamente unidas não apenas por serem coproprietárias do local, mas também pelo casamento e por uma amizade antiga. A terceira casa é inabitável, uma grande duna de areia invadiu sua maior parte e avança engolindo cômodos a cada ano. Porém inabitável não significa desocupada, algo não humano se esconde por trás daquelas paredes.

Michael McDowell é habilidoso na construção do suspense ao longo das páginas, revelando aos poucos a verdadeira natureza dos elementais, sutilmente sugerindo eventos causados por suas ações, gerando uma inquietante sensação claustrofóbica conforme nossas expectativas se convulsionam a cada nova revelação. A ambientação gótica sulista dá o tom à narrativa, os momentos mais tensos e assustadores da história acontecem durante os dias claros e absurdamente quentes. O calor e seu efeito letárgico são descritos tão detalhadamente que o próprio leitor se torna suscetível à sua languidez. É durante a calmaria preguiçosa do verão que as duas famílias enfrentarão o sobrenatural, conforme incidentes bizarros se acumulam e desafiam a compreensão, rumo ao confronto final e aterrorizante com os elementais.

O sobrenatural em Elementais serve como metáfora para o autor dissecar tradições familiares, sociais e concepções do ser humano relacionadas às perspectivas sulistas americanas, chamando a atenção para aspectos específicos com relação à morte, decadência, preconceitos e sexualidade. Mesmo assim alguns pontos resistiram mal à passagem do tempo, a exemplo do estereótipo do "negro mágico" representado pela figura da empregada negra, a única que possui uma compreensão aproximada da natureza dos elementais, uma das personagens mais ativas e interessantes do livro, mas cuja construção, aprofundamento e ações dentro da história são severamente limitados pelo estereótipo.

Elementais apresenta ao leitor brasileiro um vislumbre, de uma parte do universo de publicações de terror dos anos oitenta, diferente da qual tivemos acesso ao longo das últimas décadas. Michael McDowell oferece uma narrativa profunda, metafórica e destoante do circuito de concepções e representações hollywoodianas. Os caminhos já traçados e bem conhecidos da temática das casas mal-assombradas, que você espera percorrer quando abre um livro do gênero, é um pouco diferente por aqui, a leitura é mais tortuosa, reflexiva, cheia de desvios e com sombras ao longo das páginas que possuem mais significados do que aparentam.

Exatamente por subverter essa expectativa que este é o tipo de história que não deve agradar a todos os tipos de leitores. Elementais é uma leitura diferente e divertida, que oferece uma peça importante para se entender as aproximações que os autores americanos contemporâneos fazem do tema das casas mal-assombradas.
comentários(0)comente



Dai Solyom 29/10/2023

Um calor que suga tudo ao redor
Eu não conhecia o autor, e fiquei encantada em conhecer sua história. Um verdadeiro mestre do horror, pena que pouco divulgado mundialmente.

Clássico das casas mal assombradas, enredo completo e personagens cativantes.

A forma de escrita é excelente, os diálogos são maravilhosos.

Eu senti as ondas de calor, a fadiga constante e a areia na pele.
comentários(0)comente



Ronan 22/10/2023

Esse livro me surpreendeu bastante, não conhecia a história, não conhecia o autor e terminei o livro totalmente encantado com o Michael McDowell.
Que livro incrível, ele constrói uma narrativa totalmente envolvente, com personagens cativantes, apesar de alguns serem péssimas pessoas. Amei demais a mitologia que ele cria aqui.
Quero muito conseguir ler mais livros dele, amei o posfácio e conhecer um pouco mais desse autor.
comentários(0)comente



56 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR