Salto Quinze e Minissaia

Salto Quinze e Minissaia Carol S. Wahl

Resenhas - Salto Quinze e Minissaia

Clube do Farol 21/06/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, pessoas!! Hoje eu vim contar um pouco sobre a história do livro Salto Quinze e Minissaia. Acredito que para quem é fã de rock nacional é impossível deixar de ouvir Natasha ao fundo, mas apesar de casar perfeitamente com a história de Luana, poderia sim ser a de Ana Paula, mas é também só dela. Por isso vamos, ao livro.

O que te move? O que faz você levantar diariamente e viver sua vida? Talvez a primeira reflexão seja essa, porque tudo o que Luana pode fazer, desde que tinha pouco mais de que a idade para não ser uma criança, é sobreviver. Quando tudo que ela tinha era sua mãe e sua irmã, depois se viu tendo que lutar contra o mundo.

Vamos assim acompanhando a história de Lua, que fez o melhor que poderia com as alternativas que tinha. Sem ter a quem recorrer por ajuda ou conselho, tomou as decisões que acreditava, garantiria o futuro da sua irmã, enquanto ela tentava ter algum sonho em que se apoiar, ao mesmo tempo que tudo era caos e destruição.

Confesso que as amizades que Luana fez entre os mundos que vivia, tão distantes entre si enquanto a faculdade de psicologia e a de seu trabalho, mostram que existem pessoas que se importam, apesar das circunstâncias. Nem tudo é apenas por interesse ou negócios. Mas que também existem as que não dão a mínima e isso é mais comum do que deveria.

A maior algoz de Luana é ela mesma. Ela não consegue separar quem é enquanto ganha a vida de quem é quanto vive. E essa dualidade a torna permanentemente refém de alguém que vive dividida entre dois mundos e não consegue ser plena em nenhum deles. Toda essa dualidade permeia a história. Claro que temos antagonistas que nos dão nojo e asco como Juan e Ivan, mas ninguém consegue ser mais carrasco e juiz que a própria Lua.

Os elogios ficam por conta de a autora não cair nos clichês para fazer o livro ganhar mais páginas. Mas sem deixar de fora as reflexões sobre por que uma pessoa está nessa vida? E no fato de que alguns estão sim, por escolha. Algumas porque gostam, outras por se verem sem outra opção melhor. Que é impossível não lidar com os estigmas que acompanham a escolha. Luana se vê sempre no limiar de que suas escolhas afetam diretamente a vida de outras pessoas, além de sua irmã. Afinal é impossível manter um coração fechado a uma amizade sincera ou um homem que realmente se importa.

Preciso comentar que supus que o livro seria bem mais picante nas cenas e, ao contrário, tudo fui muito mais focado nas emoções que nas ações e isso trouxe um toque interessante a trama, onde o ser importa mais que o fazer ou ter. Mas, como é focado na Luana, senti em alguns momentos vontade de saber mais do que se passava com a Barbara ou, até mesmo, a Amanda. Quem sabe na continuação isso não aconteça? Afinal, assim como a vida de Luana, a história continua e ela se vê diante de novas escolhas e uma oportunidade de continuar ou simplesmente dar um novo rumo a própria história.

Sobre a edição: tanto o e-book quanto o livro físico estão lindos! Mas não posso deixar de dizer que a edição física está apaixonante. Imagem linda na capa, ilustração começando os capítulos, página amarela, fonte e diagramação que tornam a leitura ainda mais confortável, sem erros de digitação ou revisão.

site: http://www.clubedofarol.com/2022/01/resenha-salto-quinze-e-minissaia.html

Rafa 20/02/2022

?? Livro nada clichê (Pode conter Spoile) ??
Luana perde sua mãe em um trágico acidente, na época ela tinha apenas 16 anos e sua irmã apenas 5 aninhos. Seu pai era um alcolatra e usuário de drogas. Mas ele era a única pessoa com quem elas tinham pra ficar.
A vida já não era fácil quando elas tinham a mãe e depois de a terem perdido, e ido morar com o pai, que nunca se deu ao trabalho de saber delas, passaram a passar muitas dificuldades. Mas mesmo assim Luana não largou os estudos e continuava trabalhando por meio período em um mercadinho, enquanto sua irmã era cuidada pela vizinha. Com muita dificuldade ela conseguiu passar na faculdade de psicologia, mas a vida não estava muito a favor dela, logo quando as coisas estavam entrando nos eixos, ela recebe a notícia que seu pai tinha sido assassinado e ela é "obrigada" a pagar as dívidas que ele acumulou por conta das drogas que usava.
Sem saída, Luana precisou tomar uma atitude extrema diante da nova realidade da sua vida. Tendo que sustentar sua irmã, pagar aluguel e agora cursando faculdade, ela aceita o acordo de Ian, o cara a quem seu pai tinha dívidas. Luana então se torna uma Garota de Programa.
Esse é um livro sobre amor. Não espere um fim clichê para uma história nada clichê. Salto Quinze e Minisaia é uma leitura rápida, a escrita é cativante. É uma história realista, sem meios termos. Vem ler e descobrir o que acontece com Luana após sua vida virar de cabeça pra baixo.

Glaucia @blogmaisquelivros 24/01/2022

Me surpreendeu
Desde muito cedo, Luana precisou lidar com perdas difíceis, escolhas dolorosas e preconceito. Em um intervalo curto de tempo, ela perdeu tudo, se viu presa em uma armadilha do destino e responsável pela criação da irmã mais nova. No meio do caos que se transformou sua vida, a jovem que sonhava em cursar psicologia se viu sem saída. Ela precisava tomar uma decisão que talvez modificasse de forma irreversível quem ela era, mas independente do que precisasse enfrentar, Lua faria de cabeça erguida e garantiria um futuro melhor para si e para sua irmã.

Quando fui convidada para ler Salto quinze e minissaia de longe imaginei o que encontraria nessa obra. A sinopse do livro entrega muito pouco, o que é ótimo, pois logo nas primeiras páginas somos surpreendidos com um turbilhão de acontecimentos na vida da mocinha que protagoniza a obra, o que nos faz considerar quais seriam nossas escolhas ao lidar com aquele cenário de dor, perda e falta de amparo.

Luana é uma protagonista muito forte que precisará amadurecer cedo e lutar por sua própria sobrevivência enquanto enfrenta uma sociedade machista e opressora. A vida não irá facilitar para a garota, mas em seu caminho aparecerão pessoas dispostas a enxergá-la por inteiro, independente de sua “‘casca” e de sua escolha de vida. Embora o livro seja curto, a autora consegue desenvolver a trama de maneira a nos fazer refletir sobre julgamentos alheios, afinal, é muito fácil estar nos bastidores criticando quando na verdade não imaginamos os motivos do outro.

Com uma escrita direta e fluida, @autoracarols.w entrega ao leitor uma obra que pode causar certo incomodo, não pela trama em si, mas por nos lembrar que nem sempre a realidade é bonita, fácil e justa.

Muito mais do que falar da história de uma jovem que precisou se perder para encontrar seu caminho, Salto Quinze e Minissaia é sobre sororidade, empatia, lealdade e amor. Não o romântico, mas o amor capaz de enfrentar todo e qualquer tipo de obstáculo para proteger e criar oportunidades para aqueles que nós amamos.

site: https://www.instagram.com/p/CZICu63voV3/

Noemi56 06/01/2022

Uma agradável surpresa
Comecei o livro sem saber do que se tratava e quando percebi, estava presa à trama.
Luana é uma personagem forte que conquista nossa simpatia logo de cara.
A trajetória difícil de sua vida nos faz torcer por dias melhores.
O final me deixou com pulga atrás da orelha e espero ansiosamente por um continuação. Preciso de mais.

Gabriella.Thomaz 12/03/2022

Fluido e viciante
Foi incrível acompanhar a jornada da Luana. Seus sonhos, suas escolhas, suas lutas, seus traumas e medos.

Ela é forte, determinada e tem que lidar diariamente com o machismo e a falta de empatia.

É sobre escolhas e suas consequências, sobre amor, sobre sacrifícios, sobre seguir em frente.

Me fez refletir sobre como julgamos as pessoas sem conhecê-las e sobre como o mundo é preconceituoso.

Os capítulos são curtinhos e a escrita é muito envolvente. Devorei o livro em menos de 24 horas.

O final deixa um gostinho de quero mais. E agora estou ansiosa para o próximo. Isso não se faz, haha.

É uma história forte, real e emocionante, que deixa algumas reflexões.

Jess 08/04/2022

A capa pode enganar, mais profundo do que parece.
O que mais gostei do livro:

- O livro é muito fluido e em apenas 128 páginas, Carol consegue nos entregar uma história que cativa, nos faz refletir e questionar nossos preconceitos e julgamentos sobre as escolhas e a vida alheia;

- A história possui um romance romântico mas o foco maior são em relações fraternas pautadas na aceitação e no acolhimento;

- A personagem principal possui uma força e determinação que vi poucas vezes em livros. Andando de cabeça erguida diante dos julgamentos, das ofensas e do peso de suas escolhas. Ela tem um sonho e persegue ele com todas as forças que tem.

- Barbara é a melhor amiga que alguém deseja ter, merece ser colocada em um potinho.

O que menos gostei do livro:

- Dos personagens masculinos, todos tóxicos (Chernoboys que fala né), só salva um e olhe lá.

- O livro inteiro é um grande tapa na cara, mas não houve nenhuma fala ou frase que me marcou de forma profunda, não fiz nenhuma marcação o que pra mim é uma coisa muito rara. Acho que é o tipo de livro que a grande mensagem é o todo.

Foi uma leitura inesperada pra mim, eu havia lido a sinopse dele mas ainda assim esperava uma coisa totalmente diferente. Foi uma surpresa maravilhosa me deparar com tantas criticas sociais.
Um livro profundamente realista, que nos faz lembrar que muitas vezes a vida é cruel e sem floreios.

Pra quem busca um livro intenso, realista e rápido de ler, esse livro é pra você.

Léa Diógenes 27/12/2021

Enredo cativante
A história de Luana é trágica mas ao mesmo tempo uma história de superação. Com capítulos curtos a escrita da autora rapidamente flui e não tem como não ler em uma sentada só.

Luana é uma personagem muito cativante, uma garota que precisou ser a mãe e o pai de sua irmãzinha e apesar de todas as desventuras não desistiu do seu sonho.

Mary - @mundo_literario.mary 03/02/2022

Simplesmente maravilhoso
? Quem olha só pra capa desse livro, logo achar que ele se trata de um hot bem caliente, só que o livro não tem nada disso.

? Após perder seus pais Luana se sente perdida, pois teria que cuidar de uma irmã mais nova Julia sozinha, ao descobrir que seu pai devia uma grande quantia de dinheiro a um traficante, ela terá que tomar uma decisão para sua vida, ou ela paga essa dívida e dá um futuro melhor a sua irmã, ou sabe se lá o que essa gangue pode fazer com as duas.

? Não vou falar mais sobre o enredo do livro, pois qualquer spoiler pode acabar interferindo muito na experiência do leitor.

? Nesse livro vemos o que uma irmã é capaz de fazer para proteger e cuidar de sua irmãzinha.

? Nunca tinha lido nada nesse estilo, e me surpreende demais com a trama, pois ela é muito sensível e dramática, você não vai encontrar um simples clichê, sim esse livro tem um romance, mas ele passa longe disso.

? Outra coisa que amei no livro foi um detalhe que fica logo no início do livro, que a música "Troca de Calçada" da eterna Marília Mendonça, que combina muito com a história. O livro é curto, mas é muito fluido, você não consegue parar de ler ele, pois tudo o que Luana passa nos deixa aflitos e muitas vezes com dó dela. Eu jamais iria prever o final, sério foi surpreendente, só leiam esse livro que vocês irão entender.

Mil vidas em capítulos 27/03/2022

O que você faria se ficasse sozinha no mundo com uma irmã para criar ?
“Pra ter o corpo quente, eu congelei meu coração. Pra esconder a tristeza, salto 15 e minissaia
Hoje você me vê assim e troca de calçada. Mas se soubesse um terço da história, me abraçava
E não me apedrejava”

👠Luana terá que lutar com tudo para se manter forte e sustentar a irmã , mas como se não bastasse perder os pais ela descobre que perderá a casa e pagar uma dívida que não é dela . Até que ela recebe uma proposta e terá que abrir mão de muitas coisas, inclusive do amor e do prazer .

👠Luana entrará em uma vida que ninguém deseja repleta de machismo e preconceito . Mas da mesma forma que o mundo lhe derruba ele coloca pessoas boas na vida dela que lhe ajudaram a se levantar e se manter de pé .

👠No decorrer da estória temos a luana e suas batalhas mas também temos momentos super fofos entre irmãs , amizades verdadeiras e um amor que mostraram a ela que nem tudo está perdido

👠O livro é uma grata surpresa , a Luana é uma daquelas personagens f*** forte , batalhadora e que mesmo com tudo indo errado ela encontra forças para lutar e correr atrás de seus sonhos , o livro é muito curtinho mas com uma mensagem e uma reflexão enorme . Foi meu primeiro contato com autora e amei demais a escrita direta e fluida já o segundo livro para ontem

Fernanda1492 17/05/2022

@rascunhosdeleitora
Muito diferente do que esperava pela capa. Me surpreendi com essa leitura. Gostei demais da protagonista Luana e da amizade verdadeira que ela tem com Bárbara.
Fiquei torcendo muito por ela.
Queria um final mais feliz, mas aguardo ansiosa pela continuação.

Bruna @bibliotecavirtuaal 13/12/2021

Intenso!
Luana perdeu seus pais e agora se vê em uma situação que nunca imaginou passar. Agora com uma irmã pequena para cuidar e prestes a perder sua casa, Luana terá que se mudar e arrumar um emprego para sustentá-las.
Cada vez se vê mais em um limbo e perdendo a si mesma, mas sua irmã é sua prioridade acima de qualquer coisa. Assim ela abre mão de sua vida, mas não deixa de correr atrás de seu sonho de se formar e trabalhar na área. Mesmo com os golpes que a vida lhe dá.
Gente, que história incrível é essa! Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu simplesmente devorei! Não só por sua escrita fluida, mas porque eu queria muito saber todos os passos da protagonista.
Me perguntei várias vezes o quanto essa era a realidade de muitas mulheres e o quão fortes elas são. Luana para mim é uma das personagens mais fortes que eu já conheci! Então se você está esperando um livro dentro dos padrões, saiba que ele não é. É um enredo completamente diferente e original. Impossível não se apegar a essa história.
Uma história triste, arrebatadora e cheia de reflexões. O final dá aquele friozinho na barriga e fiquei ansiosa para saber o que mais estava por vir. Então é claro que já estou ansiosa pela continuação, que a autora já me afirmou que terá!
Esse livro me surpreendeu e muito! Para quem não sabe eu não gosto de ler sinopses e, muito pouco é revelado na sinopse. Então logo no prólogo temos uma mensagem que já nos impacta e foi justamente isso que me deixou vidrada nessa história! Espero que vocês possam dar uma chance a essa história e conhecer as lutas diárias dessa mulher incrível!

Livros17 26/01/2022

Maravilhoso!
Ainda não tinha lido nada da autora e me impressionei com a sua escrita que é sensacional.

A gente acaba se envolvendo na estória de Luana e sofrendo junto com ela. A vida não foi nada fácil com ela e as decisões que ela tem de tomar para poder sobreviver e ainda sustentar sua irmãzinha é bem difícil.

Tem momentos que não são muito fáceis mas a força e determinação da Luana em batalhar pelos seus objetivos e sonhos é inspirador.

É uma ótima leitura e super indico.

Nerd Descarada 02/02/2022

É um bom livro que é possível ler rapidamente , com temáticas bem interessantes e bastante presentes na nossa sociedade (mesmo que a gente nem perceba) , trata de tudo um pouco e algumas coisas ficam sem solução com o fim do livro , mas , isso será resolvido com certeza no segundo livro. A Luana é uma menina/mulher forte, corajosa , valente e que por sua irmãzinha faria de tudo! Vale a pena :)