A Morte no Nilo

A Morte no Nilo Agatha Christie...

Resenhas - A Morte no Nilo

Bia Santiago 16/04/2021

Um bom suspense
Esse foi o terceiro livro que li da autora, foi o que a leitura mais fluiu. Você se vê intrigado com o que irá acontecer desde o início os personagens do livro são interessantes e Poirot te faz ter sede de conhecer o assassino. Vale a pena a leitura.

Noeliita 15/04/2021

Um dos melhores...
Agatha foi simplesmente perfeita neste livro ! Entrou para a minha lista de favoritos.

História totalmente bem feita, a construção da linha do tempo e os detalhes fazendo com que várias teorias sejam realizadas até o fim só fez com que meu amor pela Agatha aumentasse !!

Gaby 15/04/2021

Meu primeiro contato com essa grande autora.
Ótimas ideias, porém a nota ?razoavelmente baixa? vem da demora para que essa narrativa verdadeiramente comece, o que posso afirmar ao terminar essa leitura é que poderia ter sido uma história mais sucinta, no sentindo de que, o livro realmente parece se iniciar apenas na metade, porém, a partir desse seu ?início?, não se é possível soltá-lo, a velocidade e bom desenvolvimento do conteúdo faz com que a leitura de torne veloz e super curiosa.
Por fim, para aqueles que conseguem aguentar um tempinho de narrativa arrastada para depois receber uma recompensa em forma de uma INCRÍVEL história, vale super a pena.

Jaysa.Sousa 14/04/2021

Ok
Pra ler qualquer livro da Agatha você tem que ter paciência e uma fábrica de panos, gostei da narrativa, o final é bem inesperado, apesar de eu ter cogitado a possibilidade não pensei que fosse essa mesmo. E é como diz na sinopse, nada é o que parece. Primeiro livro da Agatha que eu leio que tem o detetive Poirot, gostei, mas ele enrola bastante pra soltar alguma informação clara e te direciona pra todos os lugares que aparentam fazer sentido e no final não é nem perto do que você pensou.

hspaiva_ 14/04/2021

Livro divertido e instigante
Meu primeiro contato com a autora e não poderia ter sido melhor. Livro envolvente e difícil de largar. Trama muito bem amarrada e inteligente, tendo o seu o plot no melhor momento.

Helen.Goes 14/04/2021

É um livro bom, com o começo bem eletrizante, achei a leitura fluida mas chegou em uma parte em que eu já estava de saco cheio e queria saber logo quem matou Linnet. Quem está acostumado com livros atuais de investigação criminal talvez possa passar um pouco de raiva com esse aqui por causa da demora de Poirot a chegar em uma conclusão... mas é bom

rhoudini 13/04/2021

Excelente obra da Rainha do Crime!
Autor: Agatha Christie
Edição: L&PM
Nota: 5,0/5

***Do que o livro se trata?
Riqueza, beleza e uma aparente facilidade de conseguir tudo que deseja: este é o retrato de Linnet Ridgeway, uma jovem que herdou uma grande fortuna e é altamente estimada pela sociedade à sua volta. Mas, como nem tudo é as mil maravilhas, Linnet não atrai somente olhares de admiração, mas também de ciúmes e senso de injustiça. Uma de suas melhores amigas, Jacqueline de Bellefort, deseja se casar com o rapaz dos seus sonhos, Simon Doyle, e pede uma ajuda à sua amiga: que nomeie Simon seu administrador e, assim, possam se casar. Linnet aceita, pois gostou muito da ideia e do rapaz; mas o que parecia a solução torna-se um problema: Simon deixa Jacqueline para casar-se com Linnet, e a amizade entre as duas é rompida. Inconformada, Jacqueline os persegue por vários lugares, sempre tentando tornar a situação desconfortável, e o faz na mais chata das situações: a lua de mel do casal, que planejara fazer uma viagem de navio pelo rio Nilo e por pontos turísticos do Egito. No navio, está de férias o respeitado Hercule Poirot, bem como mais uma dezena de passageiros, entre eles: Andrew Pennington, procurador de Linnet que adoraria colocar as mãos em sua fortuna; Jim Fanthorp, um jovem que cuida dos negócios de seu tio, também procurador de Linnet; Tim Allerton, um jovem mal-humorado, e sua mãe, a adorável Sra. Allerton; Rosalie Otterbourne, uma jovem que parece ter sofrido alguns bocados, e sua mãe, uma escritora em decadência; a srta. Van Schuyler, uma senhora rica com ar de superioridade, além de sua enfermeira pessoal, srta. Bowers, e sua sobrinha que nunca havia deixado a América, srta. Cornelia Robson; um médico, o sr. Bessner; e um jovem revolucionário socialista, o sr. Ferguson, além de mais algumas pessoas. Diante de uma tripulação tão diversificada, juntos durante vários dias, tudo pode acontecer. E acontece: um corpo é encontrado. As condições são bem curiosas, e motivos não faltam. Quem é o culpado? Ora, alguém com muita audácia, mesmo sabendo que Hercule Poirot está no navio. Hora de embarcar em mais uma investigação com um dos detetives mais conhecidos do mundo!

***Minhas impressões/pensamentos sobre o livro

O livro é excelente. Padrão Agatha Christie de qualidade! Anteriormente eu tinha lido apenas o “Assassinato no Expresso do Oriente”, que também é ótimo. Por mais uma vez, a Rainha do Crime não decepcionou. O livro é envolvente e cativante. Gosto muito do estilo dela. Penso que a Agatha consegue apresentar bem as personagens quando descreve previamente as intenções de cada um, bem como um pouco de suas vidas, até se reunirem para a viagem através do Nilo. Isso faz toda a diferença para nos acostumarmos com as personagens antes de a “ação” começar de fato.
Particularmente, apesar de ser um grande fã das histórias de Sherlock Holmes, o estilo de escrita da Rainha do Crime me fascinam em um ponto específico: a possibilidade de seguir a investigação, a coleta de evidências e o raciocínio de Hercule Poirot em “tempo real”. Isso é ótimo, pois também gosto de ir fazendo anotações, reunindo a lista de suspeitos e ir eliminando um por um, até tentar descobrir o(s) culpado(s).
A edição que li foi da Editora L&PM e é excelente. Se existem erros de revisão ou tradução, eles passaram batidos por mim também. Apesar de simples, é um trabalho extremamente bem feito. Isso faz toda a diferença. Só de não ter parágrafos com recuos incorretos já ajuda muito, pois não é preciso parar a leitura e tentar entender o que está acontecendo, quem ainda está falando, etc. Recomendo demais!

***Quem deveria lê-lo?
Todas as pessoas, especialmente amantes da literatura investigativa.

***Citações marcantes

- “É justamente isso que as pessoas não fazem. Elas concebem uma teoria e querem que tudo se encaixe. Se um pequeno fato não se encaixar, a teoria é abandonada. Mas os fatos que não se encaixam são justamente os mais significativos.” (p. 176)
- “Sempre faço meus planos com antecedência. Para ter sucesso na vida, cada detalhe precisa ser estudado de antemão.” — Hercule Poirot (p. 58)
- “Une qui aime et un qui se laisse aimer” (p. 20)

Tiago Mendes 13/04/2021

Morte no Nilo
“Morte no Nilo”, da Agatha Christie, é um livro incrível e surpreendente! O mistério foi muito bem construído, os personagens muito bem desenvolvidos, e, a revelação do final… Sério, quando o assassino foi revelado, eu quase tive um colapso! O detetive Hercule Poirot está incrível na história, ele é muito carismático e inteligente. A história começa um pouco lenta, mas quando o assassinato é cometido, vira uma loucura! A cada capítulo uma coisa importante acontecia e a minha curiosidade aumentava. Eu simplesmente amei o livro, que acabou se tornando um dos meus favoritos!

Nota: 5 estrelas
Gênero: suspense
Idade recomendada: 12+

Manuh 13/04/2021

Morte no Nilo
5? Esse livro é muito bom, o mistério é construído de uma forma perfeita, que pelo menos eu, duvidei de todos os personagens. Eu acertei um plot só ?, enfim, eu amei alguns personagens principalmente a Jackie. Juro o Tim e a Rosalie são tão perfeitos ??. O Poirot é muito inteligente, fala umas coisas inteligentes demais, e eu não consigo entender ?.
Leiam juro os plots são perfeitos, a escrita ???, os personagens ????, O Egito ?. Esse livro= Melhor livro de romance policial que eu já li.

vivi 12/04/2021

Mais uma vez fui feita de trouxa pela Agatha ? mas amei amei muito todo o dessenrolar dessa história, apesar de confessar que não gostei tanto assim do final (sei que é um opinião meio impopular já que esse geralmente é o livro preferido de todos que leem Agatha).

Jenny 12/04/2021

QUE LIVRO MARAVILHOSO!
Meu primeiro livro da Agatha Christie e só posso dizer: GENIAL!!!!!!!
Personagens bem construídos, trama bem elaborada, descrição bem feita. Mal posso esperar para ler outros dela.

Mary.Vieira 12/04/2021

Grandes amores.
Mais um caso extraordinário resolvido com sucesso por Hercule poiront e seu amigo Race. Um crime infame seguido de duas mortes. Por consequência do crime e um suicídio para um fim abrupto como justificativa para um amor doentio. Incrível. Estou amando cada história.

Maih_lima 12/04/2021

A tranquilidade de um cruzeiro de luxo pelo Nilo chega ao fim quando o corpo de Linnet Doyle, uma bela e jovem milionária, é descoberto em sua cabine. Porém, para azar do autor do crime, o brilhante detetive Hercule Poirot está a bordo. Ele logo descobre que cada passageiro é suspeito, pois todos tinham motivos para tirar a vida de Linnet. Em um rio de mentiras, Poirot precisa descobrir a verdade sobre esse estranho assassinato.

Alice 12/04/2021

? Morte no Nilo?
Fui apresentada a Agatha Christie anos atrás através de Morte no Nilo. No natal de 2020 ganhei de presente e resolvi fazer essa releitura. Devo dizer que continuo achando tão incrível quanto antes, simplesmente uma leitura maravilhosa de se fazer.

Brenda 12/04/2021

Envolvente e surpreendente!
Esta foi minha primeira leitura da Agatha Christie e já posso dizer com toda certeza que não será a única!
A trama de "Morte no Nilo" combina a engenhosidade e criatividade da autora, com sua capacidade de fazer com que a escrita seja fluída, bonita e inteligente. É impossível ler um de seus romances e não sentir vontade de saber mais e mais da história, pois seus tons são envolventes, e a linguagem é sutil e repleta de nuances. O embarcar completamente na trama é facilmente conquistado nos primeiros capítulos do livro.

Esta obra gira em torno de um assassinato e vai se desenvolvendo conforme a investigação do tão famigerado detetive Hercule Poirot e seu colega Coronel Race. Agatha enche a história de diversos personagens, cujas personalidades e histórias são explorados detalhadamente no livro; ela sabe bem como deixar o leitor confuso e intrigado com toda a dúvida que a investigação trás. Mas a partir do momento em que tudo se desenrola, os acontecimentos cruciais e surpreendentes vão quebrando a dúvida e construindo o entusiasmo do leitor, e o objetivo do livro começa a fazer sentido para aquele que lê.

Acompanhar o crime com os olhos e ouvidos do detetive (mesmo que o narrador seja onisciente, a autora propõe ao leitor somente a ciência daquilo que o detetive conhece, nada mais ou menos que isso) é uma experiência única, e que só é possível devido à brilhante mente da escritora, que soube transformar em narrativa a agonia, surpresa, dúvida e ousadia de uma investigação.