Activation Degradation

Activation Degradation Marina J. Lostetter

Resenhas -

herfleurs 18/01/2022

"I am what I am. And I'm still learning what that means."
* O personagem principal usa o pronome "it" mas como não temos exatamente um que encaixe no Brasil eu vou usar "elu".

Eu não sei se vou conseguir explicar, mas: O que mais gostei no livro foi a pespectiva que ê narradore traz, eu não sou uma leitora muito imaginativa (comparando com algumas coisas que vi algumas pessoas falando sobre como visualizam enquanto leem etc), eu tinha em mente a imagem da capa e enquanto as descrições iam acontecendo eu não conseguia conectar os dois e mais tarde quando o plot twist acontece você percebe como um narrador não "confiável"( não o é realmente o que elu é, o que é mais uma coisa que gostei muito, aquela era a realidade delu e foi descrito como se via) muda a forma que você entende coisas físicas. Não é sobre as relações interpessoais, ou opinião que se tem sobre outros personagens, são formas de descrever que te da espaço para entender o mundo do mesmo jeito que elu entende ou conseguir entender antes que o plot se revele.
Eu confesso que talvez não seja muito difícil de se ver desde o começo, apesar de eu não ter visto. Mas com o passar do livro fica mais óbvio mesmo, então não foi super surpreendente mas se você conseguir se envolver na forma da narrativa pode ter uma experiência parecida como a minha.

Tem uma iniciativa de romance no livro que, como sempre, não me agradou muito. Eu acho que não foi uma boa forma de estender ê personagem e, pra mim, a partir do momento que você começa a colocar atração mesmo que seja mais romântica e sensorial do que sexual fica complicado separar de empatia e pertencimento e etc, principalmente nesse caso em específico.

Então perdeu um tempo nessa construção com uma única personagem enquanto tinha várias outras pessoas e o relacionamento que mais pesou no final (foi clichê) não foi explorado demais além de uma cenas explosivas.

Os poucos debates que tiveram sobre a humanidade, meio ambiente, privilégio etc foram bons e atuais, eu acho que tem muito potencial pra muito mais espaço pra explorar nisso, se tivesse mais livros seria incrível.