Quando você se lembrar de mim

Quando você se lembrar de mim Lucy Foster

Resenhas - Quando você se lembrar de mim

Clarinha 26/09/2021

Ícaro é o mais novo amor da minha vida.
QVSLDM é um romance incrível, com gatilhos muito bem trabalhados e uma construção de enredo e personagens muito bem feito. Os secundários são maravilhosos também.
Ícaro e Layla são perfeitos em todos os sentidos. Um amor tão puro e verdadeiro que deixa o leitor com o coração quentinho. A forma como os dois, juntos, passam por cima de tudo em nome de continuar esse amor é arrebatadora.
Não tenho o que falar do Ícaro. Ele é perfeito e se pudesse, eu teria roubado ele da Layla pra mim.
E a Layla é uma das personagens mais fortes que já li. O jeito que ela trata, não somente a relação dela com o Ícaro mas também todas as outras relações, é inspirador.
Enfim, esse é o top 1 de livros lidos esse ano pra mim e eu super recomendo ter um pacote de lenços do lado durante a leitura. ?
*e a capa engana muito*
Ana! 26/09/2021minha estante
Odeio ele!

Clarinha 26/09/2021minha estante
Odeia o Ícaro????

Maria.Fernanda 02/10/2021minha estante
ADOREI, muito bom o livro os pessonagens são incríveis a história e incrível.

Lê/Lelê 16/11/2021minha estante
É realmente bom?tô na dúvida

Samira 08/08/2023minha estante
Nossa, minha avaliação, se eu fosse redigir uma, seria exatamente o que você falou! Muito bom!

Ana 19/01/2024

Ícaro e Layla se conheceram na adolescência, na escola. Enquanto ela vinha de uma família amorosa e estável, ele era oriundo de uma família desajustada, onde sofria muitas agressões da mãe e do padrasto. Por conta disso, Ícaro se tornou um adolescente arredio e agressivo, com vários traumas que serão refletidos em sua vida adulta. Eles se aproximaram porque Layla insistiu em ajudá-lo com as tarefas de matemática. A partir daí, nasceu a amizade deles, que depois se transformou em amor. Layla era muito bondosa e empática, como ele mesmo diz, ela era a luz na escuridão da vida dele. Mas Ícaro não se achava digno dela, e após um triste acontecimento, ele fugiu de casa e passou a viver nas ruas. Layla ficou devastada, sem entender a partida e o desaparecimento de seu melhor amigo. Como consequência, os dois acabaram seguindo por caminhos perigosos, de vícios e autodestruição.

Quinze anos se passaram. Ícaro e Layla se reencontram por acaso em um bar. A partir daí, eles começam a se reaproximar e tentar resgatar aquela amizade e o amor que sentiam um pelo outro, porém agora ambos são adultos e cada um carrega uma bagagem. Os dois precisarão lidar com isso e com as consequências das escolhas que fizeram no passado.

Como a autora mesma diz no início, essa não é uma leitura leve. É uma história sofrida e comovente. Ícaro passou por situações na infância que nenhuma criança deveria vivenciar, e tudo isso impactou seu futuro e suas escolhas, fazendo-o seguir por caminhos tortuosos. Com Layla não foi diferente, ela também sofreu muito e teve seus momentos de fraquezas, de decisões precipitadas. E tudo o que eles passaram, tanto individualmente quanto juntos, nos faz refletir e ter um novo olhar sobre determinadas questões.

Não dei 5 estrelas porque teve uma cena no livro que me incomodou, mas não posso falar o que foi por motivo de spoiler.

E IMPORTANTE: LEIAM OS AVISOS DE GATILHO NO INÍCIO DO LIVRO.

Duda.dudagabooks 31/12/2021

"Todo mundo desiste do Ícaro, eu não posso ser igual a todo mundo, porque ele não é igual a todo mundo para mim."
Ícaro nunca achou que merecesse nada na vida. Ele perdeu o pai muito cedo, era abusado constantemente pelo padrasto e sua mãe sequer olhava em seus olhos. Na escola ele era o garoto que se envolvia em brigas e ia mal nas aulas, até conhecer Layla.

Layla vem de uma família feliz e não pensa duas vezes ao estender a mão para ajudar o seu colega. Ao longo do tempo, a amizade entre Ícaro e ela evolui e eles se tornaram um casal de namorados. Infelizmente, a vida do garoto dentro de casa continua indo de mal a pior e, de repente, ele se vê tendo que fugir para sobreviver.

Nunca esquecendo seu primeiro amor, Ícaro passa por poucas e boas ao longo da vida. Quinze anos depois, o reencontro acontece e agora esse homem, antes apenas sofrido, mas agora também quebrado, contará a com a ajuda do amor da sua vida para se recuperar e finalmente ser feliz.

Peguei QVSLDM pra ler num dia que acordei cedo, sem muita pretensão, achando que ia ser mais do mesmo... ledo engano. Chorei tanto, mas tanto, que tive que dormir de volta pra me acalmar! Que história linda, que personagens maravilhosos ❤️

Esse é um dos títulos que levo pro coração. Foi lindo demais ver a rede de apoio de Ícaro, anos depois, quando ele pensava ser sozinho no mundo. Nunca senti tanta raiva, sofrimento e depois AMOR em um livro só!

Aliás, vou enaltecer Ícaro e Layla; QUE CASALZÃO! O jeito que a Layla o aceita e compreende desde cedo, as cenas hots deles, a paixão e amizade incondicional, que nunca morreu, mesmo depois de tanto tempo

A forma responsável que a Lucy abordou diversas questões problemáticas foi um show à parte. Dá pra ver que essa mulher deu o sangue, ela sabia o peso que um personagem tipo Ícaro (ex prostituído e drogado) tinha e deu o seu show na "redenção" dele. Foi lindo - e extremamente real!

Não vai dar pra falar tudo que eu acho dessa história nesse espacinho, mas saibam que eu favoritei - eu amei! Por favor, LEIA!

Maria 06/11/2021

as 5 estrelas são tão bem merecidas que nossa, vou panfletar esse livro até as pessoas cansarem de me ouvir falar sobre ele.

o ícaro e a layla são a definição de endgame total, os traumas aqui foram tão bem trabalhados, foi tudo tão meticulosamente detalhado que você meio que se vê no cantinho do cômodo vendo a cena acontecer ali na história.

endgame: quando o casal vai/volta várias vezes mas fica junto no final.

beatriz 10/01/2022

quando eu lembrar desse livro
antes de mais nada importante lembrar que: CONTEÚDO PARA MAIOS DE 18 ANOS! cenas eróticas e contém gatilhos (violência sexual, abandono parental afetivo, uso de substâncias ilícitas, situações com consentimento duvidoso, tentativa de suicídio, doença psiquiátrica). respeitem seus limites ta besties?

a escrita da lucy é incrível e completamente envolvente. achei muito interessante como a autora dividiu o livro em 3 partes e podemos acompanhar, dessa forma, a jornada dos personagens principais de uma maneira completa. logo no primeiro capítulo a gente já tem um baque e se afeiçoa pelo ícaro, um menino sofrido que vive em um lar abusivo e seu único escape dessa realidade é a melhor amiga layla.

os personagens separadamente foram muito bem construídos e pensados. em nenhum momento a autora romantizou os traumas do ícaro ou as situações pelas quais ele passou, ou da layla também. foi lindo acompanhar eles na adolescência e depois virando adultos sensíveis, maduros e no momento eu ainda continuo sem palavras. o ícaro passou por tanta coisa, sofreu tanto, mas ainda conseguiu pensar pessoas e famílias que o acolheram e o fizeram perceber que ele era importante, amado e muito muito mais que os fantasmas do passado.

não tenho nem o que falar sobre o casal. um amor que começou ainda no ensino fundamental e que nem mesmo 15 anos separados foi capaz de enfraquecer o laço que eles criaram. o amor dos dois é uma coisa... inexplicável. eu chorei em cada declaração, em cada momento que se abriam um com outro, cada beijo, cada cena de sexo, em cada obstáculo. não tenho dúvidas de que virou um dos meus casais (e livro) favoritos. eu amei mesmo a leitura e cada página, para mim, valeu a pena. TE AMO ICARO & LAYLA, TE AMO!
Alane.Sthefany 10/01/2022minha estante
Sabia que vc ia gostar ???
Perfeito demais ???

beatriz 10/01/2022minha estante
serio incrivel ????

Jeni 13/01/2022minha estante
Obriiiigada pela resenha??
Me convenceu total a ler.

Juhh 28/09/2021

Estou sem palavras para descrever as emoções que esse livro me causou. Fiquei com o coração apertado durante o livro todinho, minha vontade era pegar o Ícaro e a Layla e colocar num potinho, esses dois me deixaram encantada. A maneira como eles lidam com as dificuldades e vencem as barreiras é incrível, o amor deles é perceptível. A Lucy arrasou na escrita desse livro, como sempre.
VanessokahDosBooks 28/09/2021minha estante
Um dos melhores livros do ano

Analu. 19/01/2022

O choro é livre viu
Meu Deus ícaro você merece o mundo!
Comecei esse livro já avisada que ia sofrer e sofri mesmo, principalmente na primeira parte do livro tem cenas que são bem difíceis de ler de tanto que o Ícaro sofre na mão do padrasto.
Saber que essas situações são mais comuns do que gente pensa é mais difícil ainda se engolir.

Gostei de toda construção do Ícaro em como ele teve que se reerguer em meio ao caos que vivia. O relacionamento dele com a Layla lindo demais, friends to lovers bem desenvolvido. Gostei do começo ao fim.

Minha única reclamação é que achei desnecessário quase 700 páginas, o meio do livro ficou bem cansativo e não aconteceu lá muita coisa relevante eu só queria saber como acabava e ele não terminava mais. Fora isso muito bom, quero ler outros livros dessa autora amei a escrita e a sensibilidade dela.

comonumlivro 26/01/2023

totalmente rendida por essa história
Esse livro é lindo, emocionante e muito inspirador. Aborda diversos temas importantes, e nada é romantizado ou tratado com leveza: os assuntos são desenvolvidos e trabalhados de forma responsável e consciente. Durante toda a leitura, não pude deixar de ser grata a Lucy por ter compartilhado a história de Ícaro e Layla com os leitores. Um dos favoritos da vida.
manu.malheiros 26/01/2023minha estante
me deixou com vontade de ler agora

thaismag 11/10/2021

Por aqui uma queda por clichês amor de infância!
Adorei a leitura ? uma história difícil sobre abusos e superações, com um desencontro de anos entre o casal Ícaro e Layla e um amor maior que o tempo!
Vale a pena essa leitura.

FiqueBemClara 04/01/2023

para chorar até precisar tomar soro na veia
Quando você se lembrar de mim, lembre desse livro que me fez chorar como uma condenada.

Vou passar uma receita de como se desidrata erva fresca. Você pega a erva, faz ela ler esse livro e aguarda ela terminar.

É tanto sofrimento que não cabe em um cartaz. Quando você pensa que não, vem outro sofrimento. Você nem se recuperou de um, vem dois. Eu me senti o violonista do Titanic. O barco afundando, todo mundo MORRENDO e eu lendo esse livro.

Ícaro e Layla tem uma das histórias mais bonitas (E SOFREDORAS) que eu já li, o livro garantiu um canto especial no meu coração tamanho foi os sentimentos que me provocou cada um desses capítulos.

Acho que existem livros sofridos, mas esse aqui é pior porque a sensação que você tem é que tudo que aconteceu aqui pode estar acontecendo agora na sua vizinhança ou debaixo do seu nariz.

Às vezes a gente se depara com aqueles argumentos de que livro de romance não tem ?serventia?, esse aqui é uma das provas de que no meio de uma história romântica pode ter ensinamentos que você deixa passar.

Acho que de ponta a ponta, você acaba lendo mais do que a história de amor dos protagonistas. A abordagem de violência infantil, abuso, prostituição, vício, violência doméstica, descaso e até suicídio está em cada uma dessas páginas. E colocar esses assuntos no papel de forma delicada e emocional como a Lucy fez é incrível.

Adorei essa história e sou grata por ter comprado o livro físico assim que consegui, esse livro eu
faço questão de ter na minha estante.

Books.da.Glau 17/10/2021

Um livro dolorido e marcante.
?Quando você se lembrar de mim, lembre-se de quando lutou por mim. Pode parecer, mas eu não esqueci.?

Essa é uma história de lutas, superação e recomeços. Porém ela vai quebrar o seu coração diversas vezes, vai te deixar triste, amargurada, compadecida, empática, admirada e apaixonada.

Logo no início dessa leitura minha mente voltou lá nos meus tempos de colégio, vieram vários colegas de classe em minha mente, e fiquei me perguntando se eles passaram pelas mesmas lutas que Ícaro. É difícil acreditar, mas o mundo está cheio deles.

Pois vou dizer, o que esse garoto sofreu desde muito novo não desejo pra ninguém, menos ainda para uma criança.

Ícaro é um menino perdido, tem uma família desestruturada, além de sofrer com abusos e negligência materna.

Layla é uma menina meiga, alegre e otimista, vive uma vida simples, porém tem família amorosa.

Ela enxerga no menino problema sua alma e seus medos. E mais que amigos inseparáveis, se tornam amigos de almas.

Mas Ícaro, motivado por seus medos, toma uma decisão que irá separá-los. Ele vai trilhar por caminhos de erros e decisões erradas, mas o destino já estava traçado e após 15 anos haverá o reencontro, o problema será superar as marcas adquiridas ao longo dos anos.

Ícaro é um cristal sem defeitos? Eu acho que não, mas ele foi moldado por suas lutas, medos e limitações. Ele poderia ter tomado outro rumo na vida? Sim, mas conseguimos notar ao decorrer da história que ele buscou refúgio onde não havia e caiu no fundo do poço.

A sorte de Ícaro era ter pessoas que o amavam pelo que ele era e conseguiam enxergar o seu bom coração. Ele teve anjos no decorrer de sua caminhada que o ajudaram a vencer, um dia de cada vez.

Layla é uma força da natureza.  Ela era a rocha de sustentação de Ícaro mesmo antes deles saberem o que realmente significavam um para o outro. Ela teve seus momentos de fraqueza, assim como qualquer pessoa os tem, mas o diferencial é que havia uma família unida e estruturada emocionalmente para lhe amparar. E isso faltou ao menino Ícaro.

Difícil falar ou julgar a trajetória do Ícaro.
Minha vontade durante toda a leitura era amparar e acalentar o menino perdido, pois os anos passaram, mas a cabeça dele ainda era daquele menino que sofreu com a negligência materna. Layla era o alicerce que ele precisava, e a admirei a todo momento. Os demais personagens, tão importantes e admiráveis em sua bondade e compaixão. E aos monstros, a justiça divina se fez presente.?

Precisamos de mais famílias Brandão,  Carmelo, Ana, Ray e Cadu no mundo. Precisamos dar ouvidos ao grito mudo das crianças e parar de fazer vistas grossas para a negligência parental.

Não vou mais me alongar, pois essa é uma história que precisa ser sentida, e cada um tirar suas próprias lições.

Lucy, como sempre acabou com meu psicológico e deixou meu coração em frangalhos, porém compensou cada lágrima.

LEIAM!!!

Refugio 28/09/2021

Lindo demais
Começo sendo repetitiva ao dizer que é impossível não se apaixonar pelos personagens criados por Lucy Foster. Ícaro me conquistou já nas primeiras páginas e passei todo o livro só querendo abraçá-lo e protegê-lo de todo o sofrimento do mundo. Nenhuma criança merece passar pelo que ele passou e eu queria na mesma proporção que toda criança e adolescente que vive/viveu algo parecido, tivesse a chance de se recuperar de seus traumas e ter uma vida plena. Lucy nós traz nessas páginas toda uma trajetória carregada de sofrimento e culpa por algo fora de controle e a jornada para se livrar do passado, superar seus erros, se perdoar e recomeçar. Que bom que Ícaro teve a Layla nesse processo. Que mulher incrível. Também se perdeu, também sofreu, mas também se reergueu e de mãos dadas com Ícaro, foram se redescobrindo, se reinventando e recomeçando. Um desencontro de 15 anos que não apagou a chama do amor deles e, meu Deus, só queria pôr os dois num potinho. Personagens secundários tão encantadores quanto os principais. Tantos temas importantes abordados: violência sexual, psicológica e doméstica; abandono afetivo; uso de drogas; prostituição; suicídio... Temas tão atuais tratados com tanto cuidado, nos trazendo informações de grande importância. Sou fã de Lucy Foster e a cada livro escrito me encanto mais e mais.

Karina 26/12/2021

Eu como fã, tenho a obrigação de panfletar.
O MELHOR LIVRO DO MUNDO!

Eu não nego, amo um romance de amigos se apaixonando, é meu clichê favorito. Então já comecei esse livro com as expectativas altas, não é meu primeiro contato com a autora, *aquelas leu dois livros anteskkkkk* mas é o primeiro livro dela que eu amo com todo meu ser, por motivos; drama. E eu como uma boa masoquista literária, tudo na minha carreira é um livro que tem uma carga dramática pra me emocionar, jogar no chão, pisar em mim, sapatear, cuspir, meter a paulada e ainda assim eu agradeço porque toda a desgraça é compensada com final feliz.

Layla e Ícaro são melhores amigos, se conhecem na adolescência, Ícaro é o típico garoto quebrado, surtado que não sabe pedir ajuda, então sua forma de atenção é arranjando briga. Layla é uma das únicas pessoas que não desiste desse garoto. Ícaro passa por abusos em casa por parte de seu padrasto e sua mãe é omissa, finge que não vê, que não percebe que tem algo de errado e confia cegamente na palavra do estrupicio, ao invés do filho.

Até que numa noite, Ícaro se cansa, ele esperava apoio por parte da mãe, e ela não lhe estende a mão, pelo o contrário. Ela basicamente explusa Ícaro de casa o forçando-o a caçar abrigo na rua, já que nem dentro de casa e da pessoa que deveria protegê-lo ele tem ajuda. (Quem precisa de inimigo com uma mãe dessas??)

Ícaro desolado vai viver nas ruas por uns dias e acaba conseguindo a ajuda de um casal e com eles ele passará anos. Sempre se sentindo mal por ser um "encosto". Por conta de seus traumas na infância, Ícaro já não vê nenhuma saída em sua vida, como ele mesmo gosta de dizer, "o que é mais uma desgraça pra mim, que já sou todo sujo?" Nisso ele se mete com prostituição, drogas, alcoolismo.. e sua busca de ajuda é uma luta muito difícil. Coitado.

Até que... 15 anos depois, ele e Layla se reencontram, eles deixaram de se amar? Não. Muito pelo contrário, Layla sempre foi a luz de Ícaro e ele a dela. Esse reencontro é permeado por memórias e a partir desse ponto vemos eles se conhecendo novamente, querendo se relacionar mas não podendo, enquanto Ícaro não se resolver com seu passado, seus traumas e a vergonha que tem de si mesmo, mesmo ele sendo uma vítima. E o melhor de tudo? Não temos traumas curados com a "sentada terapêutica".

EU AMEI ESSE LIVRO, LUCY, PAGUE MINHA TERAPIAAA! Amei o tema do abuso e drogas abordado, amei como mostrou que o apoio familiar é fundamental para ajudar no processo de cura. E principalmente a frase "família é quem a gente escolhe" nunca fez tanto sentido como nesse livro! Eu quero proteger Layla e Ícaro de todos os males. Que casal! Que livro!
E pelo amor de Deus um livro para Cadu e Vivi eu imploro!!
Zero defeitos, ícone e aclamação! ?

Mara Tavora 13/10/2021

Sensacional
Quando você se sente perdido e suas escolhas te levam a um caminho diferente de tudo que sonhou, ainda é possível recomeçar?

Esse livro me desidratou, foi difícil concluir a leitura, precisei respirar algumas vezes, porém essa história me mostrou que o amor supera qualquer adversidade.

A história de Ícaro e Layla, começa ainda adolescente, ele tendo que enfrentar um fardo pesado demais para idade, ela em seu mundo cor de rosa, mas ainda assim viu além do menino rebelde e encrenqueiro e mesmo sem saber tudo que o afligia, tornou-se seu porto seguro. Ela era a sua luz, sua única alegria, tornaram-se melhores amigos e o primeiro amor um do outro.

Mas ele estava perdido, quebrado, apesar do apoio da família de Layla, o medo, a vergonha e a culpa, o fez fugir aos 16 anos, deixando para trás seu coração.

Após 15 anos, o reencontro e certeza que sempre pertenceram um ao outro. Mas será que esse sentimento está acima de todas as escolhas erradas?

Ele teve que lutar para superar seus traumas e fantasmas do passado, para conseguir se entregar. Teve que aprender a não ser esponja e a enfrentar as consequências de suas escolhas. Layla foi a força que ele precisava, de coração puro, sem julgamentos, acolheu, apoiou e o amou incondicionalmente.

Esse é um amor daqueles que você sonha para si, puro, verdadeiro e sincero. Daqueles move o mundo para fazer o outro feliz, difícil não se comover com a história de Ícaro e Layla.

Quando você se lembrar de mim, é uma história de encontros e desencontros, superação e recomeços. Aborda temas complexos e difíceis com muita responsabilidade e serve de alerta para que prestemos mais a atenção as nossas crianças e adolescentes, pois a consequência pode ser desastrosa. Estou impactada e apaixonada por essa história incrível. Recomendo demais!

Bianca.vigevani 26/09/2021

Minhas expectativas estavam altíssimas...
...e o livro bateu cada uma delas! A sinopse já me deixou completamente arrepiada, mas o livro em si conseguiu ir muito além de tudo que imaginei!
A leveza e delicadeza com que temas tão delicados foram abordados, foi incrível. O trabalho de contar a história na visão infantil de ambos sobre o início e as pessoas que ambos viraram, imperfeitas em suas histórias e escolhas, mas perfeitas em suas essências!
Amei a leitura do começo ao fim! Amei os personagens e seus desenvolvimentos... enfim, apaixonada!