Sob a Árvore Verdejante

Sob a Árvore Verdejante Thomas Hardy

Resenhas - Sob à árvore verdejante

Vitória Oliveira 16/07/2023

Fraquinho
Legalzinho no começo, mas vai ficando cada vez mais cansativo. Não consegui me conectar com nada nem ninguém e me irritei com a superficialidade dos personagens. Detestei a boba da Fancy.

A única coisa que salvou pra mim foi a escrita agradável, o estilo pastoril e algumas piadinhas.

Gostei bem mais da tradução desse livro em relação a tradução de longe deste insensato mundo, mas a edição tem uns errinhos de revisão no início.

Lohan Pedro 19/03/2023

Só melhora depois de mais da metade do livro
? Sob a Árvore Verdejante, de Thomaz Hardy.

Meu primeiro contato com o autor. E não sei se foi uma ideia ruim ou boa começar por essa obra. É bem diferente do que ele geralmente apresenta em seus livros.

A história perpassa por um coral, grupo de músicos e seus "acontecimentos" em sua pequena cidade (que não sabem lidar com mudanças). Infelizmente o autor perde muito tempo nisso. O que torna o livro bom para ler antes de dormir, pois o sono é certo. Apesar de não acontecer quase nada, o que me incentivou a leitura foi realmente a escrita. Isso mostra que Hardy realmente sabe fazer a coisa... Eu li em 2 dias e meio ou até menos. Não posso mentir, o livro só começa prender o leitor após mais da metade do livro, para ser certeiro: após a terceira parte. Pois é partir daí que começamos a ver movimentação do romance entre Dick e Miss Day, nessa parte eu admito que a história cativa o leitor e o tira do transe do sono hipnótico que boa parte do livro faz com que o leitor sinta. Agora, será que todas as pessoas serão cativas a ler apenas pelo simples fato de ter uma boa escrita e um grande nome de literatura clássica? Fica a incógnita. Estou contente de ter aguentado chegar até a parte 3. Pois o fim tornou o livro todo agradável. Difícil foi chegar até esse fim.

O que você vai encontrar no livro?

? Reparação histórica, chega de só os homens terem muitas pretendentes. A mocinha do livro é cortejada por vários;

? Uma boa escrita;

? Uma alternativa diferente do Hardy geralmente apresenta.

Depois de conversas, pesquisas e observações sobre o autor, confesso que é ótimo começar por esse livro. Eu acreditava não ser uma boa ideia, como menciono no começo desta resenha, porém nada é simples aparentemente para Hardy, então este livro será minha porta de entrada do que estar por vir: intensidade. Se permita.

Dri 25/02/2023

Aparências
É um romance pastoral, muito leve quando comparado a outras obras de Hardy, mas com questionamentos profundos nas entrelinhas. A jovem professora Fancy é disputada por três membros da paróquia de Mellstock: o humilde e crédulo Dick, o rico Shiner e o honesto Maybold. Ao longo da trama a personalidade de cada um deles vai sendo delineada, mostrando que as aparências realmente enganam. Ótimo, apesar da narrativa leve, a essência de Thomas Hardy se faz presente.

@livrosumaviagem 20/02/2023

Um romance pastoril, dividido por estações. Começa no inverno, época de Natal, e traz o coral - composto pelos homens da cidadezinha de Mellstock - e vai desenrolando a trama ao longo as estações vão passando.
Relata o começo da primeira paixão do jovem Dick e a confusão que a nada doce Fanny vai arrumar na pequena cidade.

Não foi uma leitura que me prendeu. Custei a terminar.

ramiromat 06/01/2023

Não sei, não me senti envolvido com a história. Talvez porquê eram muitos personagens e não assimilei direito.
Conta a história de como Fancy e Dick se apaixonam e batalham para ficarem juntos. Isso juntando ao fato da tentação que Fancy tem, junto ao vigário, mas consigo compreender o lado dela.

Nado 27/11/2022

Fraquinho fraquinho. É um romance pastoril e, por eu gostar dessa ambientação, salvou em partes a leitura para mim. O problema é o enredo super fraco sem nenhum momento que dê vontade de ler o próximo capítulo.

Claire Scorzi 31/10/2022

Meios Tons
Publicado em 1872, foi o segundo romance de Thomas Hardy. Para quem o conhecia por Tess d’Urbervilles e Judas, o Obscuro, terá uma surpresa. É considerado um romance pastoral e gentil do autor famoso por sua visão deprimente da vida. Mas é possível que, passada a surpresa, o leitor tenha ainda uma outra.
Romance de meios-tons, Sob a árvore verdejante apresenta um retrato gentil da população mais simples da Inglaterra rural. Hardy sabe captar a simplicidade, as pequenas ambições – que chegam a ser ingênuas – do povo humilde do campo. Vemos seus desejos, anseios, implicâncias, bondades, rudezas, opiniões, através da escrita simpatizante de Hardy. Ele não os pinta como heróis, e tampouco como vilões; mas há esse olhar generoso do autor que vê um pequeno mundo – o mundo dos músicos incultos das igrejas, que viviam para suas apresentações e se orgulhavam delas na sua singeleza.
Singelo é a palavra: tudo é singelo – as figuras, o surgimento do amor entre dois jovens, o ambiente, os diálogos; tudo é suave e não grandiloquente, como com pinceladas cuidadosamente aplicadas para não exagerar ou subir de tom.
É possível que haja alguma coisa do Hardy posterior nos sinais – mas serão mesmo? Nem dá para ter certeza – das diferenças de personalidade e temperamento daqueles que formam o par de enamorados. Mas a pincelada leve deixa o leitor na dúvida de se ele estará vendo demais.
Ainda: este não é o melhor de Hardy. Talvez a segunda surpresa do leitor seja esta. Hardy precisava do drama, do verdadeiro teor dramático, para dar o seu melhor. Mas, aí, o preco a pagar seria a sua visão pessimista do mundo. Sob a árvore verdejante é suave, é delicado; seu autor não estava indignado com a vida. Assim, não deixa de ser um refrigério encontrar este seu lado mais luminoso.
Andressa Bufulin 31/10/2022minha estante
?posso ouvir sua voz narrando esse texto, belíssimo!

Claire Scorzi 31/10/2022minha estante
Obrigada ?

Larinha 04/06/2022

Imaginação
O livro conta a história da vida de Dick e Fancy. Dick faz parte de uma banda paroquial e Fancy é uma professora provinciana, oriunda de uma família rica. Desde o primeiro momento que Dick viu Fancy ele se apaixonou e ela?? Só lendo pra saber.
O final deixa muito espaço pra imaginação do que irá se desembolar.

Isabela 02/05/2022

Sob a Arvore Verdejante
Fancy Day era a professora da pequena cidade de Mellstock e despertou o amor de três jovens local.
Arthur Maybold, o paroco da cidade, Frederic Shiner, um fazendeiro e Richard Dewy, ou simplesmente Dick, que tocava na coral da igreja.
Depois de decadas, pela primeira vez o Coral de Mellstock iria ser retirado. O paroco queria que Fancy, que tocava orgão, assumisse o canto aos domingos. Todo o coral ficou chateado e foi confrontar o paroco. Que não deu em nada. Dicky, que estava encantado com a bela professora, não fazia muito caso.
Ele passou a se desviar do caminho que sempre fazia só para passar na frente da escola e ver a sua bela dama. Ela demorou um pouco para nota-lo. Mas acabou se envolvendo. Apesar de gostar de ter outros pretendentes. Do que ela chamava de "estar bem aos olhos de outras pessoas" enquanto Dick só queria estar bem aos olhos da amada.
Filha unica do guarda caca, recebeu uma educacao elevada. E seu pai queria que ela se desse bem na vida. E não aceitou bem quando Dick foi pedir a mão dela em casamento. Ele queria que ela se casasse com o fazendeiro, homem rico e que daria tudo o que ela merecia. Mas Fanny estava apaixonada por Dick, ou pelo menos se acreditava estar, e com o pai sendo contra, sua paixão por Dick aumentou até ela fazer um plano para o pai consentir no casamento. E acabou dando certo. O pai, no fundo só queria que ela fosse feliz. Dick e Fanny ficaram noivos, mais pouca gente sabia. E uma das que não sabia era o paroco da cidade. Que numa noite chuvosa, depois de Fanny ter se despedido do seu noivo com pouco caso porque ele estava molhado e sem estilo, foi na casa de Fanny, que o viu de guarda chuva, seco e com uma roupa mais chique do que o pobre Dick. O paroco apaixonado pediu a mão de Fanny em casamento. Na emocão ela aceitou. Mas logo depois Arthur descobriu que ela jà estava noiva e na mesma hora mandou uma carta para ela perguntando a verdade. E mal deu tempo dele despachar a carta que recebeu uma da propria Fanny desfazendo do noivado porque "ja estava noiva". No fim, ela se casou com Dick, que nunca soube de nada do acontecido.
Sei lá, o jeito que Hardy chama de "final feliz" é diferente.

Jenni.Castro 25/03/2022

O que são as atitudes dessa personagem? HAAHHAHAHAHAHAHAHAAHHAAHHAHA eu me identifiquei muito, não é possível AHAHHAHAAH
Eu amei o Dick desde o começo, mas a Fancy, misericórdia kkkkk
Adorei, nunca me identifiquei tanto com uma personagem como na personagem da Fancy AHHAHA

taisa r 23/01/2022

Experimentando um novo ( antigo) autor
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Thomas Hardy. De início achei a narrativa bastante detalhista, descrevendo os músicos, seus instrumentos e todos os detalhes das canções.
Da metade do livro é que a história tomou forma e começou a parecer mais interessante.
Ainda precisarei ler mais obras desse autor para descobrir se gosto ou não de sua escrita.
Evelin.Mayara 11/04/2022minha estante
Esse é um dos livros ainda de "início de carreira" de Hardy. Leia algo como Longe deste Insensato Mundo, pois foi a partir desse livro que ele se consolidou como autor e definiu seu estilo. É excelente e te faz se apaixonar pela escrita Hardyana.

taisa r 11/04/2022minha estante
Obrigada pela dica. Já comprei Longe deste insensato mundo. Agora falta começar a leitura

Ana_Elisa_Toledo 20/12/2021

Um livro gostoso e rápido de ler ...

A linda nova professora desperta amores ... Vale a pena a leitura.

Ralibô 02/11/2021

Uma crítica social
O livro vai falar sobre um grupo de músicos do campo no qual Richard Dewy integrante do grupo se apaixona pela nova professora da escola. É com muita clareza que Thomas Hardy retrata todo o cenário rural e os costumes daquela época. Muitas vezes quis bater nos protagonistas por serem tão superficiais, Fancy, então....incrédula até agora com suas atitudes.
Imagino que era mais ou menos assim a vida no campo de algumas cidadizinhas de antigamente.