Inventário de predadores domésticos

Inventário de predadores domésticos Verena Cavalcante

Resenhas - Inventário de Predadores Domésticos

1 | 2 | 3 | 4

Perdida_nas_Estrelas 21/04/2024

Uma leitura crua, voraz e dolorida.
Neste livro de contos a autora Verena Cavalcante nos leva aos traumas de infância mais hostis que se pode vivenciar. Sim, este é um livro o qual é necessário ter estômago para ler, não só estômago, mas é preciso também ter coragem para continuar, pois NADA é confortável aqui.
Li aos poucos, pois a cada conto que eu lia me sentia ser apedrejada, é perturbador demais, ao mesmo tempo, é uma ótima obra para denunciar crimes que ocorrem no Brasil. Não há espaço para o leitor/ leitora se sentir bem, é uma obra desconfortável e digo que a autora foi simplesmente genial, totalmente criativa, e mesmo sendo uma temática dificílima eu não conseguia parar de aplaudi-la pela sua escrita; amei a leitura, mas agora preciso dar um tempinho de coisas horrendas porque essa me deixou muito abalada rsrs
O verdadeiro horror está nos seres humanos e neste livro podemos constatar isso, na maioria dos contos nada é exagerado, consegui imaginar todas as cenas acontecendo no nosso plano real. Verena, você é incrível (e perturbada)! Obrigada por essa obra!
*Alerta de gatilhos: se você é muito sensível a certos assuntos ou já sofreu algum abuso procure saber melhor sobre os contos antes de ler*

Aranhudo 20/02/2024

Lembro de ter comprado esse livro a uns dois anos atrás, como presente de aniversário para mim mesmo. Estava em uma neura de procurar livros sobre insetos na tentativa de curar minha fobia, que tenho desde criança e achei que seria uma boa escolha ver algo relacionado. Como outra resenha desse livros, achei que teria um inseto nas escritas ou alguém que como eu, tivesse esse medo repugnante. Mas o que encontrei foi muito além do que eu poderia imaginar: são medos da infância, aquele choro entalado, a dor que te rasga e aquela ansiedade de contar algo para um adulto mesmo sabendo que não podemos - porque aqueles que deveriam nos proteger, são na verdade, os que nos causam dor, monstros disfarçados.

Foi uma leitura dificílima, muitas vezes briguei comigo mesmo para não continuar, a cada conto a escrita te prende e te mostra a realidade doída. No último conto, dei ouvidos ao meu interior e guardei o livro, com medo de que poderia ser pior do que os outros - medo de encontrar novamente partes de mim esquecidas. Verena traz um trabalho incrível, com temas que jamais pensei em ver em livros antes, te prende, te rasga e te domina.

JL Marcal 15/12/2023

Grotesco
Um livro grotesco, mas por isso que é bom. Os contos são de despertar sentimentos como nojo, indignação, angústia, raiva. Quase chorei lendo um dos contos. O fato de a maioria dos contos ser sob a ótica infantil os torna mais terríveis (no bom sentido). Recomendo demais!!!!!

Arthur1004 17/10/2023

"A infância é o molde dos monstros"
O livro tem vários contos e em todos eles eu fiquei muito chocado cada conto mais passado q o outro sobre mortes, abuso, violência,etc.

Ismael.Chaves 17/10/2023

Uma das principais vozes do "novo horror" nacional
Entre as vozes do "novo horror" nacional da literatura, talvez, nenhuma grite tão alto e seja tão corajosa quanto a de Verena Cavalcanti. Não dá para negar: ela é muito corajosa. Sua escrita é ácida e sua prosa feroz. Dificilmente um leitor de seus contos passará incólume sem retorcer a cara de nojo ou arregalar os olhos durante o correr das páginas.

Há muito tempo, por indicação da amiga e escritora Irka Barrios, eu queria conhecer o trabalho da Verena, mas infelizmente seus dois livros de contos, "O Berro do Bode" e "Larva", estavam esgotados. Para nossa alegria, a editora DarkSide publicou uma belíssima edição reunindo esses trabalhos. Eu tenho um pé atrás com vários projetos gráficos da Caveira, mas esse realmente ficou primoroso. Recheado de ilustrações e pequenos epígrafes de insetos, o leitor tem uma pequena pista, antes de cada conto, da desgraça que irá encontrar pela frente.

A seguir, meus contos favoritos:

FUNERAL - A grande maioria dos contos retrata ou é narrado por protagonistas infantis, e aqui temos o primeiro encontro de uma criança com a morte, no caso um fé seus avós. Delicado e ao mesmo tempo inquietante, o conto trata naturalmente um medo infantil que logo se transforma num ato desesperador.

SHOPPING - Quem nunca se perdeu dos pais num shopping ou supermercado? A sensação é desesperadora, não é? Bem, aqui tudo pode ficar pior, já que a protagonista é encontrada por um gentil cidadão que promete levá-la para casa. O final desse conto é um verdadeiro soco no estômago e não estranharei se alguns leitores abandonarem o livro aqui!

A MÃE DAS FERAS - O ser humano em seu estado mais primitivo e animalesco! Esse é um conto que choca, que horroriza, e que termina de uma forma fantástica.

TRANSMUTAÇÃO - Uma seita sequestra meninas e as submete aos rituais mais bizarros e macabros que nossa imaginação só pode imaginar. Um festival de nojeira, sangue, violência e um final de explodir a cabeça!

O BERRO DO BODE - Bruxaria, rituais e um final de revirar o estômago! Excelente.

Lu Oliveira 12/10/2023

Recomendo, porém vá preparado.
Sabe quando uma criança te puxa pela mão, sem dizer nada, porque ela quer te mostrar algo? E você vai meio aflita(o), perguntando "o que é?" e talvez acabe rindo aliviada(o) ao descobrir do que se trata.

Em "Inventário de Predadores Domésticos", boa parte dos contos são narrados pela perspectiva de crianças; e a gente até tenta se preparar para o que vem, porém se depara com a mais crua realidade.

Com uma escrita visceral e viciante, que retrata dolorosamente bem a violência e abuso contra a infância, Verena Cavalcante traz a nostalgia das tardes de brincadeiras e televisão, enquanto nos faz temer - com o olhar de adulto - pela vulnerabilidade das crianças e pelos traumas que duram uma vida inteira.

Sobre quando o nosso medo era a bala envenenada que um estranho pudesse nos oferecer e mal imaginávamos que - inúmeras vezes - o verdadeiro perigo estaria disfarçado em rostos familiares.

Uma combinação de temática pesada e escrita fluida; muitos sentimentos e uma ótima experiência de leitura!

Thaise @realidadeliteral 11/10/2023

Recomendo fortemente para quem tem estômago e espírito fortes.
“Inventário de Predadores Domésticos” foi publicado pela editora favorita dessa que vos escreve, dona @darksidebooks e traz a junção, revisada e expandida, dos dois primeiros livros escritos pela autora: Larva - que tem crianças como protagonistas de seus contos, e O Berro do Bode que - segundo palavras da própria autora - tem uma pegada mais xamânica, fantástica e transcendental.

A Primeira coisa que preciso dizer sobre esse livro é indicado apenas para pessoas de estômago forte. Por vezes precisei fechar o livro e respirar, porém em outras eu emendava um conto no outro sem nem perceber de tão envolvida que estava com a leitura. A escrita da Verena é brutal e hipnotizante, ela brinca com a linguagem dando voz a personagens infantis com uma naturalidade que nos faz acreditar no que está sendo lido e assim quando o baque vem - e ele sempre vem - a pancada é ainda mais pesada.

Nas páginas de “Predadores” encontramos o que de pior existe na natureza humana e percebemos que a infância também é a morada de monstros, pesadelos e traumas. Quando entendemos que os predadores domésticos não são os insetos representados no início de cada capítulo é difícil não sentir uma bola se formar na garganta, pois é fácil perceber o quanto essas histórias, apesar de ficcionais, são um retrato da realidade.

O conto que marca a transição para a segunda parte dos contos “Transmutação” marca de maneira tenebrosamente fantástica a transição para os contos que nos remetem a causos contados pelos antigos em noites de tempestade, histórias do imaginário tenebroso popular, sem que seja perdido a essência da escrita visceral da autora.

Ler esse livro foi uma experiência intensa, sem dúvida Verena garantiu um lugarzinho no hall de autores que lerei tudo, porém não sei se me recuperar dos traumas que ela me causou sem muitas sessões de terapia. Recomendo fortemente para quem tem estômago e espírito fortes.

Ricardo Santos 08/09/2023

O horror está ao lado
Esse livro de contos de Verena Cavalcante não é para leitores de estômago fraco. Mas não se trata do choque pelo choque. É um horror denso, que mostra sua razão de ser. Afinal, acompanhamos o pior do ser humano, registrado de forma vívida e arrojada por uma autora que procura, ao desafiar a linguagem, elevar a potência dos temas abordados.

A infância é aqui retratada como um pesadelo, numa ciranda de crueldades, sangue e dor, em que vítimas e algozes estão inseridos em dinâmicas brutais, ora sutis, ora escancaradas. A leitura causa asco e revolta, mas também fascínio. A autora nos faz refletir sobre os predadores do cotidiano, e como a cultura do abuso pode ser mais complexa do que queremos admitir. E tudo isso é dito de uma maneira, na verdade, de várias maneiras, que entra por baixo de nossa pele e permanece por lá muito tempo depois da última página.

Como bem disse o escritor Eric Novello, Inventário para Predadores Domésticos se alinha à nova geração do terror latino americano escrito por mulheres, em que o presente e o passado da região, com seu histórico de violências privadas e sociais, ganham uma análise contemporânea e visceral pela chave do sobrenatural, do gótico, do gore, do psicológico, do trash.

O livro em si é uma obra de arte, uma edição em capa dura com ilustrações de insetos que se conectam aos textos, dando assim mais uma camada simbólica a cada história. É uma experiência de leitura completa.

Letícia Mapeli 10/08/2023

Gente, sem condições. Comprei esse livro esperando uma coisa e recebi outra totalmente diferente, a qual não é nenhum pouco para mim. Leitura pesada, difícil, de embrulhar o estômago em determinadas partes; é uma escrita imersiva, isso não posso negar. Li o livro até que rápido, em três dias, desconsiderando o espaçamento de tempo entre esses dias. Levei um tempo também, como li em outra resenha, para perceber quem eram os verdadeiros predadores domésticos, afinal; contos contendo incesto, pedofilia, abuso sexual, alcoolismo, zoofilia... Não tenho estômago, terminei a leitura com a mente exausta e completamente decepcionada por ter adquirido esse livro, o qual comprei basicamente às cegas. Para alguns, imagino que tenha sido uma leitura grandiosa, pois é um bom livro dentro de sua proposta, mas dentro da minha experiência enquanto leitora... Simplesmente não. Não é o que quero ler; prefiro que assuntos desse calibre sejam abordados com maior distanciamento e a linguagem do livro muito me incomodou também, não gosto de termos de baixo calão sendo utilizados para fins descritivos de modo tão recorrente como nesse livro. Me senti frustrada e peço perdão se ofendi alguém que gostou do livro, mas... Não. Estou muito, muito decepcionada com essa leitura. Nem a qualidade DarkSide me fez gostar desse livro; as ilustrações passaram batidas para mim mediante os contos tenebrosos. Vou pensar duas, três, quatro vezes antes de comprar livros "macabros" agora. Me sinto mais confortável lendo descrições reais de crimes cometidos por serial killers que esse tipo de conto.
Felipe Zamoran 03/12/2023minha estante
Sua resenha é a prova de que é o livro PERFEITO para quem gosta do gênero horror. A escrita da Verena é um bálsamo, um verdadeiro talento da literatura nacional. Não dá para comprar um livro de terror, de uma editora de terror e se chatear por encontrar terror (?), desejo sorte e mais atenção nas futuras compras!

Beckerath 13/07/2023

Carta aberta a Verona Cavalcante
Cara Verona Cavalcante, nesse exato momento me encontro em posição fetal no chão frio de meu quarto com lágrimas secas em minhas bochechas e um pouco de ranho escorrendo do nariz. Em minhas mãos tenho seu livro aberto na página 239.
Quando encontrei o exemplar empoeirado na estante de meu tio e li o primeiro conto não poderia imaginar o rumo que as coisas iriam tomar.
Ler histórias tão vividamente contadas por crianças ouvir aqueles relatos violentos com cheiro de sangue e gosto metálico me fez entrar em um buraco fundo de tristeza que custou me libertar.
Durante o livro percebi que os personagens foram envelhecendo, a história deixou de ser narrada na primeira pessoa e os fatos deixaram de ser sólidos. A partir da ?Transmutação? pareceu até que eu lia outro livro. Por quê isso assim do nada?
Bom, tanto o livro de antes quanto o de depois me deixaram prisioneira de seus textos.
Muito bonito, muito inteligente, seu livro é uma obra de arte. Meus parabéns, Verona, e muito obrigada por presentear a nós com essa obra-prima.
Com admiração de sua fã, Mel.

ultravioletmarkey 10/07/2023

Ok, esse com certeza foi o livro mais pesado que já vi? as histórias são bem intensas e por serem tão detalhadas trazem aquele nó no estômago. foi um livro bem difícil de ler (justamente por ser pesado e olha que eu sou super de boa pra esse tipo de leitura) e no final achei alguns contos bem cansativos.

o que eu mais amei foram as ilustrações dos insetos em cada capítulo novo
xtina42 11/07/2023minha estante
Fiquei curiosa pra ler

Lana 09/07/2023

Quando iniciei a leitura, devo dizer que não entendi muito bem as histórias presentes em seus capítulos, talvez fossem as palavras complicadas ou as metáforas, porém ao decorrer da obra, consegui entender bem o motivo dos insetos no começo de seus capítulos e a particularidade de cada personagem. Verena tem um jeito único com suas palavras, sabendo exatamente onde tocar as feridas. Não foi um dos melhores que já li, mas certamente me tocou e marcou.

Jão 15/06/2023

É muito bom, porém brutal
É um livro de contos sobre vários tipos de violência doméstica. É muito bom, porém tem umas histórias muito pesadas pra qm tem gatilho não recomendo ler.

Tortorella 19/05/2023

Inventário de predadores domésticos
É um livro difícil de superar, de ler e compreender. Grande parte dos contos são narrados por crianças, o que, particularmente, mexe muito comigo!
Tais contos apresentam o que há de pior na sociedade, a escória, o câncer do mundo. O pior é conseguir enxergar a realidade do que vimos ou presenciamos diariamente
Senti que alguns deles não se encaixaram tão bem com o restante, mas isso não prejudicou na qualidade do livro!

Tem muitos, MUITOS gatilhos, então tomem cuidado??
E a classificação final ficou assim:

?pior pro menos pior?

Transmutação (13)
Cinzeiro (09)
O berro do bode (20)
Rainha das feras (14)
Vamos repartir o pão (25)
Me espera (21)
Berço (08)