A psicanálise dos contos de fadas

A psicanálise dos contos de fadas Bruno Bettelheim

Resenhas - A psicanálise dos contos de fadas

Carolfreitasnf 30/01/2022

A psicanálise dos contos de fadas
Eu amo contos de fadas. Dito isso, preciso dizer o quanto às vezes é triste analisá-los a luz da racionalidade e pensamento crítico. Diversas vezes o que me salta aos olhos é a dependência da princesa que precisa ser salva pelo príncipe encantado; o beijo sem consentimento que a princesa recebe; a garota sequestrada e mantida em cárcere privado, entre tantos outros problemas.

São tantas as análises negativas que às vezes nos esquecemos de que, primeiro essas histórias não foram escritas pra pessoas adultas e segundo que justamente por esse motivo não devem ser analisadas com base na lógica adulta.

Quando soube da existência desse livro me senti muito tentada a ler, porém admito que tive um certo receio de me distanciar mais ainda dos contos que amo por perceber o quão prejudiciais podiam ser os contos para uma criança.

Que surpresa a minha, perceber que muito pelo contrário. O livro nos faz compreender o quão importante e necessários são os contos de fadas para a formação da identidade de uma criança.

Ao longo do livro o autor nos ensina como um conto de fadas pode ajudar a criança que o ouve a entender seus próprios pensamentos e emoções. Ele também traz alguns significados que jamais passariam por nossa mente racional e adulta, mas que para a mente inocente e imatura da criança tem significados completamente diferentes e úteis.

Foi para mim uma leitura de muito proveito e aprendizado. Principalmente pelo fato de que hoje, depois dessa leitura eu amo ainda mais os contos de fadas, mesmo com todos os problemas que meu senso crítico de adulto possa encontrar.

Algumas coisas me incomodaram no texto, como alguns conceitos usados, ideias com as quais eu não concordo ou não tenha profundo conhecimento, mas nada que prejudique ou diminua a experiência da leitura.

MarcosK 03/06/2023

O livro é muito rico e erudito
Bruno Bettelheim apresenta um panorama amplo dos contos de fadas. As teses são bastante interessantes, aquela que diz que os contos correspondem a uma estrutura psíquica muito antiga do ser humano e, por isso, narramos certas histórias de modo a dar-lhes uma certa estrutura comum; ou aquela de que diz os contos ajudam a criança a se compreender melhor a partir dos elementos visuais e simbólicos utilizados nos contos.

O livro acerta em mostrar a importância de se contar essas histórias para as crianças sem cair em uma prolixo linguajar psicanalítico; Bettelheim em momento algum cai no erro do academicismo, apesar de que, às vezes, ele tende a psicologizar tudo.

No geral, o livro é muito bom. Recomendo e tornarei a lê-lo.

Fernanda2477 11/06/2022

Livro em que o autor fala sobre a importância dos contos de fadas no desenvolvimento das crianças, através de uma abordagem psicanalítica. A leitura não é difícil, embora tenha alguns termos técnicos, mas mesmo pessoas sem conhecimento profundo do assunto conseguem compreender bem o que o autor quer passar. Algumas partes parecem um pouco repetitivas, mas nada que torne a leitura cansativa. Interessante para quem gosta de contos de fadas e para quem gosta dessa área de psicanálise.

Nitiele1 30/12/2023

Adorei
Sempre quis entender um pouco mais sobre esse gênero literária somado com a psicologia por trás e esse livro me possibilitou uma reflexão bem profundo a respeito dessas histórias.

Apesar de não gostar muito da teoria de Freud é fundamental reconhecer sua importância e suas contribuições para a psicologia e pedagogia.

Anderson Son 11/03/2024

Simbolismos e significados
O livro apresenta significados e símbolos aos contos que não são os significados que normalmente ou conscientemente atribuímos aos contos.
Amplia os significados permitindo uma nova interpretação sobre os contos mais aprofundada e que pode contribuir para ressignificarmos algumas crenças e valores da vida cotidiana. Se de fato são significados que agregamos no subconsciente não consigo afirmar, mas muito do que o livro traz fez sentido para mim para complementar meu autoconhecimento. Até que os pontos fossem expostos dessa forma, não era uma forma que eu enxergava os contos. Como um livro que aborda simbologia presente nos contos, achei bastante enriquecedor.

Clau 07/03/2024

Uma leitura incrível, que nos faz perceber não só a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança e seu auto descobrimento, mas também nos leva a uma auto análise.
Uma pena como hoje essa literatura riquíssima vem sendo corrompida por filmes e desenhos completamente vazios de significado.
"Os contos de fadas, diferentemente de qualquer outra forma de literatura, direcionam a criança para a descoberta de sua identidade e vocação, e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter."
"[...] o conto de fadas sugere como a criança pode lidar com os sentimentos contraditórios que, de outro modo, a esmagariam nesse estágio em que a habilidade para integrar emoções contraditórias está apenas começando."
"O conto de fadas nos ajuda a entendermo-nos melhor, uma vez que, na história, os dois lados de nossas ambivalências são isolados e projetados em personagens diferentes."
O autor analisa diversos contos (pelo menos aqueles mais conhecidos), mas é em Cinderella que está a cereja do bolo. Todos os conflitos (id, ego, superego, edipianos, narcisismo) estão caracterizados na história. É uma aula absurda ler sobre todos esses elementos que não percebemos de imediato na leitura (muito menos ao ver os filmes que se baseiam nas versões do conto).
"'Cinderella' expõe as etapas no desenvolvimento da personalidade necessárias para que se alcance a autorrealização, e as apresenta à maneira de conto de fadas para que qualquer pessoa possa entender o que é exigido de si para que se torne um humano integral."
Há muitos anos queria ler essa obra e hoje, me arrependo de não o ter feito quando minhas filhas eram pequenas. Teria me ajudado muito a compreende-las e guiá-las pelos estágios naturais do desenvolvimento.
Nota 10, recomendo muito pra quem curte psicanálise e contos de fadas!

Moacir 17/03/2024

Para além do conto de fadas
Trata-se de um livro bastante interessante que explica as implicações e nuances psicanalíticas dos enredos de contos de fadas, tomando alguns como exemplos do desenvolvimento de uma criança.
Conclui o autor que "seja qual for a verdade de fato, a criança que ouve contos de fadas passa a imaginar e acreditar que, por amor a ela, o genitor está disposto a arriscar a vida para lhe trazer o presente que mais deseja ".

E se define o autor como um pesquisador e pai.

Passo a partir desta leitura a olhar os contos de fadas por novas perspectivas, principalmente por ter uma filha para quem contar as histórias a ela me une mais e com ela revivo os encantos destes contos.