A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

oz. 23/05/2023

Esa hembra es mala
A trajetória da 'lenda' que transformou a ideia dos Jogos Vorazes em um espetáculo. Sim, ele voltou. Aquele mais odiado de toda a trilogia: o presidente Snow. Tirano por natureza ou as consequências da vida o fez assim?

Sou meio suspeito pra falar do universo de jogos vorazes, porque é a minha saga favorita. Foram esses livros que decidiram que eu iria alucinar com palavras. Mas esse livro aqui é incrível em toda a sua imperfeição.

É uma história completa e crua. E, não se enganem, não é sobre a humanização de um personagem perverso. Claro que, como é uma versão mais jovem do Snow visto na trilogia original, ele está mais suscetível a 'bondade'. Mas no decorrer da leitura, é mostrado o quanto o instinto errôneo se sobrepõe a precisão da humanidade. É como se fosse algo natural de um Snow. Na verdade, de quase todo cidadão da Capital. Ele é manipulador e egoísta, e espera que as pessoas ao seu redor entendam isso. Se não entenderem... bom, ele dá um jeito de impor sua vontade. Afinal, Snow cai como a neve, o resto é história.

É uma leitura lenta, como muitas resenhas dizem. Mas não é sobre os jogos vorazes, é sobre o monstro que os criou, e quem deu continuidade ao transformá-los em um show. É pesado, as ideias e a sensação de superioridade que as pessoas da Capital transmitem. E essa historia se torna tão triste quando ainda na realidade existem humanos com as mesmas ideologias.

Enfim, recomendo a leitura. (Não pude deixar de comparar Coriolanus com Teresa. No início ele só queria ser uma burguesa safada. 'Ele não tinha vergonha de ser pobre, o que não suportava era continuar sendo').

"Apesar de torcer para que, quando desse o último suspiro, o reitor percebesse o que tantos outros perceberam quando o desafiaram. O que toda Panem saberia um dia. O que era inevitável.
Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo."
Mattenna 28/07/2023minha estante
Amo suas resenhas!

oz. 29/07/2023minha estante
aaa fico feliz em ler isso :)

Iavinia 29/07/2023minha estante
mds resenha perfeita! não vejo a hora de ler e assistir o filme no final do ano vai emocionar!!

oz. 29/07/2023minha estante
eu tbm estou ansioso pro filme, o trailer já diz que a adaptação está impecável

recomendo muito o livro, vale muito a pena

Nnathh 03/08/2023minha estante
Da "lêndea"

Gabriela 05/08/2023minha estante
Muito bom :)

César Moura 17/08/2023minha estante
Acabei de terminar e estou com enjoo. Snow é um tirano velho. Amava? AMAVA COISA NENHUMA.

Matheus656 04/09/2023minha estante
Concordooo. E porque na sua opinião é 4/5 e não 5/5?

oz. 05/09/2023minha estante
Matheus, não achei uma leitura muito atrativa, apesar de a escrita da Suzanne ser incrível, a leitura foi muito arrastada

Priscila877 23/10/2023minha estante
Ameii sua resenha! Terminei o livro ontem e me chocou o final, pq eu nunca li os outros da saga Jogos Vorazes então fui sem saber o que seria o Snow e acabei chocada com o final hahah mas é um ótimo livro :)

Mariana.Borges 01/11/2023minha estante
Que Teresa?

oz. 01/11/2023minha estante
A Teresa da novela mexicana amg kkkk

Rod 16/11/2023minha estante
Eu acho que o Snow é sim humanizado, e não acho isso ruim. Grandes vilões da vida real não tinham nada de monstros... E a maldade a maior parte das vezes tem motivo, ambição, ego, coisas que a Capital ensina como alicerces... Enfim, livraço, fui impactado

Clara1731 17/11/2023minha estante
Disse tudo! Resenha incrível

isawwyx 23/01/2024minha estante
SIM SIM SIM SO SIM.

_eduardovalares 19/04/2023

Coriolanus Snow brilhou, e brihou muito!
Primeiramente, gostaria de esclarecer algo importante: esta é minha opinião e, mesmo que você não concorde, é válido considerar diferentes perspectivas.

Para aqueles que ainda não leram o livro em questão, aconselho que não se deixem influenciar por resenhas carregadas de ódio.

Muitos leitores abordaram esta obra com a ideia preconcebida de que o Snow é um tirano, ponto final. No entanto, é crucial entender que estamos lidando com um Snow muito mais jovem, inexperiente e enfrentando desafios pós-guerra.

Não estou justificando as atitudes dele, pois ele mereceu o destino que teve em "A Esperança". Contudo, é importante considerar tudo o que ele estava passando naquele momento.

Em resumo, apreciei toda a trama. Embora em algumas partes o ritmo da leitura tenha diminuído devido aos acontecimentos na vida do Snow, o livro é muito bem escrito e esclarecedor. Percebemos que não apenas os distritos enfrentavam dificuldades, mas a Capital também passava por momentos de desespero. Entendemos a criação dos Jogos Vorazes e testemunhamos a evolução do personagem ao longo dos anos.

Recomendo a leitura? Sim, com certeza. No entanto, evitem cometer o mesmo erro que eu, lendo resenhas extremamente negativas que me deixaram apreensivo ao comprar o livro.

E sim, Suzanne Collins sempre terá uma reservado do meu dinheiro para esse universo s2

Lu579 27/01/2024

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes volta para 64 anos antes dos Jogos em que conhecemos Katniss Everdeen e todo o universo de Jogos Vorazes, para nos contar mais sobre o personagem Coriolanus Snow (ou Presidente Snow), que nos seus 18 anos, está sendo mentor de Lucy Gray, do Distrito 12, na décima edição dos Jogos Vorazes. Nesse livro acompanhamos parte da trajetória de Snow, seu conflitos internos sobre o que acredita, como ele contribuiu para os jogos e o que o levou a se tornar o Presidente Snow, que conhecemos da saga Jogos Vorazes.

Primeiramente, mesmo que esse seja um livro longo, fiquei entretida na leitura a cada segundo, parte por causa da escrita da Suzanne Collins, que é fácil de se ler, e também por estar descobrindo mais sobre esse universo genial que a autora criou. A história também é cheia de plots twists e coisas acontecendo a todo momento, outro motivo que me fez não conseguir largar esse livro. Adorei conhecer os personagens novos: Lucy Gray, Sejanus, Tigris (PRINCIPALMENTE ELA!!! ainda tenho muitas perguntas), e também os outros mentores e tributos, que mesmo não tendo tanto destaque, também são explorados pela Suzanne. Também achei muito interessante que ao longo do livro, você vai percebendo as ligações entre A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes e a trilogia Jogos Vorazes, o que faz com que esse universo seja mais interessante ainda. Amei muito essa leitura e com certeza recomendo esse livro!!!
Rayssa660 27/01/2024minha estante
eu nunca li os outros livros, somente vi os filmes. você acha que dá pra ler esse da Cantiga dos Pássaros, mesmo sem ter lido os outros? só visto o filme?

lubzwp 27/01/2024minha estante
esse livro tem um lugar enorme do meu coração, chorei ontem só de lembrar a história

mariluiseee 27/01/2024minha estante
amg sei q não foi pra mim q vc perguntou, mas respondendo, dá sim! e depois se vc gostar acho que compensa ler os outros livros tb ??

Hanny.Gabrielly 27/01/2024minha estante
Eu sei que você não perguntou pra mim mas eu vou responder porque já li todos... Até dá. Mas tem muita referência e coisas do tipo que, na minha opinião, você iria perder sem ter lido os outros.

Lu579 27/01/2024minha estante
Acho q da pra ler só tendo visto os filmes ss! Mas te recomendo mto ler a trilogia, vale a pena

Rayssa660 27/01/2024minha estante
muito obrigada pela resposta gente! sou apaixonada por essa saga, e já vi os filmes incontáveis vezes. e eu só fui descobrir esse ano que a saga é uma adaptação literária

Hanny.Gabrielly 27/01/2024minha estante
Vale muito a pena ler.

giomcs 09/01/2022

Leia e ganhe ódio em dobro <3
Primeiramente, só gostaria de dizer que esse livro é impecável. Explica muitas coisas que aparecem na trilogia de "Jogos Vorazes". Além de nós conhecermos melhor sobre o passado do Snow e mais sobre ele.
Não irei dar muitos detalhes sobre o livro, porque qualquer informação pode "destruir" a experiência. De qualquer jeito, é um livro perfeito e merece sua atenção!!
Obs: Seu ódio pelo Snow, que eu espero que tenha, só vai multiplicar infinitamente com esse livro! Mas é incrível e não duvide duas vezes de ler :)
heloisa.nas 09/01/2022minha estante
Mds ja vi tanta gente falando mal que tenho medo de ler

Mi 09/01/2022minha estante
Eu tenho ele ha mais de um ano e ainda não criei coragem de ler. É uma de minhas metas para 2022, (tomara!) kkkk

junirou 08/11/2023

Can't Catch Me Now.
A cantiga de pássaros e serpentes foi um livro complicado para mim, principalmente porque, eu ainda estou de luto desde o final de A esperança. Isso é um fato, ok. O que esse livro fez comigo, juro por Deus, como superar o insuperável?

E cara, eu estou obcecado por Can't Catch Me Now da Olivia Rodrigo. Essa música que ela fez pro filme, é muito boa. Pra quem leu o livro, a interpretação da música é outra, meio que explode a cabeça.

"But I'm in the trees, I'm in the breeze
My footsteps on the ground
You'll see my face in every place
But you can't catch me now" ? Juro, esse trecho é (emoji de explosão de cabeça).

O início de A cantiga de pássaros e serpentes me pegou em cheio, a narrativa da Suzanne mudou, ficou tão diferente, mais rica, tem muito mais detalhes, tem bastante descrição e, ainda tem aquele toque de Jogos Vorazes, mas, agora pela perspectiva do vilão Snow. O ditador frio com cheiro de rosas e sangue.

Esse livro serviu pra me fazer odiar o Snow ainda mais antes e, isso é bom, porque quando um livro narrado pela perspectiva do vilão o normal é já esperar que o autor passe um paninho, mas, nesse livro em momento algum a Suzanne faz isso, na verdade, ela reforça que o Snow é uma grande caçamba de lixo desde a adolescência. Quando ele diz algo positivo, logo em seguida, ele pensa uma atrocidade que dita completamente o que ele é, um egoísta, narcisista, possessivo, covarde e muito mais, e Suzanne não tem medo algum de descrever o personagem assim. Conhecer o Snow foi uma grande montanha russa de altos e baixos. E eu amo isso.

Sem dúvidas uma das coisas que mais me encantou foi conhecer os personagens do passado do Snow. Todos são interessantes. Lucy Gray, Sejanus, os outros mentores, a Dr.Gaul, o Casca e, é até meio triste porque eles são mais interessantes do que o Snow em determinados momentos e tão pouco explorados e eu precisava mais deles, eu queria conhecer esses personagens e não teve o suficiente, o que acarretou de eu quase não sentir apego a eles. Tudo porque o livro é só do Snow, e às vezes é um saco. Eu quis mais da Tigris, mais do Sejanus, mais da Lucy, mas eles permaneciam sempre de escanteio. Odiei isso! Mesmo entendendo que o livro é do Snow, não consigo deixar passar. O fato do livro estar 100% do tempo focado no Coriolanus me entedia muito, é um calhamaço e, em determinado momento, a leitura ficou muito tediosa e repetitiva. Não consegui me prender nessa parte da leitura...

Mas o que realmente marca o ápice do livro, o topo do topo, o que fez a minha nota mudar bastante foi o final. É extremamente inteligente da parte de Suzanne, o jeito que ela pensa é de outro mundo e eu amo isso. Sou viciado no universo político dela, amo o jeito que ela trabalha a política nos livros dela, sério. Eu amo. Mas enfim, se eu começar a elogiar a Suzanne e a escrita dela, essa resenha vai ficar com mais de 10 mil palavras.

No mais, eu recomendo muito A cantiga de pássaros e serpentes. O livro é muito bom, ele é uma expansão do universo da Suzanne e da mente do Coriolanus Snow. É uma imersão muito boa e uma diferente narrativa de toda a série de Jogos Vorazes.
LauraDBC 09/11/2023minha estante
Como pode uma escritora criar uma série tão perfeita?

junirou 09/11/2023minha estante
ainda estou me questionando sobre isso também...

Isabela1676 09/11/2023minha estante
Nss tô doida pra ler esse, comprei tô esperando chegar, morrendo de medo pq mta gnt fala mal mas ao msm tempo sou apaixonada por thg e n sei se é possível não gostar de algo q a Suzanne escreve

junirou 09/11/2023minha estante
cara, se você gosta da escrita da Suzanne, nisso você não vai se decepcionar. o problema vai ser gostar dos personagens desse mesmo, principalmente o snow. mas é bom, mto bom!!

Hisabela 09/11/2023minha estante
Chatão esse best

Is.Dionatan 10/11/2023minha estante
Um amor por essa distopia aaa

Rod 18/11/2023minha estante
Desde aquela trilha de Mockingjay com curadoria da Lorde eu sou obcecado pelas soundtracks da saga, muito bem executadas

Ders 25/12/2023minha estante
Caramba, suas resenhas são incríveis!

junirou 26/12/2023minha estante
???

Victoria (Vic) 05/01/2021

PELO AMOR DE DEUS QUE LIVRO FOI ESSE? To deitada querendo chorar totalmente desestruturada e devastada. Amei o livro do início ao fim, não achei lento nem enrolado nem nada do que falaram mal. Me apeguei muito a todos os personagens e é muito doido ver as sutilezas que vão construindo o caráter do presidente Snow. Lucy Gray é tudo pra mim.
Tenho muitas dúvidas acerca do final... fui lendo incrédula. Livro maravilhoso mesmo. Eu amo esse universo e com certeza quero reler toda a trilogia. Estou pasma e nem to conseguindo escrever direito... não sei como vou ler outro livro logo depois de ler essa obra fantastica!
gabrielabsr 05/01/2021minha estante
agora tô doida pra ler

Jéssica 05/01/2021minha estante
Tbm quando li não entendi tanta crítica negativa... Achei ele inclusive melhor que A esperança. Um dos favoritos.

DEPRESSIVA DOS LIVROS 05/01/2021minha estante
odeio o Snow com todas as minhas forças mas essa sua resenha me fez ter vontade de ler esse livro, ja vou add na listinha de desejados

Diana Gomes 05/01/2021minha estante
disse absolutamente TUDO que eu senti quando li essa obra prima da literatura!

Victoria (Vic) 06/01/2021minha estante
Gente leiaaammmmm

Miss Star Butterfly 20/12/2023minha estante
E você divou muito nessa opinião

Aline MSS 11/09/2023

SIM! Vc PRECISA saber a origem do Snow! Deixa de preguiça!
Qdo se lê a saga Jogos Vorazes, o infinito de situações bizarras enfrentadas não te fazem atentar para esse personagem específico, mas ele SEMPRE esteve lá! SNOW, o vilão!

Esse livro não traz somente a história do personagem chamado Coriolanus Snow, trata também como os Jogos Vorazes foi iniciado e todos os personagens q contribuíram para a sua terrível concepção.

O livro é mais arrastado q os outros da saga, mas o contexto ditatorial está presente e vc não deixa de ter raiva até o final. Incrível, a autora nunca decepciona nesse quesito. O livro é mais arrastado, mas não deixa de ser ótimo, viu?

Snow sempre me despertou interesse na saga, justamente pq a autora faz questão de dar poucos detalhes sobre ele nos 3 livros de Jogos Vorazes. Quem gosta de vilão, logo de cara fica curioso o pq dele ter tanto poder, como ele chegou aquela posição na Capital e principalmente se ele realmente merecia oq a autora lhe garantiu no final da saga.
O livro traz mtas respostas p/esses questionamentos e te faz compreender seus motivos, além de contar com diversos personagens interessantíssimos q orbitam ao seu redor. Eu achei os personagens anexos desse livro bem mais interessantes do q os de Jogos Vorazes, me julguem! ??

Na minha opinião, esse livro traz uma ótima construção de personagem, todo o contexto colabora mto pra imersão de volta ao inferno chamado Panem e te faz compreender os motivos do vilão. Difícil julgá-lo, prefiro dar uma de Gloria Pires e não comentar (p/ não dar spoiler ?)

Recomendo pra quem gosta de vilão SORRATEIRO. Esse aqui é bom demais! ??
NÃO RECOMENDO p/ quem tem ofidiofobia (eu tenho e quase tive um treco) ?.

Li o e-book e não tenho do q reclamar. Não é uma edição com gravuras e assim como a saga, não tem mtos atrativos pra ter a versão física.
Vinicius 11/09/2023minha estante
Tô com pé atrás sobre esse livro, não vi sentido em fazer livro sobre ele, é livro só pra fazer dinheiro?

Aline MSS 11/09/2023minha estante
Não tive essa impressão, Vinicius. A autora desenvolveu bem a historia dele, o clima é o msm de Jogos Vorazes (tem uma edição deles nesse livro). Os personagens do entorno dele são bem mais interessantes do q os dos 3 livros anteriores. Dê uma chance! ???

Vinicius 12/09/2023minha estante
Interessante, posso dar mesmo

Fabio 12/09/2023minha estante
Ótima resenha, Aline!!!????

Aline MSS 12/09/2023minha estante
Obrigada pela gentileza, Fabio. ?

italomalveira 12/09/2023minha estante
Ótima resenha. Preciso ler antes do lançamento do filme.

Aline MSS 12/09/2023minha estante
Obrigada, Italo. Corre q dá tempo! Eu nem sabia sobre o filme, li pq estava no embalo. Tu vai curtir, sim. Se não gostar, tá liberado xingar. ??

@LuanLuan7 08/10/2023minha estante
Terminando o terceiro livro agora. Muito curioso para saber a história do Snow o.O

Aline MSS 08/10/2023minha estante
Vai q é boa, Luan! ???

Cerry35 05/11/2020

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo
Não sei pq esse livro foi tão mal falado, pra mim o único problema é q ele é arrastado, não tinha necessidade de ser um livro tão grande. Contudo, o livro é oq promete ser, um passeio pela mente tirana do Snow e o show de horres q é a Capital. O final é chocante e triste. E não se preocupem a autora em momento nenhum faz a gente sentir pena do Snow ou escreve a redenção dele. Recomendo o livro para os fãs da trilogia. (E talvez eu tenha me apaixonado pela Lucy Gray kkkkkkk)
Raira Abrante 19/12/2020minha estante
Eu também amei, a escrita dela é perfeita!

Cerry35 19/12/2020minha estante
Simmm

@iludidadolivro 20/12/2020minha estante
Concordo!! Eu amei o livro, valeu super a pena!

Cerry35 20/12/2020minha estante
Dms?

kathrein.oliveira 17/01/2021minha estante
Estou lendo a saga agora e ansiosa pra ler esse

Cerry35 18/01/2021minha estante
É mto bomm

Rosangela Max 22/07/2021

Bom.
Li totalmente sem expectativas. Só queria reviver um pouco o clima dos Jogos Vorazes e acabei me surpreendendo.
Os personagens são interessantes, a história é apresentada de um ângulo diferente dos Jogos e a escrita da autora continua fluída mas, em alguns momentos, senti que o enredo exigia mais movimento, mais gás, mais energia do que a autora estava entregando.
Mesmo assim, valeu a pena leitura.

Line2911 21/12/2023

Resenha
Umas das minhas melhores leituras do ano, fiquei bem relutante em ler pois eu não gostava do Snow, continuo não gostando mas confesso que no começo do livro eu pensei em dar uma chance para o Snow pois ele parecia bom, mas me enganei...

Madu 20/12/2023

Indescritível
Eu fiquei sem ar de tanta empolgação, meu Deus desvendar a mente do snow foi uma das melhores aventuras desse ano, que epílogo incrível

nicorobin 10/03/2024

"Snow cai como a neve."
"O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe" define bem o desenvolvimento e a corrupção gradual do Coriolanus, ele é o mais perfeito retrato do ambiente em que nasceu. Snow é a Capital e tudo o que ele mais deseja é que a Capital também seja Snow.
Inicialmente, pode-se até acreditar em sua intenção genuína de fazer o bem, porém, à medida que a história avança, fica claro que as suas prioridades são outras.Tudo para Snow é sobre poder, tanto sobre si, quanto sobre os outros. E o grande dilema aqui é que não há possibilidade de obter tanto poder sem sacrificar alguns princípios. Mesmo assim, o Presidente Snow não é um daqueles vilões naturalmente maus, sem qualquer senso ético ou moral, muito pelo contrário, ele possui tanto discernimento do que é certo ou errado que precisa ficar constantemente criando as justificativas mais absurdas para os seus atos.Tudo o que Coriolanus Snow faz é compreensível, pois, afinal de contas, foi por autodefesa. Quando matou o Tributo na arena, quando matou Mayfair, quando matou Sejanus e até mesmo quando tentou matar Lucy Gray. Tudo para sobreviver.
O problema é que quando se trata de sobrevivência, não há nada que não seja justificável, nem mesmo os Jogos Vorazes...
llorenaaaaaaaa 10/03/2024minha estante
Sua escrita é uma delícia de ler

nicorobin 10/03/2024minha estante
obrigada!!!! ?

Lolli 10/06/2020

sim, essa é uma resenha positiva.
como a única outra resenha que está aqui é uma resenha negativa (que eu entendo MESMO o ponto dela e tals), eu vim aqui trazer meu ponto de vista sobre essa história.

para começar, embora a sinopse faça parecer, isso não é a história do Snow, nem da Lucy Gray Baird, nem do romance dos dois. essa é a história dos Jogos Vorazes e como a Capital os interpreta e porque é uma coisa que durou tanto tempo a ponto de ter 75 edições antes de ser banida completamente com a revolução que ocorre no final da trilogia. é a história do CONTRATO SOCIAL criado entre Capital e Distritos e porque as pessoas viviam nas condições que viviam.

assim como capitalismo funciona atualmente, em que os donos dos meios de produção e a elite herdeira e de status têm o dinheiro e o luxo e as possibilidades de tudo, enquanto os trabalhadores pobres sofrem as consequências da exploração de seu trabalho e a miséria que a riqueza dos capitalistas traz, a Capital também funciona assim. nesse livro, descobrimos que as famílias mais ricas da Capital são as que têm negócios muito lucrativos nos distritos, que são donos das principais formas de produção dos distritos. assim sendo, a Capital tem os capitalistas. eles são ricos porque exploram os outros. isso já sabíamos.

mas ainda não tínhamos entendido o porquê dos Jogos. não é apenas sadismo, para as pessoas da Capital, embora no início tenha sido entendido assim (muitos membros da capital ODIAVAM os Jogos, e isso esse livro mostra). é algo motivado pela guerra e o cerco que os rebeldes criaram.

sim, os rebeldes criaram a guerra por causa da exploração. mas quando você está acostumado com um sistema e existe uma revolta à ele, quando não é você que vive as consequências da exploração, você não entende o que está acontecendo. esse livro mostrou isso. como os membros da Capital estão tão cegos no próprio mundo e na própria ideia de miséria, que não conseguem ver a miséria do outro.

os Jogos Vorazes eram MILHARES DE VEZES piores que eram quando rolou a edição da Katniss. eles eram jogados em jaulas, tratados como animais, colocados em zoológicos, vistos como qualquer outra coisa que não gente porque eram dos distritos. não eram alimentados. não tinha desfiles. nem mentores. nem nada. e depois de uns dias na capital, na jaula, eram jogados numa arena literal para se matar e pronto. ninguém assistia. nem mesmo na Capital.

esse livro mostra o contexto de como foi chegando lá no que conhecemos. e conta pelo ponto de vista do Snow porque é a vivência dele como mentor da Lucy Gray Baird, tributo feminino do Distrito 12, que mostra que existe algo ali que deve mudar. que existe um motivo para mostrar. que é mais do que um jogo, que é mais do que uma revolta.

como uma pessoa fascinada por política e apaixonada pela análise política da dinâmica de Panem, eu achei uma jogada de MESTRE da Suzanne Collins escrever esse livro. principalmente porque ela abre o livro com citações de TODOS os contratualistas existentes. isso é MUITO importante pra história e pra mensagem que ela está tentando passar ali.

esse livro, por trás dos acontecimentos lentos e do que parece ser um arco de tentativa de redenção do Snow e da Capital, uma vitimização dessas pessoas, é uma análise FRIA e REALISTA de como os vencedores da guerra entendem o que é CONTROLE, CAOS e CONTRATO SOCIAL. os Jogos Vorazes são mostrados, no final de tudo, como uma forma eterna de controle, um controle que é necessário de ser exercido para evitar a guerra constante que é viver em sociedade, a guerra contínua que nunca vai acabar enquanto formos seres humanos (essa é a mentalidade da Capital, pelo menos, a que o Snow carrega com ele durante todos os anos).

esse livro debate sobre POLÍTICA. embora mostre o Snow se desenvolvendo de um adolescente tentando fazer o que acha certo e se dar bem na vida, o livro tem a mensagem de que é ASSIM que os privilegiados vêem o mundo, é ASSIM que eles entendem a necessidade de controlar e oprimir e manter seus privilégios sobre os outros. é ASSIM que nossa sociedade funciona e é ASSIM que a NOSSA elite pensa.

se você for ler o livro pelo personagem ou pelo romance, se você for ler o livro pelos Jogos ou pela carnificina, se você for ler o livro achando que é uma Distopia YA tradicional, desista, porque você realmente não vai gostar. mas se você for ler o livro com a mente nas citações que a Suzanne colocou no início do livro, se você for ler o livro pensando em CONTRATO SOCIAL e querendo descobrir que tipo de contrato a Capital, com seu poder e privilégio, construiu depois da guerra, talvez você se impressione muito, como eu me impressionei.

eu achei MUITO foda.

não dei 5 estrelas porque o romance é bem chatinho MESMO. e o Snow claramente não é um personagem feito pra se gostar, já que ele é mentiroso, manipulador, gosta de poucas pessoas e finge gostar de outras por interesse, e das que ele resolve que gosta ele quer ter poder e controle.

mas a POLÍTICA!!!!!!! MWAH! *chef's kiss* A POLÍTICA É INCRÍVEL!!!! ver o desenvolvimento político dos Jogos Vorazes e o que rolou antes de serem o que eram para a Katniss foi MUITO legal.

enfim. definitivamente não foi um livro pra redimir a Capital ou Snow. mas mostram seus motivos, que, quando se está numa guerra e se tem poder, e se está falando de política, absolutamente tudo vale.
Débora 24/06/2020minha estante
resenha perfeita

Clara 27/07/2020minha estante
Sua resenha foi ótima! A maioria das pessoas que vi falando negativamente usaram argumentos injustos, já que esperavam do livro algo que ele não se propõe a entregar.

Inae 03/07/2022

"A cantiga dos pássaros e das serpentes" ??
Aí gente esperava muito mais. O livro é massante e muito cansativo, capítulos longos onde não acontece nada. Só fica realmente bom no fim da parte 2.
Me forcei a ler até o fim porque queria entender mais o Snow, e mesmo em momentos onde ele demonstrava um lado um pouco melhor eu não me identificava. Mas mesmo assim gostei de conhecer a história dele e ver a participação na construção dos jogos dos livros da Katniss.
Estou revoltada até agora com esse fim da Lucy e o Sejanus merecia mais.
Amei as referências dos tordos e da árvore forca.
Enfim gente o livro não foi para mim mas não significa que o livro é ruim. Como fã de jogos vorazes foi bom reler e descobrir mais sobre os jogos.
DANILÃO1505 04/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Camila Westphal 21/06/2020

Que a sorte esteja sempre a seu favor!
01- NÃO COMECE A LER COM SETE PEDRAS NA MÃO!!!
Se dependesse da opinião dos booktubers que acompanho, eu nem teria começado a ler esse livro.

02- ESSE LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE CORIOLANUS SNOW, PANEM E DOS JOGOS VORAZES!!!
São 576 páginas que abordam a situação de panem, os jogos vorazes e a adolescência de um jovem que sobreviveu à guerra, que sofreu com ela, teve suas perdas e traumas.

03- ESSA NÃO É A PANÉM DO 74ª EDIÇÃO DOS JOGOS VORAZES!!!
Aqui você vai encontrar Panem apenas 10 anos após a guerra e estamos falando da 10ª edição dos jogos vorazes. Tenha em mente que vai encontrar um país tentando se reestruturar.

04- DISTRITO 12!!!
Você vai saber um pouco mais sobre o distrito 12 e como viviam as pessoas dali, porém esse não é o foco principal do livro.

05- NÃO EXISTE KATNISS E PEETA!!!
Não fique comparando um casal que surgiu 64 anos depois, em uma Panem totalmente diferente com o que você vai encontrar aqui.

06- RITMO DA LEITURA!!!
Eu não devorei esse livro (não sentei e acabei de ler ele de uma vez), que foi o que aconteceu com jogos vorazes, em chamas e a esperança. Teve partes que achei que poderiam ter sido resumidas e outras que gostaria de um pouco mais de detalhes. Mesmo assim, é um bom livro.

07- SOBRE OS JOGOS VORAZES!!!
Obviamente você encontrará muitas informações sobre os jogos em si, não espere que 80% do livro seja inteiro sobre isso, lembre-se que se trata da 10ª edição dos jogos vorazes, as coisas são bem diferentes, se você acha que na 74ª edição já estava ruim, imagina no início desse pesadelo.

08- RESPOSTAS QUE SURGIRAM QUANDO LI A TRILOGIA DE JOGOS VORAZES!!!
Tem alguns detalhes nessa história que vão te remeter a acontecimentos e partes marcantes da trilogia.

09- TÍTULO DO LIVRO!!!
Inicialmente achei que era um título sem pé nem cabeça, durante o decorrer da leitura você começa a compreender a escolha do mesmo.

10- O/A GANHADOR (A) !!!
Preste bem atenção, nunca ninguém ganha os jogos vorazes, você sempre perde, a grande realidade é que não há vencedores depois de passar por essa infeliz situação, existem sobreviventes.

11- SÃO AS COISAS QUE NÓS AMAMOS QUE NOS DESTROEM!!!
Essa frase do Snow faz muito sentido nesse livro do início ao fim.

12- QUE A SORTE ESTEJA SEMPRE A SEU FAVOR!!!
Após esse livro eu não consigo mais ler a frase acima e não pensar se a sorte realmente pode estar a favor de alguém em Panem.

13- O TORDO!!!
Só relembrando que a capital criou o Gaio Tagarela que era capaz de memorizar e repetir conversas humanas inteiras, posteriormente a função do Gaio foi descoberta e a capital abandonou os passados para que morressem. O Gaio tagarela então se reproduziu com o Tordo da natureza e originaram um novo Tordo (muito mais evoluído) que se tornou o símbolo da revolução.

PS: Boa leitura pra você !!!!
Leo 21/06/2020minha estante
Agora estou com vontade de ler

Nanna 21/06/2020minha estante
Muito boom, quero muito ler

Camila Westphal 21/06/2020minha estante
Leia com calma e com a mente aberta, foi isso que eu fiz. Esqueça um pouco a trilogia e então leia esse livro. Espero que goste da leitura.

Aline Guedes 22/06/2020minha estante
Excelente resenha. Diz muito sobre o que penso também.

Jaide.Tenorio 24/06/2020minha estante
Comecei ler agora. Estou achando que a leitura não está fluindo como deveria. Espero que melhore no decorrer

Bruna 01/09/2021minha estante
caramba!!! obrigada pelas suas explicações, as pessoas são muito sem noção mesmo, admito que estava ficando um pouco triste e desmotivada a começar o livro com tantos discurso de ódio que li a respeito dele.
espero que mais pessoas leiam sua resenha e mudem de ideia. ^^