H.P. Lovecraft

H.P. Lovecraft H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. LOVECRAFT: MEDO CLÁSSICO VOLUME 2

Giulia 15/04/2024

O primeiro livro foi uma leitura bem mais demorada e difícil, no segundo já é bem mais rápida e mais interessante.
Para mim, nesse livro tem os contos mais legais e macabros, e os meus favoritos foram Os Gatos de Ulthar e A Sombra Sobre Innsmouth (eles têm o melhor final).

Leonam.Loureiro 23/03/2024

Terror Cósmico
Essa nova edição dos contos de Lovecraft é, certamente, uma reafirmação de todo seu poder sobre a loucura e sobre o medo.

Naldo.Vieira 01/03/2024

H.P Lovecraft, quem gosta do gênero cuidado ao ler essa ed.
Realmente a leitura de lovecraft não é fácil de digerir. Primeiro pelos exagerados adjetivos e segundo pelos contos em si.
Uma vez que se ignora vários incômodos na leitura e foca na história a gente acaba percebendo o brilhantismo dele. Esse segundo volume traz obras muito boas, algumas foram releituras e outra foram novidades pra mim.

Pra quem for ler atentem-se a última parte do livro, "O horror na literatura" onde ele fala de várias obras conhecidas e não conhecidas e onde algumas clássicas histórias, pra quem ainda não leu, ele simplesmente joga *SPOILERS* sem dó nem piedade. Alguns como dracula, o retrato de dorian gray, a volta do parafuso...

Essa foi a parte que me deixou muito irritado, podia ter ficado de fora ou a editora podia ter mencionado possíveis spoilers pra não pegar o leitor desprevenido.

Andre.Gbur 10/02/2024

Fantastico
O segundo livro da DarkSide dos contos de H.P. Lovecraft nos trás uma nova coletânea de contos que espante e conecta contos do primeiro livro, mostrando todo um mundo interligado de Lovecraft.
Enquanto no primeiro havia ligações entre os contos a partir da universidade Miskatonic e a cidade de Arkham o segundo espante, além desses cenários, o próprio ambiente e misticismo de outros contos como o de Cthulhu onde nos mostra outros seres vinculados a ele.

lys 01/02/2024

"É tênue a linha que separa o esclarecimento da insanidade"
Atenção, cerca de 100 páginas desse livro não estão destinadas aos contos do autor e sim a introdução e conclusão do livro. E Senhor! Tem um texto do próprio H.P lovecraft na conclusão sobre o horror na literatura que dura quase noventa páginas e é chatíssimo, ao menos para mim foi completamente desinteressante.

"A construção fora estraçalhada como casca de ovo e, em meio as ruinas, nada foi localizado, nem vivo, nem morto." ??Horror em Dunwich

No mais a edição é belíssima, ilustrações muito bem feitas e diagramação perfeita para a leitura. Os contos mais legais:
?Horror em Dunwich = Família linda. Corre negadaaaaaa.
?A cor que caiu do espaço = Você tem um aspirador de pó? Vai precisar.
?O modelo de pickman = Tem algo mais assustador que a realidade?
?A sombra sobre Innsmouth = Já avisei que vai dar me*** isso

"Sabe, é preciso de técnica e compreensão profunda da natureza humana para produzir pinturas como as de Pickman." ??O modelo de pickman

De contos ruins ? e entendam por ruins contos sem criatividade nenhuma e sem impacto algum ? temos:
? Os gatos de Ulthar
? Nyarlathopet (quero ver tentar pronunciar esse nome aqui kkkk)

"Saia daqui! Saia daqui! Eles viram a gente. Vai embora, salve sua vida. Vai logo, eles sabem, agora corre, rápido, para longe dessa cidade." ??A sombra sobre Innsmouth

Vale a pena? Sim. O livro tá custando 68 reias e vem com 12 contos, logo cada conto sai mais ou menos por R$5,60. Só o livro individualizado do conto que eu mais gostei, A cor que caiu do espaço, está custando R$12.

"O que foi, Nahum ? o que foi?, susurrou, e os lábios rachados e intumescidos não foram capazes de emitir mais do que um estalido final." [...] "Cuidado, Ammi, ela vai fazer pior... seca a vida até o fim..." ??A cor que caiu do espaço

Ray.Cass 25/01/2024

Livro 01
Levei muito mais tempo que o normal para concluir esse livro, apesar de estar empolgada para ler os contos do nosso racista favorito. Alguns contos se destacam mais do que outros, os meu favoritos foram O horror em Dunwich, A cor que caiu do céu, O modelo de Pickman e A sombra de Innsmouth.
Estava realmente curiosa para ler A cor que caiu do céu, porque no lançamento do filme Aniquilação muitas pessoas comentaram similaridades com esse conto, e realmente há, apesar de o filme ser baseado em um livro homônimo. Aniquilação é a visão do Vandermeer sobre as consequências do acontecimento em A cor que caiu do céu.
De maneira geral, Lovecraft consegue criar toda uma atmosfera envolvente na maioria dos seus contos e vale realmente a pena a leitura para quem gosta de terror com toques sobrenaturais cósmicos.

jiji.books 04/01/2024

????????
Depois dessa leitura fiquei até com vontade de reler o primeiro volume! meus contos preferidos foram "a cor que caiu do espaço" e "o horror em dunwich".

Laila 31/12/2023

Alguns dos contos foram mais fracos, alguns eu já tinha lido. Particularmente a primeira edição dessa coletânea tem contos melhores, mas gostei muito mesmo assim.

Lommy 02/12/2023

Sono
Não tive histórias que me marcassem nesse volume, e por um motivo estranho estava me deixando com sono.
Dito isso, lovecraft continua sendo um bom escritor e imersivo, criativo em te esconder e revelar o q ta acontecendo.

SArgio47 27/07/2023

Horror cósmico
Depois de ler o volume 1 e 2 da obra de H.P Lovecraft da Darkside eu pude ter noção da grandeza desse autor.

Aqui não falarei de seus Defeitos como ser Humano, me limitarei a falar apenas sobre sua obra e sua genialidade. H.P Lovecraft trouxe histórias com uma visão da humanidade totalmente contrária do que eu ja havia tido contato.

Enquanto E.A Poe trás contos com um bando de personagens pertubados ( kkkk) Lovecraft trás personagens normais que entram em contato com monstros completamente superiores aos humanos. Ai está o segredo dele, o Horror cósmico entra justamente em mostrar o quanto o homem é insignificante perante o universo e como as criaturas podem acabar com o planeta se quizerem.

Toda essa atmosfera de coisas gigantescas nos deixa presos e de fato dá um medinho bacana.

Foi difícil ler alguns contos talvez pela enrolação que muitos tem, mas no final eu gostei de muitaa das histórias. Comparando o que não devia ser comparado, eu prefiro Edgar Alan Poe.

skuser02844 20/06/2023

"[...] e em éons distantes, até a morte pode morrer."
Esse volume de Medo Clássico do Lovecraft, feito pela Darkside, é simplesmente perfeito. A capa, as artes, a diagramação, a gramatura da folha, tudo é muito bem feito e mais que paga seu preço.

A coletânea de contos é muito boa, contando com: O Horror em Dunwich; A Música de Erich Zann; O que assombra nas trevas; O Modelo de Pickmann e muitos outros.

O Proscrito foi um conto bem interessante e mesmo antes de revelar o final eu já tinha minhas dúvidas, mas mesmo assim foi bem satisfatório. Do Além também foi outra surpresa. Mesmo após o final, surgem mais perguntas do que respostas ? padrão lovecraftiano ? e isso, nem de longe, é um ponto negativo às narrativas do autor.

Se pensa em comprar um livro de Lovecraft após minha recomendação do box Panteão dos Mitos, não pense muito. Compre esse livro e deleite-se na sua qualidade palpável e visível.

PedrokaTBHC 09/06/2023

Razoável
É um livro razoável, minha nota se dá pela media geral das avaliações individuais de cada conto. Então tive alguns que amei como: o modelo de pickman e do alem, outros que detestei como: os gatos de ulthar e nyarlathotep
No geral é só uma coletanea de contos de um escritor mto bom(na escrita, na vida Lovecraft é um bosta de ser humano). Alguns contos sao boms, outros ruins. Bom pra quem gosta de terror cósmico e quer ver a fonte de onde grandes sucessos do horror vieram

Luis0501 28/04/2023

De Volta ao Medo Clássico II
Ler dois livros desse tamanho e com esse conteúdo não foi a melhor ideia que eu já tive. Os contos são bons, mas pela extensão da obra fiquei cansado. Mas enfim, vamos à resenha. De modo geral, achei esse livro melhor que o anterior. Os contos selecionados são melhores, não do que reclamar de nenhum deles. Em contrapartida, o primeiro volume é visualmente superior. Apesar das capas serem quase iguais, o verde combina muito mais com Lovecraft e seus mitos (laranja neon, eca). O que me frustrou um pouco foi o fato de que alguns contos do autor que eu já conhecia e que aprecio muito não aparecerem em nenhum dos volumes. Por isso torço para uma terceira edição. Assim como fiz com o anterior, vou fazer uma breve resenha sobre cada um dos contos:

O Horror em Dunwich: "Uma família infame cujos boatos insinuam estar relacionada à prática de magia negra. Até que a moça da família dá a luz à um filho sem pai e estranhos acontecimentos começam a acontecer ao redor dele." O livro já abre com um conto longo. Mas ao contrário dos do livro anterior, esse não é monótono ou pesado de ler. Ele é bem dinâmico, sempre há algo interessante acontecendo na história (mas compartilho da opinião do tradutor de que o final é consideravelmente anticlimático).
Celephaïs: "Um homem começa a ter sonhos sobre uma vida passada onde ele habitava uma cidade mística. Tomado pelo desejo de retornar ao local ele passa a trocar o mundo real pelo dos sonhos." Não gostei desse conto quando li pela primeira vez, mas na época eu era bem novo e não entendi direito. Agora achei ele bem bom, com um ótimo final em aberto, apesar do ritmo ser meio lento, mesmo ele sendo curto.
A Música de Erich Zann: "Um homem, fascinado pela estranha música tocada por seu misterioso vizinho, tenta se aproximar do homem a fim de aproveitar mais da melodia, sem saber o que realmente motiva o homem a tirar as notas de seu instrumento." Odeio e amo esse conto pelo fato dele não explicar nada do que aconteceu.
A Cor que Caiu do Céu: "Um estranho objeto cai do céu em uma fazenda. Ele desaparece depois de alguns dias, mas sua estranha influência na região vai aumentando gradualmente, juntamente com a insanidade de seus moradores." Gosto dele. Tem um bom ritmo, o terror é construído de forma gradual, com o ápice bem aproveitado no desfecho. Virou um filme com o Nicolas Cage, mas não sei se algum dia vou assistir.
Os Gatos de Ulthar: "Uma cidade tem uma estranha lei: não maltratar nenhum gato. Por que? Só lendo para descobrir." É um terror diferente do estilo habitual de Lovecraft, mas ainda assim um bom terror.
Do Além: "Um homem corta relações com seu amigo depois que este começa a realizar estranhos experimentos. Esse amigo entra em contato, querendo retomar a relação de ambos. Será uma boa ideia?" Esse conto tem um ritmo estranho. Ele começa lento e vai criando uma atmosfera de terror aos poucos, mas o desfecho é bem abrupto, quase apressado. Apesar disso eu gostei.
O que Assombra nas Trevas: "Um escritor sem inspiração muda-se para um vilarejo afastado buscando ideias. Ele se depara com uma velha igreja abandonada, que tem uma história misteriosa e tomado pela curiosidade decide investigá-la." Típico protagonista Lovecraftiano: curioso e imbecil. Acho que esse é o conto mais fraco do livro. Ele não é ruim, mas também não tem nada nele muito digno de nota.
Nyarlathotep: "Um estranho místico egípcio começa a viajar pelo mundo atraindo para si seguidores adeptos, quase fanáticos. Qual seu objetivo nessa empreitada?" Esse conto é meio confuso, tive que pensar muito sobre ele depois que eu li. Não é por menos, Lovecraft se inspirou em um pesadelo real para escrevê-lo.
O Modelo de Pickman: "O único amigo do peculiar artista chamado Pickman é convidado pelo seu ídolo para visitar seu ateliê secreto, onde ele pinta suas obras primas. Ele adora a ideia, até descobrir quem são as "musas" inspiradoras de Pickman." Acho que esse conto ficaria melhor se o autor tivesse gastado menos palavras criando a atmosfera de suspense enquanto o protagonista conta sua história e desenvolvido melhor o sobrenatural do conto.
O Proscrito: "Um estranho sem nome nem identidade se liberta de um cativeiro de anos e tenta retornar para o convívio de seus pares, sem saber que essa não é uma boa ideia." Acho que tem uma reflexão por detrás desse conto. Não sei. Esse tipo de interpretação nunca foi meu forte. Mas o conto é bom. O desfecho é realmente chocante.
A Danação que Acometeu Sarnath: "Uma cidade ataca e massacra sua vizinha, habitada por estranhos seres vindos das estrelas. A vingança tarda, mas não falha". Isso não parece ter sido escrito por Lovecraft. Pela ambientação é muito mais parecido com uma história de Robert E. Howard. Mas é curto e bom de se ler.
A Sombra Sobre Innsmouth: "Um andarilho ouve sobre um estranho povoado e sua igualmente estranha população e decide ir até lá para turistar. O que pode não ter sido uma boa ideia." Mais um curioso idiota. O conto é longo, o maior do livro (quase 100 páginas). Gosto dele, a atmosfera é muito bem feita, o terror, o suspense e a ação ocorrem todos nas doses certas, nas horas certas. Mas não gostei muito do final. Não precisava desse plot twist.

Menção honrosa:
O Horror Sobrenatural na Literatura: Não é um conto, mas sim um ensaio sobre a história do terror na literatura escrita pelo próprio Lovecraft. Ele fala sobre os primeiros autores do gênero e como ele foi se desenvolvendo até se tornar o que é hoje (ou o que era na época dele). É um texto longo e algumas pessoas podem achar chato por parecer uma aula de história, mas eu gostei. Aumentou consideravelmente minha lista de livros para ler.

Gabriel.Tomita 23/04/2023

Volume com histórias melhores que o volume anterior, os destaques aqui são: Horror de Dunwich, A Cor que Caiu do Espaço (ambos já havia lido e realmente são ótimos) e A Sombra Sobre Innsmouth, esse último me impressionou com sua reviravolta, um dos melhores do autor.

A arte que precede cada história aqui são bem inferiores que o outro volume, não são feias, mas não fazem alusão a história a ser contada (exceto pelo da Cor), no outro volume a arte das criaturas cósmicas eram excelentes.

Algumas histórias são ruins, outras boas, no geral o saldo é mais positivo que negativo.

Gustavo 09/03/2023

A escuridão percorre minhas entranhas.
"São relativamente raros aqueles livres o bastante do transe da rotina diária para responder às batidas do outro lado."
Lovecraft apresenta realidades absurdas que, no entanto, me parecem familiares. Contemplo sua criatividade observando o quão real pode é aquilo que imaginamos existir apenas em nossas mentes. Um autor único e extremamente (o)culto.