Você pode fazer a diferença

Você pode fazer a diferença Stacey Abrams

Resenhas - Você pode fazer a diferença

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 03/02/2022

Você pode fazer a diferença, de Stacey Abrams
Você pode fazer a diferença: como construir o futuro e promover mudanças reais, escrito por Stacey Abrams, personalidade responsável por escrever o manual que guiou a campanha presidencial de Joe Biden e Kamala Harris em 2020, foi publicado pela Editora Nacional, e ao ler a trajetória dessa mulher, inspira qualquer pessoa independente da idade. É um livro inspirador!

Desde muito cedo, Stacey Abrams, se viu como uma mulher que faria a diferença entre as demais garotas que tinha sua idade. Batalhou, suportou muita indignação, enfrentou o racismo e venceu: tornou-se deputada que impulsionou a atual gestão americana.

De personalidade forte, Stacey Abrams é uma mulher influente, que demonstra respeito entre os cidadãos estadunidenses, principalmente os jovens que se inspiram em sua história, contada nesse livro.

No prefácio do livro, a jornalista e apresentadora, Maju Coutinho, compara sua vida e a de Stacey e vê que ambas têm semelhanças em suas trajetórias.

“Apesar de estarmos a milhares de quilômetros de distância uma da outra, eu no Brasil e ela nos Estados Unidos, nossas histórias inevitavelmente se cruzam em vários pontos porque somos ambas mulheres e negras.”

Uma de suas qualidades é ser persistente naquilo que busca, no que acredita. Seu dinamismo a fez avançar na carreira de advogada e empreendedora, e a oportunidade para entrar no parlamento americano, foi logo na sequência.

Inevitavelmente não foi algo fácil para Stacey, porém, ela nunca desistiu de seu propósito. Haja vista, quando aos 29 anos, se tornou representante da procuradoria municipal de Atlanta, onde foi responsável por gerenciar procuradores na prefeitura. Passou por muitos obstáculos até conseguir seu lugar de respeito.

“Quando eles começaram a chegar, eu os cumprimentei com confiança. Os rebeldes murcharam, sabendo que eu havia mudado a dinâmica.”

A partir de então, Stacey Abram conquistou seu espaço. Foi eleita em 2006 à Câmara dos Representantes da Geórgia, e tornou-se mundialmente conhecida quando seu nome apareceu como a parlamentar responsável pela virada pró-Biden durante as últimas eleições. Stacey foi contra o próprio perfil de liderança ideal de um cidadão estadunidense, sendo mulher e negra.

“Tenho que erguer minha voz porque o silêncio não é apenas perigoso, é corrosivo.”

Você pode fazer a diferença: como construir o futuro e promover mudanças reais, é um livro sobre luta, persistência, luta conta o racismo e mudança de vida. Uma autobiografia que inspira, por conta de sua trajetória que com força e dinamismo, Stacey Abrams, apresenta como a ambição muda tudo.

“Entender como minha história liberou outros para contar suas próprias histórias me permitiu entender melhor porque decidi escrever este livro. É o mesmo motivo pelo qual me recusei a silenciar a respeito de quão injusto nosso processo eleitoral se tornou e o perigo que ele representa para o experimento democrático.”

Livro altamente recomendado!

Confira a resenha no blog Irmãos Livreiros:

site: bit.ly/iLPost0202

Jorge Luiz da Silva 05/10/2023

A verdade incomoda alguns
Você pode fazer a diferença, um livro escrito por Stacey Abrams com fatos reais. Ela mostra algumas verdades que alguns tentam esconder...

Prim 19/09/2023

Stacey Abrams
É um livro de negócios? Não exatamente. É um livro de autoajuda? Não exatamente. É uma biografia? Hmm? não exatamente. Tem de tudo um pouco.

Não sei muito bem como descrever esse livro e nem mesmo a minha experiência com ele. Tem capítulos que achei interessantíssimos, que me fizeram perceber como os problemas estruturais da sociedade se infiltram nas tomadas de decisões pessoais mais comumente do que eu imaginava.

Além disso, a lembrança frequente de que as coisas não são fáceis, e se você faz parte de uma minoria ganham um plus de dificuldade, mas isso não quer dizer que você tem que se satisfazer com o mínimo, que você tem o Direito de ser ambicioso, foi um fator que achei bastante sensível da parte da autora. É aquele empurrãozinho para fazer as coisas com medo mesmo.

Por outro lado, e aqui foi mais por não ser minha área de atuação (combinado com alguma discordância sobre a abordagem da autora), achei tediosos os capítulos em que ela se debruçava sobre a atuação na política estadunidense ou quando falava sobre a criação de inúmeras startups.

No fim das contas, foi uma leitura que valeu a pena. Conheci uma autora nova, interessante e uma figura admirável.

Cristiane 07/09/2023

Todos nós podemos sim fazer a diferença!
Stacey Abrams conseguiu transformar seus erros e acertos da vida em um precioso relato repleto de situações que nos mostram como podemos sim fazer a diferença, sermos donos de nossos próprios destinos.
Com uma escrita envolvente e clara, suas narrativas são de grande valia tanto para nosso crescimento pessoal quanto para o profissional, e os exercícios presentes ao longo do livro só acrescentam ainda mais.
A autora deixa claro que não existe uma fórmula mágica para alcançarmos tudo aquilo que desejamos, mas sim, que devemos lutar e persistir sempre, pois o sucesso vem com a força de vontade, com a garra em não se permitir ficar no chão.
Um livro enriquecedor, que merece ser lido por todos aqueles que já se perguntaram se são capazes de realizar algo transformador.
Recomendo!

Vivi 20/11/2023

Leitura potente, inspiradora e muito útil!
Stacey é potente e inspiradora. No livro, ela aponta a partir de suas vivências pessoais, estratégias para o enfrentamento das barreiras impostas pelas desigualdades resultantes de uma sociedade machista e racista.
A narrativa da autora traz elementos que evidenciam como uma mulher negra nos EUA é afetada pelas interseccionalidades entre tantas camadas de desvantagens.
Mas o que me impactou foi a potencia de seu discurso e a franqueza no relato de situações difíceis vividas que mesmo quando não foram "vencidas" serviram de repertório para a construção de sua carreira profissional, para a tomada de decisão e para as articulações até a consolidação de sua carreira política.
Gostei muito do capítulo sobre mentiria, me vi ali e também "pesquei" sugestões para a minha realidade.
Gostei tanto do audiobook que comprei uma versão física do livro para presentear uma mentoranda que tenho acompanhado na universidade.
Recomendo muito a leitura!

Alexandra50 21/09/2022

Você precisa ler este livro
A autora nos dá um verdadeiro manual para mudanças em nossa vida pessoal e profissional. Um livro pra refletir, aprender e colocar em prática.

Taki 09/11/2022

Eu não costumo ler livros do gênero, mas a escrita da Stacey é bem tranquila e gostosa de ler. A autora narra vários episódios de sua vida e mostra que, sim, nós podemos fazer a diferença. Os exercícios durante o livro também são super interessantes para pararmos um tempo e refletir nossas ações, sonhos e objetivos. Recomendo.

Marilze.Santo 08/03/2024

Você pode fazer diferença
O livro de muita lutas, dificuldades onde passa várias coisas que diferença social é preconceitos sempre batalha para conseguir seus objetivos com muito aprendizagem durante esse caminho