Aprender a falar com as plantas

Aprender a falar com as plantas Marta Orriols
Marta Orriols

Resenhas - Aprender a Falar com as Plantas

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 24/04/2024

Livro triste, mas inegavelmente bonito.
Aprender a falar com as plantas tem um título curioso. Quando comprei, às cegas, nem sabia sobre o que se tratava. Fui pesquisar sobre o enredo com ele já aqui em casa... Luto. Era a única coisa que sabia quando comecei a primeira página.

Mas não esperava uma história assim: o luto pela perda dupla. Paula Cid, a protagonista, é abandonada pelo companheiro e, após poucas horas que ele a comunica sobre seu outro relacionamento e que está saindo de casa, sofre um acidente e morre.

Paula apresenta pensamentos duais e conflitantes sobre a perda. O leitor acompanha a história de uma mulher se reerguendo e buscando manter as memórias daquele que foi tão importante para ela de uma forma justa.

No processo do luto, Paula foca na sua rotina no trabalho, em uma UTI neonatal e até aqueles bebês lutando pela vida a auxiliam a processar a própria dor.

"Talvez o próprio eu seja um bom lugar para onde retornar". Essa frase do livro me marcou imensamente. O luto é isso, não simplesmente superar a ausência, mas um momento de introspecção, de voltar-se para si, e se reencontrar naquele novo contexto.

Um livro triste, mas inegavelmente bonito!

Jhully 10/04/2024

Aprender a Falar Com as Plantas
Um título e uma capa tão bonita que esperava muito mais do que recebi.

Esse é um exemplo muito preciso da frase ?Não julgue um livro pela capa?.

Narração demais, descrição demais, metáforas demais e filosofia demais para mim. Gosto de poesia e gosto de livros em que o personagem narra acontecimentos de forma desconexa, seguindo o pensamento da mente.

Mas esse livro me decepcionou demais e não o recomendo a ninguém.

cintrarafa 23/03/2024

?Um possessivo, e você já é alguém?
Não pretendo estragar minha própria experiência reduzindo o livro a um conjunto de palavras.

Vale a leitura.

Sabrina 19/02/2024

O luto envolto em plantas ?
Uma leitura até envolvente que traz as reflexões da Paula de maneira singular, trazendo à tona seus traumas e dificuldades na vida que resultaram no seu eu atual. Uma grande anamnese.
Ela até tenta seguir a vida à base do esquecimento e negação, mas percebe que não vai conseguir e abre mão de um amor confortável para traçar o caminho correto e sozinha, e em um novo lar, deixando as lembranças ruins para traz a buscando a cura que tanto precisava.

Janete75 18/02/2024

Recomeçar
Porque é tão difícil recomeçar, se perdoar, viver novamente. As correntes da culpa que não deixa a pessoa seguir em frente, ser feliz, amar e ser amada.

skuser02844 15/02/2024

?Talvez o próprio eu seja um bom lugar para retornar?
Acho que essa frase sintetiza a metáfora do título do livro. Porque falar com a plantas não requer interlocutores, é falar para você mesmo, sem ter que projetar respostas e soluções. Mas a Paula é médica, tem o ?controle? de pequeninas vidas, ou tenta ter. E tenta ter o controle para sair de sua dor, sem levantar suspeitas, sem gerar piedade. Não sabe que isso é impossível. Seu luto é triplo e antigo. Perdeu a mãe bem pequena, e assim acabou perdendo toda uma gama de experiências e sentimentos que seu pai não pode suprir. Depois ao mesmo tempo a dor da traição e do luto. E a vergonha, a culpa. O não saber aonde vai, a solidão de não saber ser um só novamente naquele mundo onde ela era par a tanto tempo. Mas não sei se ela aprendeu a falar com as plantas? se ela realmente encontrou um lar interno pra voltar. Não curti muito a personagem principal, acho que negar a traição, não contar para as pessoas, não se vulnerabilizar com seu pretenso novo relacionamento, demonstra que ela não aceita perder o controle. Mas na vida não existe controle? ??????

Carla.Cerqueira 14/02/2024

Sem palavras após a leitura
Acho que pelo momento que estou, essa leitura está me fazendo pensar muito na forma como ando encarando a vida. É sobre ressignificar as perdas. Ainda estou elaborando tudo que li. Vale muito a pena essa leitura

valmir 30/01/2024

Aprender...
" me pergunto como posso guardar sua lembrança intacta e de uma maneira justa"

Como lidar com o luto? Sobreviver apesar da dor, sem sucumbir.
Parece que todos sabem o que fazer: descanse, vai passar, a vida continua...
Menos Paula, que além de perder o marido, descobre que não sabia quem ele era de verdade.
Orriols escreve magnificamente!

ToniBooks 28/01/2024

Cortina dobrada
Paula é uma médica neonatalogista, imersa no trabalho e na vida comum que leva sem muitos sobressaltos. Até o dia em que perde o companheiro oras depois dele lhe confessar que tinha outra mulher, então Paula atravessa toda a história tendo de conviver com isso.

Celia.Mattos 17/01/2024

Paula é uma competente médica neonatologista, mora a 15 anos com Mauro, e tem uma rotina controlada. Até que Mauro confessa que tem outra mulher, e pretende deixá-la, e morre atropelado algumas horas depois.
A partir de então, Paula precisa lidar com a perda do companheiro, tanto pelo abandono como pelo luto, e tentar reconstruir a vida.
As reflexões de Paula sobre a perda de alguém que faz parte tão intrínseca de si próprio, as interações sociais que decorrem do luto, e que tantas vezes acabam sendo tão incômodas, e como se reencontrar, depois de tudo que se acreditava como parte de sua personalidade ser questionado, são orquestradas de forma sensível pela autora.
A escrita é poética, mesmo em seus momentos mais pesados. Uma história bonita, triste e esperançosa, enquanto estamos vivos há o que se reinventar.

Fernanda 16/01/2024

Aprender a falar com as plantas
Comecei a ler e tinha altas expectativas, achei que seria um livro que me traria reflexões, mas eu mais divaguei do que refleti aqui. Não é um livro ruim, mas esperava muito mais.

Laris 07/01/2024

Um livro sobre o luto e como esse processo pode levar anos, pois a Paula ainda estava processando o luto da mãe e de repente sua vida vira de cabeça para baixo por conta da morte do esposo e também a morte do seu casamento. Gostei, mas acho que a escrita da autora às vezes dificultava o envolvimento com a trama.