H.P. Lovecraft: Medo Clássico - Volume 2

H.P. Lovecraft: Medo Clássico - Volume 2 H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. LOVECRAFT: MEDO CLÁSSICO VOLUME 2

Marcus Oliver 02/01/2022

Onírico e amedrontador
Se no primeiro volume encontramos narrativas voltada apenas o horror cósmico - com algumas pitadas de ficção científica -, neste segundo volume há mais contos e novelas clássicas de horror cósmico com o adicional de algumas que pertencem ao ciclo das ?Dreamlands? do autor.
Essa expansão temática auxilia a encontrar a outra faceta do autor que utilizava bastante elementos e cenários oníricos em suas tramas. Geralmente se esquece dessa faceta e perde-se narrativas repletas de uma beleza e insinuações de horror muito cativantes.
Sobre os contos e novelas próprios de horror cósmico este volume traz mais clássicos que o primeiro e não apenas clássicos do autor, mas as narrativas mais envolventes e aterrorizantes produzidas p94 ele; serão nessas histórias que conheceremos suas criaturas mais famosas como os abissais, os carriçais, os filhos de Yog-Sothoth, a Cor e o Assombro nas Trevas.
Outro ponto que deixa o segundo volume ainda mais rico é o ensaio de Lovecraft ao final: ?O horror sobrenatural na literatura?. Este ensaio auxilia bastante a compreender as influências literárias que Lovecraft recebeu para construir suas noções de horror cósmico, além de ser um texto que traz vários autores clássicos e contemporâneos de Lovecraft. Este ensaio consegue ser até um excelente guia, bem didático, para leitores que buscam mais autores de horror; entretanto é preciso saber que a maioria dos autores citados por Lovecraft provêm da literatura anglo-saxã.

Juliane.Sturm 07/12/2021

Livro apaixonante e com um terror próprio e profundo
Já falei em outros posts sobre alguns contos desta edição incrível da Darkside e realmente é um livro encantador (e arrepiante).

Além das histórias intimidantes de Lovecraft e das ilustrações que só agregam, este livro ainda trouxe no final uma visão sobre o horror sobrenatural na literatura.

Conta o nascimento da narrativa de horror, o romance gótico nascente, o ápice da narrativa gótica, os desdobramentos da ficção gótica, a literatura espectral no continente com várias indicações de escritores clássicos, fala um pouco de como Edgar Allan Poe trouxe isto na literatura, esta tradição de contos sobrenaturais nos Estados Unidos, nas Ilhas Britânicas e alguns mestres modernos que usaram Lovecraft como referência.

É uma sequência impressionante que demonstra toda força de escrita de H. P. Lovecraft.

Recomendo a todos os amantes de horror cósmico lerem este livro apaixonante e com um terror próprio e profundo!

#ACriatura #hplovecraft #Lovecraft #Darkside #Darksidebooks #terrorcósmico #terror