Castle in the Air

Castle in the Air Diana Wynne Jones

Resenhas - Castle in the Air

Lena 10/12/2023

Sentimentos mistos
Sentimentos mistos sobre Castle in the Air, ao mesmo tempo que a escrita de Jones é muito boa e mágica o tanto certo, a construção de mundo muito satisfatória e sólida, os personagens envolventes e interessantes, já que não são todos preto e branco; eu sinto que partir da premissa que este livro partiu limitou a autora.
O primeiro terço do livro é uma espécie de Aladin, e tudo bem, não é o ponto mais alto da narrativa, mas como a escrita dela é muito sólida a gente passa por, o livro engrena mesmo da metade para o fim, quando ela chega na zona de conforto dela, ao que parece.
Não vejo porque da necessidade de ter o Howl, Sophie e Calcifer, a não ser por fan service. O livro teria ganho muito se fosse sua própria coisa, tanto se desgarrando da premissa do Aladin, quanto da necessidade de ter esses personagens.
Ainda é uma boa leitura, entretém, no mínimo, mas a originalidade e o jeito único de narrar que Jones mostrou no primeiro livro não reflete no segundo.

Jean 31/08/2023

Mágico!!
Sempre começo as resenhas de livros da DWJ dizendo que sou mto fã, que amo tudo que li dela. E esse livro é mais um pra adicionar na lista dos livros que eu mais gostei de ler!
Nesse livro, uma continuação do Castelo de Howl, Diana Wynne Jones expande o universo pra muito além de Ingary e Kingsbury. Essa história tem muitos elementos das histórias das arábias, os personagens Abdullah, Flower-In-The-Night, o gênio, o tapete, o ladrão, o djinn, o sultão, os gatos (sempre eles fazendo parte da magia) são incríveis e muito cativantes. Abdullah é incrível de bom de acompanhar!
A receita que sempre amo nos livros da DWJ estão aqui de novo: muita confusão, magia, um enrosco que você acha que não tem saída até bem no finalzinho que tudo se resolve.
Comecei a ler sem pretensão pq, apesar de ter gostado qdo li, o primeiro livro da série não era dos meus favoritos da DWJ. Esse aqui já é um dos meus favoritos dela, gostei demais!! Muito bom, recomendo.

vini 27/07/2021

Divertido e mágico
Foi uma leitura muito gostosa, melhor do que a do primeiro livro, e fez muito mais sentido (mesmo não fazendo nenhum sentido)

Roberta.Magno 29/06/2021

Comecei a ler esse livro logo após Castelo Animado e a mudança no cenário me chamou muita atenção. Não tem como negar as referências à histórias que já conhecemos (o lugar, o tapete mágico, o gênio na lâmpada) e o que parece que vai ser uma história genérica acaba por surpreender bastante.
Abdullah é um protagonista que só queria uma vida tranquila com a princesa das fantasias dele mas obviamente não tem um minuto de paz. O vocabulário dele pra falar até mesmo com inimigos certamente é o diferencial do personagem.
Confesso que não entendi muito bem o rumo da história quando ele encontra o soldado, que vira o companheiro de saga dele, mas o soldado e os gatinhos acabam se mostrando muito interessantes e importantes na trajetória de Abdullah.
E obviamente eu ficava imaginando como Howl e Sophie poderiam se encaixar nesse universo e a forma como eles se misturam à trama é feita de forma genial, um belo plot twist que com certeza fez a reta final do livro ficar maravilhosa.

Mais uma história bem agradável de ler, bem divertida e com personagens fáceis de se apegar e torcer por eles.

Gonca 16/06/2021

Abdullah, my beloved!
Uma continuação incrível de Howl's Moving Castle. Se você quer ver a história não contada pelo filme da Ghibli e se reencontrar com Sophie e Howl eu mega recomendo esse livro.

Tifax 08/06/2021

Não tem nada a ver com Laputa
O Castelo no Céu do Ghibli não tem nada a ver com essa estória, mas é tão maravilhoso quanto!
Este livro é um acompanhante para O Castelo Animado, tendo em vista que se passa após o primeiro, mas o foco não são o Howl, Sophie e Calcifer.
O universo criado pela Diana Wynne Jones é tão incrível que estou adorando conhecê-lo minuciosamente através de outros livros. Inclusive gostaria de mais estórias ali?
Vinnylit 10/10/2021minha estante
O Castelo no Céu não é adaptação desse livro kkkk

Gui Dante 11/01/2021

Uma história leve, super divertida e cheia de personagens carismáticos, como já tinha sido visto antes nesse universo mágico. Usa uma ideia parecida com a de antes, em que os personagens não são exatamente o que parecem. Ainda acho o primeiro superior, mas é uma sequência digna

Fimbrethil Call 20/09/2016

òtimo
Ótmo livro, muito divertido e cehio de magia, uma aventura legal.