Pra vida toda valer a pena viver

Pra vida toda valer a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - Pra vida toda valer a pena viver

Barbara Martins 20/04/2024

Você vai precisar desse livro um dia
A autora desse livro é uma médica especialista em cuidados paliativos, então, sob o contexto da pandemia, ela nos traz alguns pontos interessantes.
1 - Como viver a vida plenamente
2 - Como suportar o luto
3 - Como cultivar relações com as pessoas hoje
O livro é dividido em capítulos curtos e tem poucas páginas, ideal para ler em momentos de fragilidade, pois ele traz consolo e ideias positivas. Me senti abraçada lendo esse livro, mesmo tendo chorado, era disso que eu precisava. Recomendo muito! Vou adquirir a versão impressa para emprestar aos amigos.

Daiane181 17/04/2024

Leitura necessária em diferentes fases da vida
Comprei esse pois adorei ?A morte é um dia que vale a pena viver? da autora e já fiquei com vontade de ler ?Histórias lindas de morrer?.
Adoro a escrita e leveza da autora (ao mesmo tempo que é leve, te dá alguns tapas na cara ao longo da narrativa ?)
É aquele tipo de livro que vai ter sentidos diferentes em diferentes fases da vida. E seu foco principal está no luto, na construção de relações e a importância de amar para viver nas outras pessoas.
Vale super a leitura!

?O morrer por ficar para amanhã, mas o viver, é melhor que seja hoje?.

Eduarda.Sanson 08/04/2024

Não abandonei esse livro por pouquíssimo?

Primeiro que não sou o público alvo do livro, das 157 páginas talvez tenha me identificado com no máximo 5.

Segundo que não achei o livro bom de qualquer forma, achei forçado demais, o tema do livro poderia ser resumido em um texto de 3 páginas. Parece que todos os capítulos eram iguais, eu ia lendo e pensando ?meu deus troca o disco um pouco?, e isso tornou a leitura muito chata e maçante.

Não recomendo se você tiver menos de 60 anos ou se não estiver sofrendo com algum tipo de luto.

Camilanogueiraa 04/04/2024

Que livro magnífico!
Uma verdadeira lição de como vale a pena viver o dia de hoje, de como devemos valorizar o momento presente e as pessoas, como a vida e cada minuto que estamos aqui importa e importa muito.
Foi um livro que me surpreendeu, não esperava tanto dele e realmente eu fiquei presa do início ao fim, em cada página, cada história que contada nele, mexeu muito comigo.

Paula1735 02/04/2024

Ahh, esse livro não me prendeu tanto como o primeiro livro. Não sei.. achei um pouco vago. Mas não deixa de trazer insights interessantes.

rochapcarolina 02/04/2024

No início o livro não me prendeu tanto quando nos dois primeiros livros da autora, porém, ao decorrer traz reflexões muito legais, não só sobre o envelhecimento mas sobre como queremos levar a vida para garantir uma boa velhice.
De fato, minha avaliação do livro fica balançada por ter lido histórias lindas de morrer um pouco antes (esse segundo para mim é o melhor, deveria ser leitura obrigatória para todo ser humano), mas , mesmo não sendo o meu preferido, indicaria!

lidi 01/04/2024

Uma leitura que protelei por um tempo, acredito que a encontrei no momento certo. Em vários momentos senti o nó na garganta de me identificar em alguns trechos. Perdas, lutos, envelhecer, morte... Ana traz todos esses temas de uma maneira leve, quase impossível parar de ler, e ao mesmo tempo muito sensível.
Também me identifiquei em alguns trechos enquanto profissional. Como é lindo e desafiador o caminho de quem escolhe trabalhar com os cuidados paliativos e consegue fazer a diferença na vida daqueles que estão sob seus cuidados.

Já tem seu lugar nos meus livros favoritos.

Leti 31/03/2024

PER-FEI-TO!
Que livro lindo! Quantas verdades! Por que a gente se prepara pra viver no futuro se a gente nem sabe se vai ter saúde pra realizar tantos sonhos futuramente? A mensagem desse livro é: vive agora o que tu planeja pro futuro! Não perde tempo e não espera envelhecer pra viver. Não espera o finde pra descansar. Não espera as férias pra curtir. Vive o hoje!

Achei perfeito o livro, e a leitura densa mas muito fluida e leve. Recomendo muuuuuito que todos que tem a oportunidade de comprar esse livro, que leiam e saboreiem o que táali escrito!

Jéh Pomin 31/03/2024

A escrita da ACQA é uma delícia de acompanhar.
E esse livro foi um surto de tapas na cara. De ler coisas que você não quer escutar. Mas que fazem total sentido para que possamos envelhecer de forma consciente.

Eliza.Bedin 19/03/2024

Essencial!
Recomendo a todos as pessoas que trabalham na saúde, para que desenvolvam o mínimo de empatia possível para saber acolher seus pacientes. Tanto esse livro como os outros dois anteriores da autora são fundamentais.

vanessa.pivotto 17/03/2024

Um livro essencial
Pra quem quer ter uma boa vida e uma "boa morte".

Dividido em capítulos que trazem dicas simples porém muito assertivas para melhorar nossa qualidade de vida e assim viver mais e melhor, este livro é um norte, um alento e um aconchego para nossos olhos e corações.

Tem tantas frases profundas, lindas e reflexivas que vale a pena se demorar alguns segundos antes de ler tudo de uma só vez.

Uma leitura necessária para todos os adultos, nos chamando a assumir as responsabilidades sobre o rumo das nossas vidas!

Isa 17/03/2024

Ideia impecável e uma execução rasa
Me apaixonei pela autora quando li "Histórias Lindas de Morrer" e confesso que comprei esse livro apenas por ser dela, esperando algo similar. Porém, a excelente premissa e a escrita impecável, como marca registrada da autora, foram os únicos pontos que não me fizeram desistir da leitura.
Acredito que o assunto poderia ter se desenvolvido com argumentos mais aprofundados e socialmente contextualizados, uma vez que em muitos momentos a autora individualiza um problema que é social.
As analogias acabam se tornando um pouco confusas na segunda metade do livro, o que acaba impedindo de que haja uma conexão com as histórias como ocorreu em seu livro de contos.
Mas, apesar disso, a escrita da autora ainda se mostra envolvente, principalmente por sua capacidade de demonstrar empatia tanto em suas histórias como nas possíveis reflexões do leitor, se comunicando com ele ao longo da construção da narrativa. E ainda é possível tirar dele algumas diferentes perspectivas de encarar o envelhecimento.

Daiane TO 11/03/2024

Livro incrível e necessário
Um guia para viver melhor a caminho da velhice, elaborar os lutos e o que nos acontece no caminho.

Ana Claudia mais uma vez nos entrega um livro incrível, vale muito a pena ser lido e aplicado em nossa vida para que tenhamos o envelhecer que buscamos.

Laura3076 10/03/2024

Muito bom, porém não chegou a me prender tanto
Comecei a ler este livro quando cuidava do meu avô, e com a correria acabei abandonando a leitura várias vezes. Se você quer entender mais sobre o universo dos cuidados paliativos, essa leitura (assim como os outros livros dela) vão abrir muito a sua mente e ajudar a entender esse universo tão interessante e tão pouco falado no nosso país. Porém ainda gostei mais do primeiro livro dela (a morte é um dia que vale a pena viver).

Wintruff 05/03/2024

Lindo demais, não sei se me emocionei mais nesse ou no a morte é um dia que vale a pena ser vivido. Mas uma coisa é clara, ambas leituras mechem com as coisas aqui dentro.