Bianca S 21/04/2024
Interessante, mas há leituras melhores
O livro é bastante interessante, principalmente os capítulos iniciais antes de tratar da regulação... o questionamento sobre como nos sentimos, tentar identificar as causas e entender que alguns comportamentos são apenas reações a emoções que nem sempre identificamos ou conseguimos controlar de imediato são reflexões mt importantes...
a regulação eu achei que deixa a desejar... não vi nada de inovador e oq ele chama de "metamomento" eu, sinceramente, não entendi o pq de criar esse termo se uma das formas de regulação é a respiração... se já existe essa regulação, pra que criar essa outra específica que é, basicamente, "parar e respirar" por um momento? não vi sentido e não achei inovador.... as outras regulações são ok, talvez não achei tão interessante por já ter lido a respeito em diferentes livros... muitas das aplicações que ele cita eu, particularmente, entendi só como coisas evitativas e não como formas de buscar de fato a raiz do problema...
depois disso ele fala da aplicação em escolas, oq acho interessante mas... sinceramente, talvez seria mais legal se fosse um livro separado com as aplicações em escolas e empresas? não sei, só especulando aqui... de toda forma, enquanto lia o livro eu pensava justamente do porquê as escolas não ensinarem sobre emoções e aí ele traz justamente esse projeto que ele tem que trata disso, é interessante ver a mudança e o impacto na vida das pessoas. achei legal tb a abordagem de que todo mundo tem que aprender e não apenas as crianças/adolescentes, até porque, não seria eficiente se fosse assim...
no fim,eu achei um pouco fantasiosa a forma que ele fala como se com o ensino das emoções em todos os meios e idades o mundo viraria, praticamente, um grande conto de fadas, em que todos dariam as mãos e cantariam cumbaiá... acho que é ingenuidade pensar que tanta gente assim se importaria de fato com os sentimentos dos outros, por mais ferramentas que sejam fornecidas a eles. ele mesmo dá o exemplo de alguns empresários que atingiram o sucesso (mas a que custo?) e, claramente, eles cagam pras pessoas e pros funcionários. os grande empresários, de modo geral, só querem saber de lucro, o nome disso é capitalismo.
bom... é legal, mas se você está decidindo por um livro pra ler sobre questões de emoções e tal, eu te indicaria comunicação não violenta e maturidade emocional. este livro não seria minha primeira indicação, apenas um complemento se vc tivesse curiosidade após já ter lido outros.