A queda dos pássaros brancos

A queda dos pássaros brancos Ariane Munhoz

Resenhas - A queda dos pássaros brancos

Beatriz 12/06/2023

Sao 6 contos (se nao me engano), contando pequenas histórias q acontecem em uma cidade pequena na Alemanha durante a segunda guerra.
Todos são chocantes, fazendo querer ler cada vez mais para ver se interligam (e isso acontece, msm sem se cruzarem de fato).
A escrita é otima e faz emergir rapidamente naquela cidadezinha bizarra com pessos bizarras. Ambientação maravilhosa, outono, inverno... incrível!

Tem gatilhos, como, assasainato, delírios (talvez esquizofrenia), homofobia, pedofilia, mutilação de membros, agressões físicas e verbais, canibalismo.

Multiverso Fantástico 12/04/2023

Profundo, brutal, surpreendente
Esse livro entrou para os meus melhores do ano até aqui. Apenas 102 páginas mas é muito bem desenvolvido, profundo, brutal, surpreendente.

Comecei a ler sem saber bem o que esperar e já no primeiro conto fui fisgada e não consegui parar de ler.

Acompanhamos alguns dos moradores de um vilarejo isolado durante o inverno e a guerra e alguns estrangeiros que passam por lá. Mostra o que pessoas traumatizadas, em situações extremas, são capazes de fazer.

A escrita é impecável e quando você acha que já foi surpreendido de todas as formas, vem o conto final, no qual você finalmente entende o título do livro.

Para os mais sensíveis, aviso que não é uma leitura leve.

Com certeza lerei os próximos lançamentos dessa autora.

Pam 02/03/2023

Forte, amargo e maravilhoso.
Li e reli esse livro. É incrível como a autora conseguiu passar tantos sentimentos ao leitor de uma só vez. Perfeito para amantes de histórias ambientadas em períodos reais e sanguinários. É forte, mas sutil ao mesmo tempo.

Caoticamente 16/01/2023

Suspense com temática de guerra
Esse livro é uma mistura de :
Tristeza
Romance, Pouco mais tem e o que tem é de esquentar o coração
Suspense

Nacional que representa os nacionais ??

? tudo bem alinhado e interligado
? 1 ou 2 contos que eu não gostei muito
? personagens bem feitos
??escrita tranquila
? cenas de violência e históricas envolventes

Faixa etária: +16
Gatilhos : homofobia , guerra, lutas , morte
Representatividade: gay E tem + porém eu não tô lembrada

rodrigo 12/10/2022

em meio a tanta guerra e desgraça, pode haver muito mais guerra e desgraça. a queda dos pássaros brancos pode provar isso!

Saturno0 28/08/2022

A queda dos Pássaros...
Os contos interligados dessa obra, formam de maneira singular, uma história repleta de suspense, drama e realismo psicológico.
Sou muito boa em interpretar cenários e acontecimentos, e a partir do primeiro, já consegui identificar como cada um iria terminar. De qualquer forma, isso não tira a beleza crua com que foi escrito.
Amei a experiência.
Favoritado??

Talita Helen 01/08/2022

"A guerra não é uma mulher piedosa; leva vidas em trens lotados sem se importar com quem fica para trás."

Uma sequência de contos que narram os terrores que a guerra causa em um pequeno vilarejo, e nos mostram que por mais distante geograficamente que estejamos da guerra, as suas consequências sempre chegam até nós, sejam elas materiais ou psicológicas.
Contos muito bem escritos e bem desenvolvidos, a autora soube prender a atenção do leitor a cada linha.

Dara 19/04/2022

Surpreende
No início achei que era mais um romance bobo, depois ficou extremamente macabro e por fim me surpreendeu com a riqueza de detalhes que me levaram para outro mundo.

iris 07/04/2022

"Sedare dolorem opus divinum est"
Como começar a descrever esse livro? Ele é brutal, sanguinário e de alguma forma, encantador. Logo nas primeiras páginas, te prende e você é levado para dentro desse vilarejo em que o frio e a fome chegaram antes mesmo do forasteiro, e lá você observa quase em primeira pessoa os horrores que as pessoas são capazes de fazer em momentos difíceis, e por mais que você queira abandonar a história é impossível sair desse vilarejo antes do fim, sem saber como isso acabará.
A escrita da autora também é certeira, o livro é narrado em terceira pessoa mas possui vários pontos de vista que flui muito bem. Não é um livro para todo mundo, ele possui diversos gatilhos, como abuso sexual, violência doméstica, além de muito gore, então cuidado.
Também me lembrou muito o livro "O Vilarejo" do Raphael Montes, porém achei o desenvolvimento de "a queda dos pássaros brancos" bem melhor, mas a mecânica é bem parecida. Com histórias que vão se cruzando até o fim da obra.

Obs.: Achei a diagramação impecável, a forma como os símbolos nos capítulos vão se destacando de acordo com a história que será contada a seguir.
Obs².: No sobre a autora vemos que ela acredita na filosofia de Hipócrates: "Sedare dolorem opus divinum est" ou "Sedar a dor é obra divina" e de fato, vemos essa filosofia sendo empregada de várias formas dentro da história, achei isso interessante.

Evy 03/03/2022

Uma bela surpresa
Essa pequena história foi algo que realmente me surpreendeu, quem olha para a capa e lê a sinopse não consegue imaginar com clareza como será contada a história. Cada capítulo fala sobre uma pessoa diferente que mora em uma pequena cidade, sendo realista acho que o primeiro capítulo foi o mais leve. Ao fim dessa história percebo que a maioria das pessoas daquela cidade não batem muito bem da cabeça, mas acho que isso foi algo que aconteceu por conta da guerra que deixou eles sem alimento e energia. Recomendo a leitura principalmente pela surpresa que causará no seu leitor

Dominic nic nic 28/02/2022

Chocada com esse final e a relação com o título, tudo é muito bem bolado e cada conto mais arrepiante e surpreendente que o outro. Me passou muito uma vibe parecida de "O vilarejo". A escrita então, é belíssima, sem um defeito.

nobrrelu 13/01/2022

A cinco minutos olhando para a parede
A sensibilidade desse livro e a maneira muito bruta como ele trás realidades da guerra e nos faz aderir às dores e insanidades dos personagens é de uma profundidade que eu nunca antes experimentei em minhas experiências com contos. Cada capítulo a breve história de personagens interligados pelos traumas da guerra e suas conexões com a vila, tudo foi extremamente pensado e você pode sentir isso em cada reviravolta que o enredo consegue te encaminhar.
Um dos fatos mais surpreendentes sobre A Queda dos Pássaros Brancos é a forma como conseguimos nos sentir envolvidos pelo universo e simplesmente esquecer o nosso próprio mundo, mesmo toda a atmosfera caótica na qual os acontecimentos se passam cria uma familiaridade com o ambiente.
A humanização dos personagens e seus arcos são uma verdadeira obra de arte que transmite em pouquíssimas páginas todos os sentimentos enrustidos sob a pele das pessoas que são representadas nessa trama, é S U R R E A L.

Sou péssima com resenhas e sinto que tudo que escrevi corresponde a menos de 1% do quanto esse livro é arrasador, mas não podia deixar de exaltar esse trabalho tão caprichoso e bem escrito, merece muito reconhecimento!

Natasha 29/11/2021

É aquele tipo de livro/conto que não tem como não indicar para outras pessoas.

Os contos se passam no mesmo vilarejo, são interligados e mostram as consequencias da guerra para aquelas pessoas.

Em uma passagem do livro fala sobre ser uma comunidade amaldiçoada, devido aos acontecimentos, porém podemos entender que isso não é verdade. O que existiu foi a guerra e o que existe são pessoas com o bem e o mal dentro de si, mas situações desesperadoras levam a atitudes extremas.

Triste, real e atual.

sabrinasilva26 27/11/2021

Um dos melhores nacionais do ano
Em uma escrita magistral e inteligente, esse livro de contos nos leva para o âmago do desespero e a loucura da segunda guerra, embora se passe em um vilarejo, onde apenas o que chegam dela são notícias

São contos curtíssimos, que você pode ler em uma sentada, mas que te fazem pensar por horas e se perguntar se foi aquilo mesmo que você leu, se aqueles personagens realmente foram capazes de fazer o que estava escrito ali.

E foram. Porque algo espreita na escuridão.

Duvido você passar por Requiem, conto de abertura e não ser seduzida pela narrativa ( aliás, esse foi meu preferido). O último, que dá nome ao livro, também foi uma surpresa enorme e terminei com lágrimas nos olhos e com um gosto de quero mais.

Definitivamente, um dos melhores nacionais que li esse ano. Vale a pena a leitura!