O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro dos Ventos Uivantes

sarahmila 28/02/2024

!!!
Escrita incrível e uma narrativa MARAVILHOSA! Realmente um livro que me prendeu muito, me sentia imersa na história, conseguia visualizar perfeitamente as cenas e as emoções que era transmitidas. Com certeza virou um favorito! Recomendo muitooo.

Aline_B. 02/10/2023

Uma história de amor ou vingança?
Este é um dos romances mais famosos de todos os tempos, considerado um clássico! Quem lê não fica indiferente, ou ama ou odeia.

Longe de ser um história sobre um amor bonito com personagens virtuosos, O Morro dos Ventos Uivantes nos conta uma história, através de dois narradores, de duas gerações de duas famílias que se entrelaçam num ciclo de relações disfuncionais e trágicas.

O formato em que a história é descrita prende o leitor apesar de causar muito desconforto na forma "bruta" e violenta que todos se relacionam. Os personagens são retratados com todas as suas imperfeições, sem hipocrisia. Ninguém é puramente bom. São vítimas e protagonistas. É totalmente possível se identificar com eles ao mesmo tempo em que os odeia.

A história nos mostra como uma geração de personagens é afetada pelos problemas mal resolvidos da geração passada. Ódio, ressentimento, ganância e insensibilidade marca toda a trama.

A ambientação da história casa perfeitamente com o temperamento dos personagens. Elementos góticos, fantasmagóricos, tempestades, casarões, charnecas e vastidão.

O Morro dos Ventos Uivantes é um livro sobre rancor, obsessão, inveja, amores mal vividos e ressentimento ao passado. Eu recomendaria inúmeras sessões de terapia para todos os personagens dessa história.

Vale a pena a leitura! Não tenho dúvidas que essa história irá mexer com você.

Isa 03/09/2023

Clássico
É um livro clássico que eu tinha muitas expectativas. Todas elas foram superadas.
A escrita é densa, porém se vc tem costume de ler clássicos ou mesmo se não tem durante os primeiros capítulos vc passa a se acostumar.
Se passa em uma época que a gente não consegue acreditar que as coisas já foram assim um dia, principalmente para as mulheres.
A personagem principal é uma sonhadora, mente livre e apaixonada, porém mesmo assim sofre com a influência e repressões da época.
Vemos também como pessoas machucadas machucam pessoas.
Vc consegue ter raiva dos personagens e ao mesmo tempo compaixão.

Maria 02/08/2023

Uma futricaiada sem fim, mal-caratismo, fofoca, falta de educação, insalubre e ...
...ótimo. O morro dos ventos uivantes é o único romance de Emily Brontë.
Foi a primeira vez que li algo dela e eu gostei bastante , da escrita da maneira como ela escolheu contar a história e à realidade das relações dos personagens.

Carolina273 27/06/2023

Sempre me julgo e me condeno quando penso nos clássicos que nunca li, especialmente quando é tão falado e amado quanto esse. Mas admito que essa leitura foi muito difícil! Apesar da narrativa, de como o rodízio entre a Ellen e o Sr. Lokwood contando a história deixem as coisas incríveis, tenho dificuldade em manter o interesse quando não consigo me ligar aos personagens, o que definitivamente é o caso. São pessoas odiosas, mimadas, sem caráter. Não pessoas sem bom senso, sem moral. Tinha esperanças na pequena Cathy, mas nem ela! Então foi sofrido! Mas a intensidade do livro...inegável! Enfim, foi!

May 22/06/2023

O morro dos ventos uivantes
A história é um clássico romance, a principio, uma leitura difícil devido a ser mais antigo e suas palavras mais rebuscadas, mas com o tempo você se acostuma e se torna mais agradável. O livro trás uma história da vida de algumas pessoas e suas personalidades grotescas, mostrando o pior lado do caráter e gênio que os seres humanos podem apresentar, sem aquele romantismo de que alguém pode ser genuina e puramente bom.
Ramin 23/06/2023minha estante
Com certeza não era nada como eu imaginava que seria. Enfim, amei muito!

Nado 28/04/2023

Romance clássico publicado pela primeira vez em 1847. É um texto complexo e intensa, que explora temas como amor obsessivo, vingança e redenção.
A história é narrada por Sr. Lockwood, que aluga uma propriedade chamada Thrushcross Grange, próxima à mansão chamada Morro dos Ventos Uivantes, com algumas cenas contadas por Nelly. Ele fica fascinado pela história da família que viveu lá e começa a investigar os segredos e tragédias que aconteceram na região.
A história se passa em torno das famílias Earnshaw e Linton, que vivem em propriedades vizinhas. A protagonista é Catherine Earnshaw, que se apaixona por Heathcliff, um órfão que foi adotado pelo seu pai. Apesar de crescerem juntos e serem próximos, a relação entre os dois é tumultuada por vários conflitos.
Diante disso, a trama se desenvolve em uma teia de vingança, manipulação e amor obsessivo, envolvendo outros personagens, como o irmão de Catherine, Hindley, e a filha dos Lintons, Isabella. O amor de Heathcliff por Catherine é tão forte e descompassado, que ele busca vingança contra aqueles que o separaram dela, tornando-se um homem amargo e cruel.
O livro tem uma narrativa não linear que intercala diferentes pontos de vista e períodos de tempo.
Essa é de longe uma das melhores leituras que já fiz e acho difícil encontrar algo que mexa tanto comigo quanto essa história. O que lemos aqui não é visto em nenhum outro lugar. É o tipo de obra que deixa uma marca duradoura no leitor, com dois extremos: ou de amor ou de ódio. Não há meio termo.
Danilo 28/04/2023minha estante
??????

Natylla_ 23/07/2023minha estante
Perfeita sua colocação, Heathcliff em sua obsessão, nao sossegou enquanto n se vingou de todos, descontou até nos filhos, Harenton coitado, ate o proprio filho e a filha de Catherine sofreram nessa vinganca.

Frances B. 16/04/2023

Indignação
Não entendo quem passa pano para o Heathcliff.
Mas ele sofreu muito na vida,o moleque não foi grato nem quando o pai deu um teto para ele morar
Ganancioso, asqueroso, malvado.
Isso sem falar na mimada da Catherine (mãe), falta de chinelada. Eu eih

Gleissa.Pereira 09/04/2023

Morro dos ventos uivantes
Uma história com muitas nuances.
Não achei uma leitura fácil não, mas muito interessante pra boas reflexões.

Sobre um amor doentio onde se passa até por cima de seu próprio herdeiro para se dar bem .
Livro que mostra , o amor verdadeiro, a ganância, resiliência e amizade .

Mega indico

¨Cain¨ 18/03/2023

Casos de família
Comecei a leitura com muita expectativa, a entrega não me agradou tanto.
Na internet vendem esse livro como gótico, e sendo bem sincero não sei se concordo.
O fim do livro chega a ter alguma semelhança do gênero, mas no geral é uma grande fofoca do que rolou pelas terras.

Heatcliff e Catherine me irritaram como nenhum livro me irritou até então.