Contos e Novelas Russas

Contos e Novelas Russas Nikolai V. Gógol...

Resenhas - Contos e Novelas Russas

Maria11360 08/01/2023

Amei a coletânea
O livro em si é lindo e tem ótima diagramação. Eu gostei muito da maioria dos contos, aliás este gênero sempre é mais tranquilo de ler por não ser algo longo e em uma ou duas sentadas já se consegue terminar um ou mais. Os que mais gostei foi A Pobre Lisa ( sobre uma moça ingênua e pura que se envolve com um rapaz ...); Vyi ( um conto muito louco sobre uma lenda russa; O capote ( Sobre como um casaco pode dar significado, e a ausência dele a perda do mesmo, à vida de alguém) ; Uma anedota ruim ( Sobre como uma situação vexatória de embriaguez pode ser muito pior que a aparência e afeta terrivelmente tantas outras pessoas) ; A flor vermelha ( Sobre como são os pensamentos de alguém "louco" , vivenciamos a história sobre o ponto de vista e como o que ocorre a sua volta faz sentido para ele e o afeta).
Amei o livro, coletânea gostosinha de se ler.

Valéria Cristina 26/02/2023

Indispensável
Contos e Novelas Russas contem doze contos, expoentes do sentimentalismo, do romantismo e do realismo, três das principais escolas que dominaram sucessivamente, desde a última metade do século XVIII até a segunda metade do século XIX, o cenário cultural da Rússia.

Com a leitura dessa coletânea, temos contato com o suspense e o folclore russo em dois contos de Gógol; experimentamos as emoções à flor da pele do conto de Karamzin; extasiamo-nos com maravilhoso Púchkin, o “sol da poesia russa” e considerado o fundador da literatura russa moderna; conhecemos o conto considerado a obra-prima de Leskov: Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk; no conto Uma Anedota Ruim, vemos o humor (!) e a fina ironia de Dostoiévsk; conhecemos os estilo de Saltykov pautado na sátira social em foram de fantasia (conto de fadas). Temos ainda Tuguênev e Gárchin.

Um livro indispensável para quem é apaixonado pela literatura russa ou para aquele que querem conhecê-la.
biancaaguiarrl 27/02/2023minha estante
Vou colocar na lista!

Valéria Cristina 27/02/2023minha estante
É ótimo!

MykaaMoon 08/04/2023

Meu primeiro contato com a literatura russa, e confesso que fiquei surpresa com o quanto gostei deste livro.

São 12 contos entre todos eu gostei de uns 7 e além de tudo, eu me identifiquei bastante com à minha escrita em minhas poesias.

Não vou dar spoiler sobre cada conto, pois acredito que essa experiência para quem está começando deve ser única.

Ou você vai gostar muito (meu caso) ou você não vai gostar e talvez achar até irrelevante.

Livro que livra 05/02/2023

Elite Russa
São 12 contos escritos por: Karamzin - Gárchin - Gógol - Turguêniev- Leskov - Dostoiévski - Saltykov - Púchkin
Expressam do sentimentalismo ao romantismo; o realismo versus o naturalismo e o realismo literário.

Oleg Almeida, o qual dispensa apresentações, o responsável pela tradução, escreveu o prefácio - um texto introdutório sobre as características e peculiaridades dos autores. Exibe os contos e o período em que foram escritos. A edição inclui notas de rodapé com explicações adicionais.

Por fim, não menos importante, Oleg nos presenteia contando um pouco sobre a vida de cada autor, com breves textos.

Daniel Pessoa Santana 19/01/2024

Histórias maravilhosas. Destaque para "O capote", de Gogol, e "Uma anedota ruim", de Dostoiévski, narrativas tragicômicas com altas doses de crítica social.

Cicero26 07/06/2023

Panorama literário russo
Essa coletânea é ótima para termos um panorama da literatura russa, do estilão de seus grandes nomes.
Os comentários do tradutor e organizador, Oleg Almeida, ajudam bastante a entender onde cada autor se localiza no contexto literário da época. Sua paixão pelos autores é contagiante.
Quem gosta de ler contos certamente achará um tesouro nesse livro.