Porco de Raça

Resenhas - Porco de Raça

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

May 22/03/2024

Porco sucio
Um livro do gênero, terror, drama e fantasia, narra a história de um professor negro que está falido e individado sem alternativa vai pedir ajudar para seu irmão que é Senador da República, mas ele acaba entrando nem uma tremenda confusão, aonde ele vai ter que luta para sobreviver.

Tim 29/01/2024

Visceral
Nonsense, visceral, dilacerante, cru, excruciante, real. Faltam-me adjetivos para exemplificar a narrativa de Bruno Ribeiro. Inicialmente, acredita-se que o autor fará paralelos ao narrar a história de um professor fod*do que é sequestrado e começa a lutar pela sobrevivência, assim como qualquer brasileiro, principalmente negro; o paralelo de fato acontece. Entretanto, ele vai direto ao ponto, mesmo quando o livro narra momentos de fuga ou um jantar com a família. A narrativa é política, repleta de tapas na cara, socos no estômago, mordidas na orelha e cotoveladas na boca.

Um professor que, um dia, foi iludido pela fantasia de ser quem é, encontra-se no ringue, mascarado, lutando pela vida. Ali, ele desnuda que ninguém é quem deseja ser até que a fome aperte, a loucura pontue e o medo comprima. Valores desvanecem para garantir a sobrevivência; aceitamos o que é preciso. Vestimos a máscara.

Um homem que questionava painho, mainha e irmão, ao adotar a linguagem do sistema para evitar as estatísticas, agora vive, cruelmente, sua própria incoerência. Carregado de incompreensão, sentimentos de não pertencimento e questionamentos infinitos sobre o amor e desejo alheios, ao mesmo tempo em que revela mais um recorte da compreensão da vivência dos homens negros.

Uma escrita que assemelha-se a um roteiro de filme nos transporta para esse mundo paralelo, semelhante ao nosso em tudo, mas que ao mesmo tempo se diferencia; um clima futurístico e distópico, mas no presente. Identifiquei-me demais com os sentimentos do personagem protagonista a ponto de achar que eu era quem estava escrevendo em minha mente aquelas frases. Voltei à leitura para compreender que não passava de um espelho.

Bruno, você falou comigo mais do que eu poderia imaginar. Para alguém que odeia livros de capa dura, este até agora é o melhor livro do ano.

dxtrash 20/01/2024

Resenha Porco de Raça ?
Iniciei o livro sem esperar muito da história, mas a cada página fui surpreendida e cativada por essa distopia cruel, visceral e tão humana que é assustadora.
A escrita é muito fluida, e é tão imersiva que você não percebe o passar das páginas, acabando o livro muito rapidamente.
A maneira como o autor aborda o tema central, racismo na sociedade brasileira, destaca as raças e vivências é ao mesmo tempo sutil e certeira como um tapa no rosto.
O personagem principal ao mesmo tempo que é cativante e causa compaixão, mesmo sem ao menos sabermos o seu nome, é completamente desprezível. Não é um vilão nem um herói, mas uma vítima de um sistema completamente injusto, falho e desumano. Tão vítima que se torna algo desumano.
Acompanhamos a sanidade mental ser completamente perdida no emaranhado de dor, injustiça e desprezo que ele sofre, e no meio disso questionamos até mesmo nossa sanidade mental.
Uma história completamente diferente, profunda e, não existe outra palavra, visceral. Uma distopia tão real que incomoda, dói e faz refletir como nada nunca fez. Simplesmente um livro nota 10!

Mary Maia 08/01/2024

Denúncia social com dedo direto na ferida.
Bruno Ribeiro vem com tudo com essa obra que não perde tempo e enfia o dedo direto na ferida e manda o recado de forma realista, bruta e sem papas na língua.
O livro esfrega na nossa cara assuntos como racismo, fracasso, diferença social etc.
Leiam, se joguem e participem dessa experiência.
???

Naty 19/12/2023

Porco de Raça.
Porco de Raça é um livro do escritor Bruno Ribeiro, lançado em 2021, pela Darkside, trata-se de uma distopia de terror, onde um professor negro, falido e com diversos problemas com álcool, drogas e dívidas, acaba como lutador em um ringue formado apenas por pessoas marginalizadas pela sociedade, para puro entretenimento de rico.
Uma leitura rápida, que flui com facilidade, e prende do início ao fim, pois cria o interesse em saber o que está acontecendo com o personagem, quem o colocou ali, pois são diversas possibilidades, seu irmão político, a vizinha, o cafetão, a garota de programa, a ex...
Bruno Ribeiro consegue prender a atenção em cada página, trazendo além do terror psicológico, situações cotidianas como casos de racismo e corrupção, é uma mescla perfeita da distopia e da realidade. Como se fosse uma visão de como será o futuro da humanidade.
Portanto, o livro é daqueles que se você gosta do gênero terror, de distopia, e de uma critica social, esse vai ser aqueles que vai entregar tudo o que você precisa.

Carol749 23/11/2023

Uma história distópica, com traços de surrealismo, uma viagem muito real e atual! Um thriller impactante e visceral sobre como é a experiência de um homem negro na sociedade.

Cleison4 13/11/2023

Distopia cruel e sangrenta.
Leitura envolvente que dá vontade de ler de um só fôlego , aviso que precisa também ter estômago porque são narradas cenas fortes .

Kirla 07/11/2023

Um dos melhores livros que li esse ano! Me surpreendeu o tempo todo, me deixou nervosa naquela expectativa de não ter a mínima ideia do que ia acontecer com os personagens e com a própria história! Já tô caçando os outros livros do autor!

Lobo 11/10/2023

Futurisco, visceral e alucinante.
Nunca tinha lido um livro tão alucinante, mil coisas acontecem ao mesmo tempo com uma pegada futuristica e com crítica social foda, bem num estulo de filme cyber punk.
Amo conhecer novos autores nacionais.

littleheaven 09/09/2023

...
Assim, o livro é meio confuso, acontece tanta coisa ao mesmo tempo que esses acontecimentos ficam até perdidos pelas páginas e palavras.
O livro é bem impactante, com muitas falas e detalhes grosseiros, além de falar sobre o quanto o racismo é cruel. A proposta da violência é retratada de maneira grotesca, mas ao mesmo tempo como algo "natural".
Tem termos bem interessantes para debate e reflexão, mas não sei dizer se é um livro que eu recomendaria para alguém ler.

Bruna 28/07/2023

Eu só não faço ideia do que acho dessa história. Ela é chocante, violenta, cruel, confusa, um personagem odiavel mas não 100% ruim ou bom. Esse livro é uma porrada e o final me deixou tonta, sem saber o que foi que aconteceu. Um livro que não sei se é 1 ou 5 estrelas, se entendi a proposta ou se tive uma interpretação completamente oposta. Mas foi uma baita experiência.

Gabi 22/07/2023

Loucura²
Comecei esse livro esperando uma distopia visceral e ganhei um quebra cabeça que precisa racionar demais para conseguir resolver. O autor começa nos apresentando um cara que tá ferrado na vida, sem dinheiro, sem motivação, numa depressão profunda e atolado em dívidas, a partir daí tentamos entender como esse personagem funciona, suas motivações e porquê está nesta condição deplorável. Aí a história toma um rumo totalmente diferente quando é o protagonista é sequestado, vendo-se numa situação difícil: lutar para viver.
A partir daí começa uma volta no tempo e a história corta para a infância, mostrando o crescimento, algumas situações, como ele chegou a fase adulta e alguns acontecimentos estranho. Entre essas descrições, possível culpa da poesia do Cruz e Sousa, tem o traço da insanidade. O leitor não sabe se o protagonista tá enlouquecendo ou definitivamente num estado de infelicidade tão grande que começa a alucinar sobre seu passado e imaginar situações que nunca existiram. É definitivamente complexo e tudo com um pitada de humor ácido para dar aquela ironizada na prosa.
No meio de tudo isso temos críticas ao governo brasileiro, ao sistema de governo, da situação das pessoas no Brasil de 2014, mas principalmente a condição da população afrodescendente no país. Criticando a situação que se encontravam, a coisas que se deixavam aceitar, sua falta de opções e direitos. Tem coisas que doem ler, mas são verdades e as vezes é interessante ver outro ponto de vista sobre a situação.
Uma leitura para fortes.

Marcos 18/07/2023

Vísceras Suínas
Não tem como descrever esse livro sem usar o termo "visceral". Leitura fluida e envolvente, com uma distopia mais atual do que deveria. As questões raciais e carcerárias aqui presentes de forma chocante não estão nada distantes, Bruno vai no cerne da desumanização e espetacularização de quem está na base, financiadas por quem está no topo. Recomendo a todos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6