Morte no Nilo

Morte no Nilo Agatha Christie...

Resenhas - A Morte no Nilo

Juh Saint 30/10/2020

MEU FAVORITO DA RAINHA DO CRIME
As primeiras páginas desse livro são gradativas, construtivas, quase lentas. As últimas páginas desse livro são IMPRESSIONANTES!! Ele não entre de cabeça no assassinato, aliás, o assassinato não ocorre logo no inicio, demora pra acontecer. O início tem um suspense, um clima de arrepiar. TODO MUNDO PARECE ERRADO NESSE LIVRO e eu to falando até mesmo da vítima, a Linnet.
Diferente da maioria das outras vitimas dos livros da Agatha, ela é interessantissima antes de ser morta, uma personagem bem intrigante e q vc vai amar odia-la desde a primeira pagina. Isso que torna o livro interessante pra mim, logo no começo.
E ali a Dona Agatha já solta um milhão de pistas, q eu me prestei a fica anotando tudo ksaakopskpoaskopkop fiquei fiçurada na trama
meu deus os capitulos finais desse livro sao uma loucura, é uma coisa atras da outra, eu fiquei ate meio tonta!!
Errei o assassino, o motivo me passou pela cabeça mas não totalmente, só q as pistas estavam ali o tempo td, como a Rainha do Crime curte faze né. As teorias do Poirot mudam varias vezes pq ele percebe algo errado na forma como o caso tá estruturado e isso faz vc entrar no crime junto com ele, ficar interessado a gastar as massas cinzentas junto com o detetive gorducho e bigodudo q a gente mais ama.
Olha eu acho q alguns vao se frutstar esperando q o começo seja eletrizante, vejo q isso é importante pra estória ficar interessante qdo as coisas começam a acontecer, é importante entender a mente da Linnet, daquele marido bosta dela e do q ocorreu no passado.
E tb o Poirot é o unico personagem q a gente vai amar até mesmo a Jacqueline q teve a amiga sendo talarica pra ela e teve seu marido roubado, consegue ser surtada e sonsa ao mesmo tempo e a gente passa a n ir com a cara dela ao longo da estória.

Desculpem mas eu prefiro um livro q as coisas sao bem construidas e contadas do q ação desenfreada sem contexto nenhum. Prefiro ter empatia ou raiva dos personagens, do q n me importar com eles. Pra mim a estória é surreal de bem feita, a narrativa então dispensa comentários pq estamos falando de Agatha Christie né meninxs.
Por isso esse é o q eu mais gosto da gata
Marce 30/10/2020minha estante
Meu livro favorito

Juh Saint 30/10/2020minha estante
ta entre meus favoritos tb

Edison.Eduarddo 30/10/2020minha estante
O filme é fantástico mas não curti tanto o livro qto....

Thais Freitas 30/10/2020minha estante
um dos melhores mesmo

Paulo 30/10/2020minha estante
Estou lendo este livro e estou amando a escrita da autora.

Lucas Brandão 30/10/2020minha estante
Amei a resenha. Já quero ler antes do filme

Juh Saint 31/10/2020minha estante
obrigadaaaaa
boa leitura gente!!

Camila 23/12/2020minha estante
foi o primeiro que eu li de Agatha, maravilhosa demais!

Cat 27/12/2020minha estante
Finalmente alguém que ama ela q nem eu ?

Italo 09/08/2021minha estante
Eu tbm amo a Agatha de coraçawn????

mostrando 03/11/2021minha estante
oii, você sabe me dizer qual a classificação indicativa? muito obrigada

Nina 11/11/2021minha estante
O livro é realmente perfeito! Quando estava no começo do livro descartei qualquer possibilidade de Jacqueline de ter matado Linet que descartei essa possibilidade

Letícia 04/01/2022minha estante
O tanto que A Gata Triste fez todo mundo de palhaço nesse livro...

MahNogueira 10/01/2022minha estante
Pra mim, estava bem evidente desde o início. Não duvidei em nenhum momento de como seria o final.

Pereira 12/01/2022minha estante
O livro é muito bom, e esses últimos capítulos tbm explodiram minha linha de raciocínio legal kkkkkkk , o melhor da ghata.

Bona 29/01/2022minha estante
mds melhor resenha me representou super esse livro é simplesmente maravilhoso eu amei demais

Doralice.Ramos 24/04/2022minha estante
O meu também, eu adorei todo o enredo do livro. Fantástico

Mar Marciano 26/07/2022minha estante
disse tudo gata

Marinho 30/10/2022minha estante
Um dos melhores, apesar do final ser previsível, ainda assim é surpreendente

Feh 21/11/2022minha estante
Por isso mesmo Marinho! Eu adoro isso nos livros da Agatha, pelo menos nesse , no Hora Zero e na Mansão Hollow, onde ela brinca com os personagens, faz com que a gente faça especulações mirabolantes, cria novas pistas e provas, mas que, no final, solta uma coisa meio previsível em relação a história. Isso pode até ser um pouco deprimente para o leitor, mas ele brinca com a mentor do leitor e faz com que ele fique preso na história, e ainda fazendo crítica ao ser-humano, onde mesmo que o óbvio seja esperado, ele pode machucar e machuca mesmo!

Lisa 11/12/2022minha estante
A Agatha Christie sempre me impressionando

Rihanagv 13/01/2023minha estante
eu fui a única que achei o final previsível, e não gostou muito do livro?

Bruna.Santos 31/01/2023minha estante
Foi meu primeiro contato com a Ágatha, esperava mais. Final previsível. Única coisa realmente boa é esse Poirot aí

Luis1010 17/04/2023minha estante
Tu já leu Assassinato no Expresso do Oriente?

Sabrina728 26/04/2023minha estante
Como faço para ler o livro inteiro?

Bianca2304 02/03/2024minha estante
Esse livro vai fazer vc desconfiar até de si mesma! amei dms

Viviane358 10/04/2024minha estante
Eu amei esse livro, mesmo já sabendo desde o início quem era o assassino(s)

@aprendilendo_ 07/03/2021

Resenha de Morte no Nilo
Publicado pela primeira vez em 1937, Morte no Nilo se trata de um dos livros mais famosos de Agatha Christie, a grande autora de histórias de investigação de todos os tempos. Na trama, quando o espetacular detetive, Hercule Poirot parte de férias para o Egito, o próprio acaba tendo que lidar com um misterioso assassinato envolvendo Linnet Ridgeway, uma das mulheres mais ricas da Inglaterra. Nesse contexto, a narrativa é realmente complicada pelo fato de Linnet ter acabado de se casar com Simon, ex-noivo de sua melhor amiga, Jackeline, quem também estava na viagem para o Egito.

De início, com uma escrita fluida e leve, características das narrativas tão célebres de Agatha Christie, o livro se sai muito bem em aprofundar o enredo sobre o triangulo amoroso, os outros passageiros e as diversas motivações para um possível assassinato. Nesse sentido, apesar do crime ocorrer apenas em um ponto mais avançado, temos a boa sensação de estarmos inteirados e imersos na história. Como consequência do elemento de contextualização supracitado, há, igualmente, o bom desenvolvimento dos personagens e suas personalidades, fato esse o qual ajuda tanto em aumentar a diversão da história, quanto o tamanho do mistério ao redor do ato hediondo. Apesar disso, cabe ressaltar ser “mais um” dentre tantos outros livros de investigação, o qual, mesmo sendo realmente muito bom, é facilmente esquecível e, de certa forma, com o mesmo molde de contos do mesmo gênero. Isso, por claro, não retira em nada a agradável leitura entregue pela obra.

Com uma narrativa fluída, um bom mistério e personagens carismáticos, Agatha Christie consegue encantar, novamente, os amantes do subgênero de investigação.
NOTA:8,1

Lara.Bia 02/03/2021

Ágatha rainha dos crimes
No começo é bem devagar, típico da Ágatha. E juro que eu li o livro junto com um glossário dos personagens, por ser "só" -sim, eu contei- quarenta pessoas participantes da história. Mas do meio pro final compensa tudo, Poirot é um amorzinho e não decepciona.
Essa trama estava envolta de três mistérios e se você conseguiu desvendar os três, mande seu currículo agora para a polícia! Eles estão precisando dessa genialidade
Thiago.Barros 04/03/2021minha estante
? Quarenta personagens, caramba. Fiquei curioso, acho que vou comprar o livro.

Mari 28/03/2021minha estante
QUARENTA ???? Jesus amado KKKKKK

Gomes 23/04/2021minha estante
Eu consegui perceber o plano desde o início, mas não contava com os outros 2 mistérios

Gabi F. Oliv. 04/10/2021minha estante
Mds, quarenta personagens! Nem parecia ser tantos assim

euindy 09/02/2022

MORTE NO NILO DA GATA TRISTE
Primeiro contato com a Agatha foi com esse livro e não sabia que iria gostar tanto!!

Assim, li sem expectativa nenhuma e gostei bastante, apesar de ter achado a leitura um pouco mais complicada.

O começo foi bem lento e fiquei muito confusa no começo por ter muitos personagens ( mano a capacidade dessa mulher de fazer vários personagens únicos??) Mas o final já estava fluindo bem e foi impossível largar. Muita coisa rolando ao mesmo tempo aaa foi incrível.

A história é bem construída, e é interessante ver como tudo se encaixa no final. Mas desde começo achei o final tão previsível que até descartei.

Mano e o Poirot? Simplesmente adorei ele. É um detetive maravilhoso e obviamente um dos mlhrs personagens desse livro.

Ao decorrer da leitura vi algumas falas racistas, machistas, gordofóbicas e xenofóbicas , "compreendendo" em parte por ser um livro antigo e tals, mas mesmo assim foi algo que me decepcionou bastante e fiquei bem incômodada.

Enfim, é isso??
Mari 09/02/2022minha estante
O começo dos livros dela é tão cansativo

Ana Winchester 09/02/2022minha estante
Quando eu li Sherlock Holmes o sinal dos quatro, tbm encontrei algumas frases que me incomodaram, já nos outros livros O Conan Doyle melhorou muito a sua escrita quanto a isso.

Leonardo520 09/02/2022minha estante
Se gosto desse . Por favor leia . Assassinato no expresso do oriente . Simplesmente . Sensacional .

Julia 09/02/2022minha estante
A Agatha é bem antissemita e xenofóbica, tem cada descrição péssima em outros livros jkkkkkkk

Gigi 09/02/2022minha estante
As falas racistas, gordofobicas, e xenofobicas não são apenas nesse livro dela, estou lendo "assassinato no expresso oriente" e já notei muitas frases assim, mas fora isso tô gostando muito

Rach 09/02/2022minha estante
Essa parte de preconceitos (incluindo tb machismo) aparece em quase todos os livros dela msm, infelizmente. Acho que não teve um que tenha lido até agora que não tenha pelo menos uma frase do tipo, mas pela sociedade da época era algo "normal"

euindy 09/02/2022minha estante
@Mari só li esse por enquanto, e achei superr

@Leonardo.Albuquerque vou lerrr!!

euindy 09/02/2022minha estante
@Julia em outros livros tbm? ai mds

euindy 09/02/2022minha estante
@Gigi jurava q só tinha em alguns dela

euindy 09/02/2022minha estante
@Rach sim o machismo esqueci de colocar, e real foi por isso que eu disse que "compreendia"

Julia 09/02/2022minha estante
@pereira_ingr em quase todos kkkkk e alguns até o título tiverem que mudar pq era mto racista

@Julia Deus me freee

Rach 10/02/2022minha estante
pior que o livro que mudaram o título por ser racista é um dos melhores livros dela, no novo título chama "e não sobrou nenhum", esse é mt bom (antes chamava o caso dos dez negrinhos)

Leonardo520 10/02/2022minha estante
Pereira_ingr .leia . Esse foi o primeiro livro que dps que terminei . Coloquei ele pro lado . E comecei a bater palma encantado. Nossa .

Debora.Mello 24/02/2022

"Vejam como é esperto este Hercule Poirot!"
Sem sombra de duvidas um livro que merece ??????.. Nossa este aqui bem articulado e bem construído. Fiquei numa agonia que só, foi tanta reviravolta aqui, do início pro meio já tinha especulado várias situações e possíveis assassinos. Mais de lá pro final fiquei com tanta dúvida se minhas suposições estavam certas, que resolvi só terminar o livro e ver o desfecho. E para minha alegria ahh uma parte do assassinato eu acertei ?. Sem dúvidas se tornou um dos meus preferidos da Agatha.
Bruno 24/02/2022minha estante
Este livro é bom mesmo!

Daiany 24/02/2022minha estante
eu gostei muito desse, to doida pra ver a adaptação.

Debora.Mello 25/02/2022minha estante
Sim, eu já estava com ele aqui, passei na frente dos outros por conta da adaptação que saiu hahaha de querer assistir o filme só dps de ter lido o livro.

Paraíso dos Livros 26/10/2021

Resenha | Morte no Nilo – Agatha Christie

Publicado em 1937, Morte do Nilo foi a minha primeira leitura de Agatha Christie.
Neste livro, a jovem Linnet Ridgeway, herdeira de uma grande fortuna, linda e bem-sucedida nos negócio, atrai a atenção muitos a sua volta, recebendo a admiração de alguns, mas, também ódio, inveja e despertando a ambição de outros. Após conhecer o noivo de sua melhor amiga Jacqueline de Bellefort, Linnet fica encantada pelo rapaz que a corresponde, e assim, Simon Doyle abandona Jacqueline, e se casa com Linnet. Inconformada com o término e traição de ambos, Jacqueline começa a perseguir o casal por todos os lugares, despertando a fúria de Linnet.

Em uma tentativa de fuga, ao viajarem para o Egito, o casal decide fazer um cruzeiro pelo Nilo. Porém o que deveria ser uma viagem romântica, sem interferências, acaba tendo rumos inesperados quando Linnet é encontrada morta em sua cabine. Mas o detetive Hercule Poirot também está a bordo, descobrindo que Jacqueline não era a única a ter motivos para matar Linnet e que todos os passageiros são suspeitos desse crime.

Esse livro tem muitos personagens, e logo no inicio da narrativa a autora apresenta cada um, mostrando a ligação deles com Linnet. Apesar de a morte dela ser a premissa do livro, o fato não acontece de imediato, dando tempo de o leitor conhecer um pouco mais a protagonista antes do seu fim. Ela sente a ameaça e chega a comentar com Hercule Poirot, que também prevê que algo ruim acabará acontecendo. E o conjunto desses fatores torna a leitura interessante e intrigante, porque a cada página a tensão aumenta e após o crime a narrativa ganha ainda mais intensidade.

Eu gostei bastante desse livro, porque a Agatha consegue construir a narrativa de uma forma muito coerente, porém deixando algumas lacunas abertas que vão sendo respondidas ao longo da história. Parece que a morte de Linnet será a única tragédia, mas ela desencadeia outras que acontecem de maneira tão misteriosa quanto a primeira. E após a resolução do crime de Linnet, a sensação que fica é que não tinha motivos para ter dúvidas e que a verdade estava o tempo todo diante dos nossos olhos. Ou seja, a lógica é um elemento presente em toda narrativa, mas a escrita de Agatha Christie é tão envolvente durante a investigação que faz a gente desconfiar até da nossa sombra.

Todos os personagens desse livro tem uma construção elaborada com ricos detalhes, algo que gosto muito, porque cria uma conexão maior entre o leitor e a narrativa, gerando um envolvimento com a história. Apesar de a morte de Linnet ser algo que está na sinopse do livro, ainda sim, é surpreendente a forma como ocorre, porque durante a situação os fatos levam a crer que outra tragédia aconteceria naquele instante e não a morte de Linnet.

Então com o avanço das páginas, Agatha Christie consegue surpreender com elementos que indicam determinada situação, mas por fim, levam a consequências totalmente diferentes e mesmo que alguns personagens possuam álibi, ninguém é descartado da investigação tão facilmente, tornando todos suspeitos. Eu achei genial a forma como Agatha conseguiu, neste livro, revelar a verdade por trás de cada situação e fazer com que durante a leitura, a gente duvide até mesmo do óbvio. Eu super recomendo a leitura de Morte do Nilo e estou curiosa para conferir mais livros da autora.

Swt_Tears 08/12/2022

"[...] o que interessa é o futuro, não o passado."

A primeira metade do livro é um pouco arrastada, são várias informações de muitos personagens, eu demorei um pouco para ler essa parte; porém, sei que todas aquelas informações seriam úteis no desenrolar do caso (e realmente foram).

Depois do assassinato, o livro ficou mais interessante, eu estava muito curiosa sobre quem seria o autor do crime. À partir daí, diversos acontecimentos e reviravoltas surgem até a resolução do crime. Eu achei o livro muito bem elaborado, nunca havia passado pela minha cabeça tal coisa.

Além do enredo principal, o livro possue tramas que envolvem os outros personagens e que são solucionadas ao decorrer da história.

Os pontos negativos seriam: a quantidade exagerada de personagens, eu custei a guardar quem era cada personagem (mesmo assim fazia confusão às vezes) e a "lentidão" no começo do livro. Mesmo assim, nenhum dos dois pontos foram tão graves, até porque serviram depois.

Sobre o final, eu fiquei chocada. Eu criei milhões de teorias sobre o culpado e errei feio, acho que confiei nas pessoas erradas. E no finalzinho do livro, fiquei ainda mais surpresa, não estava esperando que aquilo fosse acontecer.

Enfim, foi uma leitura muito curiosa e empolgante. 'Morte no Nilo' foi muito bem organizado, para que todas as informações se encontrassem em algum momento do livro, resultando em um desfecho emocionante e inusitado.
luizamoyses 08/12/2022minha estante
Terminei o livro sem saber quem era quem mkkkkkkkk

Swt_Tears 08/12/2022minha estante
É tanto personagem que tava me deixando doida kkkkkkkkk

Bruna | @bmartinssss 27/09/2020

Agatha Christie é sempre maravilhosa. Amo demais a autora a cada livro que eu leio.

ana lu 10/08/2021

recomendo!!
Só pra falar o quão esse livro me surpreendeu, foi minha primeira leitura dessa escritora que tanto as pessoas falam. assumo que comprei por conta do booktt e sério, esse livro me fez criar várias teorias!! espero ler mtos outros livros da aghata e eh isso!!
Lisboa 10/08/2021minha estante
Diz que vai ler ?e não sobrou nenhum?! Vc vai amar

Ezequiel 10/08/2021minha estante
Livraço!
Recomendo um dos meus preferidos: CONVITE PARA UM HOMICÍDIO

Juh 10/08/2021minha estante
Leia também "um corpo na biblioteca" sua cabeça vai ficar assim ????

ana lu 10/08/2021minha estante
ezeq, qro mto ler esse!!

lisboa, já na lista!!

ana lu 10/08/2021minha estante
juh, já tô com ele aq em casa, espero ler logo logo!!

xelaoloc 10/08/2021minha estante
outra recomendação; Assasinato no Expresso Oriente, o final foi mt loco, que eu achava que sabia e quando chego o fim eu fiquei que

ana lu 10/08/2021minha estante
ana, já tá aq cmg!! qro ler logooo

Murilo sibim 17/07/2021

Primeiro contato que tive com a escrita da Agatha Christie e posso afirmar que a experiência foi muito positiva!

Gostei muito da história, do mistério, da narrativa. Confesso que achei a quantidade de personagens muito grande, precisava ficar parando a leitura pra ficar lembrando quem era aquele personagem pois havia tantos que as vezes até confundia eles.

Teve um final satisfatório, e pretendo ler mais livros da autora para conhecer as outras histórias escritas por ela
Wagner47 17/07/2021minha estante
Esse aí tá no meu Top 3 dela. Não tive problemas com a quantidade de personagens (como aconteceu em O Assassinato do Expresso do Oriente, por exemplo)
Mega indico O Assassinato de Roger Ackroyd

Eduardo.Staque 19/07/2021minha estante
Leia quando puder Os crimes ABC

Pam 25/01/2022

Um bom livro.
Morte no Nilo é um livro muito envolvente, como quase sempre os da Agatha Christie são. Ela nos coloca no meio de um triângulo amoroso que tem desfechos surpreendentes num navio viajando pelo Egito.

Eu gostei muito da vibe "novelesca" desse livro. A Agatha quase sempre coloca em suas histórias dramas familiares e/ou de romances, mas esses aqui foram dignos de novelas. No começo foi legal porque eu fiquei 100% investida nas bagunças e fofocas, todos têm pontos de vista e histórias diferentes para apresentar, foi incrível ver a experiência e personalidade de cada um. Infelizmente um começo bom não garante um final satisfatório, porque achei que esse final aqui foi bem previsível.

Tiro o chapéu pros personagens desse livro, foi um dos conjuntos de personagens mais legais que já li da Agatha, alguns chegam a ser bizarros e cômicos, o que deixou a história mais interessante: tem muitas personalidades divertidas aqui, além das brigas internas de cada um. Também senti que todos eram úteis e fáceis de memorizar, o que é digno de nota já que às vezes nos livros da Agatha Christie o excesso de personagens dificulta o acompanhamento da história.

Pra variar tem várias falas gordofóbicas e xenofóbicas contra latinos e deixo isso sempre avisado porque sei que podem ser assuntos sensíveis para algumas pessoas, pensem com cuidado quando forem ler, esses aspectos sempre tiram um pouco da minha alegria na leitura. Juntando isso ao final previsível eu fiquei meio decepcionada, e lá pelos 30% finais eu já estava ficando meio cansada.

Não vai entrar pros meus favoritos da Agatha Christie, mas é bem divertido. Fofoqueiros de plantão irão amar kk.
Malu 25/01/2022minha estante
aii eu amei esse livro, mas como vc falou, dá pra ver o desfecho vindo, acertei nos 15% ????

Pam 25/01/2022minha estante
bem isso kkkkk mas foi legal de acompanhar pelo drama dos personagens, pena q não foi lá muito elaborado

Isabela 25/01/2022minha estante
Qual dela vc acha melhor? Mais impactante e bem elaborado? Pq eu já li dois e NÃO É POSSÍVEL que eu vou ser a pessoa que não gosta dos livros da Agatha...kkkkk

Pam 25/01/2022minha estante
kkk isabella, os meus favoritos dela são os crimes abc, a testemunha ocular do crime, convite para um homicídio e a maldição do espelho. mt gnt diz q "e não sobrou nenhum" é o melhor dela, mas eu ainda não li.

Isabela 26/01/2022minha estante
Crimes ABC eu achei meio fácil de mais. E não sobrou nenhum, li recentemente, é até legal. Mas ainda não foi 5 estrelas. Depois vou tentar um outro desse que vc falou.

Pam 26/01/2022minha estante
crimes abc eu li quando eu tinha una 15 anos, na época eu achei incrível kkk ai tô curiosa pra e não sobrou nenhum, vou tentar ler nos próximos dias

Karina 08/11/2021

Resenha | Morte no Nilo – Agatha Christie

gisely 28/01/2022

MORTE NO NILO
Primeira experiência com a Agatha Christie... e definitivamente, amei!

A escrita dela. Totalmente fluída. Muitos dizem que o começo é meio lento, mas, sinceramente, não achei.

Os capítulos são curtos e o plot te intriga demais, então é uma ótima opção para sair da ressaca ou ler em um final de semana, por exemplo.

Os personagens. Eles são cativantes ? muitos estão lá só para irritar, mas ok ?, e foram bem construídos. Mas o personagem que eu realmente amei, foi o Poirot. Um detetive muito astuto e mesmo sendo da lei, ele é uma pessoa boa e se importa com os outros.
E muito convencido por sinal KKK:
?Como o senhor sabe?
Porque eu sou Hercule Poirot. Não preciso que me digam."

Sobre o assassino. Eu esperava ser alguém que, em hipótese alguma, eu suspeitasse ? que não desse motivo para desconfiar. Porém, não foi bem assim. Tirei meia estrela só por eu ter suspeitado, antes mesmo de lê-lo.

Entretanto, nunca imaginei como de fato ocorreu o assassinato ? na verdade, eu nunca suspeitaria daquilo. Só a Agatha mesmo. E o final, em si, bem trágico, realmente final de novela KKKA.

Gostei bastante do livro ? quase que não acompanhava a LC de tanta curiosidade, sabe. Recomendo dms, e com crtz pretendo ler os outros dela.

????,?

Juuu 18/06/2020

Eu amei a narrativa de Ágatha, é o tipo de livro que lhe prende do começo ao fim. Ela apresenta várias personalidades interessantes que lhe dá diversas perspectivas para o desfecho da narrativa. Para quem gosta de livro de investigação é uma ótima pedida.