Ás de espadas

Ás de espadas Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ás de Espadas

percykills 17/04/2024

Se eu pudesse, panfletava esse livro em todo canto! Sério, que obra de arte. O plot é simplesmente incrível, tem uma pegada de PLL (o que eu gosto muito) e te faz querer não parar de ler o livro.

Os personagens são muito bem desenvolvidos, confesso que no começo achei a Chiamaka meio chatinha mas depois ela conseguiu me conquistar. O Devon sempre foi o meu queridinho desde o começo da leitura.

Agora que livro foi esse??? Você sente todos os sentimentos possíveis lendo, fica desconfiado de tudo e de todos (inclusive você não pode confiar em ninguém). Praticamente em todo capítulo tem uma reviravolta que você fica em completo choque e sentindo ódio de alguns (quase todos) personagens.

O livro retrata também o racismo que eles sofrem, e é tão bizarro que você pensa ?não é possível que isso realmente esteja acontecendo apenas porque eles são pretos? mas quando a justificativa aparece você fica tão enojado com aquilo. E sabe o que é uma merda? Saber que um monte de gente continua passando por essas coisas todos os dias. Como uma pessoa preta, consigo me colocar no lugar deles e é péssimo demais. Enfim, não importa se você é um preto pobre ou um preto rico, se o sistema ver que a pessoa está se destacando em algo, vão querer extinguir de qualquer maneira.

ps: fogo nos racistas.

Tay Nicolau 12/04/2024

Que livro foda! É uma leitura que te prende do início ao fim, você mergulha na história e não quer mais parar.
Recomendo a todos esse livro, trás diversas questões importantes, principalmente, os protagonistas serem negros e a história da escola de pessoas brancas ser nesse contexto

Mille21 12/04/2024

Que livro perfeito!! Consegui me conectar com os personagens e com a dor deles ao longo da jornada, confesso que me irritei demais lendo esse livro pois é muitas injustiças que infelizmente retrata a realidade. O racismo, a homofobia no livro é absurda que tive que parar para respirar direito em algumas partes. Mas o livro é muito bom e recomendo demais !! Cuidado só com os gatilhos !!

Sofia124 07/04/2024

O que é isto?
Meu Deus. Prometeu tudo e tudo entregou! Está história passa se num local só de pessoas de raça branca, em que existem apenas duas pessoas/alunos de raça preta, tendo um impacto muito forte sobre racismo. Um livro de demora a desenrolar, mas que quando desenrola se fica completamente viciado. Nada mais a dizer, perfeito.

willherondale 01/04/2024

Achei a trama genial só que a última parte e o fim em si não me agradaram, achei muito corrido sla, tirando isso seria 5 estrelas

@nicobaladore 28/03/2024

UAU
QUE LIVRO BOM! A energia parecida com Pretty Little Liars já tinha me conquistado logo de cara, mas quanto mais eu lia mais eu me apaixonava pela história, completamente arrepiado com tudo que acontecia. Agora que acabei, eu me pergunto qual a possibilidade de algo assim acontecer na vida real, e é MUITA. A abordagem das questões raciais nesse livro é uma obra prima. Recomendo muito e favoritado!

fabb1998 24/03/2024

Fogo nos racistas
Gostaria de ter lido esse livro na adolescência, mas de qualquer forma foi uma experiência muito boa. Não importa se você é preto pobre ou preto rico, o sistema vai dar um jeito de tentar te derrubar de forma explícita ou de maneiras veladas, e infelizmente a gente vai ser obrigado a lidar com isso.

É extremamente difícil se sentir parte de algo ocupando lugares elitizados, e as engrenagens do sistema são feitas de forma que o racismo seja perpetuado. O sistema funciona pra que mesmo pessoas como a gente, pretas, sejam peças de manutenção dessa violência.

Que criemos mais "sociedades subterrâneas" assim como Devon e Chiamaka! E fogo nos racistas ?.

Ma.1431 23/03/2024

Meu Deus que livro bom.

Cinco estrelas chegam a ser até pouco para ele, me identifiquei um pouco com os personagens, não pelo fato de ser perseguida pelas pessoas pois isso eu não sou, mas sim com partes como as que a Chiamaka não se sente muito confortável em sair de casa com seu cabelo natural e as pessoas ficam olhando pra eles como se eles fossem errados.

A leitura do livro é muito fluida e bem desenvolvida, me peguei caindo em vários plots ao longo do livro o que deixa tudo mais interessante. Recomendaria até de olhos fechados, não ouvi muita gente falando desse livro e acho que merece mais reconhecimento.

VitAria.Caroline 23/03/2024

Caralhoooo o livro é muito bom! Quanto mais ia se aproximando do fim eu ficava desconfiada de todossss

Amei o fim deles e essa amizade inesperada

Eu amo o jeitinho nojento da Chiamaka ??

Marih 21/03/2024

Que livro mais perfeito e infelizmente real, as vezes vivemos em uma bolha e n vemos o tanto q até hoje o racismo ainda está presente na vida de tantas pessoas. Sofri mto lendo esse livro e nem imagino o quanto as pessoas pretas sofrem com o racismo diariamente.

Anna1721 21/03/2024

Apenas leiam!!!
Isso deveria ser uma leitura obrigatória!

Tem uma pegada bem gossip girl e PLL com um protagonismo negro e LGBTQIA+ ,oq me ganhou demais!!!

Devon e Chiamaka são os únicos alunos negros das escola em que estudam e são os únicos a terem seus segredos vazados por Ases, essa figura anônima que surge para destruir a reputação e a vida deles.

Oq começa com algo inofensivo se torna cada vez mais perigoso e oq está por trás de Ases é uma esquema bizarro que envolve preconceito de classe e racismo.

Durante o livro, vc começa a duvidar de todo mundo e pensar que é Ases, simplesmente NÃO CONFIE EM NINGUÉM!
Incrível do início ao fim, li muito rápido!

relh44 19/03/2024

Ás de espadas
Incrível. eu não encontro nenhuma palavra que descreva melhor esse livro; ele é uma verdadeira joia. não é exagero dizer isso, é a realidade. você mergulha em meio ao livro, consegue entender perfeitamente cada camada dos personagens, além de lidar com um mar de racismo que te sufoca (especialmente se você for negro). é tudo muito bem escrito, a cada passo de Áses você se sente perseguido, se sente acuado, angustiado; como se você fosse uma vítima de Áses. é algo incrível. a autora conseguiu transmitir tantos sentimentos em cada linha que você se sente humana. você chora, se apaixona, sente medo, angústia. é, talvez seja um dos melhores livros que eu já li e o que me preocupa é a ressaca que ele vai deixar...

Pedro Peixoto 18/03/2024

Páginas de agonia, dor e sofrimento, com um lapso de esperança
Comumente, acho que o terror psicológico em obras de ficção se torna potencializado quando, de forma inteligente, traça alegorias e paralelos com situações mais do que plausíveis na vida real, de maneira direta ou indireta. E o jeito como a Faridah escreve seus personagens e os coloca em situações desesperadoras ao longo da narrativa é uma tradução muito forte disso

É difícil resumir em palavras todos os sentimentos provocados pelo livro. Chiamaka e Devon são cativantes e incríveis, mas, na maior parte do tempo, os testemunhamos tentando sobreviver ao próximo trauma que a sociedade racista vai causar neles. É difícil de ler, ao mesmo tempo que, movidos pela expectativa de uma volta por cima e pelo carisma de ambos, continuamos imersos na trama, ansiando pela esperança em meio à toda violência

É uma ficção que brinca com o fato da realidade ser tão assustadora. E que, principalmente pela personalidade multidimensional e tão rica de cada um dos protagonistas, conquistou muito o meu apreço

Jhi 18/03/2024

As de espadas
QUE LIVRO BOM!!!!
Acho que não tem nem palavras pra descrever tudo que eu tô sentindo só que ele é maravilhoso e emocionante, vale muito ler esse.