H.P. Lovecraft

H.P. Lovecraft H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. LOVECRAFT: MEDO CLÁSSICO VOLUME 2

Juliane.Sturm 07/12/2021

Livro apaixonante e com um terror próprio e profundo
Já falei em outros posts sobre alguns contos desta edição incrível da Darkside e realmente é um livro encantador (e arrepiante).

Além das histórias intimidantes de Lovecraft e das ilustrações que só agregam, este livro ainda trouxe no final uma visão sobre o horror sobrenatural na literatura.

Conta o nascimento da narrativa de horror, o romance gótico nascente, o ápice da narrativa gótica, os desdobramentos da ficção gótica, a literatura espectral no continente com várias indicações de escritores clássicos, fala um pouco de como Edgar Allan Poe trouxe isto na literatura, esta tradição de contos sobrenaturais nos Estados Unidos, nas Ilhas Britânicas e alguns mestres modernos que usaram Lovecraft como referência.

É uma sequência impressionante que demonstra toda força de escrita de H. P. Lovecraft.

Recomendo a todos os amantes de horror cósmico lerem este livro apaixonante e com um terror próprio e profundo!

#ACriatura #hplovecraft #Lovecraft #Darkside #Darksidebooks #terrorcósmico #terror

Marcus Oliver 02/01/2022

Onírico e amedrontador
Se no primeiro volume encontramos narrativas voltada apenas o horror cósmico - com algumas pitadas de ficção científica -, neste segundo volume há mais contos e novelas clássicas de horror cósmico com o adicional de algumas que pertencem ao ciclo das ?Dreamlands? do autor.
Essa expansão temática auxilia a encontrar a outra faceta do autor que utilizava bastante elementos e cenários oníricos em suas tramas. Geralmente se esquece dessa faceta e perde-se narrativas repletas de uma beleza e insinuações de horror muito cativantes.
Sobre os contos e novelas próprios de horror cósmico este volume traz mais clássicos que o primeiro e não apenas clássicos do autor, mas as narrativas mais envolventes e aterrorizantes produzidas p94 ele; serão nessas histórias que conheceremos suas criaturas mais famosas como os abissais, os carriçais, os filhos de Yog-Sothoth, a Cor e o Assombro nas Trevas.
Outro ponto que deixa o segundo volume ainda mais rico é o ensaio de Lovecraft ao final: ?O horror sobrenatural na literatura?. Este ensaio auxilia bastante a compreender as influências literárias que Lovecraft recebeu para construir suas noções de horror cósmico, além de ser um texto que traz vários autores clássicos e contemporâneos de Lovecraft. Este ensaio consegue ser até um excelente guia, bem didático, para leitores que buscam mais autores de horror; entretanto é preciso saber que a maioria dos autores citados por Lovecraft provêm da literatura anglo-saxã.

Eduarda.Silva 19/02/2022

Lovecraft: o pai de todos os monstros...
Essa edição da Darkside é simplesmente sensacional, a lombada brilha no escuro, as cores são lindas e traz alguns desenhos no intervalo de um conto para o outro.

Nos contos de Lovecraft, não existe um Deus, não há nada que se importe com os seres humanos, a existência é um breve sussurro.

Porém, a humanidade não está sozinha no universo (seria melhor se estivesse kk), somos apenas uma das várias espécies inteligentes que já passaram pela terra.

Lovecraft sempre mostra que o planeta/universo pertence a seres colossais, e nós, humanos ao ter um breve contato, enlouquecemos porque é impossível compreender esses seres.

Nessa edição temos os contos: O Horror em Dunwich, Celephais, A Música de Eric Zann, A Cor Que Caiu do Espaço, Os Gatos de Ulthar, Do Além, O Que Assombra nas Terras, Nyarlathotep, O Modelo de Pickman, O Proscrito, A Danação Que Cometeu Sarnath e A Sombra Sobre Innsmouth.

Dentre todos esses contos, o meu favorito foi "A Cor Que Caiu do Espaço".

Lovecraft nunca teve a saúde muito boa, desde pequeno precisou estudar em casa, e por conta de suas dores/doenças, teve muitos pesadelos, e essa foi a inspiração de seus contos.

Siegfrito 31/03/2022

Morno
Lovecraft é Lovecraft, mas devo dizer que os melhores contos estão no primeiro volume, nesse, excetuando-se a música de Erich Zann e a Sombra sobre Innsmouth, os contos são mais mornos, não que não sejam bons, mas não tem aquele vigor que ele colocou em suas obras mais aclamadas.

Adorei o livro, mas não foi como o primeiro, que li de assalto, esse demorou um pouco mais, no entanto, se você ama o autor e comprou o primeiro, a Darkside com sua edição, faz o livro valer cada centavo.

Cosmonauta 24/04/2022

O Medo
"A mais antiga e poderosa emoção humana é o medo, e o mais antigo e poderoso tipo de medo é o do desconhecido. Poucos psicólogos contestarão esses fatos e sua verdade consumada serve para estabelecer em definitivo a autenticidade e a dignidade da narrativa de horror weird como forma literária."

" O apelo do espectral e do macabro costuma ser limitado, pois exige do leitor certo grau de imaginação e a capacidade de se desprender da vida cotidiana."

Tradução de Ramon Mapa

LuAsa98 25/04/2022

Medo clássico parte 2
Não sei muito bem oq falar desse livro, tive grande dificuldade como se fosse uma grande falta de interesse, oq eu realmente acredito q seja. Não terminei muito ele pois pulei alguns contos e tudo mais, mas quando estiver com vontade pego novamente p ler.

Erika.Fiaux 01/05/2022

Um colosso cósmico
Esse livro é ainda melhor do que o volume antecessor. A edição da darkside está excelente, eu não mudaria uma vírgula. Parabéns ao editor e todos os envolvidos pela seleção de contos.

Yash 23/05/2022

Tensão!
Enquanto o volume 1 de H.P.Lovecraft traz o horror cósmico de forma mais física, o volume 2 traz de forma mais tensa. Eles estão lá, as criaturas, os acontecimentos, a destruição; mas a tensão no ar provocada por tudo está muito mais presente que suas formas físicas.

Chester 31/05/2022

Somos apenas um sonho de Azathoth...
Assim como foi com o Volume 2 do Edgar Allan Poe, a Darkside não deixou a desejar na compilação dos textos de seu sucessor e admirador, Howard Phillips Lovecraft.
É certo que foram mais de 3 anos entre os dois lançamentos mas finalmente finalizei as publicações (a menos que venha mais coisa por aí).
A forma como Lovecraft aborda o nosso mundo faz com que nos sintamos como fungos em meio a um matagal inconcebível de tão enorme.
O teor cósmico de seus contos e a insignificância material diante de tantos seres antigos, poderosos e indiferentes com nossa existência, nos faz, em muitos momentos, nos perguntar se tudo isso de fato não existe.
Despeço-me, por ora, do Mestre do Horror Cósmico agradecendo-o pelas sensações, viagens e experiências proporcionadas pela leitura de suas grotescas e bizarras obras.
Que sua memória e estilo sobreviva por infindáveis éons.

Igor.Banin 02/06/2022

Perfeito
Mais uma otima antologia da Darkside, com textos de diferentes fases da obra de Lovecraft. Ótimo ensaio final.

Brenner.Resende 14/06/2022

Minha opinião sobre o autor permanece, porém é neste volume da coleção que se encontra a maior variedade de assuntos e temas abordados por ele, bem como seus trabalhos de maior qualidade.

_Biiasn 19/07/2022

Até que enfim isso acabou!
Bem, eu pulei alguns contos já que a leitura não estava fluindo de forma alguma... Eu tinha vontade de conhecer as obras do Lovecraft a muito tempo e realmente me decepcionei, mas a culpa é com certeza minha já que criei muita expectativa... Como é um livro antigo, tem a escrita meio enrolada pra mim e só terminei pra poder falar mal com propriedade!
Mas não é de todo mal, alguns contos são realmente bons, e te prendem bastante.

Daniel Muniz 06/08/2022

Lovecraft
Lovecraft em minha visão, foi o maior escritor de horror de todos os tempos. Seus contos te arrepiam até a alma. Nesse livro, temos vários clássicos, como: o horror em Dunwich, a música de Erich Zann, a cor que caiu do espaço, os gatos de Ulthar, o modelo de Pickman, a sombra sobre innsmouth, etc. Alguns poucos contos do ciclo dos sonhos, mas realmente esse é um livro para os fãs de horror cósmico. Livro magnífico?.

Ilmar 12/08/2022

Volume 2 daquele que se tornou adjetivo. Apesar de não ter me causado a mesma impressão do 1o volume, acho que por conta dos contos mais oníricos, gostei e li bem rapidinho. Os contos curtos dão uma quebra nos longos então acabei nem sentindo. Meus favoritos acabaram sendo os mais conehcidos: Horror em Dunwich e A sombra sobre Innsmouth. A cor que caiu do espaço foi legal pelo clima de declínio lento e desastre já estabelecido.
Apesar de ter lido bem rápido não aconselho a fazer isso. O tema pode ficar cansativo.

Jackson 16/08/2022

Apesar de lento, os contos de Lovecraft conseguem ambientar um suspense e reunir o que há de mais estranho, seja introduzindo criaturas espaciais, ou mostrando seres impossíveis de se imaginar.