Permissão para sentir

Permissão para sentir Marc Brackett, Ph.D

Resenhas - Permissão para sentir

Bianca S 21/04/2024

Interessante, mas há leituras melhores
O livro é bastante interessante, principalmente os capítulos iniciais antes de tratar da regulação... o questionamento sobre como nos sentimos, tentar identificar as causas e entender que alguns comportamentos são apenas reações a emoções que nem sempre identificamos ou conseguimos controlar de imediato são reflexões mt importantes...

a regulação eu achei que deixa a desejar... não vi nada de inovador e oq ele chama de "metamomento" eu, sinceramente, não entendi o pq de criar esse termo se uma das formas de regulação é a respiração... se já existe essa regulação, pra que criar essa outra específica que é, basicamente, "parar e respirar" por um momento? não vi sentido e não achei inovador.... as outras regulações são ok, talvez não achei tão interessante por já ter lido a respeito em diferentes livros... muitas das aplicações que ele cita eu, particularmente, entendi só como coisas evitativas e não como formas de buscar de fato a raiz do problema...

depois disso ele fala da aplicação em escolas, oq acho interessante mas... sinceramente, talvez seria mais legal se fosse um livro separado com as aplicações em escolas e empresas? não sei, só especulando aqui... de toda forma, enquanto lia o livro eu pensava justamente do porquê as escolas não ensinarem sobre emoções e aí ele traz justamente esse projeto que ele tem que trata disso, é interessante ver a mudança e o impacto na vida das pessoas. achei legal tb a abordagem de que todo mundo tem que aprender e não apenas as crianças/adolescentes, até porque, não seria eficiente se fosse assim...

no fim,eu achei um pouco fantasiosa a forma que ele fala como se com o ensino das emoções em todos os meios e idades o mundo viraria, praticamente, um grande conto de fadas, em que todos dariam as mãos e cantariam cumbaiá... acho que é ingenuidade pensar que tanta gente assim se importaria de fato com os sentimentos dos outros, por mais ferramentas que sejam fornecidas a eles. ele mesmo dá o exemplo de alguns empresários que atingiram o sucesso (mas a que custo?) e, claramente, eles cagam pras pessoas e pros funcionários. os grande empresários, de modo geral, só querem saber de lucro, o nome disso é capitalismo.

bom... é legal, mas se você está decidindo por um livro pra ler sobre questões de emoções e tal, eu te indicaria comunicação não violenta e maturidade emocional. este livro não seria minha primeira indicação, apenas um complemento se vc tivesse curiosidade após já ter lido outros.
Sara277 21/04/2024minha estante
Gostei bastante da resenha! Deixa bem claro do que o livros trás e ajuda a gente a não perder tempo com leitura que as vezes é mais do mesmo.

Larissa 07/04/2024

? Oi, tudo bem? ? Tudo, e com você?
Será que realmente está tudo bem?

Permissão para sentir mostra que nem sempre somos honestos ao responder essa pergunta. E mais, nos faz refletir sobre o porquê dessa realidade.

Se te pedíssemos para citar 5 emoções positivas e negativas que você vivenciou nessa última semana, você conseguiria mencioná-las e, principalmente, distingui-las?

De cara, ao iniciar a leitura do livro escrito pelo psicólogo e fundador do Centro de Inteligência Emocional de Yale, Marc Brackett, fomos surpreendidas com a informação de que a maioria das pessoas não tem sequer o vocabulário necessário para descrever o que sentem com precisão. Inclusive, nós mesmas.

A partir de várias pesquisas, o autor demonstra a importância da inteligência emocional e o quanto ela impacta os diversos âmbitos das nossas vidas, sobretudo, durante a infância.

Diante da sua vasta experiência, Marc traz a sua contribuição com o desenvolvimento de um método: RULER (do inglês, reconhecimento, compreensão, rotulagem, expressão e regulação), para auxiliar as pessoas a, principalmente, regular suas emoções e melhorar seus relacionamentos sociais.

Um ótimo livro para todos que desejam ter melhor controle sobre como agir diante de um turbilhão de emoções.

????

Resenha escrita por mim e Renata Lemos

miristrindade 06/02/2024

Trouxe reflexões importantes e dicas práticas (o gráfico das emoções é super visual e ajuda bastante), mas achei a leitura chata e maçante.

Ana Parisi 01/02/2024

Um livro bastante interessante que te permite entender melhor a importância de nossas emoções - que muitas vezes deixamos de observar ou ignoramos - e as do próximo. O livro te dá uma visão inicial sobre o método RULER e como aplicar no dia a dia. Importante leitura para aqueles que desejam ter uma compreensão maior sobre suas emoções e de como usá-las com sabedoria e equilíbrio.

Bruna.Ceccato 04/01/2024

Raso
Permissão para sentir tem uma premissa ótima. O autor, ''criou'' o método RULER, que seriam passos para regularem nossas emoções.
O tempo todo que li, tive a impressão que estava lendo uma grande introdução. Ele fala muito sobre pesquisas e seus resultados, mas ensinar o método de forma prática não acontece.
Se tornou uma leitura penosa, pois a cada capítulo ele trazia mais resultados que ''comprovam'' que o método funciona, porém ensinar os passos de forma satisfatória que seria o motivo do qual estamos nessa leitura não acontece.
Após uma pesquisa rápida eu encontrei informações que o autor vende um curso sobre, e cheguei a conclusão que o livro talvez seja apenas para quem sabe vender suas aulas e palestras, por isso é tão raso.
E se você busca algum conteúdo referente a lidar com traumas, esse livro não é para você. O conteúdo é mais voltado para educadores, e de crianças, que ainda não sabem direito como se expressarem e se regularem. Poucas coisas como adultos tiramos proveito.

Daiana.Rozestolato 27/02/2023

Todo mundo deveria se permitir a sentir!
Livro que me fez refletir em vários pontos da minha vida. Como mãe, esposa,como profissional e como pessoa.
Por quantas vezes deixamos de nos permitir a sentir as emoções da vida.
Terminei esse livro que só me deu grandes ensinamentos.

Berta4 04/12/2022

Um livro que me deixou muito a refletir, tanto do campo pessoal como no profissional.

Me levou a pensar que tipo de pessoa eu quero continuar sendo, assim como que profissional eu quero ser, que tipo de mãe quero ser.

Amei a leitura!

Andre 06/11/2022

Definitivamente, permitir-se sentir é um ato de coragem
Recebi a recomendação desse livro da minha terapeuta. Ela afirmou que, apesar dele parecer um livro de autoajuda, ele não era. E realmente não é!
Mas o livro me ensinou muito: primeiro, que preciso aumentar meu vocabulário de sentimentos, coisa que me torna deficiente em expressá-los corretamente; segundo, que ao saber o que sinto, posso melhor trabalhar esse sentimento; e que, ao conseguir fazer isso, posso me tornar uma pessoa muito melhor em todos os campos. Ou seja, aprender a lidar com seus sentimentos, você se torna uma pessoa melhor, mais qualificada para ler os outros e para ajudá-los!
Todos deveriam aprender a expressar melhor seus sentimentos, em especial para a coletividade! Leiam e aprendam a fazê-lo!

Deise.Maria 15/10/2022

Perfeito , você está livre pra sentir o que quiser
Aprendi tanto com este livro , me impactou de uma maneira benéfica e me ajudou a ver o quanto é primordial fazer uma leitura modesta e sincera de nossas emoções para entendermos tanto a nós como a outras pessoas.O autor Marc aborda aqui métodos de como gerenciar melhor nossas emoções através de técnicas de inteligência emocional. Uma dessas técnicas se chama RULER .Que abrange pontos específicos de como lidar com nossas emoções seja negativas ou positivas estas sao;
*Reconhecimento
*compreensão
*rotulagem
* expressão
* regulação
Essas habilidades são desenvolvidas ao longo do nosso entendimento do que significa inteligência emocional e rla é importante para que possamos evitar ou lidar melhor com situações em diversas áreas de nossa vida seja ela acadêmica ou secular. É importante frisar que o autor ela destaca muito a importância de nos tornarmos cientistas das emoções não apenas Juiz, o juiz ele está mais apto para julgar condenar sem de fato fazer uma avaliação correta já o cientista ele está disposto a atuar como colaborador ,está mais preocupado em aprender e ensinar a lidar com emoções principalmente as negativas.
O que me deixou bastante intrigada é como o ser humano é equívoco para ler determinadas emoções que muitas vezes nem conseguimos expressar. E como a
cultura, o idioma, o ambiente pode influenciar a forma com essa leitura das emoções pode ser feita .
Achei este livro enriquecedor tanto para autoconhecimento como para área profissional. Porque permissao para sentir ? Pq não apenas podemos dar espaço para as emoções fluírem mas como tambem temos que fazer isso para nosso crescimento interior.porque as emocoes como diz Marc são informações podem aproximar ao passo que tanbem pode afastar as pessoas. Indico para quem deseja entender melhor as emocoes e ter esse Metamomento ( pausa para respirar) suas emoções

readingwithgabs 13/10/2022

Um livro que todos deveriam ler para aprender um pouco mais de si. Me ajudou muito essa leitura e me fez ver coisas que não conseguia ver sozinha. Porém da metade para frente achei um pouco mais técnico e maçante porém necessário.

Camyla 02/08/2022

Olha, o livro é bem interessantee, mostra muito a importância de saber lidar com seus sentimentos e emoções, expressar, identificar e regular eles. Mas na prática, ensina muito pouco.

E achei também meio focado para pais e educadores. Como não sou nenhum dos dois, muitas partes eu acabei lendo com bastante impaciência
Julia Leme 21/04/2023minha estante
Senti o mesmo!

Maya.Guerra 22/07/2022

Como o título já diz, o livro nos ajuda a refletir sobre a Permissão para sentir e uma pergunta, muito importante, que muitas vezes fazemos, mas poucas vezes respondemos com honestidade, é o ponto central da narrativa. Então, te pergunto, antes mesmo de você começar o livro... como você está se sentindo?

Muitas vezes não respondemos essa pergunta com honestidade, mas porque? Porque a pessoa me perguntou por educação e não vai ouvir o que realmente tenho a dizer? Porque dizer o que realmente sinto vai me deixar vulnerável? Ou porque eu não sei o que eu realmente sinto?

Nem todos somos "educados" para dizer o que sentimos, nem todos temos repertório para isso.

Esse livro me fez refletir sobre muitas coisas!

Vale muito!

Thayná Krueger 25/06/2022

Esperava mais
É um livro razoável, não achei que acrescentou conhecimento para lidar efetivamente com as emoções.

Acredito que diversas pessoas podem se beneficiar da leitura, mas para mim, foi mais do mesmo.

romulorocha 04/06/2022

Permissão para sentir, de Marc Brackett - 10/10
Marc A. Brackett é psicólogo pesquisador e diretor fundador do Centro de Inteligência Emocional de Yale e professor do Centro de Estudos da Criança da Universidade de Yale.

Em Permissão para sentir, Brackett chama atenção para a necessidade da melhor compreensão das emoções para a promoção e manutenção de uma vida saudável. Para tanto, o autor desenvolve, através de uma linguagem clara e acessível, caminhos para tal objetivo, os quais são organizados através do acróstico RULER (sigla em inglês para Reconhecer, Entender, Rotular, Expressar e Regular) e explorados ao longo dos capítulos.

A proposta tanto do livro, quanto da pesquisa de Brackett merecem consideração. Ainda que a discussão sobre a temática das emoções não seja recente, ainda parece que há muito o que se estudar e discutir, sobretudo em tempos de pandemia e mudanças climáticas. Para os interessados em compreender melhor suas emoções, este livro é uma ótima escolha.

A leitura foi uma indicação da querida @priscilaivanaskas. Muito bom o livro, riquíssimo!

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaAmericana
#PermissaoParaSentir
#MarcBrackett
Isa 07/09/2023minha estante
Obrigada! Sua resenha me fez optar por lê-lo. Gratidão

Raquel.Arrais 22/05/2022

Ampliando a compreensão das emoções
O autor Marc Brackett é PHD, psicólogo, pesquisador e diretor do Centro de Inteligência Emocional de Yale. No livro, ele explora a importância de olharmos e reconhecermos nossas emoções. Traz fatos relacionados ao contexto familiar, escolar, trabalho... Reflete sobre a forma como lidamos com as nossas emoções em cada contexto e o quanto nos falta conhecê-las melhor, já que muitas vezes somos levados a não expressar verdadeiramente o que sentimos. O livro também ensina o método RULER que consiste em Reconhecer, Compreender, Rotular, Expressar e Regular as emoções. Já no início apresenta um gráfico com várias emoções, o que já amplia nosso vocabulário para expressar o que sentimos. Bem interessante!