O fantasma inexperiente

O fantasma inexperiente H. G. Wells

Resenhas - O fantasma inexperiente

Bianca (@fallandfox) 18/01/2024

Depois de um longo período sem ler um conto do clube, decidi participar da MLV2024 e fiquei encantada, decide voltar para o clube e voltar com meus contos mensais.
Foi uma história divertida sobre um fantasma que não sabia como trocar de realidade, e o final me deixou surpreso (não esperava que desse certo, se é que deu).

Desnorteada 06/01/2024

Um homem relata a sua experiência com um fantasma aos seus amigos. Por fim, algo sinistro acontece e pode gerar dúvidas de como aquilo aconteceu.

Paulo 26/12/2023

Essa é uma narrativa muito curiosa de H.G. Wells. Em uma conversa com seus amigos em sua casa, Clayton começa a contra uma história insólita de quando ele se encontrou com um fantasma em sua casa. Obviamente que seus amigos começam a fazer troça de sua história, imaginando que ele a está inventando. Não ajuda nada o fato de que ele alega que o fantasma não fazia ideia do que estava fazendo em sua casa. Imaginem só: um fantasma confuso e sem saber onde deveria assombrar? Mas, à medida em que ele vai contando a respeito de seu estranho encontro, a história vai tomando contornos misteriosos quando Clayton alega ter buscado ajudar o fantasma a atravessar de volta para o outro lado. Junto do fantasma, eles buscaram repetir uma espécie de gestos místicos capazes de abrir as portas para esse mundo. Mas, o quanto dessa história maluca é verdade? E pode Clayton reproduzir estes gestos novamente?

Para quem está acostumado com as ficções científicas de Wells, uma história como essa é, no mínimo, estranha. E afirmo para vocês que o autor sabe bem escrever uma história mais tensa e menos futurista. Basta ler No País dos Cegos que vocês terão uma noção. Mas, voltando ao conto em questão, Wells é bem habilidoso ao dar um ar bastante leve e até satírico para a história. O tom inicial da história se assemelha ao do livro O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde. Uma história com fantasmas que é mais uma narrativa bem humorada com pitadas de estranho do que propriamente uma narrativa de terror. Só que o clima muda bruscamente para o final da história. É como se a tarde tivesse chegado ao fim e a noite tomasse conta do lugar. Percebemos que até os diálogos ficam mais tensos e pesados com os amigos avisando Clayton de que não se poderia brincar com determinadas coisas. Mesmo que um dos amigos dele ainda tentasse manter o clima de humor, mas tudo indicava outra coisa. O mais legal nessa história é essa transição súbita de um gênero para outro em um piscar de olhos. Fica para os leitores amigos que estão lendo essa resenha a maneira como Wells faz essa transição e só vamos nos dar conta mais tarde disso. Ele altera o ritmo, o tom e as descrições. O ritmo no sentido de que os diálogos se tornam maiores e Wells se preocupa em transmitir o lado emocional dos personagens. O tom que parece mais sinistro quando antes havia umas brincadeiras e frases de duplo sentido. E as descrições que se tornam mais precisas enquanto antes Wells se preocupava mais em passar uma ideia de uma reunião entre amigos.

O que me incomodou na narrativa e sempre me incomoda nos livros de Wells é o quanto ele é eloquente. O que Jules Verne faz com dez linhas, Wells faz com dez páginas. E isso me incomoda um pouco porque essa é uma daquelas narrativas que poderia ter umas oito páginas a menos. Wells se repete nos parágrafos: por exemplo, no começo os amigos de Clayton fazem a mesma pergunta para ele quatro vezes (de formas diferentes, é claro). Os momentos em que os personagens trocam gracejos são bem feitos, mas quando ele passa a descrever as cenas e sua interação com o fantasma, os parágrafos ficam do tamanho quase de uma página inteira. Tirando isso, gostei também da ambientação de casa assombrada. Wells conseguiu traduzir bem isso a partir de uma abordagem diferente do que normalmente é feito em histórias de fantasmas.

Esta é uma boa história que mostra um lado diferente do autor de sucessos como A Máquina do Tempo e A Guerra dos Mundos. Ver esse outro lado mostra o quanto Wells é versátil e sabe incorporar outros elementos à sua narrativa. Ele brinca com o tropo de fantasmas, e mesmo assim consegue trazer uma história de terror com um final bem assustador. Infelizmente seus vícios de escrita continuam presentes, mas isso não tira, de forma alguma, o brilho daquilo que ele apresentou.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Juliane.Teixeixa 30/07/2023

Gostei bastante desse conto, ele é bem envolvente e fluído. Você quer continuar lendo, eu até gostaria que fosse um pouco maior.

crisz.0 06/04/2023

Conto curtinho
Leitura rapidinha e fácil de um conto curtinho de terror. Achei bem interessante para passar o tempo.

Bela 17/03/2023

Diálogo Fantasmagórico
Que leitura fluida! Feito em forma de diálogo, parece que estamos imersos na roda de conversa de Clayton e no seu trágico final! Prendi a respiração junto com os presentes e confesso que fui supreendida com a reviravolta da última página! Mais uma ótima leitura da SRL, que está me fazendo amar histórias de fantasmas.

Cris 17/12/2022

Conto bem gracinha sobre fantasminha fofo, coitado e perdido. É um conto curto, sem muita enrolação. Com mistério revelado no final, não deixando espaço para achismo do leitor

Nathy @peculiareslivros 15/11/2022

Adorei
Achei bem envolvente a escrita e o enredo, um ótimo conto de terror clássico com uma pitada cômica e sobrenatural

Michele Alberton 12/11/2022

Um bom conto
Fiquei bastante curiosa durante toda a leitura, mas não gostei muito do fim. Achei que foi meio abrupto e que algo mais poderia ter acontecido. Mas provavelmente é questão de gosto pessoal mesmo. De qualquer forma, recomendo a leitura!

Ohaninha 09/10/2022

Curtinho
É um conto bem curtinho mas cômico, muito bem escrito mas já era esperado de H. G. Wells. Pode ser um bom ponto de partida para quem quiser se familiarizar com a escrita dele.

Mandy 08/08/2022

Vale a pena ler!
A obra é um conto extremamente curto, assim como a maioria das obras da SRL, e levei menos que 1h para ler ele todo. Um outro detalhe é que é escrito na forma de diálogo, o que torna a leitura bem fluida e rápida.

É interessante conhecer outro trabalho do autor fora das ficções científicas pelas quais ele é famoso.
O conto em si não possuí nada de espetacular, apresenta alguns elementos cômicos e contém um final de certo modo inusitado.

Léa Diógenes 07/08/2022

Amei.
Adorei esse conto, é o primeiro contato que eu tenho com a escrita do autor, simplesmente amei! Quero muito conhecer as outras obras do autor. Sua escrita, sua forma de narrar uma história é muito interessante e viciante.

Tinúviel 26/06/2022

Meus deuses!!! Que conto mais chato, não sei nem como consegui chegar ao final apesar das suas poucas páginas.