Heidnik Profile: Cordeiro Assassino

Heidnik Profile: Cordeiro Assassino Ken Englade

Resenhas - Heidnik Profile

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana Clara 04/01/2022

Eu não conhecia a história do Heidnik, peguei o livro por que não resisto a nada da Dark Side.
A escrita é bem fluida e a separação dos capítulos é feita de uma forma que você consegue entender a progressão da história de uma forma lógica.
O que esse cara fez foi doentio e apesar de tudo o que foi falado no julgamento, não ficou claro se ele tinha doenças mentais que deveriam ser levadas em conta ou não, por isso eu não sei, falando de uma perspectiva puramente jurídica, se ele teve um julgamento justo.
Eu gostei bastante desse livro mas não o considero um dos meus favoritos do selo Crime Scene.
Sarani 04/02/2022minha estante
Terminei agora e achei muito interessante, também não conhecia a história e o livro é em geral, recomendo.

Rosiviti 25/04/2022minha estante
Qual o seu favorito,nesse tema?

Ana Clara 25/04/2022minha estante
Pra mim o BTK profile é o mais bem escrito

Caroline Laia 02/02/2023minha estante
Eu fiquei na mesma situação, o julgamento foi justo ? Ele era insano ? É algo para se pensar

Ale Giannini 28/02/2022

Interessante
Leitura interessante em vários aspectos, além da sociopatia de Gary Heidnik, sua esquizofrenia e seus crimes.

Heidnik também foi fundador e bispo de sua própria igreja e um bom gestor financeiro acumulando bom capital.

Achei controverso seu julgamento que pareceu, pelo menos no livro, um tanto tendencioso e com desfecho previsível.as justo?

Tah_baddauy 16/12/2022

Achei curto, poderia ter sido mais esmiuçado na parte dos crimes cometidos, mas gostei do foco dado ao julgamento e de cada elemento que fez parte.

Davi Lima 04/02/2023

Qual a definição de insanidade?
O que eu mais achei interessante nesse livro foi a questão (pelo menos até a data em que o livro foi originalmente escrito) do quanto não há uma concordância geral sobre questões psicológica/psiquiátricas em julgamentos criminais. As coisas podem ficar bastante subjetivas quando não se pode comprovar com elementos concretos o que se passa na cabeça de ninguém.

O que é um pensamento são? O que é um pensamento insano?
Existe o que eu acho, o que você acha, o que um advogado acha, o que um juiz acha, o que um especialista acha, o que outro especialista acha...

Mas quem está certo?

Não tenho nenhuma dúvida sobre a culpabilidade de Heidnik sobre os atos monstruosos que foram afligidos às diversas vítimas. Me senti enjoado, revoltado, indignado com os fatos que foram narrados.

Outro ponto que achei interessante é que esse livro foi escrito com a ajuda do advogado de defesa, entre outras pessoas, o que pode deixar uma visão tendenciosa em vários momentos. Isso me levou a me perguntar também: o que é uma história à não ser a visão de quem a narra?

Existe mesmo imparcialidade?

erivaldo4680 24/10/2022

Heidnik um lobo em pele de cordeiro
Gary Heidnik é um serial killer que atraiu seis vítimas para um porão para realizar seus desejos mais obscuros e seus sonhos de possuir uma família por mais absurdo que possa parecer. Heidnik cordeiro assassino vai contar a história desse homem que pratica terríveis crimes contra seis mulheres que sofrem torturas, violências e morte. Como Serial Killer, possui um método e um modo de agir, um padrão, muito inteligente em seus investimentos, torna-se até bispo de uma igreja, um verdadeiro lobo em pele de cordeiro. Ken Englade registra a história desde os sequestros das moças até o seu julgamento com detalhes. A impressão ao ser lido é de que o livro parece como assistir a um documentário, traça todo o esquema, os métodos utilizados nos crimes, sua aparente insanidade, a vida pessoal de Heidnik, detalhes do seu julgamento e fala sobre às seis vítimas desse algoz. O que ficou bastante evidente foram os erros que o sistema de justiça e sistema hospitalar psiquiátrico cometeram. A questão que perdurou é se Heidnik tinha capacidade de distinguir o certo do errado? Se é insano (louco) ou agiu de forma premeditada? Convido você a descobrir lendo esta bela obra que apesar dos eventos descritos serem pesados a escrita não é massante e os capítulos curtos, apesar de muitos, deixa a leitura mais dinâmica. A edição é bonita e bem feita da Darkside.

Lucas Lobo 18/02/2022minha estante
Vou colocar na minha lista.

Sabrina Araújo 18/02/2022minha estante
Aeeee? vai adorar.

Gabybadgirl 07/07/2022

Eu nao conhecia esse assassino,mesmo assim a historia é incrivel e a leitura e de facil absorção,quanto mais eu leio sobre o ser humano,mais assustadora eu fico,a maldade humana nao tem limites.
O Gary alem de seria killer era tambem um bispo de uma igreja fundada por ele mesmo,era obsecado em ter filhos e mulheres,as prendiam e as torturavam para conseguir engravida-las e algumas vitimas morreram.
Ele era um cidadao acima de qualquer suspeita,casou-se com uma mulher pra ter filhos e teve um,porem o enlace foi desmanchado e apartir desse momento ele começou a criar um plano macabro na qual consistia em sequestar mulheres e as manter como refens para obter seu intento doentio.
Livro muito bem escrito,e daqueles livros que vc nao consegue parar de ler,li em 3 dias pois tinha outras atividades pra terminar!

Andrea 13/01/2022

Cordeiro assassino
Nunca tinha ouvido falar nessa história e fiquei chocada. Quanta maldade, loucura e irresponsabilidade. Tiveram inúmeras chances de manter esse homem preso e deixaram ele sair por mais de 20 vezes. Pensar que isso aconteceu não faz muitos anos assusta. Achei o livro muito interessante, me questionei em muitas coisas , avaliei muitas outras. Super indico.

Juju 03/12/2021

Um diagnóstico de insanidade
Gary Michael Heidnik foi um homem deveras enigmático cujo passado serviu para levantar uma série de questionamentos acerca de sua sanidade mental. Dispensado de sua carreira como paramédico no exército - seu primeiro objetivo maior -, ele passou por 21 internações em hospitais psiquiátricos diferentes recebendo diagnósticos que, por sua vez, levavam os médicos a crer que poderia se tratar de um indivíduo esquizofrênico e potencialmente perigoso. Suas futuras ações apenas serviriam para corroborar com esta visão, no entanto, de maneira quase inacreditável Heidnik permaneceu livre durante um longo período de tempo que afinal lhe deu margem para cometer seus terríveis atos nefastos naquele que ficou conhecido como o "porão dos horrores". Gary Michael Heidnik sequestrou, aprisionou, torturou, estuprou e por fim matou duas das seis mulheres que faziam parte de seu "harém", as quais ele pretendia utilizar para meros fins de reprodução - acreditava que seu objetivo de vida fornecido por Deus era criar um harém composto por dez mulheres que dariam à luz dez de seus filhos, os quais ele criaria em seu porão. Mas afinal seria este homem completamente surtado e lunático? Um esquizofrênico paranóico atormentado por suas alucinações que deturpavam sua noção lógica de realidade? Saberia Heidnik distinguir o certo do errado? Se fosse de fato insano, como explicar seu Q.I superior à média nacional - 130 -, suas habilidades notáveis em investir e multiplicar suas finanças, a capacidade que possuía de realizar tarefas básicas e conviver em sociedade, criar uma igreja e tomar conta de seus membros - a maioria deles com leves atrasos mentais? A existência de tantas perguntas relevantes foi enfim motivo de debate durante seu julgamento em que defesa e acusação brigaram entre si a fim de determinar da melhor maneira possível quem de fato era Gary Michael Heidnik.

Heidnik Profile é o mais novo lançamento do selo Crime Scene da editora Darkside Books que por sua vez dedica-se a investigar mais de perto, analisar e tentar compreender as mentes diabolicamente perversas dos infames assassinos em série - serial killers -, através de uma breve exposição de sua história de vida em geral. Em específico este livro aborda um indivíduo muito complexo, não que os outros assassinos não o sejam também, mas Heidnik por certo dividia opiniões, porque em tese ele nem ao menos deveria ter sido posto em liberdade, desde os primórdios de seu passado conturbado inúmeros fatores sugeriam que este homem era uma ameaça - se não a si próprio, mas também aos outros que tivessem o infortúnio de cruzar seu caminho. O fato de terem ignorado seu histórico perturbador durante tanto tempo aponta certa negligência por parte dos médicos e autoridades que o examinaram ao longo dos anos, o que infelizmente culminou em severas consequências no futuro e que afinal custaram duas vidas inocentes. O livro é dividido em duas partes: a inicial se compromete a descrever em detalhes bastante gráficos os verdadeiros horrores perpetrados por Heidnik, bem como o sofrimento de suas pobres vítimas, além de narrar pouco a pouco sua história de vida desde o momento em que deixou seu lar abusivo e ingressou no exército munido de grandes sonhos; A segunda metade, sendo assim, dedica-se a elucidar os pormenores de seu complicado julgamento que se estendeu por cerca de três semanas, apresentando ao leitor as principais figuras que estiveram presentes e desempenharam um papel fundamental em sua condenação final - o famoso veredicto (defesa, acusação, júri, promotores, famílias das vítimas, profissionais da área da saúde e imprensa). Se uma coisa fica clara, no entanto, é que a psiquiatria naquela época (1988) não era vista como uma ciência exata e por conta disso seus métodos e conclusões eram frequentemente questionados por diferentes personalidades, principalmente nos tribunais. A esquizofrenia, uma doença deveras complicada, ainda não era conhecida em todas as suas ramificações e logo poderia ser interpretada de uma forma vaga ou até mesmo equivocada, o que dificultava um diagnóstico mais preciso sobre os impactos que poderia causar em um ser humano. Muito se fala acerca do veredicto estipulado pelo júri à Gary Heidnik, alguns o consideram injusto se formos considerar seu passado que gritava em letras garrafais uma espécie de socorro, mas se uma coisa não mudará é o fato de que jamais poderá machucar alguém novamente.

Eu pessoalmente gostei mais da primeira parte do livro, li mais rápido e mal vi o tempo passar. Sinto que na segunda parte em que se inicia o processo do julgamento o foco se desvia da figura de Gary Michael Heidnik e volta-se para outras pessoas que sim, foram muito importantes para determinar seus próximos passos, mas bem, essa obra era para ser um perfil sobre o assassino, não é mesmo? Ali ele se tornou uma espécie de coadjuvante, talvez porque na época em que foi escrito o livro pouco se soubesse a respeito e não ajuda o fato de que o homem é mesmo uma incógnita bem grande, mas mesmo assim eu acho que o autor - Ken Englade, um jornalista que se consagrou se aprofundando em casos de crimes reais - pecou um pouco no quesito detalhes, ele poderia ter ido mais além e escavado um pouco mais fundo aquele poço de horrores. Por isso minha nota final é 4. Sobre minha opinião pessoal eu acredito que este homem era insano e que seu lugar era dentro de uma instituição para doentes mentais. Com certeza quero finalizar deixando claro que o livro é ótimo e que vale muito a pena!

Rayza.Figueiredo 08/01/2022

Morno
Não sei se fui com muita sede ao pote, mas achei esse livro bem morno;
Do ponto de vista Jurídico, o livro é bem interessante, mostra todas as partes do julgamento e condenação; mas isso também deixou o livro meio arrastado e cansativo, principalmente nas partes de escolha de juri e tudo mais;
a gnt inicia um livro sobre serial killer, true crime, querendo saber dos detalhes dos crimes; mas os crimes em si aqui, nao são detalhados; na verdade são bem rasos; o que torna esse livro mais técnico do que de história de crime.
ao final do livro eu descobri que o escritor contou cm muita ajuda do advogado de defesa, o que deve ter prejudicado muito o lado oposto da história;
no mais, o ponto alto do livro, foi o depoimento de muitos psiquiatras diferentes, com opiniões um pouco divergentes sobre insanidade e pessoal mentalmente doente. o que acabou sendo dois termos difíceis de compreender e de se explicar, devido às similaridades.

Caroline Gonçalves 10/09/2023

Ótima leitura
Eu conheci o caso do Heidnik por meio da banda SKYND (maravilhosa, por sinal) e super me interessei (o Cara é muito maluco). Quando entrei no site da DARKSIDE e vi que tinha o livro, comprei na hora. Não conhecia o autor, Ken Englade, mas comprei mesmo assim e simplesmente me apaixonei pela leitura. Caso que te prende do começo ao fim, muita informação que eu desconhecia. Gente, o cara fez atrocidades com aquelas mulheres, a leitura, pra quem é sensível, pode ser um pouco pesada. Mas eu amei, já tô acostumada. E o autor tem uma escrita bem dinâmica, ele é direto, mas com detalhes, é até um pouco sarcástico, o que eu amo rsrsrs. Super mega indico. DARKSIDE sempre impecável.

Thaci 14/03/2022

O livro é fantástico, narra a história com maestria e quase sempre com imparcialidade. É um caso tão horrível quanto Ted Bundy ou Manon e uma leitura difícil para quem não está acostumado com o tema. O livro me remetou muito ao título do livro da Ilana Casoy: Louco ou Cruel?, não sei se é possível mas acredito que Heidnik era ambos.

TheBadSeed 24/04/2022

Mais um livro True Crime magnífico
Gostei muito da forma que o livro foi escrito, só perde um pouco de ritmo no final porém continua interessante.

Igor372 14/06/2023

LUXO PURO
Livro perfeito, maravilhoso, de início você já se vicia na história mesmo ela sendo bem bem dolorosa, com o julgamento você sente um prazer enorme em ler esses cap pq tudo ali é empolgante, um ótimo livro
Gabriel.Antunin 14/06/2023minha estante
Vdd

isa 05/11/2022

incrivel como você consegue ver e perceber o quão insano o cara era, tanta coisa desumana que acontecia
essa edição da darkside também é LINDA (como de se esperar)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6