Quando você se lembrar de mim

Quando você se lembrar de mim Lucy Foster

Resenhas - Quando você se lembrar de mim

Richelle 30/11/2021

Perfeito.
Esse livro foi favoritado com 80% da leitura, e deveria ter sido antes, pois foi a minha melhor leitura do ano. E sem dúvidas me marcou ao ponto de sempre lembrá-la.
Me peguei me vendo no ícaro em diversas vezes ao longo do livro. Pelas suas lutas, suas dificuldades, transtornos, pensamentos, sentimentos, etc. E isso foi transmitido através de um personagem tão humano, com problemas tão reais, que por vezes tinha certeza que não era apenas ficção.
Esse livro possui uma beleza trágica de uma realidade retratada na ficção, que nos faz refletir, nos traz dores do passado e nos avaliar se não merecemos a redenção ou apenas o peso.
Um livro de um enredo longo, mas que mostrou todos os pontos necessários e amarrou todas as pontas que foram mostradas. Uma escrita perfeita, não descritiva de forma enjoativa, mas extremamente fluida e gostosa.
Me sinto extremamente agradecida a autora, por proporcional tão perfeição em forma de livro. Ela agora possui uma fã indiscutível desta obra e de sua capacidade de escrita.

Thai 09/02/2022

Arrebatada por esse livro
Em "Quando você se lembrar de mim" vamos acompanhar a difícil jornada de vida de Ícaro, que ainda criança perdeu seu pai, seu grande herói.

Sua mãe ainda jovem e se sentindo sozinha após a perde de seu marido ao qual amava muito, casa-se novamente com Jorge, e é aqui que a vida de Ícaro passa a ser sinônimo de tormento.

Ainda criança ele sofre com a forma que é tratado pelo padrasto, vendo sua vida de criança alegre e livre se tornar uma vida cheia de regras descabidas e medos, levando-o a se tornar um menino arredio e retraído.

Aos 13 anos, sua vida começa a ter um pouco mais leveza e luz, quando sua colega de classe se oferece para ajudar com a matéria de matemática, nascendo assim uma grande amizade.

Layla é uma jovem doce e bondosa, que cresceu num lar repleto de afeto e cuidado, que percebe em Ícaro um garoto perdido e abandonado, e dessa amizade entre eles também surgirá um grande amor.

Conforme os anos passam, as dores e provações vividas por Ícaro se tornam cada vez maiores, e somente Layla e a família amorosa dela conseguem oferecer um pequeno respiro para ele.

Porém, movido pelo medo das ameaças e torturas psicológicas causadas por Jorge ele decide se afastar acreditando ser a melhor maneira de agir, e quando ele mais precisa de ajuda as atitudes de sua mãe o levam ao limite, fazendo com que ele fuja de casa, o que acaba por ser o início de um caminho ainda mais tortuoso e difícil para sua vida.

Contudo, mesmo com o passar de 15 anos e tantas experiências que ele prefira não ter vivido, caminhos que ele preferia não ter trilhado, o amor que ele sentiu e sente por Layla sempre foi uma constante, e o seu reencontro com ela pode ser o grande ponto de virada de sua vida.

O amor é realmente capaz de curar todas as dores e traumas???

********

Meu primeiro contato com a autora Lucy Foster, e estou incrivelmente admirada pela escrita dela, sua forma de abordar em um único livro tantos temas difíceis, sensíveis e tão atuais de maneira leve, porém de forma alguma superficial.

Mesmo sem ter nenhum gatilho, são páginas difíceis de ler, que causam dor ao imaginar a dor das personagens e das pessoas que passam por essas situações em suas vidas.

Achei belíssima a forma como ela conduziu a jornada do Ícaro, possibilitando sua "cura" de um modo tão realista sem passar por cima das etapas, sem desmerecer cada dor que um dia ele já sentiu.

E também o fato de não ter deixado a Layla ser uma Santa, mostrar que ela também teve suas fraquezas, seus pontos de ruptura, fez o amor deles se tornar ainda mais belo e verdadeiro.

Chorei muito em diversas partes do livro, alguns momentos foram de tristeza, mas em muitos também de alegria por eles.

Enfim, é um livro difícil, mas que vale a pena ser lido.

Taís 01/01/2022

Que historia linda
Que livro mais triste e lindo ao mesmo tempo... Ícaro passa por situações que não estamos acostumados a ver e isso nos choca um pouco quando lemos, mas ver sua superação e volta por cima me deixou tão feliz e emocionada! Layla é incrível e o amor que ela sente por ele é tão lindo!!! Ameiii ??

Juliana.Duarte 27/09/2021

Maravilhoso
Quando você se lembrar de mim.
Autora Lucy Foster

Nunca terminei um livro e fiquei assim como estou. É um sentimento tão forte, tão impactante, que demorei a encontrar palavras, que pudesse explicar meus sentimentos. Durante a leitura, fui me deparando com tantas situações, que meu coração foi encolhendo, encolhendo, até ficar pequeninho.
Sofri com Ícaro, chorei, sorri , chorei novamente e sofri mais um pouquinho.
Lucy foi fantástica em abordar esse tema, ou melhor, esses temas , porque o livro é cheio de alertas. Ficar atento ao seu filho, ao seu aluno, ao seu vizinho, ao seu sobrinho......
Não se mete na vida dos outros? E quando os outros, é ainda uma criança?
Confesso que escrever essa avaliação, está sendo muito difícil, porque começou a vir flechs das cenas e quase chorei novamente.
A segunda parte, que para mim, é o recomeço de Layla e Ícaro não fica menos sofrido, porém, já dá um alívio. E até que enfim, chega a terceira parte, para trazer aconchego no coração.
Lucy Foster parabéns, linda história, lindo desfecho e lindo final.
PS: Seu coração é forte, em mulher! Se eu fiquei destruída lendo, imagino você, construído as cenas e dando desfecho à elas?
Minha lista só cresce: Heitor, Gael, Pedro, Ícaro......
E só estou no começo!

Livia.Pinho 17/01/2022

Foi uma leitura ok no geral. Não me identifiquei com a personagem feminina mas em compensação me identifiquei muito com o ícaro(mais do que gostaria) fiquei feliz pq a autora não detalhou as crises de ansiedade dele pq eu teria que pular, o livro tem muitos gatilhos e aborda assuntos pesados
Senti que faltou investir mais na evolução do ícaro e da Monique, achei o motivo que a autora deu p Monique sair do relacionamento abusivo foi rasa

Bianca.vigevani 26/09/2021

Minhas expectativas estavam altíssimas...
...e o livro bateu cada uma delas! A sinopse já me deixou completamente arrepiada, mas o livro em si conseguiu ir muito além de tudo que imaginei!
A leveza e delicadeza com que temas tão delicados foram abordados, foi incrível. O trabalho de contar a história na visão infantil de ambos sobre o início e as pessoas que ambos viraram, imperfeitas em suas histórias e escolhas, mas perfeitas em suas essências!
Amei a leitura do começo ao fim! Amei os personagens e seus desenvolvimentos... enfim, apaixonada!

Bruna.Linacre 29/09/2021

Quando o amor cura
A autora nos apresenta neste livro a história de Ícaro e Layla em uma narrativa intensa, repleta de acontecimentos e principalmente de ensinamentos.
Até onde você seria capaz de ir por amor ?
Neste livro você verá que o amor é capaz de curar até as feridas mais profundas e nos ensinar que nem tudo está perdido quando uma segunda chance é oferecida.
Caso você passe por alguma situação relatada neste livro procure ajuda, você não está sozinho!!!

Re Lemos 26/09/2021

Emocionante !
Dificilmente eu escrevo resenha no calor do momento, ou seja, assim que termino de ler, pois odeio dar e receber spoiler... Entretanto não tinha como não falar dessa história AGORA!

O título: QUANDO VOCÊ SE LEMBRAR DE MIM, para mim Regiane, fala mais do que simplesmente parece. Independente de todo o sofrimento que Ícaro e Layla sofreram, eles começaram a se recuperar depois que se olharam. Depois que buscaram o melhor para si mesmos.

Quando você se lembrar de mim, conta a história de Ícaro e Layla. Não vou descrever a história pois não quero dar spoiler, tão pouco privar você leitor de sentir tudo o que eu senti nessa leitura.

Quando você se lembrar de mim, não é uma história fácil de se ler. Há vários gatilhos e situações que precisei parar para respirar e continuar. Esse livro vai muito além de apenas um romance. Ele é simplesmente um alerta para humanidade. Um alerta para que as mães olhem mais para os seus filhos, alerta para pararmos de ouvir choros e gritos do vizinho e achar que não é problema nosso. AS VEZES É SIM!

Não vou dizer que o livro me fez chorar, mas despertou em mim uma miríade de sentimentos, muitas das sensações estavam guardadas dentro de uma caixa. Teve uma fala da Layla que eu super me identifiquei, porque sou assim como ela, muitas vezes me escondo por trás das máscaras que eu crio. Odeio relembrar a minha infância talvez seja por isso que me identifiquei demais com o Ícaro. Ele além de um menino sofrido foi valente e muito mais forte do que ele imaginava um dia ser.
Sabe aquela frase: Você só sabe o quão forte é, quando ser forte é a única opção. Pois, essa frase define Ícaro e Layla.

Vou destacar dois momentos com quotes aqui, esses sim me tiraram lágrimas dos olhos por ver o quão importante é termos alguém por nós.

?" ? O que acha disso, mãe? ? pergunto, e ela chora e ri ao mesmo tempo. ? Eu acho que não se mata uma pessoa do coração desse jeito ? diz e segura meu rosto entre as mãos. ? Meu filho. Meu menino. forte, caloroso e cheio de amor.
? Eu tenho muito orgulho de você, Ícaro ? ele diz. ? Vou adorar ser conhecido como seu pai."

?"Ele sorri tão bonito quando ouve isso que aquece meu coração.
? Oi, tia ? diz, daquele jeito charmoso que costumava usar quando chegava aqui todas as tardes.
? Você e seu nariz de rico ? ela retruca, rindo, enquanto seca o rosto. ? Que saudade de você, meu querido. Você não tem a menor ideia de quanta falta você fez. ? Também senti muita saudade, de todos vocês..."

Lucy, os meus mais sinceros parabéns pela obra. Não existe outra palavra que define essa história a não ser : PERFEITO!
OBRIGADA, por compartilhar conosco essa história incrível.

?A história contém gatilhos emocionais, cenas de violências, respeite os seus limites?

@primaveraliteraria 24/09/2021

Lucy: dividi o livro em três partes para ficar mais equilibrado.
Eu: chorei nas três partes.
Se vocês estão procurando o drama puro, triste, arrebatador, acharam o livro certo.
Ícaro sofre tanto, mas tanto, que a gente quase entra no livro pra pedir POR FAVOR CHEGA!
É uma coisa complicada atrás da outra. Tudo de ruim que dava pra acontecer com esse protagonista, aconteceu. Uma trajetória muito nebulosa, triste, com vício, com erros, com escolhas que geraram arrependimento. Uma história pesada.
MAS tudo vale a pena, viu?
O sofrimento é todo recompensado.
Layla, que é uma das protagonistas mais fortes, perseverantes, apaixonadas e pacientes que já li, é do tamanho de uma montanha sozinha, desde seus 14 anos.
Incrível, batalhadora, forte, única.
Layla pega na mão e não solta mais, mesmo.
A história de amor desses dois é de chorar muito, mas também é de desejar um sentimento igual pra gente chamar de nosso.
Um amor infantil, puro, que se transformou numa força da natureza e persistiu anos sem alimento, num quarto escuro e triste.
Mas valeu a pena... Valeu muito a pena.
Leiam os avisos da autora, respeitem seus limites e mergulhem nessa história de amor tão linda, tão poética, tão recompensadora.
Obrigada por mais essa, Lucy!

Manoela Pontual 30/01/2022

Longo sem a mínima necessidade
A história começa muita parecida com os livros da Brittainy Cherry que tanto amo. Um personagem com passado sofrido e traumatizado que encontra no amor a força necessária para se transformar e ser feliz. É o tipo de história que mais amo. E esse livro tinha tudo para ser perfeito, mas infelizmente é uma leitura mais cansativa do que agradável. A autora estendeu demais o livro sem necessidade, ela conseguiria contar a mesma história em metade das páginas. No início eu estava sem conseguir largar o livro e no meio eu já não aguentava mais, não via a hora de acabar. A história não é ruim, mas é bem cansativa. E quando começa a parte hot só piora. Eu gosto de livros com cenas hot, mas quando tem dois capítulos de 20 minutos cada só com cenas de sexo sem parar fica chato demais. As cenas de sexo tem que ser pinceladas pela história e sem exagero, aí fica mais agradável. A parte final é fofa e bem romântica, mas nem isso salvou o livro. Não foi uma experiência terrível, eu diria que foi razoável, mas não será um livro que eu irei indicar.

Mylena.Barboza 23/09/2021

A capa não faz jus!!!
Estava em uma ressaca literária horrorosa, começando inúmeros livros e abandonando quase todos pelo caminho. Resolvi buscar no kindle algum romance pra desanuviar a mente e me deparei com este livro.
Confesso que achei que seria mais uma história com um monte de hot brega e um mocinho com um problema do passado que justificaria todas as ações ruins com a mocinha kk
Como eu estava errada?
Que livro minha gente! Derramei lágrimas e mais lágrimas durante a leitura. Contém muitos gatilhos, muitos mesmo, mas que em minha humilde opinião foram bem trabalhados.
Que trajetória linda a de Ícaro.
Amei acompanhar o desenvolvimento do
personagem e torci tanto mais tanto pela sua felicidade que mesmo sendo ?previsível? o final não impediu que meu coração ficasse quentinho.
Parabéns Lucy Foster, sério ?

Ps: e essa dedicatória?? Me partiu em mil pedacinhos ?

badgallalla 20/12/2021

um romance de emocionar e deixar o coração pequenininho.

gostei muito da construção e desenvolvimento dos personagens; principalmente do Ícaro, que passou por muitos baixos na vida e a superação e luta dele é incrível.

só não gostei tanto que logo que eles se reencontraram, já ficam juntos (a louca por slow burn em mim gritou demais); mas nada q me tirasse o prazer de ler esse livro.

uma coisa que me incomodou bastante foi que senti uma semelhança gritante com a história de "um milhão de promessas". em alguns momentos me senti lendo uma cópia da outra história.

Simone.Santos 29/09/2021

Amei!
Falar que foi uma leitura leve, suave e tranquila é mentira, teve momentos que meus olhos ficaram marejados por lágrimas, pois , apesar de ser uma história fictícia, sabemos perfeitamente que, infelizmente, muitas pessoas vivenciam os fatos nela relatados.
Ícaro é um menino que sofre abuso dentro de sua própria casa e sua mãe, omissa e fazendo "vistas grossas", ao invés de tomar uma atitude que uma verdadeira mãe tomaria em uma situação dessas, simplesmente vai contra o filho, criando nele mais feridas e traumas e fazendo que a sua autoestima fique cada vez mais lá embaixo, culminando na decisão de sair de casa sem ter para onde ir , tomando decisões erradas sem pensar nas consequências, pois sempre foi incutido em sua mente que ele não é capaz e não merece ser feliz.
Layla é uma menina doce, mora em uma família estruturada onde recebe amor e carinho de seus pais do e é a única amiga de Ícaro e um sentimento está nascendo em seu coração por ele e por um momento acha que é correspondida, mas ele vai embora, deixando um vazio em sua alma ferida.
Quinze anos se passam e eles tem uma nova chance de viver aquilo que foi deixado para trás, mas será que a vida de garoto de programa de Ícaro, quando vier à público o impedirá de ser feliz?
A Lucy soube trabalhar de uma forma sábia todos os temas propostos no livro: abuso de criança/adolescente, alienação parental, preconceito, segunda chance, recomeço e o amor que tudo sofre, tudo crê, tudo suporta, tudo espera, mas jamais acaba.
Recomendo a leitura

Sarinha 15/02/2022

TUDO NA MINHA CARREIRA
EU JURO, esse livro (+18) é surpreendente, realista e doloroso. Você torce pelo Ícaro do começo ao fim, sem exceções, a batalha dele acontece durante toda a história. Ver a mulher que Layla se tornou é uma das coisas mais lindas também! O melhor de tudo foi o amor deles que perdurou por todo esse tempo, mesmo com as circunstâncias.

Gatilho: violência e abuso doméstico, pedofilia, vício em drogas e suicídio. RESPEITE SEUS LIMITES!

Karen (@leiturassemlimites) 14/07/2022

Arrebatador
Com apenas treze anos de idade, Ícaro já enfrentou muito mais da vida, do que qualquer adulto deveria. Repleto de problemas familiares, segredos e traumas, ele vive rejeitado por todos até encontrar alguém que o enxerga de verdade.

Layla é uma menina doce e amorosa que tem como base uma família repleta de carinho. Quando se depara com aquele menino ferido e sozinho, ela descobre o quanto gostaria de protegê-lo e cuidá-lo, desde que ele permita.
A partir de então uma amizade entre os dois nasce, e com o passar do tempo, um sentimento novo surge. Porém, quando Ícaro completa 16 anos, se vê obrigado a fugir de casa e abandonar tudo que conhece, na esperança de um dia poder regressar para aquela a quem entregou seu coração. Mas a vida que não é nada justa, e tem outros planos...

Anos após o fatídico dia, aquele menino ferido, se tornou um homem, e trabalha como garoto de programa. Tendo perdido toda a esperança que havia em si, ele agora é só a sombra do que algum dia desejou ser, e os fantasmas que antes só o assombravam, agora fazem parte do seu mundo.

Quando um reencontro inesperado traz Layla de volta a sua vida, mesmo que tenha desejado tanto revê-la, suas forças estão tão exauridas que já nem se imagina mais ao lado dela. Mas será que aquela garotinha bondosa, que hoje se tornou uma mulher linda e generosa, poderá mudar seu caminho?

?Minhas considerações:

Temos nesse livro a história de uma alma generosa, que foi ferida de todas as formas pela vida, e que apenas necessitava de amor e carinho. Ícaro é um personagem tão sofrido, que a vontade que tive durante a leitura era de dar colo a ele. Imagine só que a única referência de amor que esse homem teve, foi uma menina que cuidou e zelou por ele, e que ele a traz no coração até os dias atuais. É um amor intenso como nenhum outro.

A Lucy é certeira no quesito drama, e quando ela se dedica a esse tipo de história, faz com que tenhamos uma experiência única com um livro tão bem escrito, e personagens tão bem construídos.

Amei a trajetória de superação desse rapaz e seu amor, e fiquei apaixonada por cada detalhe. Virou favorito do ano, com certeza.