Almanaque Guará #6

Almanaque Guará #6 PJ Kaiowá...

Resenhas - Almanaque Guará #6

Robremir 27/02/2024

Alguns brindes
Comprei o box da meia temporada e vieram alguns brindes que devo registrar: todas as edições vieram com marcadores de páginas, além disso algumas trouxeram adesivos das histórias, postais e descansos de copo. Achei bacana.

Dinei 16/10/2021

Lume é de encher os olhos.
O destaque dessas últimas edições do Almanaque Guará sem dúvida é "Eu Sou Lume". "Cidadão Incomum" é bom, é estável, mas Lume tem umas guinadas... se fosse num trem fantasma, seria como dar umas sacudidas no carrinho e fazer ele tombar nos trilhos, mas sem se soltar deles, só pra dar um sustinho e acordar os desatentos. E falando em "Cidadão Incomum", o caldo da história tá ficando mais encorpado, apesar de eu achar esse "cozimento" meio lento, eu sei que é a fome falando mais alto.

Achei Travessia uma leitura confortável e em um ou dois pontos há ali umas liçãozinhas práticas de narrativa em quadrinhos.

Gosto muito do papel do Almanaque, o formato em si é confortável pra mim, por questões que suponho estarem atreladas a geração (?!). No entanto, a diagramação da parte interna das página (o espaço de recuo na direita das pares e na esquerda das ímpares) as vezes engole muito na dobra e o quadrinho se atola um pouco lá. Outro ponto é a luminosidade em cenas escuras, não sei se é pelo tipo de papel/impressão, mas talvez um novo tratamento de cores pudesse ser adotado para compensar na impressão, na versão digital fica maravilhoso o cenário sombrio e tal, mas na versão impressa as vezes se perde uns pedaços da arte na página.

Espero que o trabalho da guará continue trazendo boas histórias em bons quadrinhos.

Marco 26/01/2022

Promessas quebradas e novas promessas para o futuro
Por se tratar de uma coletânea, irei comentar sobre as 4 histórias separadamente. Não terão spoilers dessa edição, mas talvez eu faça menção às edições anteriores.

Eu sou Lume: oq falar dessa edição... eu acho q uma das partes q me desapontou foi usar um estereótipo extremamente forçado (e tipo, tal fato podia ter acontecido de outra forma? sim, mas da forma q foi abordada foi tão lugar comum q me desapontou), fora desdobramentos (ainda na primeira parte) q foram de 0 a 100 rápido demais... e isso foi bom e ruim ao mesmo tempo. Bom pq surpreende o leitor com um soco no estômago e deixa ele instigado pra saber oq vem depois, mas ruim pq foi tão abrupto q vc nem conseguiu aproveitar os sentimentos em sua totalidade, e já é apresentada uma nova problemática q será conduzida na próxima edição. Fiquei triste, n vou mentir, mas o final prometeu bastante para oq virá a seguir.

Travessia: eu já tive contato com essa história uns anos atrás quando comprei as edições do próprio Rapha Pinheiro, simpático como só ele consegue ser. Lembro q na época fiquei fascinado com a arte e em como ele conduzia a história apenas com a arte. Parte do desenvolvimento, entretanto, se perdeu à medida q os anos passaram, e posso afirmar q foi um deleite revisitar esse universo q n se preocupa em segurar na mão do leitor para explicar oq tá rolando, mas q tbm n deixa ele perdido. É um universo q instiga o leitor a querer se tornar um explorador assim como um protagonista. Gratíssima surpresa reler travessia.

Cidadão Incomum: mais uma série q chega na conclusão de seu arco, mais uma vez com um sentimento de "faltou algo". Não me leve a mal, e tbm n serei injusto, mas a problemática q vem sido trabalhada desde a primeira edição teve um fim, mas o cliffhanger q é deixado no fim chega a ser imoral de tão "apelativo" (no melhor sentido do termo) q é. O universo da história se expande, reviravoltas acontecem, personagens são apresentados mas as cortinas se fecham. Muito vacilo.

Sara Animals: mais uma vez retornando ao universo gostoso dessa história onde, desta vez, temos uma professora, um xamã, um rato e um cachorro doido envolvidos. Assim como a primeira edição, é o tipo de narrativa gostosa q aquece o coração, leve e delicada como poucas conseguem ser. Por isso gosto de ser breve com relação a Sara, pois peço o voto de confiança de vcs para q experimentem por si mesmos. Para aqueles q n puderem comprar o almanaque, a história se encontra gratuitamente (e de forma legal) no site tapas.io.

Após isso, temos os textos editoriais sempre bons aprofundando o leitor no universo da Guará e finalizando com uma hq de uma página mostrando os bastidores para a "gravação" do travessia. Uma diversão digna de entreter qualquer gatinho de estimação hihi.

abacaxeira 14/02/2024

"EU SOU LUME" tem ganhado uma proporção enorme e tô amando as referências aos eventos que aconteceram durante governo do bozo presentes na história.
MARIELE PRESENTE!