Morte no Nilo

Morte no Nilo Agatha Christie...

Resenhas - A Morte no Nilo

Will 20/02/2021

Que inteligência tem Hercule Poirot! ????
"Desista do passado e encare o futuro! O que passou passou. A amargura não vai adiantar coisa alguma".

Essa frase de Poirot realmente é umas das mais profundas lições desse livro!

Milena 19/02/2021

"O amor pode ser uma tragédia assustadora"
Meu 3° livro de Agatha Christie e não esperava que fosse menos do que é!
"Morte no Nilo" conta a história do assassinato de Linnet Doyle durante uma viagem de navio ao Egito. Todos no navio parecem ter motivos suficientes para matá-la, o que torna a investigação de Poirot ainda mais difícil. Além de tudo isso, o Coronel Race também está a bordo à procura de um assassino. Rapidamente, os dois unem força e inteligência para desvendar o caso.
Minha personagem preferida, sem dúvidas, foi Jackie, pois vi nela a intensidade, a emoção de viver, mesmo que às vezes ela pareça meio doida e que isso faça com que muitos a vejam com maus olhos. Rosalie Otterbourne merece uma menção honrosa porque também foi outra personagem que me cativou bastante.
Minhas únicas críticas ao livro são em relação à demora do assassinato de Linnet ocorrer, você fica sempre naquela expectativa (que não foi muito bem trabalhada), tornando o início da leitura um pouco cansativo. Também vale citar algumas falas preconceituosas, como a descrição da autora de personagens bravos e irritadiços como personagens de sangue latino, que relevei pela época em que o livro foi escrito e porque são "bobas" comparadas ao presente que é ler Agatha Christie.
Uma boa leitura!

obcecadaleitora 19/02/2021

Macabro. Extasiante.
É incrível acompanhar a jornada dos personagens para o Egito em uma embarcação. Todos eles tem uma história, e depois do crime, um álibi. O incrível Poirot estava presente durante toda viagem, em nenhum segundo me decepcionou com suas observações sensatas, e metafóricas.
O final (diminuiu) o meu favoritismo, é trágico, é inesperado, e você fica com a sensação de que faltou algo, mas isso também te leva a pensar que Agatha sabe o que faz.

carolinalludke 18/02/2021

Como uma flor... no sol quente do Egito.
Segundo livro que leio da autora e mais uma vez a narrativa começa muito boa, apresentando todos os personagens e fazendo uma confusão em nossa mente pra decorar tantos nomes, mas Ágatha Cristhie consegue fluir a história de uma ótima forma, criando o cenário, demonstrando a personalidade das pessoas, a cena do crime... até desvendar o mistério.
Tanto no primeiro livro que li (nêmesis) como em Morte no Nilo a solução do crime é absurda e estraga um pouco de tudo que fora construído antes.
A história é cativante no início e até mais da metade do livro mas, para mim, murcha no final e por isso perde pontos.
Ainda vou ler a coleção completa que comprei da autora, espero, sinceramente, que um dos 12 não seja assim.

Brenda Evelyn 18/02/2021

Agatha Christie sempre incrível!
Se posso criticar seria o início do livro que achei muito demorado, leva quase metade do livro para acontecer o assassinato.
Mas é uma leitura muito gostosa e recomendo bastante.

Lau 18/02/2021

Apesar de ter achado o começo bem devagar e sem graça, a partir do momento em que a história começa a se desenvolver, torna-se viciante. O final foi chocante, muito bem amarrado, assim como o livro.

Luiza.Botticini 18/02/2021

Ótimo livro, a trama é muito bem construída e muito intenso. Sem dúvidas um dos melhores livros que já li!

thalaura 18/02/2021

Esse foi meu segundo livro lido da Agatha e novamente me surpreendi com a complexidade de detalhes e nuances postos nessa obra. Confesso que tive que anotar nomes e características dos personagens menos citados, pois, como são muitos, facilmente se confundem as personagens. Entretanto, esse ponto em nada atrapalha a brilhante escrita da autora.

Fernanda 18/02/2021

O começo lento não prejudicou o desenvolvimento (perfeito) da história, por mais que o assassinato demore a acontecer os detalhes iniciais são importantíssimos. A escrita me fascina demais, perdi algumas hora de sono criando teorias e no final todas estavam erradas (?)

Fernanda 18/02/2021

Perdi algumas noites criando teorias sobre esse livro e no final nenhuma estava certa(?) mas enfim, é um livro que eu gostei bastante, a escrita me fascina demais e o final me surpreendeu

Bia 18/02/2021

Poirot sempre brincando com a gente
já li diversos livros com o Poirot , mas sempre que tento adivinhar o assassino falho miseravelmente .
o livro já é bastante conhecido e com total razão , amei ler e foi uma leitura divertida e ao mesmo tempo fez com que eu olhasse para mim mesmo ?

@lendoentreamigas 17/02/2021

Um dos melhores livros de Agatha Christie
Gosto muito dos livros da rainha do crime, e ela não recebeu esse título à toa. Já é o oitavo livro dela que leio e com certeza não será o último. Eu simplesmente devorei!

São muitos suspeitos, boa parte tem motivos fortes para matar e bons álibis. Além disso, é uma sucessão de crimes diferentes, várias reviravoltas. A trama é muito complicada mas bem amarrada. No final tudo se encaixa.
Poirot é genial, atento a todos os detalhes. Todas as pistas estão lá, mas são sutis. Apenas um leitor muito sagaz - que eu definitivamente não sou - consegue ligar tudo. Tive muitas suspeitas sobre detalhes dos crimes e acertei a maioria mas não o assassino principal.

Enfim, acho que todos deveriam ler pelo menos um livro de Agatha Christie e esse foi um dos melhores que li, recomendo.

site: https://www.instagram.com/p/CHnVkGnjBk9/?utm_source=ig_web_copy_link

@tragedialiteraria 17/02/2021

Morte no Nilo
Eu esperava mais desse livro.

Morte no Nilo é mais um livro que traz o famoso detetive Poirot. Enquanto viajava de férias em um navio que seguia para o Egito, uma mulher aparece morta com um tiro na cabeça.

Essa mulher era Linnet, uma mulher rica e bastante conhecida, que estava passandp sua lua de mel com o ex noivo de sua melhor amiga.

Cabe a Poirot pausar seu descanso para desvendar esse crime.

Eu nem tenho muito o que falar, achei um pouco óbvio, o livro não me prendeu, me irritou a quantidade enorme de personagens, mas quero conhecer mais livros da Agatha.

Nati | @encalhadosnaestante 16/02/2021

Rainha não é rainha a toa. Agatha Christie merece esse título como mais ninguém nesse mundo.

Li Morte no Nilo pela primeira vez a uns vinte anos atrás e admito que já tinha esquecido todo seu plot quando o peguei para ler na útima semana para discutir com o grupo de leitura Clube do Crime. Esqueci como esse era um dos meus favoritos da autora.

No início do livro somos apresentados diversos personagens que a princípio parecem nada ter a ver uns com os outros até que então os vemos todos reunidos em um cruzeiro pelo rio Nilo afim de ver as maravilhas do Egito Antigo. Durante essa excursão um assassinato acontece e cabe a Hercule Poirot descobrir quem matou e porque. Desvendando diversos segredos vai descortinando tudo o que aconteceu chegando a um desfecho como sempre magistral.

Pequeno e de ritmo rápido é uma boa pedida para quem quer se aventurar pelos romances da autora.

Ana Manzoli 16/02/2021

Um mistério muito bem contado
Eu fiquei surpresa com a maestria desse mistério, as pistas são bem colocadas e discretas, fazendo com que fiquemos relendo certas partes várias vezes pra saber se perdemos algo.
Fiquei bem surpresa com o final e recomendo a leitura pra quem gosta de mistério.