OS TONS DO AMOR: LIVRO 2 (OS TONS DO AMOR!)

OS TONS DO AMOR: LIVRO 2 (OS TONS DO AMOR!) MICA BRITO

Resenhas - OS TONS DO AMOR: LIVRO 2 (OS TONS DO AMOR!)

Tainateixeira92 18/10/2021

Em todas as cores do arco-íris
Amei o primeiro livro, mas esta sequência se tornou um dos meus favoritos. Aqui, o foco da história é o universo do autismo através da vida de Sofia, narrado com uma linguagem simples, sensível e delicada. Houve algumas cenas em que ri alto devido à falta de filtro da Sofia.

Quem conhece um pouco do TEA (Transtorno do Espectro Autista), sabe que algumas características ajudam a identificar um autista, mas nenhum autista é igual ao outro. As escritoras tiveram muita atenção ao desenvolver o personagem de Sofia e criar uma linguagem que facilitasse a interação dela com o mundo. Amei isso! Alguns novos personagens introduzidos no livro me cativaram; um deles foi a GabrielA e a Júlia. Já em relação à GabrielE, acho importante ponderar e desconstruir seus comportamentos, sem criar uma imagem de vilã, pois ela é um reflexo da sociedade.

Mergulhar no amor de Júlia e Sofia foi como acariciar o meu coração. Terminei o livro emocionada e sentindo-me órfã, querendo mais da história. Este livro foi perfeito para mim e tocou-me em várias nuances.

"… quando falamos sobre autismo, estamos nos referindo a pessoas com habilidades absolutamente reveladoras, que atingem o fundo da nossa alma e nos fazem refletir sobre quem realmente vive alienado." — Livro "Mundo Singular" de Ana Beatriz Barbosa Silva.

Leiam este livro e pensem sobre a inclusão!
Arien 23/10/2021minha estante
????? fico feliz que as cores delas, tocaram seu coração ?

Tainateixeira92 23/10/2021minha estante
Ansiosa pela continuação ?

raffie 09/04/2023

Decepcionante
Encontrar livros com representação autista já é difícil, e ainda por cima com relacionamento lésbico, puff, como procurar uma agulha num palheiro. Mas achei decepcionante.

Eu não gostei da forma como a Sofia foi retratada, ela foi completamente esteriotipada, sim, há uma certa tendência a falarmos de uma forma mais correta que o normal, mas ela é basicamente um robô no livro, isso sem falar nos diálogos entre outras personagens, tão engessado e sinceramente, até meio militante de Twitter em certos pontos.

Os desafios e acontecimentos até que podem ser considerados bons em algum ponto, mas as personagens... as mães são verbalmente violentas, a Gabriele era a toxidade em pessoa e mesmo assim o livro todo ela era tratada como uma santa, como se todo o preconceito/capacitismo dela fosse justificável (se ela fosse homofóbica, não iam passar todo esse pano) e no final tudo ficou por isso mesmo. O que se salva na história são os momentos fofos/compreensios entre a Sofia e a Júlia.

Se posso descrever em uma palavra, seria: decepcionante.