A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Valeu a pena...

Logo posto resenha no @leituraeponto no Instagram

melmelmel 09/12/2023

?????
Esse livro é maravilhoso, conta a história do vilão, do Snow antes de virar presidente.
A escrita é fluida e fácil de entender, a história tem personagens incríveis como a Lucy Gray e o Sejanus (coitado do Sejanus só sofreu).
Nesse livro percebemos que o Coriolanus é manipulador e muito egoísta, resumindo: exatamente o presidente Snow. A história te prende e tem alguns plot twists que surpreendem.
Quem é fã da trilogia dos jogos vorazes deveria ler esse livro, porque ele é simplesmente incrível.
Estelaa 09/12/2023minha estante
Eu gostei um pouco mais do snow com esse ?

melmelmel 09/12/2023minha estante
Eu também gostei mais dele mas abaf

Estelaa 09/12/2023minha estante
KKKKKKKKKKK

Victor 12/08/2020

Quem gostou, bate palma. Quem não gostou? Paciência!
Depois de muito adiar e até mesmo pensar em remover da meta de leitura, finalmente li a cantiga dos pássaros e das serpentes.

Confesso que foi totalmente o oposto do que esperava, uma vez que, tinha lido várias resenhas com inúmeras críticas, esperava que fosse uma experiência péssima, o que se provou totalmente o contrário.

A narrativa acompanha o já conhecido personagem Coriolanus Snow durante sua adolescência e participação como mentor na 10° edição dos jogos vorazes, Muito antes dele ser o presidente.

Esse livro tem a função de preencher várias lacunas deixadas pela trilogia original. por exemplo: quem criou os jogos ? Como eram os jogos nas suas primeiras edições ? Além de dar vários detalhes sobre o passado e família do presidente Snow.

Vi que algumas pessoas criticaram o personagem afirmando que o mesmo sofreu uma drástica mudança de personalidade no final. O que ao meu ver não aconteceu, pelo contrário ele foi extremamente coerente com os valores que ele possuía devido a sua criação na capital e fica evidente em várias de suas falas e atitudes. A exemplo o preconceito com pessoas dos distritos, a sede de poder e holofotes, bem como o sentimento de posse por Lucy Gray.

Enfim, recomendo muito pra quem é fã da trilogia e gostaria de ter mais detalhes sobre a história.
samuelmarquesu 12/08/2020minha estante
Eu que lute com o boleto desse livro.

Victor 12/08/2020minha estante
Kkkkkk mas vai valer a pena

Gil 31/08/2020

Tordos, Snow, serpentes, Panem, Jogos e Lucy Gray
Comecei esse livro com um pé atrás, por conta de tudo que havia lido e escutado sobre ele pela internet, mas gostei bastante da história.
Bom, não comece a ler comparando com Jogos Vorazes e pensando que irá encontrar toda a ação e adrenalina que experimentamos durante a trilogia. A história se passa de forma lenta, detalhada e com acontecimentos tensos, mas nem sempre relacionado com alguma aventura, corrida, afobação e cansaço.
A história tem como personagem principal Coriolanus Snow, o Presidente que conhecemos durante os Jogos Vorazes, e por conhecer seu lado perverso e vingativo na trilogia, existia uma angustia em relação ao modo como o personagem seria trabalhado. Acredito que o mais “medo” era que Snow fosse colocado como vítima nesse livro, algo que ele tentasse utilizar para justificar suas atitudes que vimos ao longo dos outros livros.
E entendendo como o Snow enxerga, analisa e age em cada situação, não, não dá para compreender ou defender Coriolanus! Não existe empatia pelo personagem principal, o que tem sido uma das críticas mais presentes, mas vejo esse fato como um ponto importante na história, é interessante acompanhar algo onde você não concorda com as ações do personagem e analisa como poderia ter agido se não fosse o Snow!
Descrevendo rapidamente e sem spoilers (rs), a história se passa 64 anos antes da Trilogia Jogos Vorazes, quando os jogos estavam apenas em sua décima edição, numa dinâmica bem diferente do que conhecemos através dos livros e filmes. Snow está no auge de sua juventude, aos 18 anos, tenta se colocar como uma pessoa importante e influente, assumindo o papel de destaque que sua família perdeu há tempos.
Coriolanus Snow participa da primeira equipe de mentores a participar dos Jogos, e a partir dessa participação que começa a se envolver com uma tributo para lá de diferente e interessante. Ao longo da história, vamos conhecendo as tramas armadas por Snow, mas não apenas por ele!
A história é boa, um tanto quanto parada para os leitores que gostam de Jogos Vorazes, mas a narrativa segue acontecimentos diferentes, em circunstâncias e período diferentes do que vemos na trilogia, então é compreensível.
Se eu puder dar um conselho seria: leia e tire suas próprias conclusões! E lembre-se, Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo!

Tai 04/07/2021

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo.
A obra trata de Snow aos seus 17/18 anos como aluno, mentor e pacificador em meados do décimo jogos vorazes. E, por trazer um vilão como protagonista, é óbvio que não agradou muito os fãs de JV. No entanto, mesmo não sendo um livro para você se sentir bem ou torcer pelo protagonista, a escrita impecável de sempre da Collins faz o leitor devorar o livro, isso estando intrinsecamente ligado ao universo que amo e aos demais personagens da obra também, pois Snow é um lixo nesse livro como foi nos outros.

Não o julgo totalmente, embora não seja um texto para amenizar as atitudes do Snow (como algumas histórias de perspectivas de vilão fazem), além do seu lado narcisista e, possivelmente, com algum transtorno mental, ainda vejo o meio em que ele vive o moldando. É uma obra que abrange completamente a natureza dele e o que fez ser quem vemos na trilogia.

Ademais, vale uma ressalva para as diversas elucubrações deixadas sobre governo/política mediante controle, caos e liberdade, como também a introdução dos novos personagens, tanto para amarmos(Lucy Gray é perfeita e inteligentíssima), quanto para odiarmos(alô Dra. Gaul e reitor Highbottom). Por fim, Suzanne Collins foi incisiva em tudo. Sou grata pelo universo incrível que ela criou e leria até sua lista de compras, tanto que amei a história de seu vilão. Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo.

zoni 23/06/2020

E indo contra a maioria das pessoas, eu gostei bastante desse livro.
Logo que A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes foi lançado vi muitas críticas negativas, inclusive de pessoas com gostos parecidos com os meus, e claro que isso me deixou desanimado, a decepção chegou em mim quase um mês antes do lançamento aqui no Brasil. Eu até fiquei alguns dias pensando se deveria mesmo ler esse livro e estragar tudo que a trilogia principal tinha construído em mim, mas decidi que deveria tomar minhas próprias opiniões, então fiz um pacto comigo mesmo que iria aproveitar a leitura da melhor maneira possível, que iria de peito aberto, e foi o que fiz, essa foi uma das melhores decisões da minha vida, pois o livro funcionou bastante pra mim. Então aqui vai uma grande dica: leia o livro para tirar as suas próprias conclusões, lembre que ninguém pensa igual, e que muitas vezes o que não foi legal para o seu amigo ou para o seu influenciador favorito pode ser legal pra você.

E antes de tudo quero parabenizar a tradução da Regiane Winarski, uma das minhas tradutoras favoritas, o trabalho que ela fez com esse livro foi genial, se no original a história está arrastada (digo isso com base em todas as resenha de quem leu em inglês) as escolhas de tradução da Regiane deixou a história muito mais fluída, em alguns momentos eu simplesmente não conseguia parar de ler, ficava totalmente imerso, e mesmo quando eu ia dormir, meus pensamentos voltavam para essa história incrível que só quem se deu a chance de apreciar conseguiu de fato entender. Essa não é uma história sobre o vilão, não é uma história sobre como o vilão se tornou vilão, está mais para uma história sobre escolhas e como essas escolhas podem mudar quem somos, ou mostrar quem verdadeiramente somos.

Logo que saíram as informações sobre o prequel de Jogos Vorazes eu pensei “não quero ler uma história sobre o Presidente Snow, isso não vai ser interessante de maneira nenhuma”, e eu estava tão errado em achar que não seria interessante, e principalmente em pensar que o livro trataria apenas sobre a vida daquele homem horrível que odiamos com todas as forças até o momento de sua morte. Mas Suzanne Collins foi tão perspicaz em suas escolhas, pois por mais que pareça que Coriolanus Snow é o único protagonista, sua história serve muito mais de pano de fundo para as verdadeiras explicações sobre como funcionou e funciona Panem e sobre a criação dos Jogos Vorazes e sua real utilidade.

Vou começar falando sobre Coriolanus Snow, ele é um jovem frio, calculista e que não se importa em usar as pessoas para atingir seus objetivos. Ele sobreviveu à guerra, sofreu desgraças horríveis com ela e tem perdas e vários traumas que moldaram e ainda moldam o seu caráter. E você deve estar pensando no momento “fala sério, devem ter romantizado o vilão e o colocado como um mocinho que re revolta e se transforma no seu pior pesadelo” e preciso dizer que você está enganado, a única coisa que a autora fez foi mostrar uma certa humanidade no homem que depois vai se tornar o maior vilão e pesadelo de Panem. Nós como leitores e também seres humanos precisamos lembrar que mesmo alguém ruim tem algo de bom em si, mesmo que essa bondade seja um pouco deturpada, como no caso do Snow. Coriolanus não nasceu mau, ele apenas teve uma vida difícil e várias influências ruins em sua vida, e não, eu não estou justificando as escolhas da personagem, ele poderia ter feito outras escolhas, escolhas boas, mas ele não quis. Eu até poderia dizer que com a sua mente jovem e traumatizada Snow foi ensinado a acreditar que ser um tirano era a solução, mas não foi isso que a autora nos mostrou durante as várias páginas, ela deixa bem claro para quem de fato entendeu o livro, que Snow escolheu ser assim.

Os Jogoz Vorazes são totalmente diferentes dos quais nós vimos Katniss participar 64 anos depois (eu não tenho certeza se essa informação sobre os anos estão corretas, mas eu acho que é isso). As pessoas não gostam e nem querem assistir ao massacre, nem mesmo os cidadãos da capital, já que eles estão desgastados e exaustos depois de viverem uma guerra que parecia não ter fim, apenas perdas. E é por essa razão que jovens são selecionados para ajudar na criação de um show que seja interessante, e não apenas com ideias, mas sendo mentores dos jovens selecionados na colheita. Snow vê nisso uma oportunidade de ganhar dinheiro, fazer uma faculdade e dar início a sua vida de sucesso, a vida do futuro Presidente de Panem, mas quando ganha a garota do Distrito 12 para mentorar, o Distrito de menor prestígio, Snow acha que seus planos irão escapar de suas mãos, mas quando ele finalmente conhece Lucy Gray, sua tributo, ele tem certeza que ganhou uma oportunidade de ouro para fazer história. Lucy Gray é uma personagem muito interessante, e por mais que ela se pareça muito com a Katniss, e isso deve ser intencional da autora, ela é tudo que a Katniss não foi, e digo isso porque por mais que a garota em chamas quisesse vencer os Jogos, ela não fazia nada para isso só era deixada se manipular e agia por impulso com medo de perder as coisas e as pessoas que amava. Gray não, ela é determinada, inteligente e quer ganhar, e vai usar as todas as armas que tem para isso. Lucy Gray já nos é apresentada na colheita fazendo um grande show, ela coloca uma cobra no vestido da filha do prefeito, ela apanha por conta de suas ações e dança e canta fazendo literalmente um show; Lucy é uma cantora e artista circense, ela sabe o que deve fazer para cativar o público, ela tem classe e personalidade e com a ajuda de um dos maiores manipuladores da história de Panem, é claro que ela teria chances de fazer sucesso e até vencer o novo show dos Jogos Vorazes que estava sendo planejado.

Há romance na trama, e sim, é do Snow, não revire os olhos, posso confirmar que eu mesmo torci muito por Lucy Gray e Snow, eles tinham química, bem mais do que Katniss com qualquer um dos dois garotos, desculpa por dizer a verdade, eu sei que às vezes ela dói. E por mais que o romance entre os pombinhos desse livro tenha surgido tão abruptamente, dava pra acreditar que eles estavam apaixonados, se era de verdade ou não, isso fica para você mesmo decidir. Eu decidi acreditar. E sei que o Snow usou a Lucy, mas ela também o usou, e foi por isso que eles terminaram do jeito que terminaram, e tá tudo bem também, pois por mais que houvessem mentiras no relacionamento, eles não enganaram um ao outro de fato, os dois sabiam o que queriam e o que deveriam fazer pra conseguir. Esse romance e o período de Lucy na arena rende boas músicas e bons momentos, os dois vão ao extremo e dão tudo para os leitores. E antes que eu esqueça, as músicas, bom, é completamente interessante conhecer as histórias por trás das canções que Katniss canta anos depois, principalmente a da árvore forca, essa mexeu muito comigo.

Uma das coisas mais legais do livro talvez seja a existência de Sejanus e amizade que ele cria com Snow, pois por mais que os dois sejam o oposto do outro e acabem se destruindo, dá pra ver que houve sentimentos verdadeiros entre eles, principalmente da parte do Snow, que teve que sacrificar algo muito importante. Não vou entrar nesse assunto para não dar spoilers. O Sejanus é um garoto que nasceu no Distrito 2, mas por conta do pai ter conseguido enriquecer e pagar pelas reformas da Capital, eles se mudam pra lá. Porém o traço mais profundo de Sejanus é sua verdadeira humanidade, e o fato de que ele nunca se esquece que não pertence verdadeiramente àquele lugar, e principalmente, que não há grandes diferença entre ele e os tributos que está ajudando a matar.

Muita gente reclama do ritmo do livro, fala que é lento, mas acredito que o livro tem o ritmo certo, se corresse muito passaria a ideia de que nada ali é de fato relevante, e por mais que tenha muita gente dizendo isso, eu discordo pra cacete, vejo muito potencial no livro e sei que tudo narrado aqui tem importância pra mundo da autora, principalmente para a trilogia. E não estou dizendo que não existam momentos que não sejam meio cansativos, é sim, eu admito, mas não vou dizer que não ter plot twist acontecendo o tempo todo deixa a história menos interessante, isso é balela. E desculpa, ninguém precisa concordar comigo, mas dizer que um livro não tem qualidade narrativa só porque não tem milhares de reviravoltas estúpidas acontecendo o tempo todo é meio desonesto.

É um livro profundo que vai além dos Jogos, e que nos mostra como nós seres humanos somos capazes de nos destruir em nome de uma moral ou de uma segurança inexistente, de como somos capazes de vender nossas próprias almas para conquistar poder. E se você sempre se perguntou como os Jogos foram criados, ou o que acontece por trás das câmeras, como os idealizadores influenciam e trapaceiam nas escolhas dos tributos e todas as muitas questão que não ficamos sabendo porque estávamos o tempo todo na cabeça da Katniss durante a trilogia, acho que você vai gostar desse livro. Para mim foi muito interessante acompanhar a criação do show e de algum modo uma parte da construção de um dos vilões mais interessantes da literatura jovem. E tem todos os pequenos detalhes que vimos na trilogia que agora parecem pesar muito mais que antes. Por exemplo, por que quase ninguém sabe sobre Lucy, por que o 12 que antes parecia um lugar menos horrível se tornou o que é? Por que Snow conhece tanto sobre o Distrito 12 e tão pouco sobre outros? Se o 12 já teve uma campeã por que ninguém fala dela? Por que Snow odeia tanto os tordos? Essas explicações estão aqui, então não diga que o livro é vazio e não acrescenta nada, pois acrescenta muito pra história inicial e abre espaço para todos as edições dos Jogos Vorazes de todos aqueles personagens favoritos que nós queremos ler.

E se você leu até aqui me desculpe pela bagunça que ficou essa resenha/opinião, pois por mais que eu tenha passando o dia inteiro pensando sobre o que iria escrever, cheguei aqui e só fui passando as coisas que fui lembrando, assim totalmente fora de ordem, sem preparação e revisão e todas essas coisas que eu deveria pensar um pouco mais antes vir até aqui, mas prometo que depois que as minhas ideias estiverem um pouco mais calmas e organizadas eu volto aqui para escrever mais alguma coisa, ou escrever uma nova resenha, é isso. E leiam o livro para tirar as suas próprias opiniões, é um bom texto, e você só precisa tentar entender que a história vai além do: quem é bom ou mau? quem vai morrer ou viver? isso é certo ou errado? Todos nós temos parcelas de humanidade, mas todos nós podemos cometer atos cruéis e horríveis. É isso.
Ian @ianmoura_ 23/06/2020minha estante
Amém, obrigado Deus, ao menos um nesse mundo aaaaaaaaaaaaahhh hihihi...

Nathalia184 23/06/2020minha estante
Acho que as pessoas estão mais frustradas com o livro por acharem que a Suzanne ta passando pano pro Snow, e, por ter sido vendido como um Jogos Vorazes (e pelo que vi, o foco não é esse). Ainda to esperando o meu chegar pra ler(e terminar de reler a trilogia), mas ainda assim espero coisas positivas, apesar de todas as reviews detonando o livro. Eu gosto do Snow como vilão, não passo pano para todas as atrocidades e desumanidade causada por ele (e inconscientemente pelas pessoas da capital). Então é isso, bom ter visto que teve gente que gostou

zoni 23/06/2020minha estante
Ian, se você ainda não leu, vai de peito aberto, hahaha, é essa a minha dica. É uma história muito interessante, gostei pra caralho, e não vi essa lentidão que geral tá falando não, é claro que como MUITOS livros tem umas informações que a gente fica pensando que são irrelevantes isso normal. Gostei muito do livro e não vejo a hora de poder/ter alguém pra falar dele com todos os spoilers possíveis, pois tem muita coisa pra pensar/falar.

zoni 23/06/2020minha estante
Então, Nathalia, concordo muito com você, a maioria das pessoas estão indo para o livro achando que vão ler só mais uma edição dos Jogos com uma percepção de primeira pessoa, e não é bem assim, o buraco é bem mais embaixo. E vi também umas resenhas que são completamente EU NÃO GOSTO DO SNOW, NOTA 1 POIS NÃO GOSTO DO SNOW, e acho essa decisão bem desonesta, pois além de criar ódio/ranço em outros leitores, é como se a pessoa não tivesse lido nem 50% de tudo que a história tem, o protagonista é o Snow, mas a história contada é mais sobre o que são os jogos e por quais razões ele existe.

Eu gostei muito do Snow como protagonista, ele tem várias camadas, vários pensamentos ambíguos, e por mais que ele tenha toda uma inclinação para o lado egoísta e mau caráter dele, ele se importa com as coisas no começo, tem várias questões antes dele sentir o desejo de se tornar o tirano controlador, sabe? É muito bom ir vendo todas essas faces da personagem.

E a Suzanne deixa claro desde o começo, ele é um bosto e ele é perigoso, olha alguns dos pensamentos que ele tem... Ela não passa pano e muito menos suaviza as maldades dele, ela só deixa claro que ele não é só um monstro sabe? E eu não sei se você tá entendendo porque eu não posso falar muito sem dar spoilers, mas vale a pena, espero que você goste da leitura quando o seu chegar.

Stephanne.Smiths 11/07/2020minha estante
aí eu amei muito sua resenha, estou na metade do livro e to completamente envolvida a leitura tá fluindo demais e acredito que vou gostar muito desse livro, já concordo com muitas coisas que disse, a Suzanne é genial demais

zoni 16/07/2020minha estante
Oi, Steph!

Espero que você continue gostando do livro, ele tem pontos onde a leitura flui muito bem, e partes onde acaba se tornando mais arrastado, e sei que algumas pessoas acharam isso muito ruim, é um tanto cansativo, mas acho que dá todo o charme ao livro, a gente meio que sente todo o tédio que o Snow tá sentindo em alguns momentos. Boa leitura, e quando acabar se quiser vir conversar comigo com muito spoilers é só me chamar.

Beijão

Hisabela 05/11/2023

Lendário!!
Eu nem sei por onde começar... Eu me lembro que quando foi anunciado um novo filme e livro. Eu fiquei completamente irritada. Eu não via necessidade de uma nova história, muito menos a história do Snow. Mas eu fico muito feliz de dizer que eu estava errada.

O livro começa com um jovem Snow. Ele está se preparando para ser um mentor na capital. O livro se passa depois da guerra, onde os jogos ainda são "novidade". Onde tudo ainda é muito simples e menos espetacular. E ainda sim, de certa forma, mais cruel e desumano. Se eu pensava que os Jogos Vorazes eram horríveis e monstruosos. Nesse livro, eu pude ver que a coisa todo dos jogos, por mais horrível que pudesse parecer, podia ser ainda pior. O livro não te poupa de detalhes do que houve na guerra e nem da forma como os antigos tributos eram tratados. É tudo tão cru, que chega a ser chocante. ( Sim, isso é possível).

O início do livro é mais lento, e pode ser um pouco cansativo. Mas a leitura vale a pena.
A gente vê o caminho que o Snow percorreu, até se tornar o presidente tirano, ditador e ruim que ele parecia estar destinado a ser. Muitas pessoas acham que ele sempre foi um monstro. Eu não vejo dessa forma. Ao meu ver. O personagem é mais complexo do que isso. Quase nada justifica suas ações, claro. Mas durante o livro, dá para se pensar no, e se?

Eu gostei muito das relações do Snow com os outros personagens. Sempre pensando em como agir com cada um deles. Sempre calculando, estudando. Ele é um personagem egocêntrico, arrogante e covarde... Mas ainda sim, atrativo. Como eu disse, mais complexo do que parece.

Gostaria de ter visto mais de Lucy Gray. Ela é outra personagem intrigante. Ela merecia mais tempo no livro. Quando ela aparece, ela rouba a cena. Sejanus, Tigris e quase todo o bando, uns amores. Eles são outro ponto, onde dá pra questionar a moral dos personagens, levando as circunstâncias em questão.

O Final do livro é insano. Foi onde eu percebi que ele seria favoritado. Eu não esperava nada daquilo. E definitivamente, foi muito melhor do que qualquer coisa eu pudesse imaginar.
Eu Amei!!! E estou mais do que ansiosa para o filme.

Spoiler!

O Snow já era um bostinha. E no final, tecnicamente. Ele foi só mais um dos cachorrinhos da Capital. Antes de se tornar o Chefão da merda toda. A Dr Gaul, viu potencial nele, tanto quanto ele próprio via. Que livro meus amigos, que livro! Num momento de bebedeira e raiva internalizada, os Jogos Vorazes foram criados. E foi um Snow quem começou com tudo! Simplesmente Lendário!!!!
Fabio 05/11/2023minha estante
Esse livro é a perfeição!

gabð 05/11/2023minha estante
Na vdd no início qnd vc soube, vc não sabia q seria antes do evento anteriores KKKK no começo qnd vc disse

Hisabela 06/11/2023minha estante
Perfeição é a definição dele

Yasmim Sampaio 11/05/2023

Snow cai como a neve
E eu odeio a neve, socorro meu deus que livro pesado, denso e que me deixou em completo estado de loucura. Estar dentro da cabeça do Snow, nossa isso realmente mexeu com minha saúde mental. A história é muito boa mesmo, e a escrita como sempre impecável, a suzanne escreve muito bem e eu poderia ficar aqui só descrevendo elogios sobre ela. No entanto uma parte específica do livro, antes do início dos jogos ficou um pouco maçante, muitos detalhes e muitas coisas que sinceramente não despertaram minha curiosidade. Mas a partir dos jogos a leitura se torna frenética, não consegui parar de ler em nenhum momento e sentir que meu coração iria sair pela boca em qualquer momento. Odiei o snow, mas amei o livro.

P.S Lucy Gray eu te amo

Diovana.Krauchemberg 17/10/2023

Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo!
QUE LIVRO FOI ESSE???
Tão bom quanto a primeira trilogia, conta a história de Colorianos Snow, uma breve passagem de sua infância durante a guerra e de sua adolescência como Mentor nos Jogos Vorazes.
Confesso que por um tempo eu passei pano nele, achando ele era diferente do velho Snow, mas acho que ele sempre foi assim, a Capital só ajudou a desabrochar a maldade dele.
Amei todos os personagens, os da Capital e os dos Distritos e a Lucy Gray nem se fala, perfeita!

Acho que poderia ser uma trilogia também e contar o que aconteceu com ele até entrar a Katniss na história, pois eu ainda fiquei com muitas perguntas sem respostas.

Jeh 14/12/2021

Uma vez Coriolanus, sempre Coriolanus!
Eu ia começar esta resenha confessando que era estranho ler sobre um vilão rs e mais ainda descobrir que ele tinha um coração Kkkkkk Sabe de nada inocente...
Eu gostei mais desse livro do que realmente pensei que fosse gostar. A leitura é fácil e a autora tem o dom de envolver, assim como fez em jogos Vorazes. E a imprevisibilidade, para mim é o ponto alto... O fato de não ter a mínima idéia do que vai acontecer, de achar que será de um jeito e ser surpreendida com algo totalmente inesperado... Que nem foi esse final!
Eu não consigo crer na cara mal lava de Coriolanus de praticamente assumir a vida de Sejanus depois do que fez com ele. E o que foi akele surto com Lucy Gray?
A interrogação que nos é deixada no final é de pirar o cabeção kkkkkk mas achei genial o fim de Lucy Gray ser igual o da musica sobre a vida dela... A escrita é fantastica! E ter sido na 3° pessoa não me passou desapercebido... Talvez para nos manter um pouco distantes do vilão e não nos surpreendeemos tanto no final, se é que isso é possivel kkkkkk
Recomendo muito a leitura! Pode te ser surpreendente, assim como o foi para mim!!!
Só gostaria de ter tido mais detalhes sobre Tigris... A explicação do pq ela passar a odia-lo... Alô Suzanne, fica a dica!
Thami Zambrano 15/12/2021minha estante
Adorei

Manda 23/01/2024

Suspeite
Apesar de saber como talvez ia terminar o livro ainda sim fiquei surpresa. Achei que o livro iria ser do tipo romance trágico, que o protagonista chora pela morte de sua amada mas a história seguiu para um caminho completamente diferente. Na minha cabeça ele seria um completo manipulador apenas no final, mas ele se mostra assim desde o começo e ele tinha tanta repulsa da doutora mas se mostrou igual a ela.
Fiquei um pouco desapontada por não saber mais da Tigris, acho que ela merece um livro próprio que conte o afastamento dela e do primo, mas tenho um palpite de que em algum momento depois dos acontecimentos do livro ela tenha percebido o quanto o presidente Snow é manipulador e desprovido de quase todos os sentimentos.
Lucy Grey é simplesmente maravilhosa!!! E queria muito que ela tivesse a oportunidade de conhecer a Katniss. Enfim gostei muito do livro e ele é muito importante para podermos entender alguns pontos da história dos jogos e dos Snow.
- giu 23/01/2024minha estante
finalmente alguém q entende q ele era doido desde o começo ?

Teu Lima 25/01/2021

Neste livro conta a estória do futuro presidente de Panem Coriolanus Snow logo após a guerra entre os treze distritos contra a capital.

stephany :) 12/05/2023

"Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo."

Presidente Snow nunca foi uma boa pessoa, isso ficou óbvio pra mim neste livro. Pode parecer que ele é só mais uma vítima das circunstâncias, porém NÃO, apenas não, desde o começo é perceptível que ele é egoísta e só se interessa pelo que vai trazer algum benefício pra ele próprio. Ele é um personagem bem escrito e bem desenvolvido, ele é inteligente, ambicioso e manipulador, mas não é um personagem amável e muito menos uma vítima.

E agora a famosa frase dele "São as coisas que mais amamos que nos destroem" eu acho que essa frase serve pra Lucy Gray, não fica claro nesse livro o que aconteceu com ela, mas pra mim ficou implícito que ela morreu com um dos tiros dele.

Enfim, esse livro foi uma experiência única, eu amo Jogos Vorazes, amo a escrita, e amo a crítica por trás de tudo. Eu esperava que este livro fosse um monólogo completo sobre o Snow, sobre como ele se tornou presidente, sobre a doença dele, sobre o amor dele pela Lucy, mas não foi, inclusive essas coisas ficam em aberto, mas eu não estaria sendo eu mesma se não desse 5 estrelas, definitivamente o livro não foi o que eu esperava, mas, supriu minhas expectativas.

camila1326 06/08/2023

O tordo e seu hater
Demorei um pouco para perceber que Jogos Vorazes não se tratava explicitamente de um universo onde a aventura da revolução tinha seu ápice durante a narrativa, talvez seja por isso que Em Chamas é meu favorito até hoje. Uma trilogia que trouxe as consequências de um capitalismo tão extremo aliado à ganância pessoal das elites que se uniram para tomar as decisões mais sórdidas que o planeta já pode presenciar, trouxe um extra não muito longe da proposta de A Esperança.

Confesso que esperava muito mais do livro do Snow, mas a forma como a autora mostrou que por causa dele os tributos têm o mínimo de dignidade antes de morrer chega ser digno de pena aos personagens kkkkkkkkk fala sério, precisam ser sorteados para se matar num lugar altamente mortal só para terem um pouco de comida boa e roupas elegantes como os cidadãos da capital. Não senti muita tensão durante a leitura ou pelo menos não tanto quanto estava esperando, ainda que ver como foi o início dos Jogos Vorazes tenha me enojado de tantas formas que nem sou capaz de opinar muito. Isso sem nem considerar a ideia do zoológico humano dos tributos que por si só já diz muita coisa sobre Panem antes do velho gagá do Snow. Em cada parte eu me sentia conhecendo um personagem novo, sem qualquer coesão ou intensificação de desenvolvimento, grande motivo de eu não ter dado 5 estrelas.

Snow não passava de um falido disposto a fazer de tudo para conseguir reerguer o sobrenome já em ruínas, certa foi Lucy em ter simplesmente evaporado e saído do buraco que seria esse relacionamento que de início era no máximo muito esquisito. Minhas suspeitas ainda são de que ela foi morta, não sei, complicado dizer tendo só a visão do Snow e como bem sabemos não dá para confiar em nada dele. Muito me pareceu que o personagem tentava ser bom ou pelo menos tentava esconder que tinha um resquício de humanidade no coração, mas enfim? se deixou levar pela emoção ? e pensa num cara emocionado cara, fiquei bobaaaaaa ? e quebrou a cara lindamente. Queria ter visto um pouco mais, não senti que o final de Cantiga do Pássaro e Serpente mostrou de fato quem ele é pintado a nós na trilogia, no fundo ficou só como um extra mesmo não obrigatório porque não chega a acrescentar muito.

Aliás, que tanto de música era aquela? A cada estrofe sentia uma vergonha alheia kkkkkkkk mesmo pegando a versão em inglês a sensação de desconforto era igual. Meio desnecessário forçar essa barra, mesmo que a origem da Hanging-tree seja explicada, poderia ter focado só nela para fazer sentido. No mais é um livro bom sim, não entendi o hype que teve ? talvez por causa do sentimento de reler o universo que eu mesma amo ? e só recomendo mesmo a quem está com muita vontade de ler.

Vinicios0 27/10/2023

Eletrizante
A história do nosso detestável presidente Snow. Realmente a ele nos engana por um bom tempo, mostrando que uma pessoa ruim consegue se disfarçar muito bem e passar com alguém bom e cativar praticamente uma nação inteira.

Não leva cinco estrelas como os anteriores, pois acho que o livro enrola um pouco em alguns momentos e deixa a desejar em algumas partes... Apesar de muita ação e de um final surpreendente.
Maria17739 29/10/2023minha estante
Ansiosa pela adaptação